Amarok 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

Amarok 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

A Volkswagen Amarok 2022 é uma das mais variadas opções de picapes médias à disposição dos consumidores brasileiros. O modelo se sobressai pelo motor V6 de 258 cavalos que equipa as configurações mais caras.


Com ele, a Amarok 2022 se posiciona como a mais potente da categoria.

Além disso, o modelo da Volkswagen é recomendado para aqueles que buscam por uma picape para uso predominantemente urbano. Afinal, o veículo tem ajustes de direção e suspensão que priorizam o conforto ao rodar no asfalto.

Em determinadas situações off-road, a Amarok 2022 também pode se sair bem com o uso da tração integral 4Motion.

Atualmente, a Volkswagen Amarok 2022 pode ser encontrada nas versões de acabamento Comfortline e Highline (com motor 2.0 TDI turbo) e as opções Highline e Extreme com motor 3.0 V6 biturbo. O câmbio é sempre automático de oito marchas nos modelos V6, com tração 4Motion.

Conforme mostra o configurador da VW, a picape tem preços que partem de R$ 254.560. Confira abaixo todos os detalhes do modelo:

Amarok 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

Volkswagen Amarok 2022 – detalhes

Por fora, a Volkswagen Amarok 2022 tem um estilo muito conservador e simples, especialmente porque o modelo é vendido sem acessórios, exceto na versão Extreme.

Assim, sem estribos laterais, santantônio, barras de teto ou capota marítima, o modelo mais parece um veículo de frota de serviço, mesmo na versão Highline.

A atualização recente incorporou LEDs diurnos, por exemplo, mas quando completa tem faróis bi-xênon, para-choque traseiro cromado, rodas de liga leve aros 17, 18 ou até 20 polegadas, bem como retrovisores cromados ou em preto brilhante.

No interior, o painel da Volkswagen Amarok 2022 é igualmente simples e funcional, contando com novos difusores de ar, acabamento em materiais resistentes, mas não evoluiu em termos de qualidade percebida.

Amarok 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

O quadro de instrumentos dispõe apenas de um display colorido, mas cumpre bem seu papel. O volante semelhante ao do Golf já poderia ter sido mudado, mas não é ruim.

Quanto à multimídia, a Volkswagen Amarok 2022 oferece a Discover Media, que tem sistemas do Google Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink para aparelhos LG, Samsung e HTC. Na versão Highline, câmera de ré e navegador GPS, mas uma tela maior seria interessante.

Outro ponto fraco é a entrada USB, tendo apenas uma num carro tão grande.

A Volkswagen Amarok 2022 tem caçamba com material abrasivo e resistente, acompanhando mudanças no segmento, onde já pudemos ver algo semelhante na Nissan Frontier.

Amarok 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

Volkswagen Amarok 2022 – novidades

A Amarok 2022 chegou sem qualquer alarde, especialmente por não promover nenhuma grande mudança no catálogo. Mesmo assim, houve uma mudança importante para quem deseja colocar essa picape em sua garagem.

A Volkswagen decidiu retomar as vendas das versões com motor 2.0 TDI para o público geral. Anteriormente, essas versões mais baratas estavam limitadas às vendas diretas, sendo que o consumidor final ficava apenas com as opções com motor V6.

Isso ocorreu em setembro de 2021, fazendo com que a Amarok 2022 voltasse a ter quatro opções em sua gama (Comfortline, Highline, Highline V6 e Extreme V6).

Veja abaixo as mudanças nas linhas anteriores:

A linha 2021 da Volkswagen Amarok foi bem esperada pelas mudanças anunciadas no motor V6, que passou de 225 para 258 cavalos e de 56,1 kgfm para 59,1 kgfm. O que já era interessante ficou ainda melhor nessa opção da picape.

Junto com essa mudança, porém, a VW decidiu tirar as versões 2.0 TDI, deixando-as apenas para as vendas diretas nas versões Comfortline e Highline. Com isso, o preço inicial da Amarok está acima dos R$ 240 mil.

