Matérias NA

Como desenhar carros?

Como desenhar carros?

Há quem diz que o “dom” de desenhar um automóvel é para poucos. No entanto, preferimos acreditar que as outras pessoas que não têm habilidade no ramo, na verdade, ainda não exploraram esse lado “desenhista” na área automotiva. Então, nada melhor do que começar a praticar da maneira mais fácil possível para que, com uma certa prática e exercícios diários, você consiga impressionar os outros e a si mesmo com os seus “rabiscos”.


Mas nada de fazer como fazia ao desenhar pessoas, colocando no papel verdadeiros bonecos palitinhos. A intenção é que você realmente faça um desenho de qualidade – caso você não tenha muitas habilidades com o lápis ou caneta no processo de desenho, já vamos avisar que os primeiros rabiscos sairão bem aquém do esperado. Assim, você terá boas técnicas logo de início. Abaixo, você poderá conferir tutoriais publicados pelo site BK Sketch.

Qual o material necessário para fazer um bom desenho?

Você já deve imaginar que há uma infinidade de tipos de materiais que podem ser empregados no processo de um desenho de um automóvel ou qualquer outra coisa. Porém, como você provavelmente ainda é amador e iniciante no ramo, não vamos nos preocupar tanto assim com os materiais, mas sim com as técnicas que podem ser usadas.

Entre os materiais, você deve providenciar folhas sulfites (em tamanho A4, A3 ou qualquer outro) ou até um caderno de desenho, este último mais indicado por reunir todos os seus desenhos em um só objeto e facilitar a organização. Pegue também um lápis grafite, como o de nº 2 que normalmente é usado em escola, ou HB, 1B ou lapiseira.  Coloque ainda na lista uma borracha, de preferência a de cor preta, que costuma ser mais macia, além de, sobretudo, não borrar ou fazer sujeira.


Caso você já queira começar a fazer desenhos mais detalhados, é interessante também providenciar algumas canetas. Entre elas, as canetas Stabilo, que conta com uma ponta mais fina e tinta mais marcante e é recomendada para fazer detalhes, principalmente em áreas de tamanho reduzido.

Como desenhar um carro visto de lateral?

Essa pode ser uma das maneiras mais fáceis de se desenhar um carro, visto que um modelo, quando de lateral, costuma apresentar formas e detalhes menos complexos. Neste caso, iremos ensina-lo a como fazer um esboço, mas você pode ficar à vontade para personaliza-lo como desejar, seja em detalhes mais bem-feitos fazendo alusão a algum modelo específico ou ainda pintar o veículo conforme a sua preferência. É importante que você faça todo o processo a lápis. Confira o passo a passo:

Como desenhar carros?

Passo 1: para que você tenha uma base, o primeiro passo consiste em fazer uma simples linha reta para que seja usado como o “chão” do ambiente. Depois, desenhe o miolo/centro das rodas num nível acima do solo e como uma distância boa entre elas.

Como desenhar carros?

Passo 2: feito isso, faça o desenho da silhueta do carro, que pode variar conforme o modelo escolhido (hatch, cupê, sedã, SUV, perua, picape, entre outros). Faça um desenho leve e observe sempre as proporções gerais. Desenhe a extremidade dianteira, a extremidade traseira, o teto, o para-brisa, o vidro traseiro e a parte inferior da carroceria.

Como desenhar carros?

Passo 3: para dar início aos detalhes, faça a marcação das portas, do capô, dos retrovisores, das janelas, dos faróis e lanternas e dos demais itens que podem ser vistos num carro posicionado de lateral.

Como desenhar carros?

Passo 4: aqui os detalhes começam a ficar mais profundos. Faça o desenho dos pneus e das rodas (pode usar um compasso para auxiliar) e também de outros detalhes como vincos da carroceria, bancos, entre outros.

Como desenhar carros?

Passo 5: para dar uma realidade maior ao veículo, você pode adicionar alguns traços para dar a ideia de volume e profundidade. Neste caso, faça traços de sombra com riscos voltados para baixo. Tenha em mente sempre que as partes voltadas para o chão devem receber a sobra. Você pode inserir ainda uma roda traseira do outro lado do carro, bem como o banco do motorista, para dar uma realidade ainda maior.

