Home Hatches Novo Peugeot 308: avaliação completa

novo peugeot 308 fotos avaliacao completa 2 Novo Peugeot 308: avaliação completa




O último ano foi dominado pelos sedãs médios. Nada menos que seis modelos novos chegaram ao mercado brasileiro em 2011 – Renault Fluence, Peugeot 408, Volkswagen Jetta, Chevrolet Cruze, Hyundai Elantra e Honda Civic. Do lado dos hatches médios, a situação não é tão boa. Os representantes são relativamente velhos e o segmento carece de novidades.

Mas, ao que parece, 2012 vai marcar uma virada para os dois volumes. Diversos lançamentos estão marcados para este ano e devem acirrar a disputa. E o primeiro a mexer no marasmo dos hatches é o Peugeot 308, nova geração do modelo que tenta finalmente fazer a marca ter alguma representação nesse mercado. Com visual requintado, acabamento luxuoso, motorização e plataforma atualizadas e uma boa estratégia de preços, a chance de ampliar o sucesso da Peugeot no segmento é consideravelmente maior.

Um dos problemas que o 308 irá enfrentar por aqui é, ironicamente, o inexplicável atraso na sua chegada ao Brasil. Já são cinco anos de defasagem em relação à Europa, onde o carro foi lançado em 2007. Nesse meio tempo o hatch sofreu até uma reestilização – que, ao menos, chega junto por aqui.

novo peugeot 308 fotos avaliacao completa 1 Novo Peugeot 308: avaliação completa

História bastante diferente do que aconteceu com o 307, que começou a ser vendido aqui logo no ano seguinte ao lançamento europeu. A demora foi tão grande que até sucessor ele já tem. Já existem flagras de protótipos do 301 – o futuro hatch médio da Peugeot – rodando na Europa e seu lançamento deve acontecer no próximo ano. Ou seja, apesar de ser novidade para os brasileiros, o 308 já é um modelo praticamente em final de carreira na Europa.

De qualquer forma, isso não diminui muitas das qualidades do carro. O design, por exemplo, que sofreu um leve “tapa” em 2011, é um dos destaques. Ele lembra muito o 307, mas parece mais refinado, além de ter porte superior ao antigo modelo.

Por dentro, tudo bem semelhante ao sedã 408 – uma das referências do segmento em relação ao acabamento. Por sinal, a Peugeot resolveu inverter a estratégia de lançamento aqui no Brasil. Primeiro veio o sedã, no ano passado, e agora chega o dois volumes – o 307 sedã chegou ao Brasil apenas em 2006, quatro anos após o hatch.

novo peugeot 308 fotos avaliacao completa 3 Novo Peugeot 308: avaliação completa

Em termos de plataforma, o 308 traz também o que já foi antecipado pelo 408. Em essência, é a mesma arquitetura que o 307 ainda usa, mas repaginada e mais moderna. E maior também. Ele é 6,4 cm mais comprido, 5,3 cm mais largo e 2,2 cm mais baixo. Seu porta-malas se beneficiou das medidas extras e oferece 430 litros de espaço.

A motorização, no entanto, tem novidades. No topo da linha continua o 2.0 flex, de 151 cv com etanol. O de entrada agora é o 1.6 16V EC5. É um novo motor de concepção semelhante ao antigo. Ganhou comando variável de válvulas, taxa de compressão ligeiramente ajustada e dispensa o uso do tanquinho de partida a frio.

A potência sobe em 9 cv e atinge os 122 cv com etanol. O torque é de 16,4 kgfm a 4 mil giros. O câmbio que não é dos mais modernos. Além do tradicional manual de cinco velocidades, equipa o 308 o antigo automático Tiptronic de apenas quatro relações.

novo peugeot 308 fotos avaliacao completa 4 Novo Peugeot 308: avaliação completa

Em termos de preço, o 308 chega com uma estratégia até interessante para um lançamento. A versão de entrada parte de R$ 53.990 e vem bem equipada. Chamada de Active, ela vem com ar-condicionado, direção assistida, airbag duplo, ABS, computador de bordo, trio elétrico, rodas de liga leve de 16 polegadas e rádio com entradas auxiliares.

Por mais R$ 3 mil, aparece a Allure, que ainda adiciona ar-condicionado automático, rádio mais completo e retrovisor interno eletrocrômico. A Allure também pode receber o motor mais forte por R$ 59.990 – com o câmbio automático, a conta sobe para R$ 63.990.

No topo da gama está a Feline – só disponível sem o pedal da embreagem – e custa R$ 70.990. É nela que alguns dos itens mais interessantes aparecem, como o teto solar panorâmico, as luzes diurnas de led, os airbags laterais e de cortina e o controle de estabilidade.

novo peugeot 308 fotos avaliacao completa 5 Novo Peugeot 308: avaliação completa

Ponto a ponto

Desempenho – O novo motor 1.6 apresenta um comportamento agradável e casa muito bem com o câmbio manual. Em altas rotações, o propulsor se anima e move com dignidade os mais de 1.300 kg do hatch. Entretanto, abaixo dos 2.500 giros, o desempenho é mais comedido. Apesar de a Peugeot garantir que 80% da força está disponível aos 1.500 giros, a realidade é que falta força nessas situações. Ao menos, o cambio é bem escalonado e as trocas são suaves e precisas. Nota 7.

Estabilidade – A boa rigidez torcional do 308 permite até uma tocada mais esportiva no hatch médio argentino. Em curvas, a largura maior também ajuda a manter o carro em uma trajetória correta, quase sem desvios. É verdade que a carroceria rola um pouco – resultado da suspensão calibrada em um meio termo entre conforto e esportividade –, mas, há bastante aderência nas situações mais corriqueiras. Em frenagens e acelerações, o carro pouco embica ou empina e mantém a compostura. Nota 8.

Interatividade – A imensa área envidraçada melhora a visibilidade dianteira. As versões com o grande teto solar ainda dão mais charme ao veículo. Os comandos do 308 são bem simples. Assim como em quase todos os carros da Peugeot, o funcionamento dos sistemas é bastante intuitivo. O rádio pode ser controlado na coluna de direção, outro artifício que ajuda a vida do motorista. Nas versões topo, destaque também para o vistoso GPS com tela retrátil no topo do painel. Nota 8.

novo peugeot 308 fotos avaliacao completa 6 Novo Peugeot 308: avaliação completa

Consumo – Na versão 1.6, o computador de bordo marcou 9,2 km/l com gasolina . Nota 7.

Conforto – O isolamento acústico do 308 é elogiável. Mesmo em rotações elevadas, há pouco ruído interno, tanto do motor, quanto aerodinâmico. O rodar é macio e contribui para o conforto no interior. Em pisos muito esburacados, a suspensão do modelo “reclama” um pouco, mas em situações mais comuns, o resultado é bom. Nota 8.

Tecnologia – A plataforma é a mesma do 408 que, na verdade, é uma evolução da que o 307 já empregava. Em uso na Europa desde 2007, ela não é tão antiga, mas em comparação com os concorrentes que vão chegar ao mercado brasileiro nos próximos meses, não chega a esbanjar modernidade. Ao menos, a lista de equipamentos é farta. Desde a configuração de entrada, airbag duplo, ABS, ar-condicionado e sistema de som com entradas auxiliares já estão disponíveis. Nota 6.

Habitalidade – Um dos grande destaques do 408, perdeu força na versão hatch. Não é que o interior do 308 seja apertado, mas a comparação com o sedã é inevitável. A diferença de 11 cm de distância entre-eixos é considerável. Entrar e sair no carro de origem francesa é uma tarefa bem simples. As portas são grandes e os acessos são fartos. O porta-malas é um dos maiores do segmento, com 430 litros. Existem bons vãos no interior para guardar objetos variados. Nota 7.

novo peugeot 308 fotos avaliacao completa 7 Novo Peugeot 308: avaliação completa

Acabamento – É um dos principais apelos deste hatch médio. Todo o painel é revestido com um material emborrachado, macio ao toque e agradável aos olhos. Os encaixes são precisos. Os bancos de couro também são de boa qualidade. Nota 9.

Design – A impressão que se tem é que o 308 é um 307 melhorado. E isso não é algo ruim. O novo hatch médio da Peugeot mantém a proposta visual do antecessor, mas é mais bonito. Transmite a sensação de que se trata de um carro até de um segmento superior. Nota 8.

Custo/benefício – Diferentemente do que ocorre com muitos lançamentos, o 308 chega com preço similar ao da concorrência. A versão de entrada, por exemplo, tem valor bem semelhante ao Ford Focus 1.6 e abaixo do Fiat Bravo inicial. A lista de equipamentos bem completa é outra que joga a favor do modelo da Peugeot. Nota 7.

Total – O Peugeot 308 somou 75 pontos em 100 possíveis.

novo peugeot 308 fotos avaliacao completa 8 Novo Peugeot 308: avaliação completa

Primeiras impressões - Atraso e modernidade

Ouro Preto/Minas Gerais – A Peugeot escolheu um caminho bem variado para apresentar aos jornalistas o novo hatch médio da marca. O trajeto entre o aeroporto de Confins, próximo a Belo Horizonte, e a cidade de Ouro Preto, está ligado por estradas sinuosas com curvas em alta velocidade, um trecho urbano rodeando a Lagoa da Pampulha e as íngremes ladeiras do centro histórico mineiro.

A principal inovação mecânica apresentada no 308 está exatamente no motor. A Peugeot garante que esse é o 1.6 mais potente do Brasil, com 122 cv. Mas a verdade é que a potência é apenas razoável para mover o pesado hatch fabricado na Argentina.

