EcoSport 2017: gama completa com 9 versões

ford ecosport 2017 1

O EcoSport 2017 era uma arma poderosa da Ford na briga entre os SUVs. Naquele ano, o modelo brigou até o fim com o Kicks pela quinta posição, alcançando uma média de 2,6 mil unidades mensais.

Para isso, o utilitário tinha uma gama com 9 versões, motores 1.6 e 2.0, câmbio manual ou automatizado e até tração integral. Mas será que ele ainda é uma boa opção entre os usados?

Confira tudo sobre o EcoSport 2017!

EcoSport 2017 – versões

Com uma linha bem extensa, o Ford EcoSport 2017 tinha versões com motor 1.6 ou 2.0, câmbio manual ou automático e até uma configuração com tração 4WD.

Veja em detalhes:

  • EcoSport SE Direct 1.6 AT 2017 (PCD)
  • EcoSport SE 1.6 2017
  • EcoSport SE 1.6 AT 2017
  • EcoSport SE 2.0 AT 2017
  • EcoSport Freestyle 1.6 2017
  • EcoSport Freestyle 1.6 AT 2017
  • EcoSport Freestyle Plus 1.6 AT 2017
  • EcoSport Freestyle 2.0 4WD 2017
  • EcoSport Titanium 2.0 AT 2017

Confira também os detalhes do EcoSport 2018.

ford ecosport 2017 6

EcoSport 2017 – equipamentos

EcoSport SE Direct 1.6 AT 2017 (PCD) – motor 1.6 Sigma TiVCT de 126/131 cavalos de potência e 15,3/16,1 kgfm de torque, com câmbio automatizado Powershift de 6 velocidades e tração dianteira.

SEGURANÇA: airbag duplo, freios ABS, assistente de partida em rampas, controle de tração e estabilidade, cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, travas elétricas, Isofix, chamada de emergência, entre outros.

CONFORTO: ar-condicionado, direção elétrica, sistema SYNC com tela de 3,5 polegadas e rádio, CD Player, USB e Bluetooth, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, piloto automático com limitador de velocidade, ajuste de altura nos cintos dianteiros, vidros elétricos para todos os ocupantes, retrovisores elétricos, banco traseiro bipartido, reclinável e rebatível, porta-malas com luz e destravamento remoto, porta-luvas climatizado, entre outros.

VISUAL: rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 205/65 R15, faróis de neblina, repetidores de seta nos retrovisores, luzes de condução diurna, bagageiro no teto, grade dianteira parata, maçanetas na cor do veículo, entre outros.

EcoSport SE 1.6 2017 – motor 1.6 Sigma de 110/115 cavalos de potência e 15,7/15,9 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas e tração dianteira.

ITENS DE SÉRIE: em relação ao modelo acima, perde controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, piloto automático com limitador de velocidade, entre outros.

ford ecosport freestyle 2017 4

EcoSport SE 1.6 AT 2017 – motor 1.6 Sigma TiVCT de 126/131 cavalos de potência e 15,3/16,1 kgfm de torque, com câmbio automatizado Powershift de 6 velocidades e tração dianteira.

ITENS DE SÉRIE: mesmos itens da versão SE Direct.

EcoSport SE 2.0 AT 2017 – motor 2.0 Duratec de 141/147 cavalos de potência e 18,9/19,7 kgfm de torque, com câmbio automatizado Powershift de 6 velocidades e tração dianteira.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/60 R16, lanterna de neblina, indicador de temperatura externa e motor 2.0.

EcoSport Freestyle 1.6 2017 – motor 1.6 Sigma de 110/115 cavalos de potência e 15,7/15,9 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas e tração dianteira.

ITENS DE SÉRIE: itens da versão SE 1.6 + alarme perimétrico e volumétrico, sensores de estacionamento traseiros, apoio de braço para o motorista, rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/60 R16, entre outros.

EcoSport Freestyle 1.6 AT 2017 – motor 1.6 Sigma TiVCT de 126/131 cavalos de potência e 15,3/16,1 kgfm de torque, com câmbio automatizado Powershift de 6 velocidades e tração dianteira.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + piloto automático com limitador de velocidade, volante revestido em couro e câmbio automático.

EcoSport Freestyle Plus 1.6 AT 2017 – motor 1.6 Sigma TiVCT de 126/131 cavalos de potência e 15,3/16,1 kgfm de torque, com câmbio automatizado Powershift de 6 velocidades e tração dianteira.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + airbags laterais e de cortina, bancos em couro com ajuste lombar para o motorista, entre outros.

EcoSport Freestyle 2.0 4WD 2017 – motor 2.0 Duratec de 141/147 cavalos de potência e 18,9/19,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 6 marchas e tração integral sob demanda.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + tração integral.

