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Comparativo: Prisma LTZ 1.4 versus Cobalt LTZ 1.4 – Diferentes, mas custam quase o mesmo

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A GM tem como característica sobrepor modelos para ter uma gama mais ampla de produtos no mercado nacional. Atualmente, por exemplo, a marca possui cinco sedãs disponíveis. Se Malibu e Omega ainda estivessem no mercado, o número subiria para sete.



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No entanto, dois desses sedãs acabaram custando quase o mesmo valor de tabela em suas versões mais caras. Para quem deseja um modelo completo, os Chevrolet Prisma LTZ 1.4 e Cobalt LTZ 1.4 podem colocar o consumidor em dúvida na hora da compra. Afinal, eles são bem diferentes e custam o mesmo: R$ 47.490 e R$ 46.990, respectivamente. E agora?

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Prisma LTZ 1.4 e Cobalt LTZ 1.4 pertence ao mesmo segmento, o dos compactos. Além disso, também compartilham a mesma plataforma (GM Gamma II), transmissão (manual de cinco marchas) e versões melhoradas de velhos conhecidos, sendo o 1.4 SPE/4 no Prisma e o 1.4 Econo.Flex no Cobalt, ambos com oito válvulas. O sedã maior ainda possui opção 1.8 Econo.Flex.

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Mas as semelhanças voltam a aparecer no conteúdo. Ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, computador de bordo, multimídia com MyLink, airbag duplo, rodas de liga leve aro 15, ABS, faróis de neblina, volante com comandos de áudio, chave canivete, Bluetooth, entre outros. Mas o Prisma LTZ 1.4 oferece a mais sensor de estacionamento, faróis com máscara negra e lanternas escurecidas. Já o Cobalt tem controle de áudio no volante.

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No entanto, quando falamos dos carros em si, a diferença fica bastante evidente. O Prisma LTZ 1.4 é bem menor, medindo 4,27 x 1,70 x 1,48 x 2,52 m (CxLxAxEE) com 500 litros no porta-malas e 54 no tanque de combustível. Já o Cobalt LTZ 1.4 mede 4,47 x 1,73 x 1,51 e 2,62 m (CxLxAxEE) com 563 litros no porta-malas e os mesmos 54 no tanque. Ou seja, por dentro, o modelo maior evidentemente possui melhor aproveitamento do espaço.

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Mas por causa do tamanho maior, o Cobalt LTZ 1.4 pesa 1.117 kg contra 1.079 kg do Prisma LTZ 1.4. São poucos quilos de diferença, mas o Prisma LTZ tem alguns cavalos a mais, tornando-o mais ágil, mesmo com torque em rotações mais altas. São 98/106 cv a 6.000 rpm e 13,0/13,9 kgfm a 4.800 rpm contra 97/102 cv a 6.200 rpm e 12,8/13,0 kgfm a 3.200 rpm.

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Enfim, o Prisma LTZ 1.4 é R$ 500 mais caro, mas oferece estilo mais moderno e atraente, tanto por fora quanto por dentro. O modelo também oferece alguns itens a mais e por ser menor, mais leve e ter alguns cavalos a mais, se torna mais ágil no dia a dia. Já o Cobalt LTZ 1.4 tem maior espaço interno, o que se traduz em maior conforto. Também possui porta-malas mais generoso e é mais barato na tabela. No final, as necessidades do consumidor é que deverão determinar realmente qual irá para casa, pois não dá para unir o estilo jovial do Prisma com o espaço generoso do Cobalt. É um ou outro.

Agradecimentos ao Luís Tiago Fernandes Kliemann pela dica.

[Imagens ilustrativas]

  • Debraido

    Esqueceram de dizer que o Cobalt tem controle do radio no volante. O Prisma não (o que é um absurdo).

    • LenonSlater

      Só no modelo com motor 1.8 !