Acima das 3.500 rotações o desempenho é até interessante, com boas respostas às investidas no pedal do acelerador, Entretanto, em faixas de uso mais constante, perto dos 2.500 giros, o comportamento é lamentavelmente comedido. São necessárias algumas reduções de marcha para manter o carro “animado”.

novo peugeot 308 fotos avaliacao completa 9 Novo Peugeot 308: avaliação completa

O rodar do 308 é convincente. Em movimento, tanto em velocidades baixas ou mais elevadas, o médio se mostra confortável e estável. O isolamento acústico é dos melhores, e mesmo com o motor “gritando” acima dos 5 mil giros, é possível manter uma conversa tranquila, sem gritarias. A suspensão também parece bem calibrada para as estradas brasileiras, apesar de algumas pancadas mais fortes serem sentidas no interior.

O bom acerto dinâmico também aparece nas curvas. A carroceria rola ligeiramente em mudanças de direção mais bruscas, mas a sensação de segurança permanece. Se necessário, o controle de estabilidade – disponível de série na configuração Feline – ajuda o carro a retomar a trajetória.

O acabamento interno é dos melhores da categoria. Há muito plástico emborrachado espalhado pelo interior e encaixes bem feitos. Outras soluções bacanas aparecem, como o apoio de braço central individual para motorista e passageiro e a alavanca do freio de mão, que sobe no formato do número “7”.

Alguns itens mereciam mais atenção, como os círculos prateados na saída de ar, que parecem descascar com facilidade, mas a impressão geral é boa. Com tudo isso, só fica a dúvida de por que a Peugeot demorou tanto tempo para trazer o bom 308 para o Brasil. E com novos concorrentes chegando nos próximos meses, o atraso pode acabar custando muito caro à marca francesa.

Ficha técnica – Peugeot 308

Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.587 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando variável de válvulas. Injeção multiponto sequencial.

Transmissão: Câmbio manual com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira.

Potência máxima: 122 cv a 5.800 rpm e 115 cv a 6 mil rpm com etanol e gasolina.

Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,2 segundos e 11,0 s com etanol e gasolina.

Velocidade máxima: 196 km/h e 191 km/h com gasolina e etanol.

Torque máximo: 16,4 kgfm e 15,5 kgfm a 4 mil rpm.

Diâmetro e curso: 78,5 mm X 82,0 mm. Taxa de compressão: 12,5:1.

Suspensão: Dianteira do tipo McPherson, com rodas independentes, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidraulicos pressurizados. Traseira com rodas independentes, travessa deformavel e amortecedores hidráulicos pressurizados.

Pneus: 205/55 R16.

Freios: Dianteiros a disco ventilados e traseiros a discos sólidos. Oferece ABS de série.

Carroceria: Hatchback em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,27 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,49 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Airbags frontais de série.

Peso: 1.318 kg.

Capacidade do porta-malas: 430 litros.

Tanque de combustível: 60 litros.

Produção: El Palomar, Argentina.

Lançamento: 2011.

Lançamento na Europa: 2008.

Itens de série:

Active: Airbag duplo, ABS, ar-condicionado manual, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo, direção eletro-hidráulica, pára-brisa acústico, trio elétrico, rádio/CD/MP3 com 6 alto-falantes e rodas de liga leve de 16 polegadas.

Preço: R$ 53.990.

Allure: Adiciona faróis de neblina dianteiros, sensor de luminosidade, apoios de braço centrais, ar-condicionado automático, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico e rádio/CD/MP3/USB/iPod/Aux.

Preço:

1.6 manual: R$ 56.990.

2.0 manual: R$ 59.990.

2.0 automático: R$ 63.990.

Feline: Adiciona câmbio automático, airbags laterais e de cortina, controle de estabilidade e de tração, luzes diurnas de led, sensor de estacionamento traseiro, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, teto panorâmico de vidro, bancos de couro e rodas de 17 polegadas.

Preço: R$ 70.990.

Por Auto Press


  • lorim_ce

    por 54k é completo(tem o basico do segmento, sem firulas) e recebe só nota 6? um focus tem o q de mais tecnologico na mesma versão de entrada? o golf então? o c4 é tão mais tecnologico?

    • AutoIng

      Aparentemente o 308 anda mais, é mais equipado, tem melhor acabamento e ainda por cima é mais bonito que todos esses nessa faixa de preço. Gostei da versão de entrada, achei bem convincente pelo que custa!

    • Fla3D

      Dificilmente da pra entender essas notas do auto press, toda avaliação é assim…

      • experientdriver

        com certeza eu esperaria os demais lançamentos deste segmento

        • Kleverson_G

          Estao esquecendo do coitado do BRAVO

          • experientdriver

            ele é tão coadjuvante que ninguém se lembra que ele existe

            aliás, qualquer carro da fiat acima dos derivados de palio/uno são de pouca relevância para o mercado

          • Alex_JW

            Lembrando q o Bravo começa de 51k, preço promocional, a já parte com um motor mais forte, com bons 130 pocotós.

            O problema do Bravo, lançado com 3 anos de atraso ante a Europa e não 5 anos como o 308 (q muda ano a vem), é o preconceito que enfrenta por ser um Fiat.

            Nosso mercado funciona assim, não somos consumidores, somos torcedores de montadoras!

            • AlexandreCE

              Aí é que está… se a Fiat sabe que não tem credibilidade nenhuma em carros nessa faixa de preço, por que ela não coloca o carro com um preço menor? Por que ela não diminui o lucro? Quem compra esse tipo de carro raramente pega a versão de entrada. Então, entre pegar o Bravo, um Fiat, e um japonês ou outro de mecânica reconhecidamente mais confiável, o sujeito não opta pelo Bravo.

              Se a Fiat quisesse criar nome nesse segmento reduziria o valor do Bravo.

              Ah… mas tem o Punto que ela já vende superfaturado, o qual, embora bonito, é bem apertado.

              A culpa é do brasileiro? Também… mas a culpa maior é de quem não tem respaldo no mercado para determinada faixa de preço e acha que pode desembarcar um carro com atraso aqui e vender bem.

              Se ela baixar o preço, até eu penso em comprar um… pelo que ela cobra, fica no pátio da concessionária!

              • Alex_JW

                Coeh Xará!

                Entendo seu ponto de vista, e acho q a Fiat já vem praticando no Bravo preços menores do q os da concorrência, leia-se i30, 308, Focus… O Essence parte de 51k, enquanto o Focus de 53k e o i30 de 54k.

                E tais diferenças tbm se mostram nas versões intermediárias e tops, um Bravo Absolute, por exemplo, q na tabela custa 64, com negociação sai a 57/58k, e o carrinho é bem completo.

                Vamos ser sinceros? A Fiat enfrenta um enorme preconceito.

                Baixar mais os preços, todas deveriam, não só a montadora italiana. Mas qdo chegarem os novos Focus, i30, Golf (oremos), Cruze HB, aí sim vai complicar bastante oro Bravo, embora todos esses devam chegar de 59k pra cima. Abçs!

                • t_L

                  Na boa Alex, você tem comentarios sempre bem coerentes.. Mas não dá pra comparar preço de tabela com preço ''negociado''.. Até porque onde moro, interior de SC, fui em 3 concessionarias fiat e NENHUMA baixou o preço do Essence, sempre o valor tabelado, então pra mim não há esta vantagem que alguns comentaristas estão dizendo do Bravo…

                  • Alex_JW

                    Coeh t_L, antes de tudo obrigado pelo reconhecimento na parte inicial do seu post.

                    Quando me referi ao Bravo Essence, registrei promoções que vêm sendo praticadas há muitos meses pelas CCSs Fiat aqui no Rio, todas sem negociação, pois são publicadas em jornais de grande circulação daqui.

                    O Essence vem sendo anunciado de 57 por 51, o Absolute de 65 por 58 e o T-Jet por 68, sendo que o Essence está sempre nestas propagandas, então passei a minha realidade.

                    Obviamente, como vc bem observou, meu relato se refere à situação aqui do Rio, talvez outros Estados, mas de fato não retrata a realidade de mercados como aí no Sul, daí q foi importante o seu relato.

                    Há um mercado onde geralmente os carros saem mais em conta, é o Paulista, tenho amigos q compram seus autos lá.

                    Abçs!!!

                    • t_L

                      Fala Alex.. Repliquei seu comentario, justamente por saber que a resposta viria em alto nivel.. Obrigado pelas sempre valiosas contribuições ao blog atraves dos comentarios pertinentes.. No mais, se achasse Bravo por esse preço por aqui, seria sério candidato a minha vaga de garagem.. Abraço!

                    • Alex_JW

                      t_L, quem agradece sou eu, ainda mais depois das suas palavras de incentivo! Da minha parte você ganhou meu respeito e ficarei ainda mais atento aos seus posts.

                      Sobre o Bravo, não tivesse eu abandonado o mercado automotivo (vendi meu carro há uns 3 meses e tão cedo terei outro), seria um forte candidato à minha garagem tbm, entretanto ele não terá vida fácil nos próximos meses/anos, pois vem MUITA coisa bacana nesse segmento.

                      abçs!!!

    • Jr_Jr

      Sem falar que algumas notas são para o 1.6, outras para o Top pois tem teto, e as fotos são só do Top, que confusão!!
      Quer dizer que a avaliação envolve todas as versões do carro?? Ai não serve pra nada!!!!
      E todo mundo comenta da versão 1.6, "básica" com rodas 16", mas nunca vi sequer uma foto, estou curioso!!!