Visualmente, a única alteração foi a chegada do pacote Black Style, que é composto por rodas de 20 polegadas escurecidas, estribos laterais e para-choque traseiro pintados de preto e outros detalhes visuais internos e externos na mesma tonalidade.

 

A última novidade da linha Volkswagen Amarok foi a chegada do novo motor 3.0 V6 TDI a gasolina, que está disponível nas versões Highline e Extreme. Trata-se do propulsor mais potente usado atualmente em uma picape média.

O 3.0 V6 TDI é dotado de injeção direta common-rail e turbocompressor de geometria variável. Ele consegue desenvolver 225 cavalos de potência, entre 3.000 e 4.500 rpm, e torque de 56,1 kgfm, disponível entre 1.500 e 2.500 rotações.

Em comparação com o 2.0 TDI biturbo dos modelos Trendline e Highline automáticos, o ganho é de 25% em potência (45 cv) e de 31% no torque (13,3 kgfm).

Junto a ele está uma transmissão automática de oito marchas, a mesma já usada nas outras versões da picape. Há ainda o sistema de tração permanente nas quatro rodas 4Motion.

De acordo com dados da Volkswagen, a nova Amarok V6 2020 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em oito segundos e atinge velocidade máxima de 190 km/h.

Entre os equipamentos, há freios a disco nas quatro rodas com diâmetro de 332 mm na frente e 300 mm atrás e sistema de freios “Post- Collision Brake” (sistema de frenagem automática pós-colisão) que aciona os freios automaticamente numa batida para reduzir a energia cinética residual.

Ainda entre os itens, a picape dispõe de indicador de perda de pressão dos pneus, airbags frontais e laterais, Isofix, faróis bi xênon com luzes de condução diurna em LED, faróis de neblina com luz de conversão estática, volante multifuncional em couro com paddle shifts, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital Climatronic com duas zonas, sensores de luz e chuva, bancos em couro “Vienna” com ajustes elétricos nos dianteiros, entre outros.

Outra novidade da linha Amarok 2020 é justamente a volta da versão especial Highline Extreme, agora somente com o 3.0 V6 de 225 cv, transmissão automática de oito marchas e tração 4Motion.

Esta opção se diferencia pelas rodas de liga-leve de 20 polegadas com acabamento diamantado, calçadas com pneus 225/50 R20, estribos laterais de alumínio, santantônio esportivo com o nome da versão, tapetes internos em carpete com o logotipo da versão e bancos revestidos em couro exclusivo.

Há também a opção de pintura da carroceria na cor metálica Azul Ravenna, exclusiva desta versão. Há ainda a tonalidade sólida Branco Cristal, as metálicas Cinza Indium e Prata Sirius e a perolizada Preto Mystic.

Em breve, a linha da Amarok vai ganhar uma opção ainda mais potente de seu motor V6, com 258 cv e 59,1 kgfm de torque. Essa novidade era esperada para o fim de 2019, mas atrasou e vai ser lançada apenas em 2020. O motor será o mesmo 3.0 V6, que poderá chegar a 272 cv por alguns segundos com a função Overboost. O câmbio será o mesmo automático de oito marchas.

Amarok 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

Volkswagen Amarok 2022 – versões

A atual linha da Volkswagen Amarok 2022 está disponível nas seguintes versões:

  • Volkswagen Amarok Comfortline CD 2.0 TDI AT 4×4 2022
  • Volkswagen Amarok Highline CD 2.0 TDI AT 4×4 2022
  • Volkswagen Amarok Highline CD 3.0 V6 TDI AT 4×4 2022
  • Volkswagen Amarok Extreme CD 3.0 V6 TDI AT 4×4 2022

Cores disponíveis: Branco Cristal (sólida, sem custo adicional); Cinza Indium e Prata Pyrit (metálicas, R$ 1.520); Preto Mystic (perolizada, R$ 1.520); Azul Atlantic (metálica e exclusiva da versão Extreme, R$ 1.520).

