Chevrolet D10: primeira picape diesel da marca no país

Chevrolet D10
Chevrolet D10

A Chevrolet D10 foi a primeira picape diesel da marca americana no mercado brasileiro, sendo uma resposta direta a Ford, com sua F-1000, chegando ambas no final dos anos 70.

Ainda com motor diesel aspirado, a D10 tinha um motor da Perkins, fornecedora da GM desde os anos 60, entregando inicialmente 77 cavalos e 30 kgfm, porém, no último ano, ficou mais potente.

Neste caso, a calibração para a sucessora D20 lhe entregava 82 cavalos, mas 25,8 kgfm, porém, em fim de carreira, poucos receberam esta versão.

Com quatro marchas numa caixa manual, cabine simples e uma caçamba com 1.150 litros, a Chevrolet D10 foi um alento para produtores rurais, que poderiam assim aproveitar a economia do óleo combustível.

Oferecendo boa autonomia, a D10 superava a C10 nesse quesito, assim como a alcoólica A10, que estreou no mesmo ano/modelo de 1979. Marcou época, mesmo com tração 4×2.

Chevrolet D10 – detalhes

Chevrolet D10
Chevrolet D10

A Chevrolet D10 surgiu a partir da Série 10 de 1974, que sucedeu a picape C14 e derivadas, menos a cabine dupla, descontinuada. A partir da C10, a General Motors do Brasil partiu para adaptar melhor o produto às mudanças do mercado.

No fim dos anos 70, a C10 apenas já não era suficiente para brigar com a Ford F-100, visto que a rival americana lançaria a F-1000, uma picape grande a diesel.

Assim, a D10 apareceu em fins de 1978 como modelo 1979, adicionando uma nova grade dianteira em plástico, cujas molduras envolviam também os dois faróis circulares.

Além disso, a D10 chegou ao mercado com freios com hidro-vácuo e discos dianteiros, tendo ainda exterior com capô envolvente e piscas sob os faróis circulares.

O para-choque laminado e cromado portava a placa de registro do veículo, que tinha nas laterais uma plaqueta de identificação do modelo e versão.

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Esta plaqueta ficava no para-lama dianteiro e junto às portas, que possuíam janelas inclinadas devido ao projeto aerodinâmico do designer Luther Whitmore Stier, projetista americano da GM que se radicou no Brasil.

As maçanetas cromadas eram pronunciadas e havia um pequeno estribo sob as portas, enquanto a carroceria tinha poucos vincos na longa caçamba, cuja capacidade era de 1.150 litros.

No extremo dessa caçamba, havia duas lanternas simples e com molduras cromadas, assim como dois para-choques laminados, separados pela placa de registro do veículo, junto ao degrau central.

Leia também tudo sobre a Chevrolet D20.

A tampa da caçamba tinha o nome Chevrolet em branco sobre o formato da gravata borboleta, característica da marca americana, além de duas correntes para travamento da tampa.

O compartimento de carga era de aço com assoalho em madeira e pintura da carroceria, não tendo ganchos laterais para amarração de carga, enquanto as saias de rodas tinham desenho fluido, expressando desempenho.

Já as rodas eram de aço com calotas cromadas ao centro, tendo aro 16 polegadas com pneus diagonais 6.50 R16, mas a C10 teve roda aro 15 polegadas de aço e com pneu largo, não disponível na D10 inicialmente.

A cabine simples tinha vidro traseiro inteiriço, assim como janelas manuais e quebra-ventos com travas, além de calhas de chuva no teto e para-brisa com limpadores e frisos cromados.

Os retrovisores cromados eram grandes e verticais, sendo distantes da cabine e garantindo assim ampla visão traseira, mesmo com carga elevada na caçamba.

Dentro, a D10 tinha um painel com design de duplo cockpit, com duas molduras imitando madeira de Jacarandá, tendo o cluster analógico com dois mostradores circulares de acabamento claro.

Além do velocímetro com hodômetro total, o painel da D10 tinha outro mostrador com nível de combustível e temperatura da água, além de luzes de óleo, pressão do óleo, entre outras.