    • Pedrosa

      Lembrando que esse 308 tem o mesmo visual do Europeu, que recebeu a re-estilização ano passado, ou seja, a nova geração chegará em 3/4 anos – pouco tempo de vida para um automóvel.

      A nova geração será lançada – segundo a marca – ao mesmo tempo na Europa e no Brasil.

      Cruze e Focus também chegarão com atraso. Vantagem para o i30 que não deve demorar a chegar.

      Se fosse para escolher um, ficaria entre o Cruze e o novo Focus, com a vantagem para o Ford, que é bastante elogiado pela imprensa internacional especializada em autos. Mas tudo dependerá dos preços e dos equipamentos de segurança.

      • simoloko

        O Focus sempre foi o melhor em sua categoria. Só que o brasileiro não entende disso. A nova geração ficará na mesma da atual. Felizes aqueles que comprarão um, enquanto o i30, dito como um automovel bonito e comum, venderá pra caramba pelo "status" que a marca de pobre nos EUA tem no Brasil.

        • Leosena

          Na verdade não é o brasileiro que não enxerga o Focus como melhor da categoria, é a própria Ford que faz de tudo pra queimar o carro. Basta ver que um Focus Titanium (antigo Ghia) completo é quase o preço de um Fusion.

        • nightwishjp

          o acabamento do focus tbm é bemmm simples…

          • pablo

            Tão simples quanto um 307 ou C4 e menos simples que um Civic ou Corolla ou Sentra/Tiida.

            • Lulaotavio

              Concordo com o que os colegas Leosena e nightwishjp falaram, o Focus pode ser um ótimo carro (e de fato é), mas a Ford detona o carro cobrando muuuito caro, pelo que apresenta. Cobra por um 1.6 o mesmo que a Nissan cobra pelo Sentra (2.0) ou pelo Tiida (1.8) e o acabamento do focus é um pouco inferior ao C4 e aos carros da Nissan. o mesmo erro a Ford repete com o New fiesta Hatch

              • pablo

                Tiida e Sentra tem plásticos duros e nenhum cromado nos instrumentos. Dizem que não apresentam ruídos com o tempo ao menos. Aliás:

                o acabamento do focus é um pouco inferior ao C4 e aos carros da Nissan
                O C4 tem acabamento muito superior aos carros da Nissan. Eu acho +/- no nível do Focus, talvez os mostradores digitais e o tecidos dos bancos do C4 sejam melhores.

                Quanto ao preço, primeiro os Nissan são considerados feios (o que eu não acho), por isso o preço menor. Depois tem questões como a suspenção mais simples e a ausencia de painel emborrachado.

            • nightwishjp

              acho o acabamento do c4 ótimo… mas vc acha o do focus melhor do que o do corolla?

              • pablo

                O painel do corolla não tem o acabamento emborrachado como o do Focus. As partes pintadas de prata da porta do corolla (em madeira no altis) desbotam com uma facilidade maior do que deveria. Realmente eu não vejo aonde o acabamento do Focus é tão ruim quanto falam aqui.

                • nightwishjp

                  Pois tirando as partes pintadas de prata, na parte de cima do corolla é todo souft-touch, não é um acabamento primoroso, mas é muitoo correto. E se desbotam com facilidade? nunca vi UM corolla desbotado…

                  • pablo

                    Eu vi 2 2009 desbotados próximos aos botões dos vidros, lado do motorista. Pode ser que os donos não cuidavam dos carros, mas 2 com apenas 2 anos de uso… fiquei com má impressão. Ao menos este tipo de coisa não vi nos Civic, Sentra e Focus atual (no antigo acontecia muito nas versões com interior cinza, era uma tinta emborrachada).

                    • Pedrosa

                      Pablo, também já vi a porta do motorista arranhada na parte pintada de prata. Mas só na do motorista, onde se usa bem mais os botões dos vidros. O braço esquerdo é o que se usa o relógio, aliança. Isso ajuda muito a detonar o acabamento. Mas ainda assim eu acho o acabamento melhor no Corolla do que no Focus. O painel do Focus risca com facilidade e o volante é muito áspero e fino. Quando estou dirigindo um, fico bastante incomodado, parece até uma lixa. O volante do Gol G5 tem até mais qualidade do que o do Focus, nesse sentido. Ainda sobre a porta do Corolla, outros carros usam materiais diferentes nessa região, que mesmo arranhando, não ficam descascados como o do Corolla, ficam apenas arranhados.No Gol G5 o acabamento é preto fosco, mas unhas grandes acabam descascando e deixando o material com um preto brilhoso, quando se precisa acionar o controle dos vidros. A parte de cima do painel do Corolla tem um material levemente macio.

                    • pablo

                      Realmente o volante ficou estranho, diferente do Focus 1 (e pelo que vi do 3) onde o volante é grosso e macio, oferecendo boa pegada. Pior do que o Focus só o Fusion (pelo menos o 2007) que apesar de forrado em couro é duro e fino. Como disse, considero o volante do mk1 muito bom. Outro carro que tem um volante bom é o Cruze.

    • Alex_JW

      Mais uma vez a Peugeot caga na cabeça dos seus clientes e do consumidor brasileiro.

      O caso não é tão grave como o 206,5 trazido como 207, mas trazer o 308 em final de carreira na Europa e com o sucessor já sendo testado por lá, igualmente é uma prova de q somos um dos últimos mercados em importância para a Peugeot.

      Não, obrigado.

    • BrunoMulsane

      Conjunto de suspensões e dirigibilidade. Não tem carro na categoria com tamanha qualidade como o focus. E duvido que esse 308 1.6 faz 10s de 0 a 100 com motor 1.6 e 1.300kg. O antigo demorava 14s pois tive um. Uma verdadeira tartaruga! Manutenção carissima, e componentes das suspensões e suspensões delicados. Motor barulhento fora do habitáculo. Enfim, não vale o que custa. Falta durabilidade aos carros da peugeot.

  • epaes

    Fui na Peugeot conferir o lançamento e a primeira vista não achei que faz jus ao preço, os concorrentes que estão vindo por aí parecem ser bem mais caprichados.

    • silvio_Brito

      Duvido que venha algum por este preço.
      Se bem que agora eles vao ter que se meXer. Espero alguma novida no focus 1.6 e no bravo, o resto …
      Xiiiii

      • Gustavo73

        Tb acho que por esse preço não vem não. Parece que o Novo Focus só virá o 2.0 e o I30 tb.

    • andre_0102

      Pós venda da Renault assusta…

  • ricpts

    Acho estranho vários concorrentes oferecerem volantes multifuncionais, com comandos de áudio e de controle de cruzeriro (até hatchs compactos já oferecem isso), e a Peugeot lançar o 308 sem seguir essa tendência. Desculpa, mas dá um aspecto pobre ao carro, por mais que o interior tenha um bom material.

    • spok

      É que a peugeot usa os comandos satelites para som e controle de cruzeiro. Realmente esses volantes sempre achei muito feio e estraga qualquer conjunto.

      • andreHHX

        Também acho melhor comandos satelites, que não incentivam o motorista que esquece o botão a ficar olhando para o lugar errado. Questão de segurança.

    • WorthWRT

      Ele tem sim, mas é na coluna ou como nosso amigo falou "comandos satelites". Logo atrás do volante, o que permite mexer apenas movimentando os dedos. Eu gosto pois é rápido e pra´tico.

      • ahotsuru

        eu prefiro comando satelite… nao precisa tirar a mao do volante… so utlizando os dedos…. quem ja usou os dois tipos acredito que prefere o satelite….

        • MM_

          Na verdade é indiferente. A vantagem do controle no volante é estética e vc identifica facilmente se esquecer aonde fica algum comando.

          O carro da minha esposa possui satélite e o meu é no volante. Em nenhum deles vc tira as mãos do volante. A diferença é que normalmente vc usa o dedo indicador no satélite e o polegar no volante.

  • Brazillian

    Apesar de ser bonito, tem um interior um pouco simples !

  • shdn2010

    Achei lindo o carro, mas não confio na marca, meu irmão ja teve peugeot, e foi só dor de cabeça com o carro. Estou vendo varios relatos da galera com o motor turbo, dando problemas na turbina. Parece que a marca faz pouco caso com os clientes.

  • MrWaideman

    Feio por feio, fico com o Tiida que tem cambio automático CVT + banco de couro + teto solar por 53k

    • Vitor_Augusto

      respeito sua opinião, mas nem dá pra comparar o 308 com o Tiida em design. E só uma correção: o câmbio do Tiida não é CVT, é um AT de 4 marchas.

    • Dragoniten

      Não é CVT, é AT 4 marchas.

    • silvio_Brito

      Tiida é diferente.
      308 alguns acham bonito outros nem tanto.
      Agora o Tiida é realmente feio, rsss

    • MM_

      Como já disseram, o Tiida não usa CVT e sim 4 marchas.

      Além disso, o Tiida não é exatamente um médio, mas um compacto comprido e alto. Isso acarreta um grande problema de estabilidade, que é muito ruim nesse Nissan.

      Temos ainda a questão do pós vendas, que por mais que critiquem na Peugeot, não chega a ser tão ruim quando a Nissan.

      Te falo tudo isso depois de ter comprado um Tiida 0km e ter ficado com o carro por 10 meses, devido aos problemas que relatei.