      • bandaxadibar

        Quase 50k e nem ao menos direcao eletrica eles tem….muito menos ESP, ASR

        • Fiat-r

          Tah não exige muito né o cobalt é compacto.

          • Doug_1998

            Eu acho que isso deveria vir em todos os automóveis vendidos no país, independente da classificação do carro…

            • Fiat-r

              Eu também acho!

              O Brazuka tem que se igualar á segurança da europa onde ESP é obrigado e aqui só os 2AB e ABS sao obrigados.

              O problema é que o povo quer ter carro com rodas de liga e multimidia em vez de 6AB e ESP.
              Nos EUA as versões mais basicas sao assim cheia de segurança.

    • Balsemao

      Não esqueceram não:

      "…Mas o Prisma LTZ 1.4 oferece a mais sensor de estacionamento, faróis com máscara negra e lanternas escurecidas. Já o Cobalt tem controle de áudio no volante…"

      • Fiat-r

        Me deu vontade de pegar o volante do Cruze (cobalt, spin, etc…) e colocar no Prisma. Será que a GM não bota? Hehehehehe

  • apzeiro2013

    Como estamos falando da versão 1.4 eu certamente iria de prisma. Mas para quem realmente preza por espaço interno e um pouco de mais de conforto, escolher o cobalt não chega a ser nada anormal!

    Duas boas opções no mercado!

    • Doug_1998

      Para quem quer comprar um Prisma, é melhor correr para as concessionárias, pois o preço dele aumenta toda semana…..;)

      • Joao_Melo

        É… Acho que vou comprar um pra investir. Deve estar rendendo melhor que a caderneta de poupança. =p

        • p_ricardo

          kkkkkkk…

    • Pedro_Rocha

      Diria apenas "opções" de um mercado insipiente, mas como disse Chapolin: "quem não tem vaca tira leite de cabra".

    • Edson Roberto

      Eu discordo veemente disso. Não acho boa opção não.

      O Cobalt é sem duvida a melhor escolha. Pegaram uma versão que praticamente se vende por um preço bem menor e, com esse mesmo preço tabelado se pega o 1.8 LT Automatico que tem praticamente tudo que o Prisma possui com cambio manual.

  • vitor

    Prisma sem dúvida !

  • Vinícius

    Gosto dos dois carros. Acho apenas que o preço principalmente em relação ao Prisma, está alto.

    • Ricardo Rangel…

      É novidade, teve boa acolhida pelo mercado, tem "fila de espera"…
      Já o Cobalt já passou da época da novidade.
      Hoje, é mais barato o Cobalt de tabela e até em descontos, não encontrados no Prisma

  • jonasperola

    Eu prefiro o Prisma, pela beleza e pelo estilo jovial e pela facilidade de encontrar um local pra estacionar sem passar apuros pelo tamanho, o Cobalt peca pelo desing mais tem ótimo espaço interno e varios opcionais, mais enfim são carros que tem propostas diferentes.

    Esse motor 1,4 ECONOFLEX que equipa o Cobalt era o mesmo que era usado no Corsa antes dele sair de linha, se não me engano??

    • jonasperola

      Esse motor 1.8 ECONOFLEX que equipa o Cobalt poderia equpar o Prisma, seria interessante, pois o Corsa hatch e sedan (frente semelhante do Astra) ambos tinha essa opção, tem que ser revisto por parte da parte tecnica.

      • edneygoncalves

        Eu acho que o 1.6 do Sonic (até 120cv/Etanol) já era de bom tamanho…EU prefiro o Prisma, acho que o Cobalt 1.4 deve rodar pesado pra caramba, o bicho é grande hein véio!!!

        • Edson Roberto

          MAs a diferença de peso não passa de 50kg…. e ele não é tão ruim assim. Além disso, esse preço dele se encontra com melhores condições para o Cobalt que pratica esse preço de tabela na comparação com o motor 1.8 e cambio automatico.

