O EcoSport 2017 era uma arma poderosa da Ford na briga entre os SUVs. Naquele ano, o modelo brigou até o fim com o Kicks pela quinta posição, alcançando uma média de 2,6 mil unidades mensais.
Para isso, o utilitário tinha uma gama com 9 versões, motores 1.6 e 2.0, câmbio manual ou automatizado e até tração integral. Mas será que ele ainda é uma boa opção entre os usados?
Confira tudo sobre o EcoSport 2017!
EcoSport 2017 – versões
Com uma linha bem extensa, o Ford EcoSport 2017 tinha versões com motor 1.6 ou 2.0, câmbio manual ou automático e até uma configuração com tração 4WD.
Veja em detalhes:
- EcoSport SE Direct 1.6 AT 2017 (PCD)
- EcoSport SE 1.6 2017
- EcoSport SE 1.6 AT 2017
- EcoSport SE 2.0 AT 2017
- EcoSport Freestyle 1.6 2017
- EcoSport Freestyle 1.6 AT 2017
- EcoSport Freestyle Plus 1.6 AT 2017
- EcoSport Freestyle 2.0 4WD 2017
- EcoSport Titanium 2.0 AT 2017
Confira também os detalhes do EcoSport 2018.
EcoSport 2017 – equipamentos
EcoSport SE Direct 1.6 AT 2017 (PCD) – motor 1.6 Sigma TiVCT de 126/131 cavalos de potência e 15,3/16,1 kgfm de torque, com câmbio automatizado Powershift de 6 velocidades e tração dianteira.
SEGURANÇA: airbag duplo, freios ABS, assistente de partida em rampas, controle de tração e estabilidade, cintos de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, travas elétricas, Isofix, chamada de emergência, entre outros.
CONFORTO: ar-condicionado, direção elétrica, sistema SYNC com tela de 3,5 polegadas e rádio, CD Player, USB e Bluetooth, computador de bordo, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, piloto automático com limitador de velocidade, ajuste de altura nos cintos dianteiros, vidros elétricos para todos os ocupantes, retrovisores elétricos, banco traseiro bipartido, reclinável e rebatível, porta-malas com luz e destravamento remoto, porta-luvas climatizado, entre outros.
VISUAL: rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus 205/65 R15, faróis de neblina, repetidores de seta nos retrovisores, luzes de condução diurna, bagageiro no teto, grade dianteira parata, maçanetas na cor do veículo, entre outros.
EcoSport SE 1.6 2017 – motor 1.6 Sigma de 110/115 cavalos de potência e 15,7/15,9 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas e tração dianteira.
ITENS DE SÉRIE: em relação ao modelo acima, perde controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, piloto automático com limitador de velocidade, entre outros.
EcoSport SE 1.6 AT 2017 – motor 1.6 Sigma TiVCT de 126/131 cavalos de potência e 15,3/16,1 kgfm de torque, com câmbio automatizado Powershift de 6 velocidades e tração dianteira.
ITENS DE SÉRIE: mesmos itens da versão SE Direct.
EcoSport SE 2.0 AT 2017 – motor 2.0 Duratec de 141/147 cavalos de potência e 18,9/19,7 kgfm de torque, com câmbio automatizado Powershift de 6 velocidades e tração dianteira.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/60 R16, lanterna de neblina, indicador de temperatura externa e motor 2.0.
EcoSport Freestyle 1.6 2017 – motor 1.6 Sigma de 110/115 cavalos de potência e 15,7/15,9 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas e tração dianteira.
ITENS DE SÉRIE: itens da versão SE 1.6 + alarme perimétrico e volumétrico, sensores de estacionamento traseiros, apoio de braço para o motorista, rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/60 R16, entre outros.
EcoSport Freestyle 1.6 AT 2017 – motor 1.6 Sigma TiVCT de 126/131 cavalos de potência e 15,3/16,1 kgfm de torque, com câmbio automatizado Powershift de 6 velocidades e tração dianteira.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + piloto automático com limitador de velocidade, volante revestido em couro e câmbio automático.
EcoSport Freestyle Plus 1.6 AT 2017 – motor 1.6 Sigma TiVCT de 126/131 cavalos de potência e 15,3/16,1 kgfm de torque, com câmbio automatizado Powershift de 6 velocidades e tração dianteira.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + airbags laterais e de cortina, bancos em couro com ajuste lombar para o motorista, entre outros.
EcoSport Freestyle 2.0 4WD 2017 – motor 2.0 Duratec de 141/147 cavalos de potência e 18,9/19,7 kgfm de torque, com câmbio manual de 6 marchas e tração integral sob demanda.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + tração integral.
EcoSport Titanium 2.0 AT 2017 – motor 2.0 Duratec de 141/147 cavalos de potência e 18,9/19,7 kgfm de torque, com câmbio automatizado Powershift de 6 velocidades e tração dianteira.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + ar-condicionado automático digital, faróis com acendimento automático, sensor de chuva, retrovisor interno fotocrômico, chave presencial, entre outros.
EcoSport 2017 – preços
Veja os valores atuais do EcoSport 2017 no mercado de usados, onde a diferença entre a versão mais barata e a mais cara não é tão grande. Confira:
- EcoSport SE Direct 1.6 AT 2017 (PCD) – R$ 60.953
- EcoSport SE 1.6 2017 – R$ 62.081
- EcoSport SE 1.6 AT 2017 – R$ 62.179
- EcoSport SE 2.0 AT 2017 – R$ 62.762
- EcoSport Freestyle 1.6 2017 – R$ 64.114
- EcoSport Freestyle 1.6 AT 2017 – R$ 65.607
- EcoSport Freestyle Plus 1.6 AT 2017 – n/d
- EcoSport Freestyle 2.0 4WD 2017 – R$ 66.200
- EcoSport Titanium 2.0 AT 2017 – R$ 62.891
(Valores baseados na tabela Fipe)
EcoSport 2017 – motor
A linha do EcoSport 2017 era vendida no Brasil com duas versões do motor 1.6 Sigma e também com o propulsor 2.0 Duratec, este último com a versão equipada com a tração integral.