      • Vin_T

        Embora o Tiida compartilhe plataforma com Clio europeu, ele é, em qualquer lugar do mundo, considerado um autêntico hatch médio. Seja em motorização, dimensões, acabamento. Quanto a estabilidade, procurei na internet críticas nesse sentido e não encontrei, muito pelo contrário. A questão do pós venda sim, é verdade.
        Tenho um Nissan Tiida, é um senhor carro, embora não seja perfeito. Alguns detalhes nele me incomodam, como a falta de bluetooth, do marcador de temperatura, etc. Mas, em relação ao que vc citou, nunca se manifestou comigo, tampouco vi relatos semelhantes. Abraços!

        • MM_

          Desculpa cara, não estou falando que o Tiida é um carro ruim (exceto o q eu tive, que veio bichado), mas ele está muito mais pra Polo e Punto do que pra Focus e i30.

          Só de ver o site internacional da Nissan, já dá pra ter uma base quem a própria Nissan considera seus principais concorrentes
          <img src="http://img405.imageshack.us/img405/6749/capturarva.jpg"&gt;

          Sobre a falta de estabilidade, realmente vc não vai encontrar nada, pois não é um "defeito" e sim uma característica devido a configuração do carro. O PT Cruiser sofre desse mesmo mal. Em altas velocidades ele também balança muito com o vento, além da carroceria rolar demais em curvas.

    • Tietz

      Bem que o novo Tiida podia aparecer por aqui até 2013, né?!

  • birchip

    Peugeot 308 está atrasado cinco anos?
    O que dizer então do concorrente Golf da Volkswagen ? Ainda estamos na 4ª geração – foi lançado em 1998 !!!
    <img src="http://img10.imageshack.us/img10/2451/golfjurassico.png"&gt;

    • dncmotors

      Esse é o GT.

    • fip_mengo

      quando fizerem uma avaliação de tecnologia, o golf toma nota 3 ;)

      • Gustavo73

        Se for o cambio automático não. Tiptronic de 6 velocidades…

        • pablo

          Sim, as alemãs tem essa característica: excelentes cambios. Mas no caso do Golf, fora o cambio…

    • Leandro1978

      Não tiro sua razão, mas a Peugeot está trazendo um carro em final de vida. A GM, a Ford e a Hyundai vão trazer modelos bem mais recentes. Além disso, a VW deverá lançar o Golf VII aqui em 2013. A se confirmar todos estes lançamentos, a Peugeot ficará com um produto novo, porém defasado diante de concorrentes mais novos.

      • silvio_Brito

        A velha lenda do golf!

        • sergiopsy

          Lenda urbana Brasil.

          • Leandro1978

            Assim como Optima, Rio, Megane Hatch…

      • PKuster

        Golf VII no Brasil em 2013 ? É mais fácil o mar secar …

        • sergiopsy

          Golf VII deve vir sim… via importação pelo mexico ou argentina.

          • pablo

            O V e o VI também deveriam ter vindo. O Golf só acredito quando estiver nas lojas. Vai que cancelam na última hora?

    • Jr_Jr

      Na verdade a quarta geração é o sapão, chamar esse aborto, digo Golf de quarta geração é ofender o verdadeiro.
      Apesar disso, é um bom carro, mas pede à anos uma renovação, e esperamos para 2013. Mas um fato é certo, apesar da defasagem, tem o melhor câmbio automático do Brasil em seu segmento, o Tiptronic de 6 marchas, que em se falando em automático é o melhor, evidente que depois dos de dupla embreagem.

    • RafaelPimenta

      mas nos EUA ate 2002 era o nosso modelo anterior do golf.

      • pablo

        Era… passou.

      • AllekCorreia

        Tipo…. 10 anos atrás? 10 (Dez) anos atrás…

    • http://conhecimentoearte.wordpress.com luanpb

      ahahhaha rir para não chorar!!

    • anderson_sp

      Este "senhor" já era pra ter dado entrada no INSS faz tempo, alías não só ele como a linha inteira da VW BR salvo a Amarok.

  • itsneverlupus

    o que que está vindo pra competir nesse segmento???

    cruze hatch? novo i30? que mais??
    to bem por fora…

    • Gustavo73

      Novo Focus. O Golf vem mesmo. A VW demorou tanto pra lançar a Verção VI que acabou tendo que esperar a VII. Mas vem Pq a competição está aumentando aonde ela é mais forte no compactos…

      • pablo

        Compactos? Golf é médio.

        • Gustavo73

          Sim exatamente os compactos como o Gol aonde a VW é lider terão uma concorrência maior. Por isso a VW tera que investir tb nos outros segmentos como os Dos hacths médios senão terá problemas para manter a vice liderança no mercado nacional

          • pablo

            Entendo.

  • Rodrigo

    Não gostei do carro.

    Já começo a minha má vontade para com ele pelo atraso. Depois… não está barato como se pensa. O que é aqueles quadrados cromados no para-choques traseiro?
    Tem certeza que não esqueceram uns sacos de cimento no porta-malas quando foram pesar ele?

    • Edson Roberto

      Aquilo? É o que todo brasileiro xuneiro adora!!! É para simular saidas como se ele fosse um modelo esportivo e tivesse aquilo como medida para estabilidade….

    • silvio_Brito

      Acho que voce tem razao quanto ao atraso, quanto ao preço – Basta olhar a lista de equipamentos e comparar (obs compare com os lançamentos que virão, pois estes ja estao "velhos") dai vc verá que o preço é bastante interessante. Não é bom pq somos condenados a pagar mais e Ponto!
      O design é mesmo subjetivo.

    • AutoIng

      O Golf vai chegar 15 anos atrasado e mesmo assim duvido que alguém vá dizer que "não compro porque veio atrasado". Pra mim as pessoas estão sempre à procura de motivos para não comprar um carro francês, seja um detalhezinho no pára-choques ou outra besteira qualquer.

      • Jr_Jr

        Mas quanto ao Golf a questão é outra, são dois tipo de atraso. No Golf nós paramos na 4° geração (esqueça o 4,5°), e quando vier provavelmente será a 7°, que estará equivalente a geração da Europa, ou seja, demora para chegar a nova geração, deixando passar a 5° e 6°, mas chega junto aqui e lá. Já o 308 chega com atraso em relação a Europa, pois lá a versão esta no final de sua vida, tanto é que tem sucessor em testes (301), ou seja, lá existem desde 2007 e aqui chegou em 2012, aqui começa sua vida e lá não dura mais um ano, enquanto o Golf começa sua 7° geração lá e cá.

        • rafthehay

          Só pra ficar num exemplo local, tal fenômeno aconteceu com o Focus, pulamos do Focus 1 fase 2, que foi vendido até 2008 ou algo assim, direto para o Focus 2 fase 2, pulando aquele Focus que parecia um Mondeo.

      • Diego Casagrande

        A maldita santa ignorância.

      • Rodrigo

        O Golf não saberemos se virá atrasado ou não. O que nos dizem é que o Golf 7 estará atualizado com a Europa.
        Quanto a carro francês, não concordo pois vende muito bem.

  • Pedro_Lourenco

    Olhando de frente parece muito o Fluence.

    • Tietz

      Nas duas primeiras fotos, os faróis lembram um pouco o Fluence, sim.

  • RomuloMadruga

    1.6 mais potente do brasil? Mas o carro não é argentino? E o 1.6 16v da Hyundai/Kia?

    • Movido a Capim

      Veloster?!

    • Fla3D

      Devem considerar entre os modelos fabricados no brasil ou dentro do acordo do mercosul e Mexico… e só os aspirados… :P

    • silvio_Brito

      Quer dizer a venda no Brasil, acho que estes nao tem 122 cv.

    • WorthWRT

      Por ser fabricado no mercosul não é considerado um importado como o koreano.

    • Jr_Jr

      Mais potente no Braisl no segmento, ou seja, é correta a informação, faltou português ai e não coerência na informação, pra variar.
      O Veloster não entra no segmento, e mesmo que entrasse, não tem os anunciados 128cv e sim 120cv, medidos em dinamômetro pela Fullpower, então a infomação esta correta.
      Já o Kia não entra pelo que falei na primeira frase!

  • isaacfederal

    Simplesmente nunca consegui achar graça nenhuma nos carros da PEUGEOT. E continuo não achando

  • John_poison

    Pra mim é de longe o melhor, não só nas dimensões, motorização, itens de série e preço, mas especialmente onde o brasileiro tem como detalhe mais importante: DESIGN

    ele é lindo, anos luz à frente de i30, Golf e Cruze, absolutamente refinado, padrão europa né, se nós tivessemos por aqui o Astra, este faria frente a ele, mas ficando com o refulgo da GM, não tem nem comparaçãoO

    308 vai almoçar Golf e jantar Cruze

    • Edson Roberto

      John, a que pese o Cruze ter um bom motor 1.8 desde a primeira versão e ser completo (até mais) que o 308.

      Quanto as dimensões e design, eu realmente acho o 308 muito mais bonito. E pensar que o 308 assim como o 408 precisavam apenas de um cambio automatico de 6 velocidades para ser tudo que espero. Pena viu.

      • John_poison

        hj eu acho o mais legal o Allure 2.0 manual, q tem mortorzão, intens de série, preço e cambio regular

        concordo, quando sair o 6 marchas, daí sim será 100%

        • MM_

          O Allure continua com simples AB2 e sem ESP. O carro vai micar e a PUG vai abaixar o preço.

          • Gustavo73

            Claro que poderia ter mais. Mas seus concorentes tb só tem isso. Qual o Hacth médio que tem mais de 2 Air-bags na versão intermediaria…

            • MM_

              Esse é o problema, Gustavo. O 308 é o primeiro carro de uma nova safra de hatches médios. Hoje, todos tem cambio de 4 marchas e 2 airbags. Só que já está chegando Cruze e i30. Depois tem Focus.

