Home Comprando e Vendendo Como comprar um carro pelo menor preço possível

bruce bueno mesquita Como comprar um carro pelo menor preço possível




É incrível como muitas pessoas acabam comprando um carro e pagando um preço alto demais por ele. Isso acontece por vários motivos… falta de pesquisa, erros em negociações, ir até a concessionária, etc. Opa, espere aí. Seria um erro ir até a concessionária? Em um primeiro momento, sim. Veja porque dizemos isso.

Bruce Bueno de Mesquita (acima) escreveu o livro “The Predictioneer’s Game”, que é um guia para as pessoas conseguirem o que querem na vida usando um estudo de modelos matemáticos de conflito e cooperação entre tomadores de decisão inteligentes. Parece complicado, mas na prática é algo que nos ajuda no dia-a-dia.

E ele publicou também um vídeo mostrando como devemos agir para conseguir comprar um carro pelo menor preço possível. O vídeo está logo abaixo, mas para aqueles que não entendem muito de inglês, o método dele é o seguinte:

1) Decida exatamente que carro você quer, incluíndo equipamentos, cor, etc.

2) Não vá até nenhuma concessionária.

3) Ligue para várias concessionárias perto de onde você mora, em um raio de 20, 30, 50 quilômetros, até a distância que você achar apropriada. (Aqui, para quem mora no interior, cabe pesquisar em concessionárias da capital, mesmo que isso signifique viajar uma distância longa para comprar o carro. Em estados próximos de São Paulo ou do Rio de Janeiro, ir até estas cidades também é uma boa pedida.)

4) Diga que você irá comprar o tal carro hoje às 5 horas da tarde, e que você quer saber o preço dele pelo telefone, que você comprará o carro da concessionária que te der o melhor preço.

5) A pessoa da concessionária lhe dirá que não é possível comprar um carro pelo telefone, então você argumenta que é possível sim, que já viu várias pessoas fazerem isso, usando este exato método (o que não é mentira, pois você viu o vídeo aqui no NA). E diga que se ainda assim o vendedor não quiser lhe dar o preço, você entenderá que aquela loja sabe que não tem o melhor preço e que ela prefere ficar fora dessa negociação.

6) Então a pessoa lhe dirá uma coisa ou outra: “obrigado, tenha um bom dia”, ou falará o melhor preço possível. Talvez mesmo falando o melhor preço possível a pessoa reclame que você talvez comprará o carro de uma loja que der um preço muito parecido, de por exemplo 50 reais a menos.

7) Você falará então que é isso mesmo, a compra será feita na loja com o melhor preço, nem que seja 50 reais abaixo. Por isso, é bom o vendedor falar o melhor preço mesmo, o menor valor possível, para ganhar a venda.

8) Neste momento é bom deixar claro para o vendedor que você quer o preço final, incluíndo quaisquer taxas, frete, etc, pois você chegará na loja com um cheque no valor combinado, e se lá o preço acabar sendo maior, você irá para a próxima loja, com o segundo melhor preço.

Logo em seguida, Bruce comenta que chegou a comprar um carro com preço de 6.000 dólares a menos que em outra loja, graças a este método. Uma jornalista européia fez um teste e conseguiu comprar um carro pagando 2.500 euros a menos do que imaginava.

Nota do editor: eu (Eber) pessoalmente comprovei no passado que as concessionárias sempre querem que você vá até lá para comprar um carro ou saber um preço, e que se você for firme, os vendedores acabam falando o preço por telefone. Muitos comentam também que a melhor época do mês para comprar um carro é no final dele, dias 29, 30, 31… pois os vendedores tem metas a bater e estão mais dispostos a dar descontos nessa época, a fim de conseguir vender aquele último veículo que falta em sua cota.

Veja o vídeo:





Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.