up! TSI é o carro flex mais econômico do País

Vw Up TSI

Apresentado em julho de 2015, o Volkswagen up! TSI logo se posicionou como o automóvel com motor bicombustível mais econômico do mercado brasileiro.


A avaliação incluía os modelos alistados no ranking do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O subcompacto turbo recebeu classificação “A” (verde), com consumo energético de 1,4 MJ/km.

De acordo com a Portaria INMETRO nº 10/2012, que aplica fator de correção aos dados obtidos durante os testes, segundo norma NBR 7024, o up! TSI conseguiu consumo de 13,8 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22). Com etanol (E100) no tanque, ele é capaz de percorrer 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada.

Multiplicando esses números pela capacidade do tanque de combustível do Volkswagen, de 50 litros, a autonomia é de mais de 800 quilômetros.

O Volkswagen up! TSI avaliado era equipado com ar-condicionado e direção elétrica, superando até mesmo modelos que não dispõem destes recursos. O PBE estabelece que, se a fabricante planeja comercializar mais de 33% dos veículos com ar-condicionado e direção assistida, o consumo de energia desses equipamentos deve ser considerado para obtenção dos resultados.

As versões com motor 1.0 litro aspirado do Volkswagen up! também contam com classificação “A”. O modelo tem consumo energético de 1,54 MJ/km, e é capaz de rodar até 13,5 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina (E22) e até 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, com etanol (E100).

O motor 1.0 litro TSI EA211 do up! rende 101 cavalos de potência com gasolina e 105 cv com etanol, a 5.000 rpm, e 16,8 kgfm de torque, entre 1.500 e 4.500 rpm. O propulsor é feito em alumínio e traz cabeçote 12V e duplo comando de válvulas variável.

O up! foi vendido no Brasil até abril de 2021, sendo substituído pelo ainda não lançado Polo Track. Aliás, essa versão do Polo substituirá também o Fox (outro fora de linha) e o Gol, o único que resiste no mercado.

Galeria de fotos do Volkswagen up! TSI

Autor:

Deixe um comentário