Validar CNH: como fazer, QR Code, certificado digital

cdt 2

Validar a CNH em tempos de digitalização de documentos e serviços do Governo Federal parece um bicho de sete cabeças e é realmente, mas com os passos a seguir, o processo se torna fácil e rápido.

Em tempos imemoriais, um motorista acumulava uma série de documentos, como RG, CIC ou CPF, Certificado de Reservista (se masculino), Título de Eleitor e, logicamente, a Carteira nacional de Habilitação.

Hoje, tudo cabe no smartphone, desde o RG até CNH, em especial esta última, que todo motorista habilitado precisa ter a disposição na hora de uma abordagem policial.

Para isso, a CDT ou Carteira Digital de Trânsito é uma ferramenta que permite ao motorista ter vários dados, eliminando a possibilidade de levar a CNH impressa.

Essa funcionalidade é importante quando se esquece a carteira, mas para validar a CNH digitalmente, é preciso saber que existem alguns meios, como reconhecimento facial, QR Code e Certificado Digital.

Validar CNH – o que é a Carteira Digital de Trânsito?

cdt 1

A Carteira Digital de Trânsito é uma aplicativo do governo federal que agrega basicamente informações da CNH, documento do veículo, infrações (de CNH e do veículo) e campanhas educativas.

A chamada CDT é uma ferramenta importante, que permite ao motorista apresentar ao agente de trânsito ou autoridade no lugar da CNH impressa, assim como também o CRLV do veículo no lugar do impresso.

Também permite que o motorista tenha informações sobre pontuação referente à CNH Digital, assim como multas relativas a ela ou ao veículo, podendo consultar um dos dois.

Para motoristas sem pontuação há mais de 12 meses, o Cadastro Positivo também está disponível, assim como informações sobre recall e outras pendências do veículo, assim como atualização rápida do CRLV ou da CNH Digital em casa de licenciamento, ou renovação, respectivamente.

No entanto, para ter todas estas e outras informações, especialmente relativas à CNH, é preciso fazer a validação através do meio digital para ter acesso a tudo.

A CNH Digital é a forma eletrônica do documento impresso, mas com mais dados, como história de todas as versões da CNH desde a primeira, por exemplo.

Como validar a CNH com o reconhecimento facial?

validacao facial

Para validar CNH por meio de reconhecimento facial é muito fácil, mas antes é preciso baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e também criar uma conta no aplicativo Gov.br, devendo subir para a conta de nível Prata.

Após isso, basta abrir a câmera do smartphone, desde que este tenha nela a função de ler QR Code, escaneando o QR Code presente no verso da CNH impressa.

Imediatamente abrirá um link para adição do CEP da época da renovação da CNH, lembrando que todas a partir de 2017, possuem esse código no verso.

A validação por reconhecimento facial abrirá a câmera para fazer uma imagem do rosto do motorista e compará-la com o banco de dados.

Após informar o número do telefone, a validação está completa com o reconhecimento facial, sendo o mais fácil e rápido de todos.

Como validar a CNH com o QR Code?

CNH nova 2022 1

Todas as CNH´s impressas a partir de maio de 2017 possuem o chamado QR Code, um conjunto de caracteres que podem ser lidos por dispositivos óticos como câmeras de smartphones atuais.

Impresso no verso da carteira de habilitação, o QR Code dá acesso digital às informações do motorista e para validar CNH com ele é muito fácil.

Primeiro vá no app do CDT e abra na função “Habilitação” e depois em “Toque para baixar sua CNH”, seguindo para “Validação pelo celular”.

O app pedirá permissão para ativar a câmera do smartphone e isso é feito pelo comando “Conceder”.

Use então a câmera para escanear o QR Code da CNH impressa, porém, são permitidas apenas 5 tentativas e, caso não dê certo, o reconhecimento fácil não será possível.

É exatamente isso o que segue nessa validação da CNH, com 10 tentativas de se realizar o reconhecimento facial, que você confere no tópico acima. Pronto, feito isso, já está validada a CNH.

Como validar com o Certificado Digital?

cnh certificado 1

Além de reconhecimento facial e QR Code, existe ainda como validar CNH por meio de certificado digital e os passos começam como no método do QR Code, indo em “Habilitação”, “Toque para baixar sua CNH” e então, em “Com certificado digital”.

A partir daí, a sequência muda e será necessário ir até o Portal de Serviços do Denatran para continuar o processo de validação por Certificado Digital.

Nesse caso, uma vez no portal, faça o login através do “Entrar com gov.br”, que lhe permitirá acessar todos os serviços, assim como é feito no app do CDT, Poupatempo ou Detran, por exemplo.

É importante salientar que, além da senha que terá de ser digitada após o número do CPF, haverá ainda um código que o Gov.br exige e que chegará ao aparelho móvel como um pop-up e não uma mensagem via SMS.

Alguns smartphones possuem o recebimento desse tipo de mensagem bloqueado; por isso, é preciso desbloquear nas configurações do sistema operacional do aparelho para visualizá-las.

Uma vez logado no Portal de Serviços do Denatran, vá à função “Certificado digital”, seguindo então para “Meus Dados” e “Atualizar pendências”.

Preencha o que estiver faltando, especialmente o número da CNH, clicando então em “Alterar”.

Vá então em “CNH Digital – Ativação” e ative a funcionalidade. Nesse caso, a CNH digitalizada já está disponível, porém, precisa estar no lugar certo.

Nesse caso, no CDT e assim, retorne ao aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, indo na seção de “Habilitação” e depois clique para baixá-la.

Na inexistência de outro documento, o app pedirá uma senha de 4 dígitos que você criará e aplicará quando pedido, obtendo assim a CNH Digital no CDT.

Como validar a CNH sem o Certificado Digital?

cnh digital

Os passos são os seguintes: “Habilitação”, “Toque para baixar sua CNH” e então, em “Sem certificado digital”.

Após isso, o sistema irá direcionar o processo para um atendente do Detran, que fará o restante dos passos.

Quando for completado, a CNH já estará validada, mas é obrigatória fazer o processo de baixar novamente o documento no CDT e informar o número da CNH e o código de segurança impresso na mesma.

Feito isso, pronto, só ir em “Baixar CNH Digital”.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias CNH

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X