          • Marinho

            Concordo plenamente! Posso dizer com conhecimento de causa pois tenho um cobalt 1.8 ltz automático e o carro é top e não deixa a desejar nunca. Tem muito torque apesar de falarem por aí que o motor é o mesmo do corsa e do meriva, neguim tem que se informar melhor antes de falar, pois o motor teve modificações e torque foi o grande diferencial. O carro vem com tudo e inclusive sensor de estacionamento! Cobalt sem dúvida alguma, fiz test drive e não tem comparação dos dois. Um está saindo um custo benefício melhor que o outro pois tem um design conservador, já o outro é mais moderno e é mais recente, por isso a tabela é mais cara…

      • Fiat-r

        Eu acho quê um 1.6 já está bom para um sedam pequeno.

    • Corvo

      Sim..o 1.4 é o mesmo que usava o Corsa. O 1.8 do Cobalt é o 8v antigo ainda (não tem nada a ver com o do Cruze)

      • jonasperola

        O Cruze usa o 1.8 ECOTEC.
        Então esse 1.8 antigo equipava o Corsa.

        • Corvo

          Correto

        • Edson Roberto

          Jonas, só citando que, o Ecotec é justamente a melhoria do familia I, ele possui o cabeçote em aluminio e as diferenças tecnicas que todo mundo já conhece. MAs é ainda familia I melhorado obviamente.

          • jonasperola

            O motor ECOTEC desenvolve 144 cv com etanol, enquento o 1.8 econoflex da familia corsa a desenvolve 108 cv no etanol, chega até ser ridiculo esse desempenho pela litragem, o ECOTEC sim é um avanço entre outras palavras.

      • Elton_MS

        O engraçado(talvez seria melhor dizer TRISTE), é que esse motor 1.8 ECONOFLEX, que é bi-combustível e tem injeção eletrônica possui menos potência que o 1.8 que equipava o ASTRA GL em 1999, que rendia 110 cv no álcool!!!

    • Ricardo Rangel…

      Todos os 1.4 da GM são os mesms do Corsa Antigo. Mudam componentes como os coletores de admissão, de um carro para o outro, que lhes rendem mais ou menos cv/ torque. Mas a grosso modo é o mesmo motor. Lembro o fato de haver um questionamento dos por ques que um Ágile tinga 102 cv e o Corsa 105. Por não caber no cofre do Ágile, o coletor teve de ser redesenhado, perdendo cv/ torque, por exemplo.

  • Jeff Beck

    O 1.4 l é insuficiente para o Prisma e totalmente inadequado para o Cobalt devido ao seu peso. Se tivesse de escolher entre os dois 1.4 l, ficaria, portanto, com o Prisma.
    O ideal, no entanto, dentre as alternativas GM, seria o Cobalt 1.8 devido ao seu bom torque e melhor dirigibilidade. O mercado oferece ainda melhores alternativas custo/benefício com os Fiat Grand Siena e Nissan Versa.

    • Malcolmbr

      A diferença de peso entre os 2 carros nem é tão grande, o problema é que o motor do Prisma é um pouco mais "esperto" que o do Cobalt… Aí com o acúmulo desses 2 fatores, deve acabar tendo uma diferença considerável no desempenho.

      Se eu fosse taxista, talvez escolhesse o Cobalt. Como não sou, não escolho nenhum dos 2… hehe (Mas entre os 2, nesse caso, ficaria com o Prisma).

    • Castle_Bravo

      É bem pequena a diferença de peso entre ambos, pouco mais de 80 quilos, no dia-a-dia torna-se até irrelevante esta diferença. O Corsa 1.4 Maxx também ficava por este peso, e o desempenho do Econo.Flex era até elogiado.