              Se a GM usar a mesma receita do Sedan, Cruze básico (que deverá custar o mesmo que o 308 intermediário) já vem com 4 airbags e ESP. E os outros devem seguir esse mesmo caminho. Dessa maneira, o 308 já nasce ultrapassado. Ele tem os mesmos atrativos de seus concorrentes que estão prestes a mudar, ou seja, daqui a 6 meses, vai ficar pra trás novamente.

              A Peugeot já cometeu um erro enorme com o 408 e está cometendo novamente com o 308. Eles deveriam lançar 1.6 16V básico, que tem preço bem atrativo, custando R$ 54k, depois 1.6 THP manual e auto 6M com 4ab+ESP, custando R$ 59k-62ke depois 1.6 THP com 6ab e itens tecnologicos (gps, xenon direcional, etc) por R$ 69k.. Estaria na média do segmento e teria itens atrativos, principalmente de segurança, além do powertrain.

              • victorcvs

                O primeiro carro de uma nova safra de médio foi o Bravo, não?

              • Gustavo73

                Entendo o seu ponto de vista. Mas duvido que o Cruze venha custando 60k. Simples o Sedan parte de 67 e nada justificaria essa diferença. acho que vem na melhor das hipóteses por uns 64/65k com os mesmos aquipamentos. Já li em algum blog que o Cruze virá na versão realmente básica que não existe ainda no sedan a LS com rodas 16' e provavelmente só com 2 air-bags e sem ar dual zone (melhor que simplesmente digital). Levando em consideração tb acho dificil que o novo I30 venha mais equipado que esse, pelo menos nas versoes de entrada, vide seu Irmão sedan o Elantra que ainda tem freio trzeiro a tambor por 80k. Claro que acho que modelos de 60K deveriam ter pelomenos 4 air-bags e ESP. Mas tb acho que por enquanto não será assim, quem sabe quando a concorrencia aumentar. O novo Focus mesmo que mantenha os preços do atual será tb mais caro. Realmente é um absurdo trazer um carro com cambio de 4 marchas automático e ai O Jurrássico Golf tem o Tiptronic de 6 marchas o melhor câmbio na minha opinião, sem contar os de dupla enbreagem claro. Esse erro a Peugeot podia ter evitado. Mas no geral acho que ela acertou. Se vc for no site dela verá que o 308 veio pelos mesmos preços do 307 na tabela. E Isso por si só é um avanço. Ou vc acha que a CAOA vai vender o novo I30 pelos mesmos 57k do atual. Com relação a motorização concordo. mas ela deve ter pensado que muinta gente quer um flex(não falo se é bom ou não) e não gosta de motor turbo.

                • MM_

                  Não acho que o Cruze venha custando 60k. Aposto no LT (4ab+ESP) por cerca de 65k. Um Peugeot pelo mesmo preço não vende, portanto no meu ponto de vista deveria ser 3-5k mais barato, para a mesma configuração.

              • Alec_T

                Caramba!! Essa sua versao intermediária de 60k é tudo que eu gostaria de ver num 308! Entraria facilmente no meu cartel de possível compra.

              • xam72

                eu corto meu saco se o THP completo AT custar só 69k

    • hyundaielantra

      Infelizmente a realidade não é essa. Aposta que o 308 não passa de 800 unidades?

      • John_poison

        com certeza néé, de começo, efeito novidade, mais todo mundo q tinha 307 trocando pelo 308, vai ter bons resultados, mas daqui uns 6 meses não vai passar de 800 unidades MESMO!

        sendo assim, faço valer aposta nãoO!___haha

    • silvio_Brito

      Noa é bem assim.
      O golf ja era mesmo.
      Agora o cruze tem o respaudo da gm coisa que o 308 nao tem, e não da pra dizer q ele da pau assim no i30 – mesmo o atual.

  • dncmotors

    Compro certo.

    Compro carro para meu uso.

  • willyaugusto

    0 a 100 em 10,2s é o desempenho do 2.0 manual, certo?
    Se esse 1.6 faz esse tempo aí ta bom demais! Melhor que todos os outros…

  • http://blogdosamueldiniz.blogspot.com samueldc

    Antes tarde do que mais tarde. Mas a Peugeot continua pagando mico na hora da manutenção. Falta de padronização das peças é um dos maiores problemas. O fato de o modelo não estar alinhado com o resto do mundo só agrava esse problema. Conclusão: Chega atrasado, já perdeu o bonde e ainda apresenta um modelo com o motor antigo :(

    • incondicional

      Motor novo deve ser o do JETTA 2.0.

  • vitimsl

    Sou mais um Focus 2.0 completao ja com pintura metalica por 57 mil… Só achei o acabamento desse carro melhor que o Focus… Tecnicamente falando, acho o Focus 2.0 superior… Principalmente falando em suspensao… Mas o carro é bacana, e bem bonito tb…

    • Gustavo73

      Só que esse preço só está assim pq essa verção sai de linha este ano…Pois de tabela com ar digital sai por 63…

  • Movido a Capim

    Particularmente gostei do design, mesmo sendo um projeto atrasado, para nosso mercado (nem lembre a concorrência) vai ser um banho de água fria nas "queridinhas"! Acorda VW!!!

  • JulienAvril

    focus? bravo? Golf? …..o que mais se aproxima do 308 é o C4, que é pratimente o mesmo carro..
    mas mesmo assim não é tão equipado…

    volto a repetir, 308 é o melhor carro entre os médios..
    so falta ver o cruze, mas acho dificil ….

    vou só esperar o THP no segundo semestre, provavelmente sera meu prox carro !!!
    ainda mais se vier ao mesmo preço do feline, como aconteceu no 408 !!

    • silvio_Brito

      Este é o erro pq ja nao trouxeram o thp?
      Esta estrategia furada, quem comprar o feline sai no preju depois. Deveriam ter trazido logo o THP com conjunto motor e cambio do 408. Coisa linda!
      Nao entendo a deste cambio AT. Pq nao atualizam logo isso!

    • hyundaielantra

      Não entendi esse tão equipado! A versão de entrada, todos os concorrentes tem tudo, exceto o Focus. Na versão top o Bravo é tão equipado quanto, pois senão tem led, na versão T-Jet é xenon. Fora que o 308 usa suspensão com eixo de torção, tanto é que algumas revistas reclamaram do acerto duro, assim como acontece com o 408. Já Focus e i30 são muito bem equipados e possui suspensão multi-link. O câmbio do 308 em breve vai ficar mais ultrapassado ainda, quando chegar o Cruze 6 marchas, i30 6 marchas e Focus 6 marchas. A Peugeot brinca com o consumidor no pós-venda, digo isso pois tive recentemente um 207. Respeito a sua opinião ,pois gosto é individual, mas na minha essa 308 só vai figurar no segmento, assim como seu irmão 408.

      • JulienAvril

        Respeito sua opinião igualmente…
        e esclarecendo a parte do tão equipado.. travando os preços em 54mil (tabela), o 308 é o mais completo…

        falar que vem i30 e focus com 6 marchas, podemos também considerar que chegará no segundo semestre o 308 THP… com 6 marchas também…

        ja tive diversos carros da PSA, como de outras marcas..
        desde que comecei a comprar carros deles, não comprei de outra marca…
        não por ser um defensor da marca como existem por ai…
        simplismente porque julguei como melhores compras na situação….

        hoje estou prestes a comprar meu prox carro, provavelmente um hatch médio…
        como o 408 THP veio com o mesmo preço do 2.0 AT TOP…
        acredito que o 308 THP venha com o preço do 2.0 AT TOP…
        ou seja, 70mil pratas… analisando apenas os itens… acho a melhor compra do mercado..
        basta fazer o test drive e ver se minha opinião nao muda com a dinamica do carro…
        como disse acima, acho o mesmo do 308 de entrada…

        abs,

        • hyundaielantra

          Sabe porque eu falei, é que o Bravo tem tudo que o Peugeot tem e motor 1.8, custa 52.000, o Peugeot em breve deve sair nesse preço tbm, aí entra o motor maior e rede de ccs maior e mais preparada. Eu entendo que seja um carro bem equipado e com um preço atraente, porém já tive um 207 e vi que os atrativos se acabam, assim que vc vai na revenda concertá-lo pela primeira vez. O meu problemas não foi com o carro, mas com a marca. Nas versões tops o câmbio 4 marchas mal escalonado acaba com qualquer espectativa, tanto é que o 408 apesar de ter a maior potencia do segmente 151 cavalos, ficou para trás de diversos carros segmento. Outra coisa que a Peugeot poderia melhorar é o peso, assim como a Fiat com o Bravo, 1.300 kg para um hatch médio acaba com possibilidade de um motor pequeno como 1.6. O Civic é seda e pesa menos de 1.280kg! Abç.

          • JulienAvril

            a propria noticia acima diz que o preço da inicial é menor que a do bravo !
            entrei no site da fiat e confirmei: inicial do bravo é 57mil ….
            o TOP de linha T-JET, sai dos 68mil, teoricamente seria menor que os 70mil do 308THP…
            porem se equiparmos o T-JET com teto solar, navegador, 6 airbags, bancos em couro, rebatimento dos retrovisores.. o preço do Bravo passa dos 76mil… e todos acima são itens de série no Peugeot…
            a questão dos equipamentos, vou dar uma comparada entre o Peugeot e o Fiat…
            outra coisa que não gostei no bravo é o acabamento interno..

            concordo que os 122cv para o 308 é pouco, como acho que os 132cv do bravo tbm é pouco..
            os 151cv seriam ideais, mas o cambio acaba com tudo..
            por isso que vou aguardar os 165cv do THP com seu cambio AT 6M …

        • MM_

          Aí vai de caso a caso mesmo.