Volkswagen Amarok 2022 – equipamentos

VOLKSWAGEN AMAROK COMFORTLINE 2.0 TDI 2022

CARROCERIA: carcaça do espelho retrovisor externo na cor do veículo, espelhos retrovisores externos com ajuste e aquecimento elétricos, para-barros, para-choque dianteiro na cor da pick-up, para-choque traseiro pintado de Preto e com estribo integrado, protetor de caçamba e tampa traseira com sistema de alívio de peso e chave.

CHASSI: 4 rodas de liga leve “Posadas” 8J x 17, direção hidráulica, engate removível para reboque, pneus 245/65 R17 111T (Pirelli Scorpion ATR) e tração “4Motion” 4×4 permanente.

SEGURANÇA: 3 apoios de cabeça e 3 cintos de segurança retráteis no banco traseiro, ABS off-road com ASR, EDS, EBD, BAS e RBS, airbag para motorista e passageiro, alarme sonoro e luz de advertência para cintos de segurança do motorista e do passageiro não afivelados, controle eletrônico de estabilidade-ESC, controle automático de descida-HDC e assistente para partida em subida-HSA, desembaçador do vidro traseiro e brake-light com iluminação da caçamba, faróis de neblina com luz estática de conversão, faróis duplos de halogênio, ganchos para amarração de carga na caçamba (seis), lanterna de neblina traseira, lanternas traseiras com lente escurecida, sensor crepuscular (acendimento autom. dos faróis) com a função “coming and leaving home”, sistema de alarme com comando remoto “keyless” e imobilizador eletrônico, sistema de frenagem automática pós- colisão e sistema ISOFIX para fixação de duas cadeiras para criança no banco traseiro.

ACABAMENTO INTERNO: ajuste manual da altura do banco dianteiro esquerdo, alavanca de câmbio e freio revestidos parcialmente em couro, banco traseiro com encosto basculante e assento bipartido basculante, descansa-braço central com porta-objetos, friso horizontal do painel de instrumentos em “deep inox”, revestimento do assoalho da cabine em carpete e revestimentos dos bancos parcialmente em couro “Vienna”.

EQUIPAMENTOS: 2 alto-falantes e 2 tweeters dianteiros e 2 alto-falantes traseiros, ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas, chaves tipo canivete (duas) com comando remoto, computador de bordo, conexões USB e Aux-In, controle eletrônico de velocidade (piloto automático), regulagem elétrica da altura dos faróis, sensor de chuva e retrovisor interno eletrocrômico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de Infotainment “Composition Med ia” com “App-Connect”, CD-player/MP3, “Bluetooth”, entradas USB e SD-card, travamento central das portas com controle remoto e função “SAFE”, vidros com acionamento elétrico e volante multifunções em couro (3 raios).

OPCIONAIS:

  • Capota marítima e estribo lateral (R$ 3.490)

VOLKSWAGEN AMAROK HIGHLINE 2.0 TDI 2022

CARROCERIA: itens acima + carcaça do espelho retrovisor externo na cor do veículo, parcialmente cromada, para-choque traseiro cromado com estribo integrado e retrovisores externos com rebatimento elétrico.

CHASSI: itens acima + pneus 255/60 R18 112T XL, rodas de liga leve 7,5 x 18 “Manaus” e travamento mecânico do diferencial traseiro.

SEGURANÇA: itens acima + airbags laterais nos bancos dianteiros (cabeça e tórax), faróis bixênon com luz de condução diurna em LED e indicador de perda de pressão dos pneus.

ACABAMENTO INTERNO: itens acima + Bancos dianteiros com ajustes elétricos (motorista e passageiro).

EQUIPAMENTOS: itens acima + 4 tomadas de 12V (2 dianteiras e 1 traseira na cabine e 1 na caçamba), câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de navegação, sistema infotainment “Discover Media” com “App-Connect”, CD-player/MP3, Bluetooth, SD-card, e navegação e volante multifuncional em couro com comandos para troca de marchas “shift paddles”.

