TOP 10: Carros que tem bocal do tanque de combustível escondido

Ford Del Rey 1985 03

Aqueles com mais de 40 anos de idade hoje lembram-se muito bem dos carros vendidos no Brasil que tinham bocais do tanque de combustível em lugares bem escondidos.

Tivemos a ideia de escrever sobre isso depois de uma experiência um tanto engraçada pela qual passamos em um posto de gasolina nos últimos dias.

Ao parar ali com um Del Rey Ghia 1988 para abastecer, o frentista, que aparentava ter seus 26 ou 27 anos de idade, ficou procurando a portinha para abrir o bocal e então poder abastecer o carro com álcool.

Depois de não achar o local, chamou um outro frentista mais experiente, que deu umas boas risadas com a situação.

Vamos falar primeiro sobre os carros brasileiros com tanque de combustível escondido e depois mostrar alguns carros norte-americanos dos anos 40 e 50, que foi a época em que a ideia de esconder os bocais realmente nasceu.

Confira:

1) VW Fusca

fusca abastecendo tanque

O Fusca fabricado no Brasil até 1977 tinha bocal do tanque de combustível escondido dentro do porta-malas dianteiro, área em que normalmente é o capô do motor.

Quem tem Fusca destes anos tem que pedir para o frentista abrir o porta-malas dianteiro sempre que vai abastecer.

2) Chevrolet Chevette

Chevrolet Chevette 6

O Chevette teve bocal do tanque escondido na falsa saída (ou entrada) de ar que fica na coluna C, do lado direito.

Manteve esta posição do bocal durante todos os 20 anos em que existiu no país, desde 1973, até os anos 90.

3) Ford Corcel

Tanto o Corcel I, que começou a ser fabricado no Brasil no final do ano de 1968, quanto o Corcel II, que saiu de linha apenas em 1986, tinham o bocal do tanque escondido atrás da placa traseira.

Você precisa puxar a placa para baixo para poder abastecer.

Ela fica o tempo todo ereta por conta de uma mola que existe no seu suporte.

4) Chevrolet Opala

opala abastecendo tanque

O Opala sempre teve o bocal do tanque na parte central da traseira, entre as lanternas, mesmo nos seus primeiros anos, de 1969 a 1979.

Mas foi no ano/modelo de 1980, em que ele ficou mais quadradão e moderno para a época, que esse bocal passou a ser escondido pela placa, assim como acontecia no Corcel.

5) Ford Del Rey

Como o Del Rey é na prática um Corcel II com roupa social e mais equipamentos de série, o seu bocal do tanque foi mantido na mesma posição, escondido atrás da placa traseira, até o final de sua vida, na linha 1991.

Já a perua Belina tem o bocal na lateral, pois como a tampa do porta-malas pega a traseira toda, não teria como manter o bocal no mesmo local do Corcel/Del Rey.

6) Mercedes-Benz W114/W115

Abrimos parênteses ao passar dos carros brasileiros, indo para os americanos mais antigos, para comentar um pouco sobre o Mercedes-Benz W114 e W115.

Ele também tinha o bocal do tanque devidamente escondido, embora contasse com uma portinhola na carroceria.

É que essa portinha ficava entre a lanterna traseira direita e a placa, se encaixando perfeitamente neste espaço, ficando assim incógnita.

7) Cadillac 1941

1941 cadillac fuel cap

O modelo que iniciou a moda de esconder o bocal do tanque foi o Cadillac 1941.

A marca de luxo dos EUA decidiu esconder o bocal embaixo do acabamento cromado da lanterna traseira esquerda.

Uma parte deste acabamento virou uma espécie de porta, que tinha que ser levantada para expor o bocal e então poder encher o tanque.

8) Oldsmobile 1958

oldsmobile 1958 fuel cap

O Oldsmobile 1958 é um dos modelos que conseguiu esconder o bocal do tanque muito bem, também através de uma engenhosa parte do acabamento cromado da lanterna traseira esquerda.

Veja que as coisas andavam lentamente naquela época, 17 anos depois do Cadillac 1941, a solução usada ainda era a mesma.

9) Chevrolet 1957

1957 chevrolet fuel cap

No caso dos Chevrolet 1957, um dos carros mais populares dos anos 50 nos EUA, a portinha ainda ficava no mesmo lugar, mas ela se apresentava na vertical, graças ao formato diferente da traseira desse modelo.

10) Ford Thunderbird 1960

1960 ford thunderbird fuel cap

E colocamos também o Ford Thunderbird 1960 na nossa lista para mostrar o modelo que talvez tenha sido a inspiração para a localização do bocal do tanque do nosso Corcel, que na verdade era um Renault 12 modificado.

Apesar da ideia engenhosa parecer uma espécie de brincadeira dos engenheiros e designers, com certeza tinha mais a ver com corte de custos, pois é bem mais barato não ter que fazer toda a estamparia para colocar uma portinha na lateral do carro, fora o custo da portinhola em si.

Fora que a tubulação até o tanque também passa a ser mais curta.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.