*Destaque Listas Top 10 Mercado Segurança

Top 10: carros mais baratos com ESP (controle de estabilidade)

novo-ford-ka-avaliacao-NA-46 Top 10: carros mais baratos com ESP (controle de estabilidade)

A partir de 2020, todos os novos lançamentos de carros deverão sair de fábrica com controle eletrônico de estabilidade (ESP, sigla para “Eletronic Stability Program”) de série. Já a partir de 2022, a obrigatoriedade irá valer para todos os carros de passeio e utilitários comercializados em nosso mercado. Porém, ainda assim diversas montadoras estão ampliando suas gamas de modelos que dispõe do recurso de segurança.



Para se ter uma ideia, hoje o carro com controle eletrônico de estabilidade mais em conta do País custa menos de R$ 50 mil – anteriormente, o equipamento era oferecido somente para os modelos mais caros e refinados das fabricantes. Selecionamos abaixo os 10 carros mais em conta com ESP. Confira:

1) Ford Ka SE Tecno 1.0 MT – R$ 48.390

ford-ka-2018-1 Top 10: carros mais baratos com ESP (controle de estabilidade)

O Ford Ka aparece na primeira posição deste ranking na versão SE Tecno, com motor 1.0 litro flex de três cilindros com até 85 cv e câmbio manual. Ele é equipado de série com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, banco do motorista e volante com ajuste de altura, ar-condicionado, assento traseiro bipartido, direção elétrica, trio elétrico, Isofix, indicador de trocas de marcha no painel e sistema multimídia SYNC

O modelo Ka+, sedã do Ka, também está disponível com ESP na versão SE Advanced 1.5 e parte de R$ 55.690.

2) Fiat Uno Drive 1.0 MT + Kit Tech – R$ 48.443

fiat-uno-2018-1 Top 10: carros mais baratos com ESP (controle de estabilidade)

O segundo carro mais em conta deste ranking é o Fiat Uno na versão de entrada Drive, dotada do motor 1.0 litro flex de três cilindros, que rende até 77 cv, associado a um câmbio manual de cinco marchas. Como opcional, ele pode receber o kit Tech, que inclui controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, retrovisores externos elétricos com tilt down, vidros traseiros elétricos, chave canivete com telecomando, alarme antifurto, faróis de neblina, painel com tela TFT, sensor de pressão dos pneus e sistema de som Connect com Bluetooth e comandos no volante.

De série, há ainda ar-condicionado, direção elétrica com função City, travas elétricas, volante com ajuste de altura, vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento, entre outros.

3) Volkswagen Polo 1.0 MPI + Safety Pack – R$ 51.490

volkswagen-polo-msi-2018-impressões-NA-7 Top 10: carros mais baratos com ESP (controle de estabilidade)

Recém-chegado no mercado brasileiro, o Volkswagen Polo pode receber o pacote Safety na versão de entrada 1.0 MPI, que tem um motor três cilindros de até 84 cv e câmbio manual de cinco marchas. Este kit inclui controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, computador de bordo e assistente de partida em rampas.

De série, o compacto oferece airbags frontais e laterais, alarme com comando remoto, banco do motorista e volante ajustáveis em altura, direção elétrica, sistema Isofix, sistema de som com Bluetooth, vidros dianteiros e traseiros elétricos, travamento elétrico das portas, porta-malas e tampa de combustível, entre outros.

4) Ford Fiesta SE Style 1.6 MT – R$ 56.590

new-fiesta-sel-style Top 10: carros mais baratos com ESP (controle de estabilidade)

A Ford ocupa também a quarta posição deste ranking com o Fiesta na variante SE Style, com motor 1.6 litro flex de até 128 cv e câmbio manual de cinco marchas. Ele oferece itens como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, alarme volumétrico, computador de bordo, rodas de liga-leve aro 16, banco traseiro bipartido, sistema SYNC, ar-condicionado, trio elétrico, direção elétrica, faróis de neblina dianteiros, entre outros.

Já o New Fiesta Sedan traz os mesmos equipamentos de segurança na versão de entrada SEL, que custa R$ 66.490.

