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Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021 cumpre missão, mas não é SUV

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021 cumpre missão, mas não é SUV

O Volkswagen Nivus era esperado para ter o mesmo preço que o T-Cross e, antes de chegar, muitos diziam até que sairia mais caro que o SUV compacto…


Contudo, hoje, o Nivus é a opção do segmento dos carros que são considerados utilitários esportivos mais em conta da VW, que cobra R$ 89.150 pelo crossover-cupê.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021 cumpre missão, mas não é SUV

Embora não tenha pretensão de ser um SUV familiar, o Nivus não decepciona, exceto pelo quase obrigatório pacote Play & Tech, que eleva seu preço para R$ 92.830.

O valor é alto, mas ainda está abaixo dos absurdos R$ 95.550 cobrados pelo T-Cross manual, que quase ninguém quer. Com conteúdo, estilo e desempenho, será que o Nivus Comfortline é bom? Vamos ver.

Por fora…

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021 cumpre missão, mas não é SUV

O Nivus é, sem dúvida, um carro atraente. A VW acertou em suas linhas expressivas, mesmo na frente, adicionando a já conhecida “family face”, mas com belos faróis full LED de série.

O para-choque com linhas sinuosas, a grade estilizada, e as luzes diurnas só embelezam o crossover derivado do Polo. Contudo, não há faróis de neblina.

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Nas laterais, as rodas têm bom desenho e são de aro 16 polegadas com pneus 205/60 R16. Já na traseira, o destaque são as lanternas em LED com lente e máscara negras.

Mesmo que o teto não caia sobre a traseira, o efeito visual da linha de cintura elevada e das colunas inclinadas simula bem um cupê, tornando o visual equilibrado e fluido.

Por dentro…

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Assim como T-Cross, Polo e Virtus, o painel segue um padrão único com superfície pintada em cinza brilhante e de boa impressão, mas o acabamento geral segue bem fraco, com muito plástico duro.

Como já dito sobre alguns carros atuais da VW, o efeito da redução de custos no acabamento foi mascarada com o cockpit digital. Mesmo sem o Active Info Display, o VW Play atrai.

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A tela de 10 polegadas e de resolução elevada está de bom tamanho, mas a integração com o VW Play requer um pouco de paciência. Depois, tudo gira em torno do pacote de dados.

Com 10 GB de HD interno, pode-se ouvir um livro ou outro artigo enquanto dirige, assim como outras funcionalidades nos apps das empresas parceiras, mas ainda são poucas as aplicações.

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Para navegação, você usa o Waze nativo, que desativa o de bordo e então é necessário fazer tudo de novo. Como no primeiro, às vezes ele parece confuso, mas pode ser que uma atualização melhore isso.

Na verdade, durante o uso, com o entra e sai do carro, pensamos que a dose foi exagerada demais e o Discover Media cumpre bem seu papel.

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O que abre portas mesmo, quase literalmente, é o Sem Parar, que independe do VW Play, sendo aceito até para compra de refeições rápidas, abastecimento e estacionamento.

Nos demais, ainda há muita perfumaria. Nem tudo dá para se fazer de dentro do carro e alguns itens talvez nunca sejam usados.

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O ar condicionado na versão Comfortline é manual, mas tem difusor de ar no banco traseiro, o que muito carro grande não tem. Já o porta-luvas tem iluminação.

No habitáculo, boa padronagem no tecido dos assentos, cluster analógico de ótima visibilidade e o bonito volante multifuncional, que tem uma pegada agradável.

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Já o espaço interno atrás não é dos melhores para as pernas, sendo um dos pontos negativos em relação ao T-Cross. Ainda assim, não é nada fora do comum.

Quando se observa o porta-malas de 415 litros, nota-se que o espaço para quem vai atrás poderia ser maior, mas o bagageiro acaba compensando para a maioria, que exige mais volume para carga.

Por ruas e estradas…

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O Volkswagen Nivus Comfortline tem uma boa resposta ao acelerador, ainda que a calibração pareça um pouco lenta. Essa sensação é ruim no início, mas depois você se acostuma.

Com 116 cavalos na gasolina e 128 cavalos no etanol, o EA211 1.0 TSI precisa de 5.500 rpm para colocá-los em ordem. O motor de 3 cilindros tem uma disposição já conhecida e agrada.

Tendo ótimo torque de 20,4 kgfm – o maior entre os 1.0 de sua categoria – o 1.0 TSI entrega isso de 2.000 rpm até 3.500 rpm.

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Nessa faixa de torque plana, ele consegue ser bem elástico, evitando trocas de marcha e sempre oferecendo força de sobra no dia a dia.

Pisando mais fundo, ele reage com vigor, trocando até de ronco para mostrar serviço, cortando sempre a 6.000 rpm. Tanto no modo Sport quanto nos paddle shifts, você aproveita bem o motor.

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O câmbio AQ200 com sistema Tiptronic e seis marchas está bem integrado ao EA211, proporcionando uma tocada agradável, onde a agilidade fica evidente.

Mesmo usando reduções duplas para uma retomada mais esperta, o motor 1.0 TSI do Nivus não esgoela feio e até provoca certa sensação de força com a mudança de ruído.

