Corolla 2021: mantendo a posição de best seller da Toyota

Corolla 2021
Corolla 2021

O Toyota Corolla 2021 chegou ao mercado nacional mantendo a posição de best seller da marca japonesa no Brasil e no mundo, sendo um sedã médio bem valorizado entre os usados.

Fabricado em Indaiatuba, interior de São Paulo, o Corolla 2021 era construído sobre a plataforma modular TNGA (GA-C) com duas motorizações e duas transmissões.

Disponível nas versões GLi, XEi, Altis e Altis Premium, o Corolla não teve alterações em relação ao modelo 2020, mudando somente os preços e para cima.

Com bom custo-benefício, pós-venda reconhecido, desempenho e conforto, o Corolla 2021 tinha motor 2.0 Dynamic Force com dupla injeção e até 177 cavalos.

Outro motor usado era o conjunto híbrido 1.8 de até 123 cavalos combinados, tendo transmissão transaxle tipo CVT, enquanto o 2.0 tinha um CVT de 10 marchas, com a primeira mecânica.

Corolla 2021 – detalhes

Corolla GLi

O Corolla 2021 tinha um visual sofisticado, com linhas fluidas e atraentes, tendo faróis de full LED na Altis, bem como faróis de neblina em LED, luzes diurnas em LED e lanternas em LED.

Já as rodas de liga leve eram de aro 16 polegadas nas versões mais baratas e 17 polegadas na Altis, enquanto os retrovisores tinham repetidores de direção.

Com detalhes externos cromados, além de pneus 205/55 R16 e 225/45 R17, o Corolla 2021 tinha ainda suspensão traseira multilink, bem como freios a disco nas quatro rodas com ABS com EDB.

Tendo controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa, o Corolla 2021 tinha um interior moderno com acabamento cinza nas versões GLi e XEi, além de bege nas Altis e Altis Premium.

O ar condicionado era automático, mas dual zone apenas na Altis Premium, enquanto havia duas entradas USB na frente, com uma do lado do passageiro, mas bem escondida.

O console estilizado tinha comandos de controle de estabilidade e do modo Sport, enquanto o híbrido tinha os modos EV e Drive Mode, com opções Eco, Normal e Power, além do assistente de estabilidade.

A alavanca de câmbio com coifa de napa, tinha seletor de mudança manual no 2.0 e modo B (Brake) no 1.8 híbrido, sendo esse o modo regenerativo ao se soltar o pé do acelerador.

O freio de estacionamento era manual por alavanca, enquanto os bancos eram em tecido na versão GLi, enquanto XEi e Altis eram em couro, tendo ainda banco com ajuste elétrico do motorista na Altis Premium.

A multimídia tinha tela de 8 polegadas, sendo o sistema Toyota Play com Google Android Auto e Apple CarPlay, tendo ainda câmera de ré, TV digital, DVD, CD, Bluetooth, bem como GPS nativo na Altis Premium.

Bem espaçoso, o Corolla 2021 tinha ainda luzes de leitura, para-sois com espelhos iluminados, retrovisor interno dia e noite, sendo eletrocrômico na Altis Premium.

Os vidros eram elétricos com one touch, tendo ainda travamento elétrico com entrada presencial a partir da XEi, enquanto os retrovisores elétricos tinham rebatimento elétrica a partir da Altis.

Já o sistema de som tinha seis alto-falantes, com o ambiente ainda contando com teto solar elétrico e banco do passageiro com ajustes elétricos.

O Toyota Safety Sense é um pacote de segurança com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de invasão de faixa e de saída de pista, alerta de ponto cego e farol alto automático.

Com 4,630 m de comprimento, 1,780 m de largura, 1,455 m de altura e 2,700 m de entre eixos, o Corolla 2021 tinha 470 litros no porta-malas, bem como 50 litros na versão 2.0 e 43 litros no 1.8 híbrido.

Corolla 2021 – versões

Corolla GLi

  • Toyota Corolla GLi 2.0 CVT
  • Toyota Corolla XEi 2.0 CVT
  • Toyota Corolla Altis Premium 2.0 CVT
  • Toyota Corolla Altis Hybrid 1.8 CVT
  • Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 1.8 CVT

Corolla 2021 – equipamentos

Toyota Corolla XEi 2020 5

Toyota Corolla GLi 2.0 CVT – Motor 2.0 e câmbio CVT de 10 marchas, faróis duplos, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, rodas de liga leve aro 16 polegadas, pneus 205/55 R16, vidros verdes, vidros térmicos, para-brisa degradê e alarme.

