Poucos carros vendidos no país oferecem sistema de navegação de fábrica, mas destes ainda temos um pequeno grupo com o dispositivo de série. Em geral, os carros de luxo ostentam tais dispositivos, mas também temos alguns poucos exemplos de “nacionais” (inclui México e Argentina) com navegação integrada.
Nesta nova lista TOP 10, vamos listar apenas os modelos que oferecem o dispositivo sem custo adicional para o consumidor, visto que existem outros prontos para receber GPS, mas as montadoras cobram a parte pelo serviço, que é bastante útil nos dias de hoje. Aliás, o mercado nacional ainda não possui grande disseminação do navegador entre os carros, ainda favorecendo o mercado de dispositivos móveis.
Os preços estão de acordo apenas com a versão com o item disponível de série. Note que apesar de poucos, surpreende vermos modelos como o Renault Kwid, por exemplo, com o item de série, enquanto outros muito mais caros não tem o GPS de fábrica.
OBS: Alguns modelos dessas faixas de preço não entram na lista pois sua central multimídia apenas espelha o GPS do celular. Aqui falamos de modelos com GPS próprio, sem depender de celular.
- Ex-vendedor de carros expõe os bastidores das concessionárias
- Renault Sandero Expression: equipamentos, preços, motor, revisões
- Top 10: Os populares com maior porta-malas do Brasil
Os carros mais baratos com GPS de série:
1) Renault Kwid Intense 1.0 – R$ 40.740
É de surpreender que o Renault Kwid, segundo carro mais barato do Brasil tenha GPS como equipamento de série.
Mas é claro que aqui cabe uma ressalva, pois se o modelo parte de R$ 30.990, a versão em questão chamada Intense, tem um preço bem mais alto, são R$ 40.740, quase R$ 10.000 a mais por um pacote completo de equipamentos que inclui ar condicionado, direção assistida e central multimídia com GPS.
2) Renault Sandero Expression 1.0 – R$ 49.150 (valor com opcionais necessários)
O segundo modelo mais barato da nossa lista, com GPS de série, também é da Renault. Na segunda versão mais barata do Sandero, chamada de Expression, a central multimídia pode ser adquirida sem ser vinculada a nenhum pacote de opcionais mais caro.
Com isso, o modelo de R$ 47.850 sai por R$ 49.150 quando adicionamos o valor razoável que a Renault cobra pelo item: R$ 1.300.
3) Renault Logan Expression 1.0 – R$ 51.400 (valor com opcionais necessários)
Sim, o terceiro modelo da lista também é um Renault. Sinal de que a marca está focando com força no preço mais baixo de seus modelos com este item que é tão requisitado pelo consumidor brasileiro: central multimídia.
São R$ 49.400 da versão Expression do Renault Logan mais R$ 2.000 do Techno Pack, o opcional que entrega a central com GPS. Mas veja que o valor do item é bem mais caro do que no Sandero, são R$ 2.000 ao invés de R$ 1.300.
4) Volkswagen Gol Track 1.0 – R$ 51.562 (valor com opcionais necessários)
O Volkswagen Gol e sua eterna dança de cadeiras das versões. A cada ano o Gol tem versões diferentes. No momento ele tem na sua versão Track 1.0 a versão mais barata que oferece central multimídia com GPS.
O Gol até que poderia estar mais acima na lista, mas infelizmente a Volkswagen continua terrível na cobrança de pacotes intermináveis de opcionais. O valor do Gol Track 1.0 é de R$ 46.490, aí você adiciona R$ 2.655 do pacote “Interatividade com navegação”, só que a marca não deixa você terminar por aí.
É obrigatório adicionar o pacote “Urban completo”, que custa mais R$ 2.417. Com isso o preço salta para R$ 51.562.
5) Volkswagen Voyage Comfortline 1.0 – R$ 60.820 (valor com opcionais necessários)
O VW Voyage que tem os mesmos equipamentos do Gol Track não é o Voyage Track 1.0 (que não existe) e sim o Voyage Comfortline 1.0. Aqui você paga já salgados R$ 54.190 pelo modelo, adiciona R$ 2.738 do pacote “Interatividade com navegação” e depois salgadíssimos R$ 3.892 pelo pacote obrigatório “Urban completo”. O valor total passa dos R$ 60.000, acredite se quiser. Quem vai comprar um Voyage nessa faixa de preço se no mesmo showroom temos o Virtus?
6) Nissan March SL CVT 1.6 – R$ 61.790
O Nissan March, popular meio esquecido no mercado em 2018, é o modelo mais barato dessa lista com motor maior que 1.0. E além de ter um ótimo motor 1.6, ele também tem um câmbio CVT, que ajuda o carrinho a ser bem econômico. O preço é fechado, sem opcionais, de R$ 61.790.
9) Nissan Versa SL 1.6 – R$ 63.990
Aqui temos o irmão do Nissan March, com todo o seu espaço interno, em versão topo de linha. Ou melhor, quase topo, já que ainda existe a versão Unique. O preço de R$ 63.990 até que não é caro demais, mas temos que nos lembrar que quase todo mundo que compra um sedã dessa faixa de preço vai querer um câmbio automático, não é mesmo?
Aí o preço do Nissan Versa SL vai para R$ 67.990, são R$ 4.000 a mais pelo conforto de não se trocar as marchas.
8) Toyota Etios Platinum 1.5 – R$ 67.690
Sim, o Toyota Etios, na sua versão mais completa, custa quase R$ 70.000, sim senhor!
Por R$ 67.690 você leva o modelo com uma central multimídia bem parecida com a do Corolla até 2016, um motor 1.5 e também câmbio automático. Um ótimo carro, mas que custa caro demais mesmo entre os carros caríssimos do nosso país.
9) Toyota Etios Sedã Platinum 1.5 – R$ 71.150
Exatamente o mesmo carro que o modelo acima, apenas com um porta malas bem grandão na traseira.
O pacote do Etios Sedan é bem completo, o motor é muito bom e o câmbio também, apesar de ter apenas quatro marchas. Aí cabe ao comprador decidir se o porta malas maior vale os quase R$ 4.000 de diferença no preço. Dependendo do comprador, se tiver família grande, pode valer a pena e muito.
10) Volkswagen Saveiro Pepper 1.6 – R$ 72.765 (valor com opcionais necessários)
A VW Saveiro Pepper 1.6 fecha a nossa lista com um preço bem salgado que até alguns anos atrás era preço de sedã médio. Ela na verdade custa R$ 69.990 sem opcionais, mas para adicionar a central multimídia com GPS de fábrica o preço salta para R$ 72.765.