    • Raul

      Insuficiente para o Prisma? reveja seus conceitos…

      Por ser mais leve e ter pequenas adaptações que melhoram seu rendimento, ele se torna melhor neste aspecto que o Cobalt, tenho um Jac J3 Turin e digo os 2 tomam pau de mim, a diferença é que por ser mais fraco e mais pesado o Cobalt toma uma distância grande, o Prisma fica bem perto…

  • Pedro_Rocha

    "Se Malibu e Omega ainda estivessem no mercado, o número subiria para sete." Na minha conta subiria para 3, já que do Cruze para baixo são modelos de submundo (o Sonic brazuka não é o mesmo dos gringos).

  • ocduarte

    Nenhum dos dois.

  • Wellington Myph13

    A GM devia colocar o 1.6 no Cobalt, dai 4 airbags e ESP na LTZ.
    Ele caía fora dessa comparação com o Prisma, subia de preço, e entrava na briga com o Sonic.
    Dai o Sonic pra cair fora, tinha q trazer 6AB, ESP,TCS de série, Materiais emborrachados, forração nas portas, sensor crepuscular e outras coisas pra enfrentar no City e New Fiesta…

    • luta4ever

      Se fizesse isso ninguém compraria o Cruze e muito menos o SOnic.

      • Wellington Myph13

        Até parece…
        Astra e Vectra eram carros iguais, (Astra Opel de uma versão e de outra) e vendiam bem ambos.
        O Cobalt veio pra substituir o Astra sedan, e o Hatch, bom, esse ERA o papel do Agile, mas……….
        O Sonic não veio pra substituir modelo antigo nenhum, veio pra entrar no mercado "Premium" com apelo jovial. (Só falta equipamento decente pra entrar pra essa lista)
        Cruze entrou pra substituir o nosso Vectra (Que mesmo sendo o Astra da Opel, ele era maior e com design totalmente diferente, sendo o Real médio, e o Astra anterior sendo "rebaixado")

        • Errado. Tanto Cobalt quanto Agile vieram substituir a Linha Corsa / Corsa Sedan. Sonic HB/SD veio substituir a linha Astra HB/SD e Onix e Prisma vieram substituir a linha Celta e Prisma. Só que a GM cresceu o olho e jogou todo mundo pra cima nos preços e pra baixo na qualidade.

  • dudupruvinelli

    Ahhhh!!! Meus olhos!! É muita feiura pra um post só!

  • Adriano_Silva

    Pensando de forma pratica/racional e claro esquecendo o quesito beleza "as vezes uma boa escolha de cor, pode melhorar e muito o Cobalt" fica difícil ir as concessionarias da GM olhar Prisma e Cobalt e escolher o Prisma, que é, menor, menos confortável, não tem motor 1.8 e claro o custo beneficio esta cada vez pior.

  • Tejolo

    Difícil escolher….. o feio ou o mais feio?

    • schneider1979

      Na minha opinião o cobalt ganha essa parada da feiura.

      • Tejolo

        Sim, ele é o mais feio no caso….

  • Cristiano Oliveira

    Eu compraria o Cobalt LTZ 18 AT…porem estao pedindo 52K nele. Por este preco… rola ate o Lifan X60 que impressiona mais a vizinhanca!

    • Paloma

      nossa Lifan…só não reclama na hora que for revender!!!

  • fpfor

    Mesmo sendo feio, o Prisma consegue ser o mais bonito da categoria… coisa que o Cobalt não tem… Qual a categoria do Cobalt? Incomodar o Prisma ou Incomodar o Sonic SD?

    • Edney

      Qual a categoria do Cobalt…táxi! Frase de facebook "os taxista pira", grande, macio e porta-malas quadradão…está aí uma receita de sucesso para esse nicho de mercado.

