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Top 10: carros com injeção direta no Brasil

Top 10: carros com injeção direta no Brasil

Motores mais modernos já são realidade para alguns dos automóveis mais em conta disponíveis no mercado brasileiro. Esses propulsores são dotados de componentes fabricados em alumínio, que diminuem o peso do conjunto, e uma série de outros recursos que conseguem melhorar o desempenho, aumentar a economia de combustível e diminuir as emissões de poluentes. Um desses itens é a injeção direta de combustível.


O sistema de injeção direta de combustível, que substitui a injeção indireta, faz com que a injeção de gasolina ou etanol ocorra diretamente no interior da câmara de combustão, ao invés do coletor de admissão, antes da válvula, no sistema convencional. Isso provoca um ganho de desempenho e também redução no consumo de combustível.

Selecionamos os 10 carros mais em conta equipados com motor com injeção direta no Brasil. Confira:

1) Volkswagen move up! 1.0 TSI – R$ 54.350

O Volkswagen up! é o modelo que oferece o motor mais potente e moderno da categoria. Neste caso, o 1.0 litro TSI flex de três cilindros é dotado de injeção direta, turbocompressor, intercooler, duplo comando variável, bloco e cabeçote em alumínio, entre outros. Ele desenvolve 101 cv com gasolina e 105 cv com etanol, a 5.000 rpm, e torque de 16,8 kgfm, a 1.500 rpm, e está associado a um câmbio manual de cinco velocidades.

De acordo com dados da marca, o subcompacto atinge os 100 km/h em 9,5 segundos e tem velocidade máxima de 181 km/h. O consumo é de 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada com etanol e 14,3 e 16,3 km/l, respectivamente, com gasolina.

2) Volkswagen Polo Comfortline 1.0 TSI – R$ 65.190

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Em segundo lugar aparece outro modelo da Volkswagen. Recém-lançado, o Polo oferece o propulsor 1.0 TSI a partir da versão Comfortline. Ele é praticamente o mesmo motor usado no up!, mas com uma série de alterações, como um turbocompressor capaz de trabalhar com temperaturas mais elevadas e maior pressão, intercooler refrigerado por radiador auxiliar, entre outros.

No VW Polo, o 1.0 TSI rende 115 cv com etanol a 128 cv com gasolina, a 5.500 rpm, e 20,4 kgfm de torque, a 2.000 rpm. Este propulsor trabalha juntamente com o câmbio automático Tiptronic de seis marchas.

O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9,6 s e alcança 192 km/h. O consumo é de 8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol e 11,6 e 14,1 km/l, respectivamente, com gasolina.

3) Ford Fiesta SEL 1.0 EcoBoost – R$ 66.090

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Rival do Polo, o Ford Fiesta também oferece um motor com injeção direta e também turbo de três cilindros. O 1.0 EcoBoost da Ford bebe somente gasolina e oferece, além da injeção direta, turbocompressor, intercooler, duplo comando de válvulas com abertura variável, coletor de escape integrado ao cabeçote, correia banhada em óleo, entre outros. Isso resulta numa potência de 125 cv, a 6.000 rpm, e torque de 17,3 kgfm, a 1.400 rpm, com a transmissão PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem.

O modelo vai de 0 a 100 km/h em 9,6 s e atinge 190 km/h. O consumo é de 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina.

4) Volkswagen Golf Comfortline 1.0 TSI – R$ 77.247

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A Volkswagen segue marcando presença neste ranking com o Golf de entrada. O hatch médio traz praticamente o mesmo motor do Polo, mas com potência de 116 cv com gasolina e 125 cv com etanol, a 5.500 rpm, e torque de 20,4 kgfm, a 2.000 rpm. Neste caso, a transmissão é uma manual de seis marchas.

Dados da VW mostram que o Golf 1.0 TSI alcança os 100 km/h em 9,7 s e velocidade máxima de 194 km/h. O consumo é de 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol e 11,9 e 14,3 km/l, respectivamente, com gasolina.