          Eu tinha um PSA (C4 2.0 auto). Na época que comprei, fiquei em dúvida entre ele, Focus e i30. Fiquei pouco mais de 2 anos com o carro e saí a procura de um Sedan médio no final do ano passado. Só que aí nem passei perto da PSA.

          Pallas e 408 com cambio 4 marchas eram desanimadores, ou seja, por mais que goste da PSA, naquele momento a marca não tinha nenhum carro que me atendesse. Na verdade hoje também não, pq estava procurando algo até uns 70k e como a Peugeot lançou o THP/6M somente para o top de linha do 408, ficou fora do que eu estava atrás. Nunca tive carros da GM e depois de pesar muito Fluence Dynamique e Cruze, optei pelo segundo.

          Dessa maneira, o carro tem que ser analisado e não a marca. O 308 de entrada tem um preço atrativo. Por 54k acho difícil comprar carro melhor do que ele, se vc estiver procurando um hatch. O Allure já não acho atraente. Por 64k vc leva um cambio de 4 marchas e um carro com AB2. Se considerarmos o que deve vir aí com Cruze, novo i30 e novo Focus, teremos opções bem melhores que o Pug.

          • JulienAvril

            foi o que disse… a melhor compra do PUG é a versão de entrada…
            e também sera a THP se vier a 70mil…

            ja versões com o cambio AT eu descarto.. esse cambio de 4M não vale a pena MESMO…
            com esse cambio o preço devia cair, e não subir … hahaha

        • Gustavo73

          Concordo. O Bravo é lindo. Mas seu motor não é lá essas coisas.

  • canino_preto

    Essas saídas de escapamento "fake" são muito brega xuning. Tem como tirar sem alterar o parachoque? Esse é o design onde mais é menos!!!

  • XEi2009

    Não curti muito essa traseira…

  • CanalhaRS

    Parece que finalmente a Peugeot tem um produto para incomodar a concorrência.
    Espero que esta batalha traga preço ainda mais baixos.

  • Tiago_Beneditto

    Chegou atrasado, mas valeu a pena a espera, carro nota dez, belo desing, quando chegar a versão Turbo com
    165 cv , teremos um esportivo de verdade, para concorrer com o Bravo Turbo. Quando a VW vai lançar o novo Golf será
    que a montadora ainda não percebeu que o brasileiro, já está deixando de ser palhaço, o consumidor tem que parar
    de comprar Golf Juraisco a preço de Ouro, assim a VW toma vergonha na cara.

    • fschulz84

      O grande problema é que continuam comprando o Golfssauro… Mesmo caro, manco e defasado, ainda vende mais de 1000 por mês…

      Aqui no Brasil se a VW e a GM peidarem, tem pelo menos uns 10 milhões correndo atrás pra cheirar…

  • Alec_T

    Cambio manual de 6 marchas no Allure 2.0 cairia bem. Mas aí enterraria de vez esse AT 4 tempos.

  • kikofar

    Adorei as fotos… me levam de volta à minha faculdade, que cursei lá em Ouro Preto (cidade das fotos). rsrsrsrs A quinta foto é na frente da minha querida Escola (atualmente é um museu).

  • hyundaielantra

    Carro Peugeot: bonito, bem equipado, bem acabado. Mas com o tempo parece escola de samba, pós-venda deixa muito a desejar, o carro vende pouco e vira mico, pinba, descontos e seus usado vai valer cada vez menos. Tudo bem que carro para alguns pode não ser investimento, mas e na hora de trocar de carro? Vai ter dinheiro para bancar a diferença toda? I30 e Focus 2009 são encontrados por 43 a 46.000 na versão de entrada, 307 2009 36.000 a 38.000, garanto que quem tem o segundo vai ter que pegar um carro bem mais barato do que os primeiros. O pior que a Pug nem liga para os que os consumidores que passam perrengue, só querem vender. Obs: tive um 207

    • MM_

      Opa, isso pode até acontecer com algum modelo, mas não foi o que ocorreu comigo quando troquei meu C4 (2.0 auto), em Dezembro/2011. Sei que não é Peugeot, mas a Citroen sofre "do mesmo mal", rs.

      Paguei no carro 59k em 2009, que era basicamente o que custava o i30 e o Focus GLX, que ainda era mono. Optei pelo C4 e agora em Dezembro, quando dei na troca pelo Cruze, a CCS me pagou 42k, ou seja, uma desvalorização de 25% – e ainda temos que considerar que se tivesse vendido para algum particular, essa desvalorização seria menor.

      Por outro lado, concordo com a questão de ruídos internos, tendo em vista que era a coisa que menos gostava no meu C4. Além disso o 307 que minha esposa teve, sofria com o mesmo problema.

      Resumindo, acho o 308 um belo carro, mas não tem força de marca para encarar Ford, GM, etc. Não tem força também para encarar as Coreanas. E isso não é uma questão de preconceito, mas a fama que a marca conquistou, muitas vezes justificada.

      Tome como exemplo as Japonesas: pq Honda e Toyota vendem tanto(e caríssimo), Nissan sempre vendeu pouco e Subaru praticamente não existe? Todo mundo sabe a resposta…

      • Gustavo73

        No caso da Subaru é pq tb é CAOA. A Caoa nunca deu importancia para a Subaru…

    • bedotRJ

      Mas o 307 já estava custando em 2009 o que custa hoje, isto é, bem abaixo de R$ 50mil. Logo a desvalorização nominal é absolutamente idêntica às de Focus e I30, se não for menor.

      Quem comprou 307 vai gastar um pouco mais prá trocá-lo por um 308. Em compensação, gastou menos na hora da compra do 0km. Acaba ficando elas por elas (estou desconsiderando o retorno financeiro da diferença economizada na compra, suficiente, talvez, prá bancar um ano de seguro).

  • brunoxeca

    eu faço umas horas extras e vou de mini cooper, volvo, impreza!

  • Adriano_Silva

    Gosto muito do Bravo mas por esse preço, equipamentos e etc o 308 leva a melhor.

  • AndersonDak

    qual é a versão desse carro das imagens?

    • Gustavo73

      A Feline. Top de linha. Só ela tem os Leds…

  • cougar1001

    Gostei e poderia ter um, mas não gosto de carros médios 1,6 e o 2,0 é muito caro. Então, bye bye…

  • zemarreta

    Fiquei decepcionado. Quando vi a chamada, achei que seria testada a versão 1.6 THP!

    • Gustavo73

      Essa versão não existe no nosso mercado ainda…

  • AutoIng

    Cabeça do consumidor brasileiro:
    "Bravo… Chegou atrasado, um absurdo! Não quero nem ver!"
    "308… Chegou atrasado, que falta de consideração! Passo reto!
    "Novo Golf… VW sempre na frente, isso que é marca!! Vou correndo encomendar o meu!!"

    • kikofar

      Quanto às 2 primeiras afirmativas, é a mais pura verdade. Tem horas que isso aqui parece o muro das lamentações. Agora… quanto à terceira, pode até ser, intuitivamente, mas aqui no NA é difícil hein!!!!

  • AndredeAzambuja

    É impressão minha ou a alavanca de câmbio é gigantesca?

    • Adriano_Silva

      Verdade, bem ao estio C4 Pallas rsrsrsr.

      • canino_preto

        Descomunal. Deve ser para compensar a pequena eficiência do câmbio, que sendo automático, pelo menos, não obriga o seu constante manuseio pelo motorista. Ficar pegando nisso o tempo todo, eu hein….

  • Rud

    Gosto muito do 307, esse 308 não gostei da trazeira, mas o que mais me incomada é a linha de cintura, muito baixa para os dias atuais, assim como do 408.

    MAs prefiro uma linha de cintura baixa dos dessa do que as autas de um Cobalt

  • mmuniz75

    Faltou só um cambio automatico mais atual , o ideal seria um CVT ou automatizado de 2 embreagens, mas aquele de 6 marchas do 3008 já seria uma boa.

  • aneypassos

    como feliz proprietario de um 3008…so falta o thp e alguns itens ja existentes no 408 como o xenon e tem grande chance de embelezar minha garagem….

  • Felix_S

    Acho o lançamento válido ainda, embora meio tarde… Ainda é bonito, mas creio que se a linha de cintura fosse mais alta o carro pareceria mais moderno, mas é questão de gosto. No final das contas ainda vai ser coadjuvante no mercado.

  • marcelofalves

    só quero ver dois detalhes que me deixam com um pé atras quanto a peugeot, primeiro o seguro, quero ver o valor da brincadeira, pq seguradora adora cobrar brincando 5 mil de seguro num peugeot, e a questão manutenção, isso que me deixa com um pé atras, tirando isso é um belo carro, bem equipado com um preço bom comparado a um golf g4 …

  • new_eric87

    Na primeira foto ele lembra o Fluence… e concordo com algumas pessoas a frente bonita como sempre mas a traseira parace não """conversar""" com as outras linhas do carro

  • João Eduardo Galli

    Essa traseira…. tomara que seja mais bonita ao vivo.

  • Roms

    Lá estão os 75 pontos. rs

  • xps1530

    4AT,,PEUGEOT VAI LASCA

  • PedroGeraldes

    A Peugeot da bons descontos! Por exemplo, no site oficial já tem promoção de pré-venda: GPS grátis no Feline e Teto Cielo no 2.0 Allure tanto manual quanto automático!