Como desenhar um carro visto de diagonal?

A nossa recomendação é que você comece a desenhar um carro de lateral para começar a explorar o ramo. Porém, caso já tenha uma boa prática com o lápis, se aventure também desenhando carros vistos de diagonal ou 3/4. Acompanhe abaixo outro tutorial desenvolvido de maneira descomplicada para que você aprenda tal estilo de desenho. Confira:

Como desenhar carros?

Passo 1: bem como no tutorial do tópico acima, desenhe uma linha para servir como chão para o ambiente do seu desenho. Para que ele fique reto, utilize uma régua. Depois, faça círculos mais achatados literalmente que serão as rodas vistas numa posição diagonal. A largura dos círculos e a distância entre eles determina como o carro ficará posicionado. Quanto maior a largura, maior será a visão do carro de lateral do que de frente, e quanto maior a distância entre eles, você verá mais a frente do carro do que as laterais. Para não ter erro, pratique isso diversas vezes antes de iniciar o processo.

Como desenhar carros?

Passo 2: agora, “copie” o mesmo tipo de círculos no lado oposto, que servirão para o outro lado da carroceria. Na imagem abaixo, as rodas A e A indicam o lado esquerdo do veículo e as “B” e “B”, o lado direito. A distância entre todas elas deve ser igual e pode ser de aproximadamente três rodas (caso as rodas que você desenhou tenha 3 cm de largura, você deverá, então, dar um espaço de 12 cm entre elas).

Como desenhar carros?

Passo 3: na verdade, o desenho de um carro nada mais é que uma caixa caso a sua forma seja simplificada. Na imagem, você vê uma caixa simples que abriga as quatro rodas, sendo ela com dois riscos verticais no lado direito. Entre esses riscos, você pode ver o espaço que será a dianteira ou a traseira do carro. Já do outro lado, há as laterais do veículo.

Como desenhar carros?

Passo 4: seguindo a ideia de caixa, faça uma outra caixa na parte superior que será usada para indicar a cabine/interior do veículo.

Como desenhar carros?

Passo 5: após desenhar toda a estrutura, você já pode começar a projeta-lo. Faça o esboço de forma leve para que o desenho não fique cheio de rabiscos desnecessários no final.

Como desenhar carros?

Passo 6: neste sexto e último passo, você pode ficar livre para fazer os detalhes do carro, incluindo os faróis, portas, janelas, para-brisa, para-choques e rodas, sempre respeitando as proporções dos mesmos.

[Fonte e imagens: BK Sketch]

Como desenhar carros?
Nota média 5 de 2 votos

  • Augusto Brum

    Adorei muito a matéria, parabéns Notícias Automotivas!!

  • Lareiro

    Desenhar sempre foi meu forte, e desde criancinha desenhava carros. Comecei faculdade de desenho industrial, mas não tive coragem de continuar. Acabei indo para TI e não me arrependo.
    Continuei pintando por hobby.

    • Ⓜ️arcelo

      nossa história é parecida, hehehe

    • Gustavo Adriano

      Por que você não teve coragem de continuar @disqus_BB7riu2wI2:disqus ??

      • Lareiro

        Na época tinha um amigo que estava iniciando como designer na GM. Ele evoluiu muito e foi parar em Detroit. Meu irmão também fez Desenho Industrial, e eu fui junto. Mas sei lá, eu acho que sempre fui mais técnico e menos visionário, artístico. Fiz 6 meses de faculdade, e via que a maioria dos colegas de facul eram playboyzinhos maconheiros… eu era ingênuo e não queria aquilo para mim, e achava que uma escolha de um curso superior seria para sempre. Aí resolvi ir para o mais garantido, e me dei bem também e não me arrependo.
        Já esse meu amigo trabalhou no projeto do Camaro (o Bumblebee) e hoje está numa startup de veículos elétricos em algum lugar do mundo. Mas cada um é cada um né. Fazer as coisas por impulso porque um amigo fez pode ser bem errado, e eu estava indo por esse lado.

        • Renato Duarte

          que história heim!!!