5) Chevrolet Tracker LT 1.4 Turbo – R$ 82.990

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O primeiro crossover e o único Chevrolet desta lista é o Chevrolet Tracker. O carro oferece um motor 1.4 litro Ecotec turbo flex de quatro cilindros. Esta unidade dispõe de injeção direta de combustível, turbo, intercooler e duplo comando de válvulas, e consegue gerar 150 cv com gasolina e 153 cv com etanol, a 5.200 rpm, e torque de 24 e 24,5 kgfm, respectivamente, a 2.000 rpm. Ele está acoplado ao câmbio automático de seis velocidades.

Na aceleração de 0 a 100 km/h, o Tracker turbo marca 9,4 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 198 km/h. Já o consumo é de 7,3 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol e 10,6 e 11,7 km/l, respectivamente, com gasolina.

6) Peugeot 208 GT 1.6 THP – R$ 84.490

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Prepare-se: a partir de agora haverá uma avalanche de carros com motor 1.6 THP. O primeiro deles é o hatch compacto Peugeot 208, que em sua versão esportiva oferece o motor turbo flex de quatro cilindros, dotado de injeção direta de combustível, turbocompressor, intercooler, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvula variável com sistema de variação de abertura na admissão e escape e coletor variável.

No hatch compacto esportivo da Peugeot, o propulsor é capaz de gerar 166 cavalos de potência com gasolina e 173 cv com etanol, a 6.000 rpm. O torque é de 24,5 kgfm com ambos combustíveis e está disponível a partir de 1.400 rpm. Junto a este propulsor está uma transmissão manual de seis marchas.

A marca diz que o compacto atinge os 100 km/h em 7,6 segundos e tem velocidade máxima de 222 km/h. O consumo é de 8,2 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol e 12 e 13,8 km/l, respectivamente, com gasolina.

7) Peugeot 308 Griffe 1.6 THP – R$ 84.990 e 408 Griffe 1.6 THP – R$ 84.990

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Em sétimo lugar está o hatch médio 308 e o sedã médio 408, que compartilham uma série de características, inclusive o motor 1.6 THP flex na versão Griffe (a única disponível). O motor de ambos os modelos também conta com injeção direta, turbo, intercooler, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável e coletor variável, com potência de 166 cv com gasolina e 173 cv com etanol, a 6.000 rpm, e torque de 24,5 kgfm, a 1.400 rpm.

Todavia, neste caso há uma transmissão automática de seis velocidades.

Segundo a Peugeot, os modelos vão de 0 a 100 km/h em 8,3 s e têm máxima de 215 km/h. O consumo é de 7,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada com etanol e 10,6 e 12,9 km/l, respectivamente, com gasolina.

8) Peugeot 2008 Griffe 1.6 THP – R$ 89.990

Em oitavo lugar, a Peugeot volta a aparecer com o crossover compacto 2008 em sua versão topo de linha Griffe, que também usa o motor 1.6 THP flex de quatro cilindros e transmissão manual de seis marchas. Há os mesmos 166 cv com gasolina e 173 cv com etanol, a 6.000 rpm, e torque de 24,5 kgfm, a 1.400 rpm.

Segundo dados da Peugeot, o 2008 1.6 THP acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 s e atinge 209 km/h. O consumo é de 7,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol e 10,7 e 12,4 km/l, respectivamente, com gasolina.

9) Citroën C4 Lounge Tendance 1.6 THP – R$ 90.290

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Único Citroën a ocupar uma posição nesta lista, o C4 Lounge também oferece o 1.6 THP de até 173 cv e 24,5 kgfm, sempre com transmissão automática de seis velocidades. O sedã atinge os 100 km/h em 9,1 s e tem máxima de 215 km/h. O consumo é de 7,1 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol e 10,5 e 13,2 km/l, respectivamente, com gasolina

10) Ford Focus SE Plus 2.0 Direct – R$ 92.190

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Por último, há o hatch médio Ford Focus, que dispõe do motor 2.0 litros flex aspirado a partir da versão SE Plus. Esta unidade oferece injeção direta, bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas. A potência é de 175 cv com gasolina e 178 cv com etanol, a 6.500 rpm, enquanto o torque é de 21,5 e 22,5 kgfm, respectivamente, a 4.500 rpm. Junto a ele está um câmbio PowerShift de seis marchas e dupla embreagem.

Segundo a Ford, o Focus 2.0 atinge os 100 km/h em 9,2 s e máxima de 206 km/h. Já o consumo é de 6,7 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol e 9,7 e 13 km/l, respectivamente, com gasolina.

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