Renault Kwid – defeitos e problemas

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O Renault Kwid é um dos poucos carros considerados subcompactos que existem no mercado nacional e está na faixa de entrada de preço, custando perto de R$ 70 mil e com proposta de baixo custo e economia.

Contudo, até mesmo um projeto focado em reduzir as despesas de proprietário com uma arquitetura mais robusta, não passa incólume diante de defeitos e problemas.

Feito sobre a plataforma modular CMF-A, o Kwid foi projetado para ser resistente na Índia e também no Brasil, tendo a suspensão alta como uma das vantagens, assim como uma mecânica simples.

No entanto, o que parece ser um carro que não daria dor de cabeça ao dono, por não ser sofisticado e muito menos voltado para realidades de projeto como os carros europeus, acaba obrigando atenção na hora da compra.

Seja novo ou seminovo, conhecer os defeitos comuns dos carros é algo valioso para se precaver no futuro, independente de marca ou modelo, com o Renault Kwid sendo mais um deles a analisar antes de fechar negócio.

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O Renault Kwid tem um histórico entre os proprietários de muitos defeitos e problemas, sendo alguns bem notórios, tanto que o NA já os apontou em avaliações do subcompacto.

Um dos defeitos mais comuns nos grupos de discussão e fórum relacionados com o Kwid é a multimídia com defeito, cujo problema é apagar de repente.

Num grupo, o proprietário disse: “Tenho um Kwid Intense 2019. E a multimídia está com defeito. Apaga depois de alguns minutos funcionando”.

No mesmo, foi indicado procurar a resolução do problema, por existirem vários relatos sobre esse desligamento e sem uma solução.

Muitos donos procuram trocar a multimídia por outra mais moderna, mesmo sob o risco de perder algumas funcionalidades associadas com o carro, como Eco Score e dicas de economia de combustível.

Freios pouco eficientes e embreagem ruidosa

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O Renault Kwid reúne diversas reclamações na internet relacionadas com a mecânica, que apresenta – na opinião dos donos – alguns defeitos e problemas crônicos.

A começar pelo sistema de freios, considerado pouco eficiente, que requer atenção inicialmente, mas mesmo assim, após muitos quilômetros rodados, muitos donos ainda reclamam da falta de resposta adequada do conjunto.

O Kwid tinha discos dianteiros sólidos até 2020, quando então surgiu a atualização no início de 2021, a Renault substituiu os discos por unidades ventiladas, melhorando a resposta ao pedal de freio.

Aliás, falando em pedais, alguns donos reclamaram de vibração nos pedais, inclusive no freio, enquanto houve casos em que foi necessária a troca do pedal do acelerador.

Já o pedal de embreagem é ruidoso mesmo, assim como o acionamento da embreagem, que constatamos em avaliações e também algo que os proprietários reclamam demais.

O ruído é bem nítido e incômodo, como se fosse num carro velho ou como se o cabo de acionamento estivesse gasto, porém, o problema ocorre mesmo em carros de baixíssima quilometragem.

Mas, os barulhos do Renault Kwid não se limitam ao conjunto de acionamento da embreagem, com o motor sendo considerado ruidoso e o isolamento acústico deficiente.

Muitos reclamam do alto ruído do rodagem ou das imperfeições do solo direto no habitáculo, mas um dos defeitos que outros apontam é o trambulador da alavanca de câmbio.

Ruidoso, o conjunto incomoda muitos donos e alguns relatam dificuldade em engatar a ré ou mesmo barulho desagradável quando o engate ocorre, tendo relatos de vibração associada.

No motor, alguns donos do Kwid apontam falhas eletrônicas, como sensor do acelerador com defeito ou luzes de injeção.

Já a caixa de direção também é considerada ruidosa quando manuseada.

Ar-condicionado com barulho e suspensão ruim

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Ar condicionado ruidoso é outra reclamação de alguns donos de Renault Kwid, com alguns clientes dizendo terem resolvido o problema na concessionária.

Aliás, boa parte dos defeitos ou problemas mencionados foram resolvidos totalmente, ou parcialmente na rede autorizada.

Reclamam ainda do pouco curso da suspensão, especialmente na traseira, onde batidas secas são verificadas.

Até os bancos pequenos demais para estatura de pessoas altas, é criticado no modelo, que também apresenta reclamações da falta de ajuste na coluna de direção e também no banco do condutor.

Recall

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O Renault Kwid teve modificações na última atualização para corrigir defeitos e problemas do modelo anterior a 2021, incluindo controle de tração e estabilidade, assim como freios a disco ventilados nas rodas dianteiras.

Também foi introduzido sensor de pressão dos pneus, visto que alguns reclamam das rodas de três parafusos sem guia para encaixe da mesma, geralmente dificuldade na hora da substituição do pneu na rua.

O Kwid até ganhou Start&Stop, assim como sistema flex com pré-aquecimento do combustível no lugar do antigo tanquinho de gasolina para partida a freio, entre outras novidades de design e conteúdo.

Ainda assim, o Kwid teve alguns recalls por conta de defeitos crônicos e outros que poderiam vir a acontecer.

No site da Renault, estão relacionados três chamadas, mas alguns clientes falam em quatro feitos nas concessionárias.

Um deles é do berço do motor, apoiado por coxins, onde o problema está na solda do berço do motor, que pode se romper devido a uma não conformidade da peça do fornecedor da Renault.

Em caso de rompimento, há o risco de perda da dirigibilidade, podendo assim ocorrer um acidente, colocando a vida dos ocupantes e de terceiros em risco.

O serviço de verificação e/ou a troca do componente será feita em até 3h30min para o berço do Kwid feito entre 01/03/2016 e 02/11/2017.

Outro recall é do sistema de freios, com trinca nas peças do sistema de freio, podendo assim causar ineficiência na frenagem ou travamento das rodas e perda de dirigibilidade, na qual pode resultar em acidentes com lesões graves e/ou fatais. Os carros são de fabricação de 01/03/2016 até 02/11/2017.

Por fim, o Kwid tem chamada para o risco de perfuração do tubo de combustível, com a possibilidade de incêndio no compartimento do motor, podendo resultar em acidentes com lesões graves e/ou fatais nos ocupantes, ou terceiros.

Os carros dessa chamada foram feitos entre 01/03/2016 e 27/09/2017, com o serviço de verificação e/ou troca do componente realizada em até 1 hora.

O Kwid tem garantia de 3 anos ou 100.000 km, o que vier primeiro.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X