OPCIONAIS:

  • Capota marítima e estribo lateral (R$ 3.490)
  • Rodas de liga-leve de 19″ (R$ 4.070) – estepe temporário de 18″ em aço, pneus 255/55 R19 e rodas de liga-leve “Milford” – 8J x 19.

VOLKSWAGEN AMAROK HIGHLINE V6 2022

CARROCERIA: itens acima + Capas superiores dos retrovisores pintadas em preto e inferiores cromadas

CHASSI: itens acima + rodas de 18 polegadas com design Rawson

EQUIPAMENTOS: itens acima + Computador de bordo com display “Premium Color”

OPCIONAIS:

  • Capota marítima e estribo lateral (R$ 3.490)
  • Rodas de liga-leve de 19″ (R$ 4.070) – estepe temporário de 18″ em aço, pneus 255/55 R19 e rodas de liga-leve “Milford” – 8J x 19.

VOLKSWAGEN AMAROK EXTREME V6 2022

CHASSI: itens acima + pneus 255/50 R20 e rodas de liga leve de 20″.

ACABAMENTO INTERNO: itens acima + revestimento dos bancos parcialmente em couro “Nappa”.

OPCIONAIS:

  • Capota marítima (R$ 1.380)
  • Pacote “Black Style” (R$ 2.190) – pneus 255/50 R20, capas dos retrovisores externos na cor preto Ninja (sem cromado inferior), grade dianteira em preto brilhante com frisos horizontais inferiores e verticais cromados, moldura do painel de instrumentos em preto brilhante, para-choque traseiro pintado de Preto e com estribo integrado e rodas de liga-leve de 20″ – Talca (na cor preto brilhante).

Volkswagen Amarok 2022 – preços

Confira abaixo os preços da linha Volkswagen Amarok 2022:

  • Volkswagen Amarok Comfortline CD 2.0 TDI AT 4×4 2022 – R$ 254.560
  • Volkswagen Amarok Highline CD 2.0 TDI AT 4×4 2022 – R$ 276.800
  • Volkswagen Amarok Highline CD 3.0 V6 TDI AT 4×4 2022 – R$ 283.860
  • Volkswagen Amarok Extreme CD 3.0 V6 TDI AT 4×4 2022 – R$ 299.100

*Preços com base no configurador online da Volkswagen em setembro de 2021.

Amarok 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

Volkswagen Amarok 2022 – motor

As versões mais baratas da Volkswagen Amarok 2022 são equipadas com o motor 2.0 litros TDI a diesel, que consegue entregar 180 cv e 42,8 kgfm com transmissão automática de oito marchas.

Já as versões mais caras vem com o propulsor 3.0 V6 TDI, que é capaz de entregar 258 cavalos de potência e 59,1 kgfm de torque, associado a um câmbio automático de oito velocidades e tração integral 4Motion com diferencial Torsen.

Volkswagen Amarok 2022 – desempenho

  • Volkswagen Amarok CD 2.0 TDI AT – 10,9 segundos e 179 km/h
  • Volkswagen Amarok CD 3.0 TDI AT – 7,4 segundos e 190 km/h

A Volkswagen Amarok 2022 tem uma posição de conduzir muito confortável, dotada de bancos elétricos ergoComfort com acabamento em couro garante um conforto extra, envolvendo o corpo de forma excelente e garantindo melhor dirigibilidade.

Rodando a 110 km/h, o “polêmico” propulsor (leia mais sobre isso na história da Amarok, ao final dessa matéria) roda a 1.800 rpm, o que gera conforto e economia. Na condução, o propulsor 2.0 TDI de 180 cv e 42,8 kgfm garante boa performance à picape, entregando disposição mesmo nas retomadas mais agressivas, assim como nas saídas fortes.