    60 mil num 2.0 manual de 150cv com teto panorâmico acho um bom negócio!

  • Brunolpi

    Bom dia a todos! Sinceramente eu nunca compraria esse carro pelo simples motivo de já estar sendo atualizado na Europa! Já que somos o 4° mercado do mundo e estamos na frente de vários países Europeus ou de todos eles devemos e podemos exigir um produto atualizado, com um melhor preço e com uma boa assistência técnica. Então, no que depender de mim essa tranqueira vai encalhar nas lojas!!!!

    • CanalhaRS

      E você está coberto de razão, amigo.
      Falou tudo. Brasileiro anda com carro desatualizado porque quer.

    • André Luiz

      Então compre o Golf. O Golf está atualizado. :D

      • Brunolpi

        Golf? Sinceramente, não obrigado!

    • Alex_JW

      Perfeito, Bruno.

      Agora q o 308 tá pra mudar por lá é q eles mandam o modelo pra cá?

      Somos refugo do refugo pros franceses.

      • Tripa-Seca

        Está para mudar? Estão em fase de testes com mulas e o pessoal acha que já está para mudar!!

        • Alex_JW

          Ué, se já tem mula rodando, a mudança pode não ser iminente, mas está a caminho. Ou então a Peugeot tá gastando dinheiro a toa com os testes.

          Fora a o 308 atual já tem 5 anos de estrada e ano q vem vai a 6.
          http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2012/01

  • epaes

    Depois falam que é melhor que o Cruze… um projeto antigo, com um câmbio terrível. Não tem comparação.

  • Alex_JW

    Mais uma vez a Peugeot caga na cabeça dos seus clientes e do consumidor brasileiro.

    O caso não é tão grave como o 206,5 trazido como 207, mas trazer o 308 em final de carreira na Europa e com o sucessor já sendo testado por lá, igualmente é uma prova de q somos um dos últimos mercados em importância para a Peugeot.

    Não, obrigado.

    • vini123456

      Concordo plenamente contigo e olha outra coisa que achei 1 M$%#@ é esse teto solar enorme que simplesmente NÃO ABRE!!! Então do que adianta tê-lo? Ainda mais num país quente como o nosso…kkkk…é de rir mesmo viu…não sei se tem alguma versão que abra, mas desse jeito achei algo bem inútil.
      Eu esperaria outros da nova safra de médio ou caso precisasse comprar agora ficaria com Bravo ou Focus, ao meu ver os melhores a venda no Brasil entre os médios.

      • dougkmt

        Não faço questão nenhuma do teto solar. Mas vi como funciona ontem e conclui que prefiro este modelo, que não abre. Aqui em SP faz muito calor mesmo de noite e ar de condicionado é uma coisa que não abro mão. Imagino que se eu tivesse um carro com teto solar com abertura, não iria utilizá-lo quase nunca!

        • kitesurfista

          concordo! nunca abro a janelinha de teto do meu i30… prefiro um solário como este

      • kitesurfista

        O teto solar é fantastio! entrei nele e vou comprar um pelo teto, nao abre simplesmente porque ninguém abre mesmo!
        a maioria usa ar condicionado, e os que tem teto querem abrir ele pra mostrar que tem aquelas minimas janelinhas ridiculas como no meu i30 que nem posso chamar de teto solar e sim "janela de teto" mais parece um alçapão.
        quando entrei no 308 como no 3008, percebi o motivo de não abrir na hora:
        VANTAGENS:
        -maior área de todos no segmento – vai até o puta-merda
        -sem barras transversais como no bravo (que são duas janelas de teto) sensação de conversivel
        - Não rebaixa a altura interna do teto do carro
        - maior luminosidade
        -tratado acusticamente
        -tem cortina elétrica
        DESVANTAGEM:
        -não abre!

    • Brunolpi

      Concordo plenamente Alex. Devemos passar a agir como consumidores e assim teremos o respeito e a importância que merecemos.

    • O_Corsario

      E tem outra coisa complicada tbm… Os pacotes estão muito mal-distribuídos, as versões 1,6 só oferecem 2 ABs… Até carro de entrada já oferece mais, ainda que como opcional…

      • Alex_JW

        Lembrou mto bem, Corsário.

        • dougkmt

          Alex. Vejo seus elogios com os modelos, mas muitas críticas com o pós-venda da Peugeot. Vc já relatou algum dos problemas em posts anteriores? Links? Blogs? Matérias? Poderia disseminar a informação?

          Curti muito esse 308!

          • Alex_JW

            Brother dougkmt,

            Tivemos alguns carros franceses em nossa família: 206 Soleil, 206 Tecno, 206 Feline, Xsara Break e 2 Xsara Picasso…. experiência de carros franceses nós temos, modéstia a parte.. hehe…

            Já registrei alguns "causos" aqui em meus posts, bem como comuniquei na devida época äs Gerências de CCS's,, fábricas e até carta pras montadoras eu mandei. Fiz o que pude.

            Na Peugeot, exceção feita à CCS Metz (Petrópolis, RJ), vez que eu tinha contato particular (poderia dizer amigo) do dono e seu filho, nas outras eu só tive aborrecimentos. Coisas como ñ fazer a revisão, deixar o carro mofando num canto, e mesmo assim cobrar por ela, até deixar o carro para ver um barulho na suspensão e recebê-lo amassado e com uma borrifada de tinta de cor diversa daquela original.

            Isso pra economizar MUITO o meu português, se eu fosse contar todos os casos eu precisaria de mais espaço. Lendo o teste da 4 rodas com 0 3008, vejo que o pós-venda das francesas continua uma piada. Quanto aos carros, sigo dizendo que são muito bons, bem acabados e bem equipados, mas o pós-venda os mata!!! Precisando de mais alguam info, estou à disposição do amigo!!!

            abçssss!!!!

            • dougkmt

              Valeu pelas informações!

              Pagar pelas revisões e não serem realizadas é um absurdo!! Mas não dá pra generalizar, imagino. Preciso de um relato de alguém que utilize as concessionárias de Sampa!! Haha!

              Mas pode deixar, se tiver dúvidas, vou recorrer aos que já tiveram modelos da marca! Abração

    • kitesurfista

      Não ache que a Peugeot que está a 20 anos no mercado cage na cabeça dos Brasileiros, e sim eles próprios e seu Governo.

      O Peugeot 308 está lindo e com um preço melhor que Ford / Hyundai e GM,

      Achei o carro sensacional, e depois com o motor turbo, quero ver carro melhor no seu custo/benefico

    • kitesurfista

      o que dizer da VW então? quero vender meu i30 e sera que compro um Golf ou um 308?

  • andrep7

    Sério que tem gente que realmente acha esse carro bonito?

  • maarcosb

    Gostei muito da relação custo benefício desse carro ! Bem acabado, cheio de perfumarias e anda bem ! Golf, C4 e tiida super defasados, resta o Focus que logo tambem deixará de ser atraente, o Bravo que tem um preço alto, e o i30 que logo irá mudar, assim como seu preço, vide o que a CAOA faz com seus lançamentos !

  • http://carplace.virgula.uol.com.br PauloRocker

    Esse carro pra mim é desde já o mais belo do segmento, vai fazer as outras marcas se mexerem pra trazerem algo de novidade para essa categoria…Mesmo que ele esteja em fim de carreira e defasado na Europa, tem tudo pra fazer sucesso no mercado brasileiro, resta saber se os preços divulgados seram realmente praticados nas revendas…

    • dougkmt

      Antes tarde do que nunca. Mas sempre melhor logo do que tarde.

  • oliveirajc

    As saídas de escapamento falsas mataram o carro. Parece coisa de carta-nova; aborrescente que fuça no carro do pai; ou estragadores de carros profissionais (vulgo tunning de estética).

    • O_Corsario

      Realmente, saídas de escapamento falsas são uma das coisas mais ridículas que existem.
      UM dos piores "vícios" do design automotivo.

    • kitesurfista

      bom, design e estilo é questão de gosto, eu pessoalmente e minha namorada adoramos as saidas de ar grandes e cromadas, dão a impressão do carro ser maior e bem esportivas, bem como o recorte preto do parachoque traseiro, ao vivo é bem mais harmoniico que em fotos, bom tinha que ver a cara das gatinhas que estavam olhando o carro, chama muita atenção mesmo, espero logo pegar o meu apesar do cambio 4M

      • dougkmt

        Acho que eles disseram que o que mata o carro é quando as saídas, ditas esportivas, são falsas e a verdadeira é camuflada pelo para-choque. Se fossem saídas bonitas, grandes, cromadas e verdadeiras, provavelmente, não seria um problema! Sacou?

  • http://conhecimentoearte.wordpress.com luanpb

    Demorou mais chegou!! carrinho bem legal

    Ainda sem concorrentes ao nível na minha opinião, é bom a Peugeot trabalhar bem em marketing agora para não chorar depois, pois logo logo teremos Sonic, novo I30 e novo Focus

    • pc12migv

      O problema é o preço e as condições de financiamento para todos. Muitas pessoas estão deixando de sonhar com a troca ou a compra do seu primeiro carro por conta de não poder se comprometer com as prestações. Digo aqueles que estão iniciando sua vida em cima de quatro rodas hoje e que não nasceram em "berço de ouro". Uma boa notícia para estas e também para os que estão querendo trocar o seu carro, é que está começando um sistema novo de compra de veículos no Rio de Janeiro que em breve estará em todo o Brasil, é o ic livre, nesse sistema os clientes participam de um tipo de jogo de envio de opções de volume a ser negociado todo m~es durante 2 anos. É muito interessante. Não paga para participar, basta ser cliente, comprar qualquer carro no sistema.