5) JAC T40 1.5 MT – R$ 57.990

jac-t40-avaliação-NA-1 Top 10: carros mais baratos com ESP (controle de estabilidade)

O primeiro crossover e modelo da JAC Motors a aparecer neste top 10 é o recém-lançado JAC T40, que dispõe de um motor 1.5 litro flex de até 127 cv e câmbio manual de cinco marchas. O modelo é equipado com rodas de liga-leve aro 16, trio elétrico, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, Isofix, sensor de estacionamento traseiro, faróis e lanternas de neblina, sensor de chuva, luzes de conversão estática, banco do motorista com ajuste de altura, sistema de som com entrada USB, entre outros.

6) Honda Fit DX 1.5 MT – R$ 58.700

honda-fit-2018-NA-58 Top 10: carros mais baratos com ESP (controle de estabilidade)

Renovado recentemente, o Honda Fit agora dispõe de controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e assistente de partida em rampas em todas as versões de acabamento. A mais simples delas é a DX, com motor 1.5 litro flex de até 115 cv e câmbio de cinco marchas.

O monovolume é equipado ainda com Isofix, alerta de frenagem de emergência, rodas de liga-leve aro 15, lanternas traseiras em LED, direção elétrica progressiva, trio elétrico, banco do motorista com ajuste de altura, volante ajustável em altura e profundidade, bancos traseiros rebatíveis e bipartidos, entre outros.

7) Fiat Argo Drive 1.3 GSR – R$ 58.900

fiat-argo-drive-10-impressões-NA-48 Top 10: carros mais baratos com ESP (controle de estabilidade)

Na linha do Fiat Argo, o controle eletrônico de estabilidade está disponível a partir da versão Drive com motor 1.3 litro flex de 109 cv máximos e câmbio automatizado GSR de cinco marchas. Ele é dotado de ESP, controle de tração, assistente de partida em rampas, volante com ajuste de altura, comandos do sistema multimídia e paddle shifts, direção elétrica, ar-condicionado, sistema Uconnect com tela de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, piloto automático, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas, monitoramento da pressão dos pneus, sistema start/stop, entre outros.

8) Fiat 500 Cult 1.4 MT – R$ 61.396

fiat-500-cult-2017-1 Top 10: carros mais baratos com ESP (controle de estabilidade)

Ausente há meses no mercado brasileiro, o Fiat 500 voltou a ser oferecido em agosto na versão Cult com motor 1.4 litro flex de 88 cv e câmbio manual de cinco marchas. O subcompacto oferece de série controle de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica, trio elétrico, volante multifuncional em couro, sistema Uconnect com tela sensível ao toque de cinco polegadas, faróis com ajuste elétrico de altura, teto solar elétrico, entre outros.

9) Renault Sandero R.S. 2.0 MT – R$ 63.600

renault-sandero-rs-avaliação-NA-3 Top 10: carros mais baratos com ESP (controle de estabilidade)

O Renault Sandero R.S. aparece em nono lugar e é o único modelo esportivo deste ranking. O hatch compacto se sobressai pelo motor 2.0 litros de até 150 cv e câmbio manual de seis marchas. Ele é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 8 segundos. Ele oferece itens como controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, alarme perimétrico, rodas de liga-leve aro 16, ar-condicionado automático, piloto automático, sensor de estacionamento, banco do motorista com ajuste de altura, direção eletro-hidráulica, trio elétrico, sistema Media NAV com tela de sete polegadas e navegador GPS, entre outros.

10) JAC T5 1.5 MT – R$ 67.990

jac-t5-cvt-2017-avaliação-NA-2 Top 10: carros mais baratos com ESP (controle de estabilidade)

A JAC volta a ocupar uma posição neste top 10 com outro crossover. O T5 dispõe de controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, monitoramento da pressão dos pneus, luzes diurnas de LED, sensor de estacionamento, trio elétrico, faróis e lanternas de neblina, banco do motorista com ajuste de altura, Isofix, banco traseiro bipartido, ar-condicionado automático e digital, computador de bordo, sistema de som, volante revestido em couro, entre outros.

Carros mais baratos com ESP (controle de estabilidade)

1Ford Ka SE Tecno 1.0 MTR$48.390
2Fiat Uno Drive 1.0 MT + Kit TechR$48.443
3Volkswagen Polo 1.0 MPI + Safety PackR$51.490
4Ford Fiesta SE Style 1.6 MTR$56.590
5JAC T40 1.5 MTR$57.990
6Honda Fit DX 1.5 MTR$58.700
7Fiat Argo Drive 1.3 GSRR$58.900
8Fiat 500 Cult 1.4 MTR$61.396
9Renault Sandero R.S. 2.0 MTR$63.600
10JAC T5 1.5 MTR$67.990
4.0

  • Pedro Brito

    o UP TSI não tem ESP ?

