Fiat Cronos – defeitos e problemas

fiat cronos drive at 2023

O Fiat Cronos é um dos sedãs compactos mais vendidos do mercado nacional e está por aqui há cinco anos, já tendo sido vendidos mais de 160 mil unidades e com produção argentina de Córdoba em 300.000 unidades.

Irmão do Argo, o Cronos é o sucessor do Grand Siena e este do Siena, Prêmio e Oggi, tendo 4,36 m de comprimento, 2,52 m de entre eixos e um porta-malas com 525 litros.

Equipado originalmente com motor E.torQ 1.8 de 135 cavalos na gasolina e 139 cavalos no etanol, além do Firefly 1.3 com então 101 cavalos na gasolina e 109 cavalos com etanol, depois reajustado para 98 cavalos no primeiro e 107 cavalos no segundo.

Agora, tem também motor 1.0 Firefly 6V de 71 cavalos na gasolina e 75 cavalos no etanol, com o Cronos 2024 tendo inicialmente opção de câmbio automático de seis marchas da Aisin, além de automatizado GSR-Comfort de cinco marchas e no momento, opção do CVT com sete marchas simuladas.

Em tão pouco tempo, o Cronos teve quatro opções de câmbio e três de motor, além de uma atualização visual e algumas mudanças de conteúdo, apostando muito na conectividade com projeção sem fio para Android Auto e CarPlay, entre outros.

Mas, mesmo sendo um carro projetado no Brasil e com missão de ser popular, brigando com players como Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus, Nissan Versa e Volkswagen Virtus, o Fiat Cronos tem seus atributos, mas também defeitos e problemas.

Então, saiba o que os donos reclamam e relatam de seus carros, assim as chamadas de correção feitas pelo fabricante italiano:

Problemas na suspensão dianteira

cronos 2023 2

O Fiat Cronos é um sedã compacto, com defeitos e problemas e em sua breve vida no mercado nacional tem reclamações, como os relacionados com a suspensão.

Relatos falam de problemas com as chamadas bieletas da suspensão dianteira, com um dos proprietários dizendo que teve que trocar as peças com apenas 20.000 km, um período muito curto para dar problema nesse componente.

Outro dono de Cronos relatou algo semelhante, com folga apenas no lado direito da suspensão. Este mesmo cliente também apontou que o atendimento na rede Fiat é péssimo, “um descaso total”.

Neste mesmo carro, um dos amortecedores traseiros apresentou vazamento de fluido hidráulico, sendo o batente do lado esquerdo.

Mas, não foi somente ele, outros relatos falam de defeitos nos amortecedores traseiros e outro dos relatos, comenta que aos 7.500 km, um deles vazou, assim como outro apontou que o problema ocorreu aos 10.000 km.

Os amortecedores foram trocados na garantia, segundo mais um dono de Fiat Cronos, que reclamava de barulhos na suspensão traseira.

Coincidentemente ou não, o antecessor Grand Siena, também apresentou problemas nos amortecedores traseiros…

Barulhos nas portas e nos acabamentos

cronos 2023 8

Vários donos de Fiat Cronos reclamaram de barulhos no carro, entre os defeitos e problemas relatados, como no caso da porta do motorista.

Um dos proprietários do sedã compacto da Fiat, reclama do barulho na porta do motorista, que o incomodou muito aos 10.000 km, sendo o problema resolvido pela garantia na revendedora.

Outro dono reclamou da mesma coisa, que lhe ocorreu aos 28.000 km, enquanto mais um falou que havia barulhos nas portas, mas não especificou quais, porém, deu ênfase aos vidros, pois “parece que os vidros não estão bem encaixados”.

Vários reclamaram de barulhos internos e um deles relatou que o acabamento do teto saiu aos 40.000 km, porém, outro dono de Cronos apontou o mesmo defeito no revestimento, mas aos 26.000 km.

Alguns donos relataram que as borrachas das portas saíram e a garantia teve que ser usada para reparar a borracha, enquanto outro não relatou o motivo de usar um martelo para colocar a borracha no lugar.

Defeitos na central multimídia e no start/stop

O Fiat Cronos tem alguns defeitos e problemas e entre eles, defeitos eletrônicos também fazem parte dos relatos dos proprietários do sedã pequeno da Stellantis.

Alguns falam da central multimídia, que desliga ou trava, assim como também o uso dos aplicativos Google Maps e Waze, onde o sistema operacional acaba travando quando exigido os navegadores GPS.

A maioria das reclamações é relativo ao uso do Android Auto na Uconnect, com alguns dizendo que a projeção simplesmente não funciona no dispositivo.

Outros comentam sobre o sistema Start&Stop, que segundo alguns, “funciona quando quer”, com um deles afirmando que o dispositivo de desligamento automático do motor, dificilmente funciona com o carro frio.

cronos 2023 5

Noutro caso, o proprietário comentou que o Start&Stop parou de funcionar e após visita a um concessionário, descobriu-se que o defeito estava no módulo do airbag, com defeito aos 3.000 km.

Outro comentou que o Start&Stop parou de funcionar no segundo ano de uso do carro, mas os demais apenas citaram o dispositivo que religa o motor ao se retirar o pé do freio.

Fiat Cronos – recall

Fiat Cronos Drive 2021 1

O Fiat Cronos tem chamadas de recall para resolver alguns defeitos e problemas de fabricação, entre eles o cinto de segurança do banco traseiro.

Segundo a chamada, o Cronos tem uma falha nos cintos de segurança traseiros, que podem causar lesões, estas podem ser graves ou até fatais em caso de colisão.

A partir de 10 de julho de 2023, o recall do cinto de segurança do Cronos se inicia e o serviço demora em média 1 hora e meia.

Em dezembro de 2022, a Fiat convocou o Cronos com os irmãos Pulse, Argo, Mobi, Nova Strada e Fiorino, dos anos 2022 e 2023.

A investigação da montadora descobriu que existe o risco de vazamento na tubulação de combustível, além do desligamento inesperado do motor com o veículo em movimento.

Isso potencializaria as chances de acidentes com danos materiais, danos físicos graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.

Os chassis vão de NU195621 A PU231247 e a Fiat recomenda obter informações em seu site ou no telefone 0800 707 1000, para agendamento junto ao concessionário.

Para o serviço, contudo, é preciso paciência, já que demanda três horas de trabalho.

Com estes chamados para o Fiat Cronos, é fundamental que os proprietários atendam as convocações do fabricante para realizar as correções, de modo a evitar que os passageiros traseiros sofram lesões ou morram em colisões, assim como para evitar também vazamento de combustível no cofre do motor, podendo assim gerar um incêndio.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X