Corolla 2017: perdeu câmbio manual e bancos em tecido

corolla 2017 1

O Corolla 2017 trouxe ao mercado nacional uma redução de versões em preparação para a chegada da atualização de meia da geração 11, que assumiu posteriormente um visual mais fluido e atraente.

Com isso, o Corolla perdeu a transmissão manual e as opções de entrada com acabamento em tecido, mantendo ainda as versões mais recentes Upper Black e Dynamic.

Ainda disponível com duas motorizações, o Corolla tinha propulsores 1.8 e 2.0, ambos aspirados e com transmissão CVT e simulação de sete marchas.

No Corolla 2017, a ausência de controles de tração e estabilidade, assim como do assistente de partida em rampa, mantiveram o sedã médio japonês como um carro incompleto, um contraste com o segmento.

Ainda assim, isso não impediu que ele mantivesse a liderança no mercado entre os sedãs médios (veja os sedãs médios mais econômicos), com volume de emplacamentos no país e uma legião de fãs.

Corolla 2017 – novidades

corolla 2017 2

O Corolla 2017 teve como novidades a perda das versões GLi 1.8 manual de seis marchas e GLi 1.8 CVT, preservando assim as versões GLi Upper e GLi Upper Black, ambas com motor 1.8 litro e acabamento em couro.

Com a GLi Upper Black, o sedã ofereceu personalização no exterior e interior, tendo surgido como uma edição especial que acabou ficando por um longo tempo.

O Corolla 2017 tinha ainda a versão clássica XEi, a mais vendida do modelo, com motor 2.0 litros, sendo a que mais se aproximava da Altis, a topo de linha, mas ainda existia uma edição especial que ficou também.

Essa opção era a Dynamic, que ficava entre XEi e Altis, mas baseada na primeira, com pintura nas cores Branco Pérola, Preto Eclipse e Prata Super Nova.

No Corolla Dynamic, as rodas de liga leve eram pintadas em preto brilhante, enquanto os faróis de neblina tinham molduras com luzes diurnas em LED, item exclusivo dessa opção.

A versão Altis, a mais completa, fechava as opções do Corolla 2017, tendo itens como acabamento em cor cinza, botão de partida, chave presencial, sensor de chuva, sensor crepuscular, rebatimento elétrico dos retrovisores e banco do motorista com ajustes elétricos.

Corolla 2017 – versões

Corolla GLi

  • Toyota Corolla GLi Upper 1.8 CVT
  • Toyota Corolla GLi Upper Black 1.8 CVT
  • Toyota Corolla XEi 2.0 CVT
  • Toyota Corolla Dynamic 2.0 CVT
  • Toyota Corolla Altis 2.0 CVT

Corolla 2017 – equipamentos

Toyota Corolla GLi Upper 1.8 CVT – Motor 1.8 litro e câmbio CVT Multi-Drive, para-choques na cor do carro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 205/55 R16, faróis duplos, vidros verdes, vidro térmico traseiro e para-brisa degradê.

Bancos em couro, banco do motorista com ajuste em altura, ar condicionado, direção elétrica, sistema de áudio com CD player, Bluetooth, USB e auxiliar, airbag duplo, freios ABS com EDB e freios a disco nas quatro rodas.

Cintos dianteiros com pré-tensionadores, cintos de três pontos, Isofix, apoio de braço com porta-copos, volante com ajustes de altura e profundidade, relógio digital, retrovisores externos com controle elétrico e vidros elétricos com one touch.

Retrovisor interno dia e noite, para-sois com espelhos iluminados, sistema de som com quatro alto-falantes, antena interna, porta-luvas com iluminação, luzes de leitura, iluminação interna, alças de teto, travas de segurança nas portas traseiras e bloqueio eletrônico de vidros.

Abertura interna do bocal do tanque e do porta-malas, bagageiro com iluminação, banco traseiro bipartido, fonte 12V, porta-objetos, computador de bordo, repetidores de direção nos retrovisores e freio de estacionamento manual.

Toyota Corolla GLi Upper Black 1.8 CVT – Itens acima, mais pintura exclusiva preto eclipse, frisos laterais personalizados, sensor de estacionamento, bandeja de porta-malas e maçanetas externas e soleiras cromadas.

Toyota Corolla XEi 2.0 CVT – Itens acima, mais motor 2.0 litros, ar condicionado automático, faróis de neblina, rodas de liga leve exclusivas, sensor de estacionamento, volante e acabamento em couro, multimídia com DVD, TV digital, controle de cruzeiro, câmera de ré e acabamento dos bancos em couro cinza.