          • Lareiro

            Obrigado. Mas não foi nada de mais, apenas a forma como contei rs. Como eu disse para um colega aqui, eu não me arrependo de ter ido para TI, mas fico imaginando como teria sido com design, se teria tido sucesso etc rs.

            • RRodrigo Souza

              mas dependendo de como está hoje, você ainda pode fazer a faculdade desenho e fazer um projeto para desenhos seus e ganhar um extra também.

        • RRodrigo Souza

          parabéns man, que bom que mesmo você optando por outra coisa as coisas deram certo para você também ,acredito que se na sua area T.I você tivesse a oportunidade de sair do país ja seria muito ,porque a tecnologia chega em muitos outros países e por ultimo aqui e quando chega.

        • Junior Gouveia

          @disqus_BB7riu2wI2:disqus, desculpe perguntar, mas por acaso seu amigo não se chama Luciano Nakamura não né??, trabelhei no estudio da GM de 2008 a 2016
          Alias vc tem uma história muitissimo parecida com um amigo meu, por um momento até achei que era ele, pois fizemos faculdade de DI juntos, que por inal, ele desenhava muito melhor que eu, mas depois de formado, ele não deu continuidade e foi pra TI e eu fui pra área de Design.

          • Lareiro

            Cara, o próprio Luciano Nakamura!!! eta mundinho!!! kkkk

            • Junior Gouveia

              kkkkkkkkk…muito pequeno mesmo. Eu não só conheco ele la da GM, (que alias, antes dele ser designer na GM, ele foi modelador 3D classe C e A la mesmo, assim como eu), como ja trabalhei com ele fazendo esse carro elétrico que vc citou la em cima…rsrsrs…

        • Gustavo Adriano

          Então @disqus_BB7riu2wI2:disqus hoje eu me arrependo profundamente de não ter iniciado a faculdade de Design Industrial na época dos meus 17/18 anos (eu não tinha grana, o curso só existe na cidade ao lado e era bem caro para o meu bolso, já que meus pais não possuíam condição para pagar), fui deixando, tentei outras coisas, cheguei a entrar no Curso de Direito o qual me formarei no ano que vem, mas estou nos 30 praticamente, mas o sonho do Design Industrial nunca saiu da minha cabeça, justamente por eu desenhar e gostar de design (em qualquer área) desde tão cedo. Ainda pretendo fazê-lo em algum momento.

          • Lareiro

            Fala Gustavo. Uma coisa que temos que ter em mente é que nunca saberemos com certeza o que estaríamos perdendo ao desistir de algo. Mas outra verdade é que sua vida não será decidida para sempre aos 18 anos. Você pode mudar lá na frente, com a vantagem de que você já estará trabalhando e já terá dinheiro suficiente para bancar mudanças sem a cobrança de ninguém.
            Vou contar a história do meu segundo irmão, que fez exatamente como vc. Ele sempre foi mais “da arte” do que eu. Fez Desenho Industrial por uns 2 anos, mas com a falta de visão de futuro e a pressão do meu pai, largou e foi fazer Direito (meu pai era advogado). Formou-se mas nunca tirou a OAB. Trabalhou um pouco em escritórios, mas como estava infeliz, não tomava um rumo certo. Mas aí ele decidiu que faria o que gostasse, e aí começou a trabalhar com design gráfico, que era o que ele sempre gostou, e agora é feliz assim.

          • Junior Gouveia

            Cara, não é te incentivando, até pq, os tempos são outros, e o mercado automotivo brasileiro está muito fraco, mas eu mesmo comecei minha facul de Design já com 25 para 26…rsrsrs…e junto comigo na faculdade tinha gente com quase 50 anos nas costas…se tiver a chance e condições, faca o curso 3D de Alias Automotive, quem sabe vc não se dedique e consiga um lugar ao sol na área automotiva, tipo, assim como quem não quer nada saca? rsrsrsrsr

    • Kaian Reis

      Cheguei a fazer faculdade de design, queria para a área automotiva, pena que eu estava em um momento turbulento na minha vida e acabei saindo.