A Volkswagen Amarok 2022 tem direção leve e precisa, além de suspensão com ajuste bem mesclado entre conforto e estabilidade. O câmbio automático de oito marchas – da Aisin – continua com mudanças suaves e em dia com as prestações apresentadas pelo 2.0 TDI. Os freios são suficientes e o conforto ao rodar é o mais próximo de um automóvel entre as picapes.

Diferentemente de outras, a Amarok 2022 tem tração 4×4 permanente, a chamada 4Motion. Toda a gestão de tração é eletrônica e permite ao modelo transpor vários obstáculos no fora de estrada com força de sobra e controle de tração devidamente ajustado para cada situação.

As opções adicionais são o bloqueio do diferencial traseiro e controle de descida.

Sem ser bruta, a Volkswagen Amarok 2022 tem boa dirigibilidade e aptidão para o fora de estrada. A versão Extreme entrega algo a mais para quem deseja uma picape personalizada, mais focada no lazer.

Amarok 2022: preço, consumo, motor, revisão, versões, detalhes

Volkswagen Amarok 2022 – consumo

Cidade

  • Volkswagen Amarok CD 2.0 TDI AT – 8,9 km/litro no diesel
  • Volkswagen Amarok CD 3.0 TDI AT – 8,2 km/litro no diesel

Estrada

  • Volkswagen Amarok CD 2.0 TDI AT – 9,2 km/litro no diesel
  • Volkswagen Amarok CD 3.0 TDI AT – 8,6 km/litro no diesel

Volkswagen Amarok 2022 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 2.0 TDI

Preços 3.0 TDI

10.000 km

R$ 1.363,30

R$ 1.404,20

20.000 km

R$ 1.790,84

R$ 2.041,74

30.000 km

R$ 1.363,30

R$ 1.404,20

40.000 km

R$ 1.790,84

R$ 2.041,74

50.000 km

R$ 1.363,30

R$ 1.404,20

60.000 km

R$ 1.790,84

R$ 2.041,74

Volkswagen Amarok 2022 – ficha técnica

Motor

2.0 TDI

2.0 TDI

3.0 TDI

Tipo

Dianteiro, longitudinal, Turbo e Diesel

Dianteiro, longitudinal, Turbo e Diesel

Dianteiro, longitudinal, Turbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

6 em V

Cilindrada em cm3

1968

1968

2967

Válvulas

16

16

24

Taxa de compressão

16:1

16:1

17:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Direta

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Diesel: 140 cv @ 3500 rpm

Diesel: 180 cv @ 4000 rpm

Diesel: 258 cv @ 3250 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Diesel: 34,7 kgfm @ 1600 rpm

Diesel: 42,8 kgfm @ 1750 rpm

Diesel: 59,1 kgfm @ 1400 rpm

Transmissão

Amarok

Tipo

Manual 6 marchas

Automática 8 marchas

Automática 8 marchas

Tração

Tipo

4×4

4×4

4×4

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Tambor

Disco ventilado / Disco ventilado

Direção

Amarok

Tipo

Hidráulica

Hidráulica

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Braços sobrepostos, barra estabilizadora

Braços sobrepostos, barra estabilizadora

Braços sobrepostos, barra estabilizadora

Traseira

Eixo rígido

Eixo rígido

Eixo rígido

Rodas e Pneus

Rodas

Aço 16 polegadas

Liga leve aro 18 polegadas

Liga leve 19 polegadas

Pneus

245/70 R16

255/60 R18

255/55 R19

Dimensões

Amarok

Comprimento total (mm)

5254

5254

5254

Largura sem retrovisores (mm)

1944

1944

1944

Altura (mm)

1821

1834

1834

Distância entre os eixos (mm)

3097

3097

3097

Capacidades

Porta-malas (litros)

1280 / 1814 (cabine simples)

1280

1280

Tanque (litros)

80

80

80

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

1134 / 1139 (cabine simples)

1134

1156

Peso em ordem de marcha (kg)

2036 / 1901 (cabine simples)

2036

2036

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,42

0,46

0,46

Volkswagen Amarok – história

Nascida em 2010, a Volkswagen Amarok não foi a primeira picape média da marca, como muitos acreditam. Em janeiro de 1989, a empresa anunciava na Alemanha um novo produto, bem diferente do que os europeus estavam acostumados, a picape Taro.