  • W_Costa

    Na minha opinião nem sei por que o Cobalt ainda é produzido (na verdade sei, por que alguém compra),

    prefiro modernidade e design mais agradável aos olhos, nem mesmo a diferença de espaço justifica mantê-lo em produção, pois o Prisma tem ótimo espaço também, acabamento também não,

    a única vantagem que o Cobalt tem sobre o Prisma é o motor 1.8, que caberia como uma luva em numa versão GSi no Onix (que com umas rodas 16" daria um ótimo concorrente ao Palio e Punto Sporting) e na LTZ com o cambio AT6, ficando a LT com 1.4 e 1.0, este 1.8 mesmo arcaico tem bom torque em baixa,

    mas a GM adora torturar o consumidor brasileiro com essas estratégias sem lógica criando essa "concorrência interna" (nem vou acrescentar o Sonic a essa marmelada…),

    quando eram apenas, Vectra, Astra e Corsa em versões hatch e/ou sedan era bem mais simples e fácil de identificar, os carros da GM perderam muito em referência e identidade.

    • Esse é o problema, as pessoas só pensam em beleza. Quem compra um Cobalt não levaria um Prisma pra casa, pois são necessidades diferentes. O cara que compra um Prisma tem uma família menor, já o que compra o Cobalt, tem uma família maior e precisa de mais espaço. O errado da história aí é o Sonic, que não fede nem cheira(apesar de eu acha-lo bonito), porém é pouco equipado e caro pra ser uma boa opção frente a concorrência.

    • Mc_

      Essa concorrência interna serve pra isso mesmo, inflacionar o preço dos veículos top. Com Classic, Prisma e Cobalt fazendo a escadinha, Sonic e Cruze são jogados lá pra cima, como se fossem carros extremamente superiores.

  • Rodrigo

    Um é feio e caro, o outro é horrível e custa o olho da cara. Acho que encontramos um padrão.

    • schneider1979

      Vendidos em qual mercado? Ahh… no Brasil.

    • Thiago_NCO

      Kkkkk leva aí o meu joinha!!

  • AndAmorim

    Agille sedan x Celtão sedan,ambos equipados com motor do finado Corsa qual o melhor?

  • tenho um prisma maxx 1.4 2011 e vou comprar um 0km agora em setembro e o cobalt LT 1.4 e o prisma LT 1.4 estao na minha lista, se eu fosse escolher carro pelo design mais atraente tanto no interior como no exterior e motor 1.4 mais forte levaria o prisma, mas prefiro um carro mais confortavel de categoria superior e com mais cara de carro caro como o cobalt, "cara de carrao e mais barato q o carrinho" sem trocadilho… rsrsrs

    • Elton_MS

      Pedro, faça um bom test drive antes de escolher, pois seu Prisma 2011 anda muito mais e gasta menos do que o Cobalt 1.4. Quando o carro foi lançado, corri para experimentá-lo e me decepcionei com o rendimento do motor 1.4 na rodovia. O Cobalt realmente impressiona mais pelo porte, mas seu rendimento ladeira acima e em ultrapassagens é muito ruim, principalmente tomando por base seu veículo atual, que tem ótimo desempenho. Abraço e boa escolha.

      • Andrade Bsb

        Eu tenho um carro 1.4 e não tenho problema nenhum com ele em rodovia, anda mais do que muito carro com litragem maior!!!

      • Andrade Bsb

        Só que é o 1.4 da Fiat !

      • Andrade Bsb

        T-Jet !

        • Elton_MS

          Nesse caso a situação é outra. Mas esse motor não está disponível para o veículo que nosso amigo leitor mencionou. Se fosse possível ter um Cobalt 1.4 T-Jet eu também iria querer um!

  • se fosse pegar um carro com a mesma proposta do prisma pegaria o ONIX q e o mesmo carro com um portamalas menor praticamente

  • marciors01

    Faltou também comentar que o cobalt é um carro com melhor acabado, com plásticos de melhor qualidade e mais silencioso.
    No comparativo entre os dois carros fica claro o melhor acabamento do cobalt.

  • MecanicoDigital
    • FernandoC95

      Cara é só um puxador de porta, é só um detalhe…

      • MecanicoDigital

        Que está no lugar errado. Fiz um test drive no carro, e confesso que isso me desanimou bastante. Estamos em 2013, e estudos de engenharia e ergonomia já estão avançados o suficiente para evitar que erros grosseiros desse tipo aconteçam.