Multimídia com tela de 8 polegadas, câmera de ré, Android Auto, CarPlay, DVD, TV digital, Bluetooth, USB, direção elétrica, ar condicionado automático, vidros elétricos com one touch, travamento de portas elétrico, chave canivete e retrovisores elétricos.

Bancos em tecido, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido com apoio de braço central dotado de porta-copos, luzes de leitura, para-sois com espelhos iluminados, retrovisor interno dia e noite, fonte 12V e computador de bordo.

Porta-objetos na frente, porta-luvas com iluminação, modo Sport, volante multifuncional, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, sistema de som com quatro alto-falantes, controle de tração, controle de estabilidade e assistente de rampa.

Freios a disco nas quatro rodas com ABS e EDB, airbags frontais, airbags laterais, airbags de cortina, airbag de joelho, Isofix, cintos de 3 pontos, apoios de cabeça, cintos dianteiros com pré-tensionadores e ajuste de altura, alças de teto e abertura interna do tanque e porta-malas.

Toyota Corolla XEi 2.0 CVT – Itens acima, mais bancos em couro, cluster com tela de 7 polegadas, faróis de neblina em LED, rodas aro 17 polegadas, pneus 225/45 R17, paddle shifts, volante em couro, sensor de estacionamento traseiro, entre outros.

Toyota Corolla Altis Premium 2.0 CVT – Itens acima, mais pacote Toyota Safety Sense, retrovisor eletrocrômico, faróis full LED, rodas exclusivas, tweeters, teto solar elétrico, sensor de estacionamento dianteiro, acabamento bege ou marrom, entre outros.

Toyota Corolla Altis Hybrid 1.8 CVT – Itens acima, mais motor 1.8 híbrido e e-CVT, modo EV, modos de condução, freios regenerativos, exceto teto solar elétrico e pacote Safety Sense.

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 1.8 CVT – Itens co Altis Premium 2.0 CVT, mais motor 1.8 híbrido e e-CVT, modo EV, modos de condução e freios regenerativos;

Corolla 2021 – preços

Toyota Corolla XEi 2020 3

  • Toyota Corolla GLi 2.0 CVT – R$ 123.502
  • Toyota Corolla XEi 2.0 CVT – R$ 133.890
  • Toyota Corolla Altis Premium 2.0 CVT – R$ 152.944
  • Toyota Corolla Altis Hybrid 1.8 CVT – R$ 156.321
  • Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 1.8 CVT – R$ 157.931

Corolla 2021 – motor

Toyota Corolla XEi 2020 6

O Corolla 2021 tinha dois motores, sendo o híbrido 1.8 HSD Flex com 1.798 cm³ e duplo comando variável no cabeçote, com ciclo Atkinson, entregando 98 cavalos na gasolina e 101 cavalos no etanol, ambos a 5.200 rpm, com 14,5 kgfm a 3.600 rpm, independente do combustível.

A caixa de relação sem fim por engrenagem transaxle tinha dois motores elétricos com 72 cavalos e 16,6 kgfm, totalizando 122 cavalos na gasolina e 123 cavalos com etanol.

Já o 2.0 Dynamic Force tinha 1.987 cm³ com duplo comando variável, mas com injeção direta para alta rotação e indireta (bicos no coletor) para baixa rotação.

Entregando 169 cavalos na gasolina e 177 cavalos no etanol, ambos a 6.600 rpm, tinha 21,4 kgfm a 4.400 rpm nos dois combustíveis.

O câmbio CVT Direct Shift é misto de engrenagem e correia, com a primeira marchas mecânica e as demais por variação do CVT, tendo modo Sport e mudanças manuais.

Corolla 2021 – desempenho

  • Toyota Corolla 2.0 CVT – 9,2 segundos e 205 km/h
  • Toyota Corolla Hybrid 1.8 CVT – 12,0 segundos e 170 km/h

Corolla 2021 – consumo

  • Toyota Corolla 2.0 CVT – 8,0/9,7 km/l e 11,6/13,9 km/l
  • Toyota Corolla Hybrid 1.8 CVT – 10,9/9,9 km/l e 16,3/14,5 km/l

Corolla 2021 – ficha técnica

Motor 2.0
Combustível Álcool Gasolina
Potência 177 cavalos
Torque 21,4 kgfm
Câmbio CVT
Tração dianteira
Direção elétrica
Suspensão dianteira tipo McPherson com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal
Suspensão traseira tipo braços triangulares com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal
Altura (mm) 1.455
Largura (mm) 1.780
Comprimento (mm) 4.630
Peso 1.405 kg
Tanque 50 litros
Entre-eixos 2,70m
Porta-Malas 470 litros

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X