Toyota Corolla Dynamic 2.0 CVT – Itens acima, retrovisores em preto brilhante, rodas de liga leve com acabamento preto brilhante, soleiras personalizadas, luzes diurnas em LED, tapetes personalizados, acabamento interno preto, sesnor de estacionamento e logotipo Dynamic.

Toyota Corolla Altis 2.0 CVT – Itens acima, mais retrovisor interno eletrocrômico, rebatimento elétricos dos retrovisores, acabamento interno em couro cinza, navegador GPS, rodas de liga leve exclusivas, banco do motorista com ajustes elétricos.

Corolla 2017 – preços

  • Toyota Corolla GLi Upper 1.8 CVT – R$ 86.254
  • Toyota Corolla GLi Upper Black 1.8 CVT – R$ 86.365
  • Toyota Corolla XEi 2.0 CVT – R$ 93.374
  • Toyota Corolla Dynamic 2.0 CVT – R$ 89.692
  • Toyota Corolla Altis 2.0 CVT – R$ 100.661

(*) Preços da tabela Fipe – novembro/2022.

Corolla 2017 – motor

toyota corolla xei 2015 2016 cinza usado semana 7

O Corolla 2017 tinha dois motores, sendo eles os 2ZR-FBE e 3ZR-FBE, respectivamente 1.8 Dual VVT-i e 2.0 Dual VVT-i, sendo ambos lançados no final dos anos 2000.

Motores robustos e confiáveis, esses dois propulsores com arquitetura de alumínio com duplo comando de válvulas variável, que atuam sobre quatro válvulas por cilindro.

Com injeção eletrônica multiponto, os motores 2ZR-FBE e 3ZR-FBE garantem ao Corolla da geração 11, um bom desempenho com economia de combustível.

O 2ZR-FBE é um 1.8 litro com 1.798 cm³ e taxa de compressão de 12:1, com 139 cavalos na gasolina e 144 cavalos no etanol, ambos a 6.000 rpm.

Já os torques eram de 17,7 kgfm no derivado de petróleo e 18,4 kgfm no combustível vegetal, ambos a 4.800 rpm.

No caso do 3ZR-FBE, o motor da Toyota é um 2.0 litros com 1.986 cm³ e a mesma taxa de compressão, entregando 143 cavalos na gasolina e 154 cavalos no etanol, ambos a 6.000 rpm.

Nos torques, ele oferece 19,4 kgfm no primeiro e 20,3 kgfm no segundo combustível, tendo esse somente transmissão CVT com simulação de sete marchas e conversor de torque, sendo oferecido também no 2ZR-FBE.

Corolla 2017 – desempenho

  • Toyota Corolla 1.8 CVT – 11,0 segundos e 186 km/h
  • Toyota Corolla 2.0 CVT – 9,6 segundos e 199 km/h

Corolla 2017 – consumo

  • Toyota Corolla 1.8 CVT – 7,8/9,2 km/l e 11,4/13,2 km/l
  • Toyota Corolla 2.0 CVT – 7,2/8,8 km/l e 10,6/12,6 km/l

Corolla 2017 – manutenção e revisão

A revisão do Corolla 2017 é composta por uma inspeção prévia de vários componentes, entre eles motor, câmbio, suspensão, direção, freios e sistema elétrico, por exemplo.

Na revisão, são trocados óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, fluido de freio, velas, palhetas dos limpadores, filtro de pólen do ar condicionado, entre outros.

Corolla 2017 – ficha técnica

Motor 1.8 2.0
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha
Cilindrada em cm3 1798 1986
Válvulas 4 4
Taxa de compressão 12:1 12:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta
Potência máxima 139/144 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol) 143/154 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 17.7/18.4 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol) 19,4/20,3 kgfm a 4.800 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 6 marchas e CVT de 7 marchas CVT de 7 marchas
Tração
Tipo Dianteira Dianteira
Direção
Tipo Elétrica Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson
Traseira Eixo de torção Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Aço ou liga leve aro 16 polegadas Liga leve aro 16 polegadas
Pneus 205/55 R16 205/55 R16
Dimensões
Comprimento (mm) 4.620 4.620
Largura (mm) 1.775 1.775
Altura (mm) 1.475 1.475
Entre eixos (mm) 2.700 2.700
Capacidades
Porta-malas (L) 470 470
Tanque de combustível (L) 60 60
Carga (Kg) 375 375
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.235 (MT) 1.260 (CVT) 1.295 (CVT)
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,30 0,30

Corolla 2017 – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X