O produto tinha como missão ser um intermediário entre a multivan Caddy e o furgão Transporter. Mas havia um detalhe importante, pois ela não era um VW em essência.

A Volkswagen Taro era a quinta geração da Toyota Hilux, já que a VW não tinha uma picape e a japonesa precisava entrar no mercado europeu. Assim, a parceira entre as duas empresas durou até 1997.

Nesse período, a picape recebeu motores a gasolina de 1.8 a 2.4, além de duas opções diesel com 2.4 e 3.0 litros. Ela teve versões com cabine simples ou estendida, bem como dois tamanhos, chegando a ter 3,095 m de entre-eixos na versão 4×4. Ela nunca foi vendida no Brasil.

Após 13 anos de ausência do segmento, eia que a Volkswagen retoma seu lugar na categoria com um novo produto, chamado Amarok. Coincidentemente ou não, a nova picape tem a mesma distância entre-eixos da Taro 4×4.

Com design assinado por Walter de Silva, o produto foi endereçado para produção na Argentina e na Alemanha, embora recentemente tenha ganhado uma linha de montagem na Argélia.

O projeto havia surgido em 2005 e durou cinco anos em gestação. Quando surgiu, foi avaliada pelo Euro NCAP e ganhou quatro estrelas. A produção em Wolfsburg começou depois da argentina, feita em General Pacheco.

Assim como a concorrência, a Volkswagen considerou o uso de motor a gasolina para a Amarok (veja aqui experiência de dono de Amarok após 2 anos de uso), mas apenas um 2.0 TSI de 160 cv e 30,5 kgfm foi disponibilizado para o modelo na Europa. Nos demais casos, o propulsor era o 2.0 TDI.

Este motor diesel inicialmente foi oferecido com 122 cv nas versões de acesso e 163 cv nas mais potentes. No entanto, a Volkswagen Amarok ganhou uma atualização de motor que permitiu subir esses números para 140 cv e 180 cv, respectivamente.

Mas, em setembro de 2015, estourou o escândalo do Dieselgate nos EUA e após os 475 mil carros TDI acusados de burlarem os testes de emissão, a empresa confessou que 11 milhões de carros estavam adulterados, entre eles sua picape média.

Como o 2.0 TDI virou o pivô da história, a Volkswagen decidiu retirá-lo do portfólio de motores da Amarok em alguns mercados da Europa. A única alternativa foi usar o V6 3.0 TDI, que também esteve envolvido em caso semelhante com carros da Audi, Porsche e da própria VW nos EUA.

No entanto, sua correção é mais fácil que no 2.0 TDI. Por isso, o enorme motor passou a ser oferecido com potências entre 163 cv e 224 cv.

Diferentemente das concorrentes, a Volkswagen Amarok foi projetada para se aproximar muito de um automóvel em sua condução.

Por conta disso, além da maciez ao rodar e do conforto, a picape não utiliza um sistema tradicional de tração 4×4 com reduzida, mas um dispositivo de acoplamento integral com distribuição de força controlada eletronicamente, não exigindo que se faça a mudança de 4×2 para 4×4 manualmente.

Há somente um bloqueio de diferencial para manter 4×4 em situações de off road. Com câmbio Aisin de oito marchas, a primeira serve como reduzida em casos mais exigentes. Na versão manual, o sistema também permanece da mesma forma.

Ainda assim foram adicionados controle de descida e demais assistência tanto para asfalto quanto para uso em terra ou lama. Todo o trabalho é gerenciado eletronicamente.

Volkswagen Amarok 2022 – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.