      • Lareiro

        Mais ou menos o que aconteceu comigo. A gente não se arrepende, mas fica imaginando como teria sido né.

      • RRodrigo Souza

        sou mais um na parte de design que gostaria muito de trabalhar nesta area ,ou design digital , melhorando as coisas tentarei cursar

    • Marcelo Alves

      lol!! Eu também gostava de desenhar carros quando era criança e vivia dizendo que queria ser “desenhista”/projetista de carros, mas com o passar do tempo fui percebendo que eu gosto mais da parte técnica (elétrica, mecânica, eletrônica e software). Fiz faculdade na área de TI também, mas ainda continuo gostando bastante de carros, mas hoje em dia nem ligo muito para a parte de design para ser sincero.

    • Coloque um de seus desenhos de Hobby para apreciarmos!

  • Rodrigo Martins

    desde criança sempre desenhei , consigo fazer carros da mesma forma explicada na matéria, e suas novas gerações e até mesmo reestilizaçoes , só que onde moro não tive a oportunidade de fazer design industrial tive que optar por arquitetura que alem de desenhar gosto de projetos e maquetes também

  • Rodrigo Martins

    não sei adicionar foto aqui nos comentários se não ia mandar um rascunho que fiz da traseira da pajero dakar

    • RRodrigo Souza

      este site nao permite foto, mas o que voce pode fazer é adicinar a foto em algum site que a foto fique disponível para quem nao tem conta no mesmo, e passar o link aqui .talves até o face dê.

      • Rodrigo Martins

        Vou tentar

      • Rodrigo Martins
        • RRodrigo Souza

          funcionou sim pajero dakar

          • Rodrigo Martins

            pois é a traseira dela é terrível , não tinha nada para fazer fui dar uma melhorada nela kkkkk mas obrigado pela dica da foto! me ajudou bastante

            • RRodrigo Souza

              de nada

  • Erivelton Freitas

    Alguém mande essa matéria para o pessoal da VW/Toyota, assim eles aprendem a fazerem Designs que prestam. Pois o começo da mudança é assim mesmo… Aprendendo a Desenhar!!!

  • Filipe

    No caso da VW é fácil. Pega um projeto anterior, e muda apenas uma virgula aqui, outra alí e pronto! Tem-se um veiculo de nova geração!

    • kravmaga

      E o designer da VW é um brasileiro que, ao contrário de um hater fracassado, sabe desenhar bem e está ganhando muito mais do que você.

      • Filipe

        ui ui ui, magoei a boneca foi? Cara, se tu ao menos soubesse o que quanto ganho, garanto que é mais do que esse jettazinho da tua foto.

        • kravmaga

          Boneca é onde você está acostumado a sentar !

          • Filipe

            kkkkkkk magoei o fanboy da VW!!

            • Fabricio

              enquanto vocês discutiam com uma caneta bic e uma tesoura alguém “desenhou” 14 futuros modelos da vw, usando como base o gol….

  • Jose Borges

    Excelente matéria! Já desenhei muito quando mais novo porém faz tempo que não desenho mais. Voltarei a praticar meu hobby de criança.

  • leitor

    Que material interessante. Gostaria de ter visto algo assim quando era criança.

  • zekinha71

    No tempo da faculdade uma das matéria, tinha uma etapa que era fazer o jogo de luz e sombra do interior de um carro, tinha que pegar canetas de vários tons de cinza e ir pintando os bancos, painel, portas de acordo com o que tinha luz ou estava no escuro.
    Super difícil de deixar coerente, fiz mais de 50 versões pra conseguir uma nota passável, e boa parte dos alunos também sofreram, e agente via o professor faz em 10 segundos e caia o queixo, mas também o cara desenhou o Engesa4, só não ficou melhor o carro por deram pouco tempo pra desenvolver o projeto e o $$$$$ eram pra lá curto e a equipe pequena.