        Nada justifica isso. Lamentável.

        • Ubaldir

          Você tem ou que puxar a porta com o braço direito (motorista) ou torcer o esquerdo, que seria o natural de ser utilizado. A boa ergonomia deu lugar a um design mais arrojado nesse caso.

          • MecanicoDigital

            Verdade amigo. A função deu lugar à forma. Eu pessoalmente acho que poderiam ter feito uma porta tão ou mais bonita sem perda da funcionalidade.

            Quem tem problemas musculares ou de coluna pode sair prejudicado.

            • Edson Roberto

              Vou mais longe… porque simplesmente não deixaram essa parte como no Cobalt mesmo?

              • MecanicoDigital

                Pois é!

        • Romis_gtr

          Exatamente, este "detalhe" é broxante no Onix/Prisma….diferentemente do Cobalt que é "feio" mas que tem um nível de conforto a mais que seu concorrente…com tudo à mão.

    • Marco A.

      Realmente, o local onde colocaram esse puxador é muito sem jeito. Quandol a porta se abre você fica procurando onde pegar e não encontra. É horrível. O jeito é manter o vidro aberto e segurar por ele mesmo. Muito mal pensado.

    • Fellipe

      Vai que a porta abre em um precipício, aí você se salva com o puxador ultra ergonômico e estiloso.

    • Effgen

      essa eu tenho que concordar… comprei um Prisma, estou super satisfeita com design, conforto, desempenho (apesar do preço que realmente não parou de subir), mas o que me incomodou foi o puxador baixo na porta. Ficou desajeitado…

  • LTD1976

    Independente do gosto pessoal por cada um, isso mostra o quão inadequado está o posicionamento do Prisma dentro da linha GM. Enquanto está redundante com o Cobalt nessa versão, a faixa de mercado por volta dos 30m mil está totalmente desguarnecida, havendo um grande buraco entre o Classic e o prisma.

  • kaique

    o cobalt é bem mais confortável

  • IsrVasconcelos

    O Cobalt é mais sóbrio e possui o interior mais caprichado e agradável. Afinal o motorista fica do lado de dentro do carro, então a qualidade interior é, na minha opinião, muito mais relevante do que o desenho externo. Entre esses dois o Cobalt leva a "vitória", na moral.

    • MecanicoDigital

      Concordo contigo. Interiormente o Cobalt é muito mais interessante .

      • Edson Roberto

        Sem contar que quem já andou nos dois (eu já andei) sem duvida vai perceber o quão o Cobalt é superior no conforto dos bancos e espaço (até mesmo espessura deles).

    • Romis_gtr

      Concordo também, o interior é muito mais agradável, em todos os sentidos, espaço então, nem se fala….neste aspecto vejo que a beleza, fica em segundo plano.

  • Danillo Acosta

    Vc é solteiro ou então está noivo, não tem filhos, se importa com a aparência do carro e quer um desempenho melhor: FIQUE COM O PRISMA!

    Vc é casado, tem filhos, precisa de um carro com bom espaço interno, bom porta-malas para viajar e fazer as compras do supermercado, sem se importar com o visual: FIQUE COM O COBALT!

  • jfonts311

    Existindo o Cobalt nem sei quem cogita uma compra de um carro anão, que não oferece muito e pior, é mais caro. Repudio isso totalmente, mostra que Brasileiro não sabe comprar carro. Bla bla bla o Cobalt é feio. Sim mas mas é muito melhor que esse Prisma. Maior que Cruze. Não tenho um antes que nego comece a falar besteira, mas ja andei num e achei um carro totalmente racional pelo preço cobrado. (Realidade BR e não a do mundo)

  • Marco A.