  • D7V5

    Também não gosto deste carro.
    Acho o pós vendas problemático.

  • leozin112

    Fui ontem ver um aqui la loja, branquinho, lindo, nem foi lanado ainda né, mas ja tava la. Éra o modelo completo, e me surpreendi com o carro, acabamento de primeira, bom espaço interno, e porta malas. O carro tem um aspecto bem esportivo a primeira vista, o unico porem é o cambio tip de 4 marchas… Espero que possa colocar um manual de 5 marchas no top. Mas concluindo um carro muito show, aa e o preço que o vendedor falou foi de 72 mil se não me falha a memoria.

  • kitesurfista

    Fui logo ver um na concessionária da minha cidade, tenho um 307 e estava aguardando por este lançamento há 2 anos ( a frente naquela época era a do 408 atual") Fui desconfiado ver este lançamento, visitei antes o i30, o Focus e o Cruze sedan (fis test drive em todos, ótimos carros). Mas bastou eu sentar no volante do 308 que notei a diferença no acabamento superior da peugeot, gostei muito do carro ( o teto panorâmico é fantastico! não abre,mas isto foi feito para aumentar ainda mais a sua área, nuca gostei de tetos solares pois sou alto e bato a cabeça no teto dos modelos que abrem pois, para permitir a abertura do teto é necessária calha e motor o que rebaixa o teto, isto não ocorre no 308 (1cm talvez) e também o teto é um vidro único dando a sensação de conversivel para os passageiros de tras ( sem as barras que aparecem no Bravo). Fiquei encantado com o GPS que mostra as informações do meu iphone. Bom, estou de olho no Feline que me ofereceram com GPS por 71.900. só espero vender meu 307 para pegar o 308 pois acredito que o i30 vai demorar, e com o teto vai passar de 85.000 bem como o Focus. Ah o pós venda da peugeot aqui no sul é bem bom, acho porque o 307 vendeu muito por aqui ( o espaço interno não tem comparação com outros hatches médios cabem minhas pranchas dentro do carro.

    • dougkmt

      Entrei em uma concessionária ontem pra ver o 308 e tenho mais elogios do que críticas. Pra não dizer que é perfeito, tem o AL4/AT8, espaço interno para os ocupantes de trás e impossibilidade de colocar AB6 nas versções básicas e intermediárias.

      Gostei bastante da qualidade das peças e desenho "moderno"! Aguardo o THP agora!! :D

  • RafaelPimenta

    70 mil a versao top? ainda prefiro o focus titanium manual q tambem é completo e tem mais potencia

    • Wel

      Cara focus 1.6 tem 116 cv e o 2.0 tem 148 cv, 308 é 1.6 122 cv e 2.0 151 cv.

  • Wel

    Golf um 2.0 de 120 cv? skaoksoakoskasoa Só rindo mesmo, interior péssimo
    Temos um 307 aqui em casa 2.0 tip, 151 cv no alcool, o bixo já anda, imagina um manual, creio que vão disponibilizar pro 308, as peças são caras mesmo, aqui é um 2010 e até hj nada alem de troca de correias e de óleo só um problema no compressor do AC que ficou em 1500 reais, mais o resto só alegria. É um puta carro que deixa pau a pau os concorrentes, meu amigo tem um i30 e te falo uma coisa, interior da peugeot da um pau legal nele. Gosto é gosto, iria de 308 sem pensar, ou por 70 k iria de fusion, aqui em londrina ta na faixa de 72 k, outra categoria e outro status.

  • JorginhoRJ

    Tô na dúvida em qual comprar, o 308 Allure 2.0 aut. ou o Focus GLX 2.0 aut… mas como nego fala mal da Peugeot, eu tô com medo, apesar de estar apaixonado pelo carro, fui na css, entrei no Feline e putz, que carro maravilhoso, queria saber dos ''mitos'' da peça cara, carro ruim de revenda, seguro carro, muitos problemas mecânicos/elétricos…se alguém tiver como tirar essa dúvida ae, agradeço! rs. Se o peugeot desvaloriza, o focus tbm vai desvalorizar, haja vista o novo modelo vindo no início de 2013.

    • dougkmt

      Quanto às peças não sei informar quais as vantagens/contras. O que vejo bastante aqui nos comentários é que o pós-venda da Peugeot deixa muito a desejar em relação às revisões nas concessionárias, exemplo do tipo que não realizam o serviço quando alegam que o fizeram (inclusive vide longa duração da quatro rodas com o 3008). Quanto à dirigibilidade vi um teste na BestCars do 1.6 FlexStart e os resultados foram bons! Dá uma procurada, cara!

      Eu com certeza farei test drive no 308 quando for trocar meu carro, mas esperaria até chegar o modelo THP pra ver como a Peugeot vai alterar a sua linha de versões, ainda mais que vc se interessou pelo Feline (mesmo motivo do 408 Griffe ter sido "substituído" pelo THP).

      Boa sorte! :D

  • JorginhoRJ

    Poo Doug, obrigado pela resposta, cara!! hehe… olha, decidi pegar o New Fiesta top de linha, branco, por 50k e esperar pelos novos Focus e I30, bem como os THP's da Peugeot… eu tinha que trocar meu Celtinha 04 só com AC… tava osso já! HUAHUhauHAUhUAH, mas agradeço de verdade pela dica!!! hehe

    • takoboni

      boa opção ,o 308 iria te quebrar as pernas por conta do seguro total,um absurdo!!!!!!!!!

  • dudupruvinelli

    espero que alguém chegue até aqui em baixo e possa responder uma dúvida que me deixa muito intrigado. POR QUE DIABOS TEM UM BURACO NO PAINEL?

    • Cristiano_RJ

      Redução de custos! Na Europa o som é double din, com dois andares. Aqui fazem este armengue.

  • guihounter

    uma coisa eu sei… mico total…. em bh só vi 3 até hj. 2 brancos e 1 preto…nem os de test drive estão rolando.. de tão novos q ue estão… auhauahuahuaha

  • takoboni

    o carro até é bonito mas andei com um 1.6 e é muito lerdo,por ser uma carro robusto e pesado.
    Mas o que realmente me fez ficar afastado do 308 é o valor do seguro total,se alguem esta pensando em comprar este carro faça uma cotação do seguro antes,vcês vão cair de costas simplismente inacreditável,se eu for falar o valor aqui vcês dirão :este cara tá louco,uma dica na companhia que eu cotei ficou mais de 3 vezes o valor do seguro total do Focus,por isso tô fora!!!!!!!!!!!!

  • takoboni

    Estou alertando o pessoal na questão do seguro total,pois na revenda eles não te informam sobre isso,aqui na minha cidade já vi uns 4 308,ou não fazem seguro total ou queimam dinheiro a toa mesmo!!!!!!!!

  • leandromrd

    O consumidor de automóveis brasileiro, é no mínimo ignorante.
    1) Conviveu com Gol até G4 com mesma plataforma do Gol G1 e não se importava.
    2) Ter produtos em defasagem com USA e Europa, não é culpa de nenhuma marca, mas do governo que você constituiu ao longo dos anos. Se já esteve fora do país, percebeu que TODOS os carros são superiores e custam MUITO MENOS.
    3) A culpa da defasagem novamente vai para teu governo, pois na vizinha Argentina, que os alienados apaixonados por futebol tanto criticam, está muita coisa na nossa frente. Lá existe esse, o 308 CC o 308 GTI de 200cv a MUITO TEMPO!!! Assim como diversos outros carros que estão para vir pra cá UM DIA ou chegaram como LANÇAMENTOS (óóóóóóó) e os coitadinhos hermanos, já tinham.
    4) O que você considera "defasado" está bastante a frente do carro que vc tem na garagem, se for do ano claro.
    5) você, brasileiro, também não sabe avaliar carro. Critérios como ergonomia, harmonia de design (observe a "comunicação do painel de porta e painel do seu carro), tuning de powertrain não são praticados para MOBILIDADE na maioria dos AUTOMÓVEIS que são nascidos aqui. Lembre-se que o veículo (massa móvel), deve diminuir os efeitos físicos que geram instabilidade, portanto carro mole de mais, alto etc, são prato cheio para vc capotar e morrer.
    6)Alguém sabe o que é EURO NCap? esses carros são 5 estrela…. seu Uno, Gol, Palio não são….
    7)a faixa de giros do motor existe para ser explorada. Se para ter performance deve-se utiliza-lo acima de 4000 rpm, assim deve ser feito. Isso não "estraga" motor, foi concebido assim. O motor pode está subdimensionado para peso, porém novamente é culpa do seu governo, lá fora tem motor de 200cv se quiser.
    8)tenho argumentos técnicos para 5 páginas…

    • W_Costa

      Hahuahuahua, pode crer, a Peugeot sempre estiveram bem a frente das demais "nacionais" no quesito atualidade dos seus modelos com o exterior (só falta o 207 cair fora), e na minha opinião, seu design, acabamento e construtividade são (visivelmente) superiores, são tão bonitos que acho que a maioria tem a impressão que são frágeis, puro engano, não é a toa que seu emblema é um LEÃO, ressalvas as suspensões, que a marca não faz adaptações para nossas estradas (como ocorria com o 307, no 308 não sei dizer se isso foi corrigido). Mas é isso aí leandromrd, quem "queima" a Peugeot, no mínimo não gosta de carros ou é totalmente sem noção, pra quem gosta (realmente) de carros (e não só de um meio de transporte) com certeza não fala mer** da Peugeot.