Ao centro, um cinzeiro e espaço para rádio simples, tendo ainda botões grandes para faróis, luz de alerta, entre outros.

No lado do passageiro, a mesma moldura era a tampa do porta-luvas com chave, enquanto o volante era grande e sem assistência, porém, havia opção da direção hidráulica.

Com três raios, a direção tinha buzina na haste dos piscas, enquanto o banco conjugado em vinil podia comportar três pessoas, com cintos subabdominais.

A alavanca de câmbio era longa e posicionada no assoalho, tendo pomo circular, enquanto o freio de estacionamento era manual por alavanca no painel.

No teto, para-sois em cor branca, luz interna e retrovisor interno fixo. Opcionalmente a D10 podia ter uma claraboia, além de antena, entre outros.

A D10 tinha suspensão dianteira braços triangulares sobrepostos, com amortecedores e molas helicoidais, enquanto a traseira tinha eixo rígido com feixe de molas semielípticas e amortecedores.

A capacidade de carga era de 1.150 kg e o tanque de combustível comportava 70 litros de óleo diesel.

Chevrolet D10 – versões

Chevrolet D10 3.9 diesel 4×2

Chevrolet D10 – equipamentos

Chevrolet D10
Chevrolet D10

Chevrolet D10 3.9 diesel 4×2 – Motor diesel 3.9 e câmbio manual de quatro marchas, mais faróis simples, retrovisores grandes cromados, frisos cromados, estribos laterais, claraboia, estepe na caçamba, caçamba com assoalho de madeira e degrau traseiro.

Rodas de aço aro 16 polegadas, calotas centrais cromadas, pneus 6.50 R16, para-choques laminados, correntes para travamento da tampa traseira, maçanetas cromadas, acabamento interno em vinil, banco inteiriço em vinil, rádio, para-sois brancos, direção mecânica ou hidráulica, entre outros.

Chevrolet D10 – preços

Chevrolet D10
Chevrolet D10

Chevrolet D10 – motor

A D10 tinha um motor de quatro cilindros de ciclo Diesel da Perkins, sendo esse o Q20B4, um propulsor inteiramente feito em ferro fundido, com comando no bloco (OHV) e acionamento das válvulas por varetas.

Tendo bomba injetora indireta, o Q20B4 tinha aspiração natural, além de 3.868 cm³ com taxa de compressão de 16:1, entregando assim 77 cavalos a 2.800 rpm e 30 kgfm a 1.500 rpm.

Sendo um motor pesado, ou seja, se uso para veículos comerciais e pequenos caminhões, o Q20B4 tinha alto torque, sendo conectado a uma caixa manual de quatro marchas com embreagem mecânica.

Chevrolet D10 – desempenho

Chevrolet D10
Chevrolet D10
  • Chevrolet D10 3.9 diesel 4×2 – 0 a 100 km/h – 30 segundos
  • Chevrolet D10 3.9 diesel 4×2 – velocidade máxima – 120 km/h

Chevrolet D10 – consumo

  • Chevrolet D10 3.9 diesel 4×2 – urbano – 8,0 km/l
  • Chevrolet D10 3.9 diesel 4×2 – rodoviário – 12,0 km/l

Chevrolet D10 – ficha técnica

Chevrolet D10
Chevrolet D10
Motor 3.9 Perkins
Tipo
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 3868
Válvulas 2
Taxa de compressão 16:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 77 cv a 2.800 rpm (diesel)
Torque máximo 30 kgfm a 1.500 rpm (diesel)
Transmissão
Tipo Manual de 4 marchas
Tração
Tipo Traseira
Direção
Tipo Mecânica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira Braços sobrepostos
Traseira Eixo rígido
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 16 polegadas
Pneus 6.50 R16
Dimensões
Comprimento (mm) 4.830
Largura (mm) 1.980
Altura (mm) 1.750
Entre eixos (mm) 2.920
Capacidades
Caçamba (L) 1.150
Tanque de combustível (L) 70
Carga (Kg) 1.150
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.870
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X