    Concordo contigo LTD. Mas o que deveria realmente acontecer é o preço da dupla Onix/Prisma ser uns 5 mil Reais mais barato para que esse "buraco" realmente não existisse. Seria o lógico. Todo mundo vê isso e concorda contigo. Acontece que a Dona GM cresce o olho e adora um lucrozinho fácil… Pelo que custa, a dupla Onix/Prisma deveria vir, no mínimo, com motor 1.8 do antigo Astra. E o coCôbált com o antigo 2.0 do também finado Astra.

  • bedotRJ

    A diferença aí é que o Cobalt sai uns R$ 3mil abaixo do preço de tabela enquanto que o Prisma tem ZERO de desconto. Na prática, pelo preço do Prisma LTZ 1.4, vc leva o Cobalt LTZ 1.8. Pelo preço do Prisma LT 1.4, vc leva o Cobalt LT 1.8. E por pouca coisa mais do que o Prisma LT 1.0, vc leva o Cobalt LT 1.4. Sendo assim, o CxB do Cobalt é infinitamente melhor.

    • Romis_gtr

      Ahan, verdade mesmo, o preço de mercado do Cobalt é bem competitivo….como já passou o efeito "novidade" é fácil encontrar facilidades de financiamento e/ou inclusão de itens a mais…..fora que, realmente, com o preço de um você compra outro com um motor maior e AT, embora esse motor 1.8 falem que seja o terror do consumo…..

    • Edson Roberto

      E no lugar do Prisma 1.4 LTZ também pode-se levar o 1.8 LT Automatico. Ou então no lugar do Prisma LTZ 1.4 automatico, leva-se o proprio Cobalt 1.8 LTZ.

  • Marcos

    Se o cobalt recebesse esse motor spe4, iria melhorar muito, pois seu torque é bem melhor em baixa que o econo.flex.

  • Matheus

    Fui recentemente a uma concessionária GM para conhecer o Prisma, que considero bem interessante, bonito e moderno. Mas chegando lá, vi logo um Cobalt LTZ AT e fiquei muito impressionado (positivamente). Examinei o interior de ambos nos mínimos detalhes e fiz o test drive e afirmo sem pestanejar que o Cobalt é muito superior, muito mais carro. Andei na versão LTZ 1.4 manual dos dois e o Cobalt surpreendeu pelo conforto, maciez, estabilidade, desempenho agradável (claro que o 1.8 seria mais adequado, cheguei a comentar com a vendedora que o 1.4 era inviável para o tamanho do carro, ela insistiu para eu pelo menos testar e eu fiquei convencido de que ele daria conta do recado no dia-a-dia). O Prisma, por ser menor, transmite menos segurança, os bancos são menos confortáveis (os do Cobalt são de veludo), a suspensão é mais firme (a intenção era essa, eu sei), o espaço interno e o porta-malas são muito, mas muito menores e não senti diferença em termos de desempenho de um para o outro, até porque a diferença de peso é só de 40 kg e essas melhorias do 1.4 do Prisma não são tão grandes assim. Cheguei a medir o consumo; se eu não me engano, eles fizeram por volta de 10,4 km/l com gasolina (melhor que o meu Palio 1.0). Em resumo, me senti muito melhor ao volante do Cobalt, que ainda por cima sairia mais em conta que o Prisma, que está caríssimo e ainda sofreu aumento de preços recentemente, enquanto o outro estava com condições especiais, sensor de estacionamento, taxa zero etc. O Prisma chama a atenção pelo design e pelo ar de modernidade – impressionante o efeito que o MyLink exerce sobre as pessoas; já vi muita gente que acha que é algo de outro mundo e quer comprar o carro só por causa disso; é legal mesmo, mas não vamos exagerar! Não vale o que custa. Eu ficaria com o Cobalt: se o design não é o ponto forte (eu mesmo tinha preconceito), ele é bem imponente e transmite a sensação de ser mais caro do que realmente é, além de ser maior, mais confortável e mais barato.

