Como desenhar carros? (material, passo a passo) (2024)

volkswagen suv esboço

Há quem diz que o “dom” de desenhar um automóvel é para poucos. No entanto, preferimos acreditar que as outras pessoas que não têm habilidade no ramo, na verdade, ainda não exploraram esse lado “desenhista” na área automotiva.

Então, nada melhor do que começar a praticar da maneira mais fácil possível para que, com uma certa prática e exercícios diários, você consiga impressionar os outros e a si mesmo com os seus “rabiscos”.

Mas nada de fazer como antes, quando desenhava pessoas colocando no papel verdadeiros bonecos palitinhos. A intenção é que você realmente faça um desenho de qualidade.

Caso você não tenha muitas habilidades com o lápis ou caneta no processo de desenho, já vamos avisar que os primeiros rabiscos sairão bem aquém do esperado. Assim, você terá boas técnicas logo de início.

Abaixo, você poderá conferir tutoriais publicados pelo site BK Sketch.

Qual o material necessário para fazer um bom desenho?

Você já deve imaginar que há uma infinidade de tipos de materiais que podem ser empregados no processo de um desenho de automóvel ou qualquer outra coisa. Porém, como você ainda é amador e iniciante no ramo, não vamos nos preocupar tanto assim com os materiais, mas sim com as técnicas que podem ser usadas.

Entre os materiais, você deve providenciar folhas sulfites (em tamanho A4, A3 ou qualquer outro) ou até um caderno de desenho, esse último mais indicado por reunir todos os seus desenhos em um só objeto e facilitar a organização.

Pegue também um lápis grafite, como o de nº 2 que normalmente é usado na escola, ou HB, 1B ou lapiseira. Coloque também na lista uma borracha, de preferência na cor preta, que costuma ser mais macia, além de não borrar ou fazer sujeira.

Caso você já queira começar a fazer desenhos mais detalhados, é interessante também providenciar algumas canetas. Entre elas, as canetas Stabilo, que conta com uma ponta mais fina e tinta mais marcante, sendo recomendada para fazer detalhes, principalmente em áreas de tamanho reduzido.

Como desenhar um carro visto de lateral?

Essa pode ser uma das maneiras mais fáceis de se desenhar um carro, visto que um modelo, quando de lateral, costuma apresentar formas e detalhes menos complexos.

Nesse caso, iremos ensiná-lo a como fazer um esboço, mas você pode ficar à vontade para personalizá-lo como desejar, seja em detalhes mais bem-feitos fazendo alusão a algum carro específico ou ainda pintar o veículo conforme a sua preferência.

É importante que você faça todo o processo a lápis. Confira o passo a passo:

desenhar carro lateral passo 1

Passo 1: para que você tenha uma base, o primeiro passo consiste em fazer uma simples linha reta para que seja usado como o “chão” do ambiente. Depois, desenhe o miolo/centro das rodas num nível acima do solo e com uma boa distância entre elas.

desenhar carro lateral passo 2

Passo 2: feito isso, faça o desenho da silhueta do carro, que pode variar conforme o modelo escolhido (hatch, cupê, sedã, SUV, perua, picape, entre outros). Faça um desenho leve e observe sempre as proporções gerais. Desenhe a extremidade dianteira, a extremidade traseira, o teto, o para-brisa, o vidro traseiro e a parte inferior da carroceria.

desenhar carro lateral passo 3

Passo 3: para dar início aos detalhes, faça a marcação das portas, do capô, dos retrovisores, das janelas, dos faróis e lanternas e dos demais itens que podem ser vistos num carro posicionado de lateral.

desenhar carro lateral passo 4

Passo 4: aqui os detalhes começam a ficar mais profundos. Faça o desenho dos pneus e das rodas (pode usar um compasso para auxiliar) e também de outros detalhes como vincos da carroceria, bancos, entre outros.

desenhar carro lateral passo 5

Passo 5: para dar uma realidade maior ao veículo, você pode adicionar alguns traços para dar a ideia de volume e profundidade. Nesse caso, faça traços de sombra com riscos voltados para baixo.

Tenha sempre em mente que as partes voltadas para o chão devem receber a sombra. Você pode inserir ainda uma roda traseira do outro lado do carro, bem como o banco do motorista, para dar uma realidade ainda maior.

Como desenhar um carro visto de diagonal?

A nossa recomendação é que você comece a desenhar um carro de lateral para começar a explorar o ramo. Porém, caso já tenha uma boa prática com o lápis, se aventure também desenhando carros vistos de diagonal ou 3/4.

Acompanhe abaixo outro tutorial desenvolvido de maneira descomplicada para que você aprenda tal estilo de desenho. Confira:

desenhar carro diagonal passo 1

Passo 1: bem como no tutorial do tópico acima, desenhe uma linha para servir como chão para o ambiente do seu desenho. Para que ele fique reto, utilize uma régua. Depois, faça círculos mais achatados que serão as rodas vistas numa posição diagonal.

A largura dos círculos e a distância entre eles determina como o carro ficará posicionado. Quanto maior a largura, maior será a visão do carro de lateral do que de frente, e quanto maior a distância entre eles, você verá mais a frente do carro do que as laterais.

Para não ter erro, pratique isso diversas vezes antes de iniciar o processo.

desenhar carro diagonal passo 2

Passo 2: agora, “copie” o mesmo tipo de círculos no lado oposto, que servirão para o outro lado da carroceria. Na imagem acima, as rodas “A” indicam o lado esquerdo do veículo e as “B” , o lado direito.

A distância entre todas elas deve ser igual e pode ser de aproximadamente três rodas (caso as rodas que você desenhou tenha 3 cm de largura, você deverá, então, dar um espaço de 12 cm entre elas).

desenhar carro diagonal passo 3

Passo 3: na verdade, o desenho de um carro nada mais é que uma caixa caso a sua forma seja simplificada. Na imagem, você vê uma caixa simples que abriga as quatro rodas, sendo ela com dois riscos verticais no lado direito.

Entre esses riscos, você pode ver o espaço que será a dianteira ou a traseira do carro. Já do outro lado, há as laterais do veículo.

desenhar carro diagonal passo 4

Passo 4: seguindo a ideia de caixa, faça uma outra caixa na parte superior que será usada para indicar a cabine/interior do veículo.

desenhar carro diagonal passo 5

Passo 5: após desenhar toda a estrutura, você já pode começar a projetá-lo. Faça o esboço de forma leve para que o desenho não fique cheio de rabiscos desnecessários no final.

desenhar carro diagonal passo 6

Passo 6: neste sexto e último passo, você pode ficar livre para fazer os detalhes do carro, incluindo os faróis, portas, janelas, para-brisa, para-choques e rodas, sempre respeitando as proporções dos mesmos.

E aí, o que achou desse processo simplificado para desenhar um carro? Conte pra gente nos comentários se você tem alguma experiência com isso e o que achou dos modelos acima.

[Fonte e imagens: BK Sketch]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



leonardo
Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.