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Na estrada, porém, rodando a 110 km/h, ele fica manso em seus 2.000 rpm. Nesse caso, conforto e menor ruído contribuem para uma viagem agradável.

Subidas de serra, ultrapassagens ou mesmo a reação ao atraso evidente, após a olhada no relógio, são compensadas pelo bom conjunto motriz.

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Nem dá para imaginar um Nivus 1.6 MSI, algo que poderia até ocorrer pela lógica dos preços atuais. Contudo, não teria a mesma presteza do modelo presente.

Com rodas e pneus diferentes, fizemos até 11,4 km/l na cidade e 16,8 km/l na estrada, algo dentro do esperado.

No meio urbano, o conjunto libera resposta tanto tênue quanto ágil, dependendo apenas da pressão no pedal. O Nivus Comfortline anda como se tivesse um motor maior, o que é ótimo.

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A direção elétrica tem boa sensibilidade e progressividade, contribuindo muito para o prazer ao dirigir. Contudo, preste atenção no freio.

Integrado ao sistema AEB, que vem no pacote Play & Tech, ele é quase instantâneo e com reação abrupta, que pode assustar um motorista distraído, até mesmo os passageiros.

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Também é uma questão de costume, se adaptando às reações fortes do sistema de freio. Em situações onde é preciso parar com vontade, ele não vai decepcionar.

Já o conjunto de suspensão se mostrou mais macio que no Nivus Highline, mas o motivo são os pneus mais altos com série 60, ou seja, 60% da largura, que neste caso é de 20,5 centímetros. Chegamos a uma altura lateral de 12,3 centímetros.

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Tendo rodas aro 16, com pneus mais altos, se absorve melhor as irregularidades.

Ainda assim, o Nivus Comfortline não decepciona na estabilidade, tendo um bom equilíbrio dinâmico, apesar dos pneus altos. Bem rígido, graças à plataforma MQB, ele se comporta bem.

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Com o pacote oferecido, o belo crossover da VW tem detector de pedestres com frenagem automática de emergência, assim como resposta para veículos também.

Ele opera até 50 km/h, sendo uma boa opção em locais de muito trânsito e circulação de pessoas.

Já o ACC é o controle de cruzeiro adaptativo.

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Ajustando a velocidade para que seja igual à do carro da frente ou ao limite imposto pelo condutor, ele também é de grande ajuda em viagens longas, contudo, sente-se a falta de um leitor de faixa corretivo.

Não dá para se ter tudo em um carro desse valor, mas seria uma adição importante para o Nivus, que é adequado nas demais tecnologias de segurança, como câmera de ré.

Por você…

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021 cumpre missão, mas não é SUV

O Volkswagen Nivus Comfortline é interessante quando se pensa no T-Cross, visto que praticamente o SUV compacto custa R$ 100 mil na versão que faz algum sentido, a Tiptronic.

Mesmo não sendo um SUV, seu estilo de crossover misturado com cupê, que seria um hatch altinho em outras épocas, agrada pelas linhas. Ele também não faz feio no porta-malas.

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Com conteúdo bom, tem conjunto ótico de LED, ACC, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, AEB e bloqueio eletrônico do diferencial.

Seu motor e câmbio agradam, assim como seus detalhes de comodidade, tais como saídas de ar atrás e multimídia com tela de 10 polegadas com serviços remotos.

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Na mesma faixa de preço, existem alguns SUVs compactos ou que se definem como tal, mas eles são aspirados, pouco equipados e com baixa eficiência no consumo, quando comparado ao Nivus.

Mesmo na VW, não tem como compará-lo com o T-Cross mais em conta, visto que esse perde fácil em conteúdo e estilo, apesar de ganhar no espaço interno, apenas.

Avaliação: VW Nivus Comfortline 2021 cumpre missão, mas não é SUV

Então, como uma opção de entrada no segmento de “SUVs” da VW, o Nivus Comfortline contraria a lógica com um conjunto melhor que o produto acima.

Medidas e números…

Ficha Técnica do Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI 2021

Motor/Transmissão

Número de cilindros – 3 em linha, turbo, flex

Cilindrada – 999 cm³

Potência – 116/128 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)

Torque – 20,4 kgfm a 2.000 rpm (gasolina/etanol)

Transmissão – Automática de seis marchas com mudanças na alavanca e no volante

Tração – Dianteira

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h – 10 segundos (etanol)

Velocidade máxima – 189 km/h (etanol)

Rotação a 110 km/h – 2.000 rpm

Consumo urbano – 11,4 km/litro

Consumo rodoviário – 16,8 km/litro

Suspensão/Direção

Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção

Elétrica

Freios

Discos dianteiros e traseiros com ABS e EDB

Rodas/Pneus

Liga leve aro 16 com pneus 205/60 R16

Dimensões/Pesos/Capacidades

Comprimento – 4.266 mm

Largura – 1.757 mm (sem retrovisores)

Altura – 1.493 mm

Entre-eixos – 2.566 mm

Peso em ordem de marcha – 1.199 kg

Tanque – 52 litros

Porta-malas – 415 litros

Preço: R$ 89.150 (preço base) R$ 92.830 (completo)

Volkswagen Nivus Comfortline 200 TSI 2021 – Galeria de fotos

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Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

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