Suspensão rangendo, o que pode ser?

suspensao carro 3
suspensao carro 3

Com o passar do tempo, quando usamos muito nosso carro, a suspensão pode começar a apresentar alguns rangidos, os quais incomodam bastante.

O que será que pode ser o motivo para a suspensão rangendo?

Vamos analisar algumas possibilidades.

Confira:

Muita sujeira na suspensão

Se o seu carro está com a suspensão rangendo, e você deu uma olhada por baixo do carro e viu muita sujeira, terra, barro, e outros detritos, a primeira coisa é resolver esta situação, para poder encontrar qual peça é a culpada pelos rangidos.

A solução neste caso é dar uma boa lavada na suspensão toda, e também em toda a parte inferior do carro.

É preciso encontrar um lava jato que tenha boa experiência neste tipo de serviço, lavando bem a suspensão, incluíndo algumas peças com maiores chances de apresentarem rangido, como buchas da bandeja, buchas da barra estabilizadora, pivôs, terminais, etc.

suspensao carro 1
suspensao carro 1

Peças/buchas ressecadas ou danificadas

Com a suspensão completamente limpa, chega a hora do diagnóstico.

Ele pode ser feito por você mesmo, caso você tenha conhecimento das peças da suspensão e saiba identificar peças com problemas.

Mas, na maioria dos casos, será necessário neste momento levar o carro para um mecânico de confiança.

Ele vai verificar as buchas da bandeja, as bieletas e outras áreas, para ver se as mesmas estão ressecadas ou danificadas.

Pode inclusive ser que a causa sejam peças novas da suspensão, que ainda estão muito duras. Neste caso, o bom é fazer uma boa lubrificação da suspensão.

Pode-se usar vaselina spray, atentando-se para não espirrar o lubrificante nas borrachas, e sim nos parafusos das buchas, para não degradar as borrachas mais rapidamente.

Buchas da barra estabilizadora

Esta é uma das áreas da suspensão de um veículo que mais causam barulhos e rangidos.

Só que as buchas da barra estabilizadora tem um detalhe: não adianta lubrificar, se estiver com rangido, será necessário a troca das mesmas.

Ao fazer a troca destas buchas, peça para seu mecânico aplicar um silicone para altas temperaturas, assim o conjunto ficará livre de rangidos por muito mais tempo.

suspensao carro 2
suspensao carro 2

Partes superior e inferior das molas com sujeira

Se as extremidades das molas estiverem com sujeiras, isso vai gerar rangidos.

O que pode ser feito nesse caso é uma lubrificação destas extremidades, em seus pontos de contato com a suspensão.

A lubrificação pode ser feita com desengripantes, tipo WD40, onde a vida útil dessa lubrificação será menor, mas se você usa bastante o carro em estradas de terra, terá menos problemas com acúmulo de sujeira.

Se você não anda em estrada de terra, pode usar vaselina em spray, assim a vida útil da lubrificação será bem mais longa.

Hastes do amortecedor

As hastes do amortecedor também podem apresentar rangidos, então é importante lubrificar estas áreas, ou seja, os pontos onde o amortecedor fica preso na suspensão.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.