    • No_Name

      Não, só controle de tração (“M-ABS”).

      • Gorlami

        Que é tao invasivo q o ESP é desnecessário

        • Wellington Myph13

          Controle de tração não ajuda em caso do carro rodar na pista. Ele é invasivo pra não deixar o carro ficar patinando. Especialmente em algum dia que o motorista vai sair em uma esquina na subida, esterçar o pneu e acelerar sempre causa perda de tração, ainda mais no motor Turbo que já tem 16kgfm de torque nos 1500 RPM.

        • Matheus

          ESP desnecessário porque o carro tem controle de tração?
          Simplificando, o controle de tração não tem o sensor de posição do volante e não freia as rodas traseiras (como o ESP faz). Ele atua apenas no corte do motor nas rodas tracionadas.
          O controle de tração não deixa as rodas patinarem ao sair num sinal com a pista molhada, por exemplo. Já o ESP corrige a trajetória do carro numa curva ou desvio rápido.

          • Gorlami

            Dirige o carro antes

            • Matheus

              Cara, não tem como um controle de tração ultra-invasivo corrigir a trajetória do carro em um desvio se não tiver ESP. É impossível.
              Como eu disse, um carro sem ESP não tem o sensor do ângulo do volante e os acelerômetros, fundamentais para a central entender para onde você quer ir e para onde o carro está indo…

            • Uranium

              Vc não tem a menor ideia do que está falando e ainda acha que está certo. Kkkkkk

              • Gorlami

                Temos um sr Stephen Hawking se gabando no Disqus

                • Uranium

                  E temos uma toupeira querendo ensinar algo que não domina rsrs

                  • Gorlami

                    Holaaaa el dominator….
                    Quase um exterminador do futuro

                    • Uranium

                      E a toupeira não desiste

                    • Gorlami

                      Ur-anus

                    • Uranium

                      Olha a toupeira insistente aí

    • Duh

      Nem sequer vidros elétricos, mais pelado que passista de escola de samba.

  • Lucas Fernando

    A diferença de preços entre o o Uno e o Polo é pouco, acredito que eu não compraria o Uno… se bem que também não compraria o Polo nessa versão, nem na topo de linha achei o interior bonito. Partiria pra usado…

    • André Luis Versiani

      Mas na dúvida seria o Polo mesmo, mas Uno assim deve vender bem pouco né, assim espero kkkkkk

    • leandro

      A diferença é que polo tá com preço de lançamento e logo sobe, já o uno com dinheiro na mão o desconto aparece gordo.. não duvido na casa dos 10%

  • Cristielson A. Santos

    Pelo menos num quesito o FIAT UNO ganha né?!

  • Robson

    Não tem uma versão nova do KA 2018 1.0 por 48 mil e alguma coisa que tem ESP?

  • oloko

    Com uno e polo tendo apenas 3 mil de diferença entre os 2, a pessoa tem que gostar muito do fiat mesmo para compra-lo ao inves do polo

  • Erasmo Artur

    Neste aspecto notamos certa evolução no nosso mercado. 5 anos atrás tinha que garimpar muito para achar populares com o equipamento….

    Pena os preços terem subido tanto.

  • Fábio Paranaiba

    Faltou o Polo 1.6.

  • Esse Sandero RS nao prospera? O Jac T5 prosperou 10 mil nesse pouquissimo tempo.

    • Cesar

      Daqui a pouco o Sandero normal vai estar mais caro que ele.

    • TT 230

      Verdade. Se a Renault fosse usar o mesmo cálculo que as outras, o RS já estaria na casa dos 70 mil.

      Mas o curioso é que o NA prosperou no preço do Polo. 49.990 mais 1.050 resulta em 51.040 e não 51.490 como diz a lista.

    • No_Name

      Prosperou (kkk) um pouco desde o lançamento pois foi lançado por $ 58 mil.