    • RRodrigo Souza

      ai vai a parte da pratica, as vezes voce desenhava por hobby e nao tinha as tecnicas tipo ficava sempre na mesmice ,mas seu professor como ele ja tinha muita pratica e experiencia ele ja sabia passar muito mais rápido e ja tinha todo o projeto na mente, só precisava transpor no papel .No meu caso que gosto de musica eu posso imaginar uma musica toda na minha cabeça mas se eu nao souber me expressar para algum musico ele nao intenderá para transpor aquilo e vir a ficar um pouco diferente. Mas sobre o caso do Engesa4 eu penso tudo é conforme o bolso do patrão, ele passa a base que ele quer e dai sairá varios projetos até que fique no agrado

  • Pedrov

    Volta e meia eu tenho “reestilizar” carros tidos como feios. Já fiz isso com o Etios, up!, tentei fazer o Mobi… às vezes tento até inventar modelos próprios.

    Quando eu era criança, já gostava de carros e meu passatempo favorito era levar um caderno e um lápis para a calçada, sentar ao lado de um carro que estivesse por perto e desenhá-lo.

    Essa coisa de desenhar carros me acompanha até hoje, mas é mais um hobbie, não tenho planos de carreira para isso.

    • RRodrigo Souza

      mas voce pode publicar o mesmo ,é uma forma de arte é uma cultura

    • Leandro Cazzeri Sasso

      Eu adoro desenhar mas sempre tive medo de fazer isso profissão e me desiludir. Amigo, você tem algum site com esses desenhos?

      • Pedrov

        Não, mas num futuro próximo, talvez.

    • Rodrigo Martins

      tbm faço isso fiz uma melhora na pajero dakar olha ai a imagem https://imageshack.com/a/img921/1281/U0c5kN.png

  • Renato Duarte

    Talvez um dos assuntos mais interessantes do mundo automotivo e que raramente é debatido na rede. Quando pequeno, uma das minhas principais “brincadeiras” era justamente desenhar carrinhos no papel,, talvez se eu tivesse levado mais à sério… rsrsrs

    • nbj

      Também desenhava muitos carros com paisagens e tudo o mais na minha infância, Se não tivesse atrofiado esse dom… rsrsrs

  • Unknown

    Muito interessante a matéria. Apesar de não ser o que se procura aqui “Notícias Automotivas”.

    • RRodrigo Souza

      mas como o site tem o nome de noticias automotivas ,e informa como ajudar a quem não sabe desenhar um automóvel acho muito valido. Por refece-se ainda a coisas automotivas

      • Unknown

        Desculpe-me, mas o que tem a ver “NOTÍCIAS” automotivas com técnicas de desenho?

        • RRodrigo Souza

          nao o parte noticias, e sim a parte “automotivas ” , e é apenas uma materia relacionada a desenhos AUTOMOTIVOS fica tranquilo que não tem 100 noticias ou materias informando como se desenha, é só relevar .Ou só pq o site passou uma materia sobre desenho de carros que ele vai ser ruim ou odiado por todos ?.

          • Unknown

            De forma alguma, mas que eles andam exagerando nos temas das matérias, ultimamente, estão!

  • Andrius Rezende

    Era (ainda é) o meu sonho, desde criança queria ser designer automotivo mas fui acabar como yacht designer …com 27 até que deu pra chegar perto, automotivo não sei se dá mais tempo!!

  • Junior Gouveia

    Desde criança, sempre desenhei carros e casas, é tudo a ver uma coisa com a outra…rsrsrs…com incentivo da família, a 20 anos atras entrei na área de projetos de arquitetura, com 16 anos, como desenhista copista, ainda tudo feito em prancheta, com uso de Sulfites, vegetais canetas nanquim, foi meu primeiro emprego, dai entrei em uma escola técnica de edificações, esse foi meu inicio na área de projetos, trabalhei como Desenhista projetista na arquitetura durante 9 anos, até que, com incentivo da minha namorada na época, hoje minha esposa, resolvi largar literalmente meus 9 anos na área de arquitetura fazer Faculdade de Design, com o intuito de um dia ser Designer e hoje sou designer, mas não aquele que desenha os carros, mas sim Alias Designer (Eilias Designer), que nada mais é que um modelador 3D automotivo, entrei na área ainda no inicio do segundo ano de faculdade e estou até hoje, já são ótimos 11 anos de muito amor pela profissão e 5 Estúdios de Design de montadoras diferentes.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email