EcoSport Titanium 2.0 AT 2017 – motor 2.0 Duratec de 141/147 cavalos de potência e 18,9/19,7 kgfm de torque, com câmbio automatizado Powershift de 6 velocidades e tração dianteira.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + ar-condicionado automático digital, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, retrovisor interno fotocrômico, chave presencial, entre outros.

ford ecosport freestyle 2017 2

EcoSport 2017 – preços

Veja os valores atuais do EcoSport 2017 no mercado de usados, onde a diferença entre a versão mais barata e a mais cara não é tão grande. Confira:

  • EcoSport SE Direct 1.6 AT 2017 (PCD) – R$ 60.953
  • EcoSport SE 1.6 2017 – R$ 62.081
  • EcoSport SE 1.6 AT 2017 – R$ 62.179
  • EcoSport SE 2.0 AT 2017 – R$ 62.762
  • EcoSport Freestyle 1.6 2017 – R$ 64.114
  • EcoSport Freestyle 1.6 AT 2017 – R$ 65.607
  • EcoSport Freestyle Plus 1.6 AT 2017 – n/d
  • EcoSport Freestyle 2.0 4WD 2017 – R$ 66.200
  • EcoSport Titanium 2.0 AT 2017 – R$ 62.891

(Valores baseados na tabela Fipe)

EcoSport 2017 – motor

A linha do EcoSport 2017 era vendida no Brasil com duas versões do motor 1.6 Sigma e também com o propulsor 2.0 Duratec, este último com a versão equipada com a tração integral.

Na entrada da gama, o SUV contava com o motor 1.6 Sigma de disposição transversal, injeção multiponto, 4 cilindros em linha e 16 válvulas. Ele entregava 110 cv com gasolina e 115 cv com etanol, a 6.000 rpm.

Além disso, tinha 15,7/15,9 kgfm de torque, respectivamente, a 4.750 rpm. Esses números apareciam sempre com o câmbio manual de 5 marchas e a tração dianteira.

Nas versões equipadas com o famigerado Powershift, câmbio automatizado que deu dor de cabeça para diversos proprietários, os números sobem para 126/131 cavalos (6.000 rpm) e 15,3/16,1 kgfm (4.750 rpm).

A linha ainda tinha algumas versões com o motor 2.0 Duratec, também transversal, com injeção multiponto, 4 cilindros em linha e 16 válvulas. Ele era sempre acompanhado pelo câmbio automatizado de 6 marchas.

Sua ficha indicava 141 cv com gasolina e 147 cv com etanol, a 6.250 rotações por minuto, além de 18,9/19,7 kgfm de torque, a 4.500 rpm. Aqui a tração poderia ser dianteira ou, em uma versão, interal (mas com câmbio manual).

ford ecosport 2017 7

EcoSport 2017 – desempenho

Veja o desempenho de cada uma das muitas versões do EcoSport 2017, com o tempo para chegar até os 100 km/h e a velocidade máxima:

  • EcoSport 1.6 AT – 11,8 segundos e 180 km/h
  • EcoSport 1.6 MT – 12,4 segundos e 180 km/h
  • EcoSport 2.0 AT – 11,4 segundos e 180 km/h
  • EcoSport 2.0 4WD – 10,9 segundos e 180 km/h

EcoSport 2017 – consumo

CONSUMO CIDADE

  • EcoSport 1.6 MT – 7 km/l com etanol e 10,2 km/l com gasolina
  • EcoSport 1.6 AT – 7,2 km/l com etanol e 10,2 km/l com gasolina
  • EcoSport 2.0 AT – 6,6 km/l com etanol e 9,7 km/l com gasolina
  • EcoSport 2.0 4WD – 5,7 km/l com etanol e 8,6 km/l com gasolina

CONSUMO ESTRADA

  • EcoSport 1.6 MT – 8,2 km/l com etanol e 11,8 km/l com gasolina
  • EcoSport 1.6 AT – 8,3 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina
  • EcoSport 2.0 AT – 8 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina
  • EcoSport 2.0 4WD – 7 km/l com etanol e 10,3 km/l com gasolina

ford ecosport 2017 2

EcoSport 2017 – manutenção e revisão

A garantia oferecida pela Ford para o EcoSport 2017 era de 3 anos. Ainda que esse período já tenha se esgotado, o modelo ainda tem um plano detalhado de revisões no site do fabricante.

Elas devem ser feitas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, sem nenhuma diferença de valor entre os motores. Até os 60.000 km, o gasto será de R$ 6,7 mil. Confira:

Revisão Custo Custo
Quilometragem EcoSport 1.6 EcoSport 2.0
10.000 km R$ 920 R$ 920
20.000 km R$ 1.149 R$ 1.149
30.000 km R$ 920 R$ 920
40.000 km R$ 1.699 R$ 1.699
50.000 km R$ 920 R$ 920
60.000 km R$ 1.149 R$ 1.149
Total R$ 6.757 R$ 6.757

EcoSport 2017 – ficha técnica

Motor

EcoSport 1.6 Sigma

EcoSport 2.0 Duratec

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.596

1999

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

12:1

10,8:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

110/115 ou 126/131 cv @ 6.000 rpm

141/147 cv @ 6.250 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

15,7/15,9 ou 15,3/16,1 kgfm @ 4.750 rpm

18,9/19,7 kgfm @ 4.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de 5 marchas ou Automatizado de 6 velocidades

Manual de 5 marchas ou Automatizado de 6 velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Dianteira ou Integral

Freios

Tipo

Disco ventilado / tambor

Disco ventilado / tambor

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente

McPherson, independente

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

15 ou 16 polegadas

16 polegadas

Pneus

205/65 R15 ou 205/60 R16

205/60 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.241

4.241

Largura sem retrovisores (mm)

1.765

1.765

Altura (mm)

1.696

1.696

Distância entre os eixos (mm)

2.521

2.521

Capacidades

Porta-malas (litros)

362

36

Tanque (litros)

52

52

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

433

402

Peso em ordem de marcha (kg)

1.243

1.289

Ângulo de entrada/saída

25,5/31,5

25,5/31,5

EcoSport 2017 – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.