    • Malcolmbr

      Vou concordar com vc em uma coisa: O MyLink realmente é um pouco superestimado… Tenho um amigo que comprou um Ônix com o MyLink e na época, fiquei entusiasmado, quase sonhando em ter um também. Há pouco tempo, quando estava procurando um carro pra comprar, fui conhecer melhor, e confesso que não me impressionou em nada…
      Comprei um Fox Rock in Rio (eu sei, vão me criticar por isso) e comparando o sistema de áudio dos 2, sinceramente me dei melhor com o novo da Volks, de verdade achei mais intuitivo.

      Agora, sobre o conforto e comportamento dinâmico dos 2 não posso opinar, pois nunca entrei em um Cobalt.

  • epa

    Se o farol do Agile mudou, o do Cobalt já já também muda. Estou na espera.

    • alz

      talvez por isso de tanta "promoção"do cobalt, ele será repaginado logo e com isso seu preço volta ao normal. aproveitem.

  • Ubaldir

    A GM bem que podia dar um "tapa" nesse design da dianteira do Cobalt. Pra que fazer um carro com um frente tão controversa? Sem aumentar custos ou necessitar de alterações significativas na estrutura, seria tranquilo tornar esse conjunto faróis-grade-para-choque bem mais harmonioso e bem proporcionado com relação ao restante do carro do que é hoje. Racionalmente é uma opção melhor que o Prisma, mas mercado de automóveis tem quesitos importantes na compra que vão muito além de pura racionalidade. O design é o principal deles. Carro tem que ser "bonito", não tem jeito.

    • Edson Roberto

      Se eu não me engano foi vc mesmo que falou que ele poderia adotar a frente do atual agile certo? Te digo que, acho que o Cobalt ficaria perfeito com ele. Esse carro é curioso: Conforto otimo, silencioso, bom ergonomicamente falando e impressiona ver o que se espera dele. Ele lembra mais a epoca Opel do que a epoca Chevrolet de modelos atuais.

      Tanto que ao menos qdo eu conheci o modelo e pude andar (como passageiro), percebi coisas que, para mim não passam desapercecibo e consegui compara-lo ao Monza. Os bancos com uma textura mais lisa, entretanto de qualidade, bom preenchimento de espuma nos bancos, luzes de cortesia nas portas, sistema de som razoavel, mas na minha opinião melhores na categoria no qual ele se encaixa e o comportamento dinamico digno de um sedan médio sem os itens que evitam devidamente o conforto a bordo de um médio, como maior espessura de revestimento fonoabsorvente assim como parabarro de plastico.

      Mas tem atributos que podemos dizer que realmente saltam os olhos nesse sedan. A GM poderia ter dado uma forcinha a mais para agregar segurança ao produto né?

  • marciotb13

    Para minha garagem é que não vão. Nem um dos dois. Um é feio além da conta, outro é bonitinho, mas já teve três aumentos de preço e nos acessórios e, o que é pior, não tem um mísero termômetro de água do motor por economia porca. Tou fora. Vou procurar coisa melhor na concorrência.

  • LeandroBalmant

    Eu não achei esse comparativo tão interessante, uma vez que aqui eles somente compararam o motor 1.4. Pra ficar certo deveria ter sido Cobalt LTZ 1.8 e Prisma LTZ 1.4 ou Cobalt LTZ 1.4 e Prisma LT 1.0.

  • Marco A.

    Não há motor mais forte nem espaço interno maior que me convença em "pensar" em comprar essa marmota de Cobált. Essa banheira é FEIA COM FORÇA meu. A lateral não é grandes coisas mas esta dianteira, me perdoem o trocadilho, é "k-h-d@" de feia. Acho que os designers da GM tiveram seu momento de inspiração ao projetar este carro durante uma tremenda dor de barriga, quando estavam sentados no "trono". É a típica frente de caminhão da década de 40, só tem grade e farol, coisa mais ridícula…. tô fora…. :(

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