Na entrada da gama, o SUV contava com o motor 1.6 Sigma de disposição transversal, injeção multiponto, 4 cilindros em linha e 16 válvulas. Ele entregava 110 cv com gasolina e 115 cv com etanol, a 6.000 rpm.
Além disso, tinha 15,7/15,9 kgfm de torque, respectivamente, a 4.750 rpm. Esses números apareciam sempre com o câmbio manual de 5 marchas e a tração dianteira.
Nas versões equipadas com o famigerado Powershift, câmbio automatizado que deu dor de cabeça para diversos proprietários, os números sobem para 126/131 cavalos (6.000 rpm) e 15,3/16,1 kgfm (4.750 rpm).
A linha ainda tinha algumas versões com o motor 2.0 Duratec, também transversal, com injeção multiponto, 4 cilindros em linha e 16 válvulas. Ele era sempre acompanhado pelo câmbio automatizado de 6 marchas.
Sua ficha indicava 141 cv com gasolina e 147 cv com etanol, a 6.250 rotações por minuto, além de 18,9/19,7 kgfm de torque, a 4.500 rpm. Aqui a tração poderia ser dianteira ou, em uma versão, interal (mas com câmbio manual).
EcoSport 2017 – desempenho
Veja o desempenho de cada uma das muitas versões do EcoSport 2017, com o tempo para chegar até os 100 km/h e a velocidade máxima:
- EcoSport 1.6 AT – 11,8 segundos e 180 km/h
- EcoSport 1.6 MT – 12,4 segundos e 180 km/h
- EcoSport 2.0 AT – 11,4 segundos e 180 km/h
- EcoSport 2.0 4WD – 10,9 segundos e 180 km/h
EcoSport 2017 – consumo
CONSUMO CIDADE
- EcoSport 1.6 MT – 7 km/l com etanol e 10,2 km/l com gasolina
- EcoSport 1.6 AT – 7,2 km/l com etanol e 10,2 km/l com gasolina
- EcoSport 2.0 AT – 6,6 km/l com etanol e 9,7 km/l com gasolina
- EcoSport 2.0 4WD – 5,7 km/l com etanol e 8,6 km/l com gasolina
CONSUMO ESTRADA
- EcoSport 1.6 MT – 8,2 km/l com etanol e 11,8 km/l com gasolina
- EcoSport 1.6 AT – 8,3 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina
- EcoSport 2.0 AT – 8 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina
- EcoSport 2.0 4WD – 7 km/l com etanol e 10,3 km/l com gasolina
EcoSport 2017 – manutenção e revisão
A garantia oferecida pela Ford para o EcoSport 2017 era de 3 anos. Ainda que esse período já tenha se esgotado, o modelo ainda tem um plano detalhado de revisões no site do fabricante.
Elas devem ser feitas a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro, sem nenhuma diferença de valor entre os motores. Até os 60.000 km, o gasto será de R$ 6,7 mil. Confira:
Revisão | Custo | Custo |
Quilometragem | EcoSport 1.6 | EcoSport 2.0 |
10.000 km | R$ 920 | R$ 920 |
20.000 km | R$ 1.149 | R$ 1.149 |
30.000 km | R$ 920 | R$ 920 |
40.000 km | R$ 1.699 | R$ 1.699 |
50.000 km | R$ 920 | R$ 920 |
60.000 km | R$ 1.149 | R$ 1.149 |
Total | R$ 6.757 | R$ 6.757 |
EcoSport 2017 – ficha técnica
Motor |
EcoSport 1.6 Sigma |
EcoSport 2.0 Duratec |
Tipo |
Dianteiro, transversal e flex |
Dianteiro, transversal e flex |
Número de cilindros |
4 em linha |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
1.596 |
1999 |
Válvulas |
16 |
16 |
Taxa de compressão |
12:1 |
10,8:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Multiponto |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) |
110/115 ou 126/131 cv @ 6.000 rpm |
141/147 cv @ 6.250 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) |
15,7/15,9 ou 15,3/16,1 kgfm @ 4.750 rpm |
18,9/19,7 kgfm @ 4.500 rpm |
Transmissão |
||
Tipo |
Manual de 5 marchas ou Automatizado de 6 velocidades |
Manual de 5 marchas ou Automatizado de 6 velocidades |
Tração |
||
Tipo |
Dianteira |
Dianteira ou Integral |
Freios |
||
Tipo |
Disco ventilado / tambor |
Disco ventilado / tambor |
Direção |
||
Tipo |
Elétrica |
Elétrica |
Suspensão |
||
Dianteira |
McPherson, independente |
McPherson, independente |
Traseira |
Eixo de torção |
Eixo de torção |
Rodas e Pneus |
||
Rodas |
15 ou 16 polegadas |
16 polegadas |
Pneus |
205/65 R15 ou 205/60 R16 |
205/60 R16 |
Dimensões |
||
Comprimento total (mm) |
4.241 |
4.241 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1.765 |
1.765 |
Altura (mm) |
1.696 |
1.696 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.521 |
2.521 |
Capacidades |
||
Porta-malas (litros) |
362 |
36 |
Tanque (litros) |
52 |
52 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) |
433 |
402 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1.243 |
1.289 |
Ângulo de entrada/saída |
25,5/31,5 |
25,5/31,5 |
EcoSport 2017 – fotos
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