Prisma LTZ 1.4 versus Cobalt LTZ 1.4 – Diferentes, com mesmo preço

Prisma LTZ 1.4 versus Cobalt LTZ 1.4 - Diferentes, com mesmo preço

A GM tem como característica sobrepor modelos para ter uma gama mais ampla de produtos no mercado nacional. Atualmente, por exemplo, a marca possui cinco sedãs disponíveis. Se Malibu e Omega ainda estivessem no mercado, o número subiria para sete.


Prisma LTZ 1.4 versus Cobalt LTZ 1.4 - Diferentes, com mesmo preço

No entanto, dois desses sedãs acabaram custando quase o mesmo valor de tabela em suas versões mais caras. Para quem deseja um modelo completo, os Chevrolet Prisma LTZ 1.4 e Cobalt LTZ 1.4 podem colocar o consumidor em dúvida na hora da compra. Afinal, eles são bem diferentes e custam o mesmo: R$ 47.490 e R$ 46.990, respectivamente. E agora?

Prisma LTZ 1.4 versus Cobalt LTZ 1.4 - Diferentes, com mesmo preço

Prisma LTZ 1.4 e Cobalt LTZ 1.4 pertence ao mesmo segmento, o dos compactos. Além disso, também compartilham a mesma plataforma (GM Gamma II), transmissão (manual de cinco marchas) e versões melhoradas de velhos conhecidos, sendo o 1.4 SPE/4 no Prisma e o 1.4 Econo.Flex no Cobalt, ambos com oito válvulas. O sedã maior ainda possui opção 1.8 Econo.Flex.

Prisma LTZ 1.4 versus Cobalt LTZ 1.4 - Diferentes, com mesmo preço

Mas as semelhanças voltam a aparecer no conteúdo. Ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, computador de bordo, multimídia com MyLink, airbag duplo, rodas de liga leve aro 15, ABS, faróis de neblina, volante com comandos de áudio, chave canivete, Bluetooth, entre outros. Mas o Prisma LTZ 1.4 (veja aqui opinião de dono sobre o Prisma LT 1.0 e LTZ 1.4) oferece a mais sensor de estacionamento, faróis com máscara negra e lanternas escurecidas. Já o Cobalt tem controle de áudio no volante.

Prisma LTZ 1.4 versus Cobalt LTZ 1.4 - Diferentes, com mesmo preço

No entanto, quando falamos dos carros em si, a diferença fica bastante evidente. O Prisma LTZ 1.4 é bem menor, medindo 4,27 x 1,70 x 1,48 x 2,52 m (CxLxAxEE) com 500 litros no porta-malas e 54 no tanque de combustível. Já o Cobalt LTZ 1.4 mede 4,47 x 1,73 x 1,51 e 2,62 m (CxLxAxEE) com 563 litros no porta-malas e os mesmos 54 no tanque. Ou seja, por dentro, o modelo maior evidentemente possui melhor aproveitamento do espaço.

Prisma LTZ 1.4 versus Cobalt LTZ 1.4 - Diferentes, com mesmo preço

Mas por causa do tamanho maior, o Cobalt LTZ 1.4 pesa 1.117 kg contra 1.079 kg do Prisma LTZ 1.4. São poucos quilos de diferença, mas o Prisma LTZ tem alguns cavalos a mais, tornando-o mais ágil, mesmo com torque em rotações mais altas. São 98/106 cv a 6.000 rpm e 13,0/13,9 kgfm a 4.800 rpm contra 97/102 cv a 6.200 rpm e 12,8/13,0 kgfm a 3.200 rpm.

Prisma LTZ 1.4 versus Cobalt LTZ 1.4 - Diferentes, com mesmo preço

Enfim, o Prisma LTZ 1.4 é R$ 500 mais caro, mas oferece estilo mais moderno e atraente, tanto por fora quanto por dentro. O modelo também oferece alguns itens a mais e por ser menor, mais leve e ter alguns cavalos a mais, se torna mais ágil no dia a dia. Já o Cobalt LTZ 1.4 tem maior espaço interno, o que se traduz em maior conforto.

Também possui porta-malas mais generoso e é mais barato na tabela. No final, as necessidades do consumidor é que deverão determinar realmente qual irá para casa, pois não dá para unir o estilo jovial do Prisma com o espaço generoso do Chevrolet Cobalt. É um ou outro.

Agradecimentos ao Luís Tiago Fernandes Kliemann pela dica.

[Imagens ilustrativas]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.