  • Elfo Safadão.

    caraca mano, fui descendo as fotos quando chegou na última levei um susto.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Robinho

      kkkkkkkkkk

  • FRANCISCO RONDON

    Sem dúvida alguma, os dois modelos da Jac Motors são os mais completos, pois a matéria foi bem sucinta na relação de equipamentos de série como por exemplo o ar condicionado nos SUV’s da Jac é digital…

    • Duh

      Muitos sites aut. são implicantes com os chineses, não sei se esse é mas o motor1 detonou o T40 só por hate.

  • Fabio Teixeira

    Acho que o NA poderia criar a lista dos Top 10 dos carros com injeção direta, que é o que há de melhor para economizar combustível e melhorar o rendimento do motor. Será que há 10 modelos de carros no Brasil com injeção direta?

  • Ricardo

    Dos 1.0 a 1.4, o Polo é de longe, mas muiiiito longe a melhor opção!

    • Edson Fernandes

      Só para excluir o Ford? rs

  • Coala loucão

    melhor carro dai é o sandero rs !!

  • Coala loucão

    melhor carro da lista é o rs .

  • Jorge Castro

    Gente uma das coisas q encarecem carro no brasil sao os equipamentos este polo com os memos equipamentos do uno quanto fica

  • Speed Racer

    E o Tracker caro daquele jeito não tem ESP.

  • ESouza

    Acho que o ESP está dando mais confiança aos motoristas do Ka viu, pq vejo bastante Ka andando muito rapido na BR60 (trecho BSB – Goiania!!) hehe

  • FrankTesl

    2022, 5 anos… entra governo, sai governo, só boiada para os cartéis

  • Gorlami

    Nenhum desses carros precisa

    • Wellington Myph13

      Claro, ninguém precisa de ESP, nem airbags, afinal não compra o carro pra bater e muito menos pra desviar repentinamente de algum objeto em estrada em algum dia com pista molhada ou algum local com areia/terra…
      Ninguém quer ESP porque “nunca” fez uso ou viu a importância de ter o equipamento.
      Por isso digo que precisa implementar nas aulas um dia pra ir em alguma montadora, em algum ambiente controlado, e colocar o cabra dentro do carro, pra fazer rodar sem o ESP e ver como o ESP pode ajudar. Ai sim vão dar importância.

      • Gorlami

        Use pra vc amigo.
        Seja feliz com ele

    • Charlis

      Poxa que comentário excelente, rico em críticas técnicas, gostei!
      Inclusive, majoritário, pois a grande massa Bananês pensa como nós! Pois eu quero pensar assim também!
      Fico muito lisonjeado em lê-lo!
      Alias, você poderia ter um quadro no site para escrever mais para nós, pois são comentários que muito nos agrega.

      É muito melhor comprar um carro com uma TELONA bem legal e colorida, e uma RODONA R18 preta do que itens básicos de segurança, que já são obrigatórios há anos nos países que a população tem a massa cefálica um pouco mais evoluída que nós!
      Ah que chatice né!?

      É tão legal quando estamos dirigindo a noite na estrada, com a amada esposa ao lado, e nossos filhos no banco de trás, chuva, sujeira na pista, e surge um obstáculo a poucos metros de nossa frente, por exemplo uma vaca (que em alguns países ela é até sagrada), tem coisa mais legal que treinar habilidades automotivas neste momento tão nobre?!
      Afinal das coisas, quando tiramos cartas, somos super bem exigidos para passar no exame, não?!
      Aonde você tirou a sua? Eu tirei no Velocittá!

      Sem contar, que esses carros são tão baratos!! Eu ganho isso por hora! Jamais iria cobrar um item tão caro como o ESP, de um carro tão barato!

      Não?!

      É nóis, Champs!
      Aquele abraço!

      • Gorlami

        Textao

  • Robinho

    Melhor carro dai é o Sandero RS.

    • Jefferson A.

      Por 63k nao acho que seja um bom carro nem se comparando com os desta lista. Um motor 2.0 e suspensão mais dura nao o transforma em carro esportivo, da mesma forma q plastico pra todo lado nao transforma um hacth em off road.

      • Edson Fernandes

        Mas vc já rodou em um Sandero RS?

  • Esse JAC T40 parece que está assustado com algo.

  • Edson Fernandes

    Desses modelos, os unicos que eu escolheria da lista seria o Fiesta e o Polo.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend