Gol G4: veja todos os detalhes do modelo

Volkswagen Gol G4 Trend 2010

O Gol G4 foi uma geração importante do maior ícone da indústria automobilística nacional de todos os tempos, tendo no total mais de 4,7 milhões de unidades vendidas no Brasil.

Com a missão de ampliar as qualidades tecnológicas e mecânicas dos antecessores, em 2005 a Volkswagen lançou o reformulado Gol G4.

Com design simples, o Gol G4 chega a ser mais moderno que o Gol G3 em alguns aspectos (inclusive que o Gol G2, para alguns).

Gol G4 – interior

O Gol G4 trouxe um painel mais simples, com menos ranhuras e mais homogêneo. Os materiais usados nos acabamentos também chamam atenção pelo aspecto rústico.

Seu interior passou a oferecer de 11 porta-objetos (versão duas portas) a 13 (versão quatro portas). Foi criado um novo volante de três raios, inspirado nas engrenagens mecânicas, transmitindo confiança e controle no manejo do carro.

O acionamento dos vidros elétricos do Gol G4 passou do painel para as portas, simplificando e facilitando o manuseio. A cor também foi modificada, mais equilibrada e sofisticada, chamada de “cinza basalto”.

volkswagen gol trend 7

O Gol G4 recebeu ainda um novo conjunto de rodas e calotas, totalmente renovado, representando as reluzentes engrenagens mecânicas.

Ele também ganhou novos faróis de neblina, nova tampa traseira, novo vidro vigia que cobre a coluna C, novo limpador da tampa traseira fixado no vidro e novas cores externas, sendo elas Bege Safari e Verde Highway, para as versões Gol Power.

Além delas, tinha também as tradicionais Branco Glacial, Vermelho Flash, Cinza Urano, Preto Ninja, Prata Light, Cinza Cosmo e Azul Índigo.

Novos padrões de malharias foram oferecidos nos bancos, desenvolvidos especialmente para o Gol. Com formas geométricas e elementos tridimensionais, realçaram o volume e atribuíram perfeição, em cores de “cinza quente”.

Na versão City, foi desenvolvido malharia natural, com texturas e elementos tridimensionais no meio do banco, e nas laterais foi usado cinza antracite.

Nas versões Plus e Power, foram usados duas colorações, cinza antracite e azul esverdeado, com elementos em relevo trazendo ao Gol G4 um interior mais esportivo.

volkswagen gol rallye 2

Gol G4 – geral

Para manter a liderança histórica de vendas no mercado, uma das estratégias da Volkswagen, além do upgrade estético, foi oferecer um gama de equipamentos e acessórios, novos módulos de acabamento inteligentes e flexíveis.

Cada Gol G4 é único, dessa forma, o cliente podia montar seu carro de acordo com suas necessidades, por um preço justo e confiável. Em todas as suas versões, e em todas suas motorizações, o consumidor tinha a oportunidade de optar por dezenas de combinações, personalizando desempenho, acabamento, conforto, aparência e funcionalidade.

Resistente, estável, seguro, econômico e confiável, o Gol G4 teve ao todo 1.088 itens completamente (ou parcialmente) modificados em relação ao Gol G3. Em sua categoria, é o mais rigoroso no controle de qualidade.

Antes mesmo de “nascer”, o Gol foi cuidadosamente concebido em serviceability. Traduzindo, uma mecânica amigável que prevê a longa vida útil do modelo e sua conversação no decorrer dos anos.

volkswagen gol power 2008

Gol G4 – versões e motores

O Gol G4 foi oferecido nas versões City (1.0 e 1.6), Plus (1.0) e Power (1.6 e 1.8). Era o único com motor montado no sentido longitudinal e todas as suas versões eram equipadas com motores biocombustíveis Total Flex, funcionando com qualquer mistura dos dois combustíveis (gasolina e álcool).

Tanto a versão City (de entrada), quanto a Plus, eram equipadas com motor EA 11 RHS 1.0 Total Flex de 8 válvulas, desenvolvendo 65 cv (gasolina) e 68 cv (álcool). Com álcool, na cidade, atingia 7,5 km/L e na estrada 11 km/l.

Já com gasolina, as marcas são 9,5 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada. Desempenho modesto, menor consumo urbano e maior autonomia na rodagem eram seus atributos mais destacados. Uma das qualidades do Gol sempre foi sua economia de combustível.

Ele atinge em 15,4 segundos os 100 km/h, tendo velocidade máxima de 153 km/h.

Outros aspectos mecânicos são a suspensão dianteira independente, tipo McPherson, suporte tubular e braços triangulares, amortecedores hidráulicos de dupla ação, molas helicoidais de ação linear e barra estabilizadora, suspensão traseira independente (eixo-semi-rígido) com corpo auto estabilizante de perfil “V”.

O tanque de combustível tem 51 litros e a capacidade do porta-malas é de 285 litros.

Outra opção de motor do Gol G4 oferecida tanto nas versões City e Power, é o EA 827 1.6 Total Flex de 8 válvulas, desenvolvendo 97 cv (gasolina) e 99 cv (álcool). Vai de 0 à 100 km/h em 11,2 segundos e chega à 184 km/h.

Com álcool, as marcas são de 8,5 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada. Com gasolina, 11,4 km/l na cidade e 16 km/l na estrada.

Esses são dados divulgados pela fábrica, porém na prática espera-se algo entre 9,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.

A terceira e última opção de motorização é o EA 827 1.8 Total Flex de 8 válvulas, equipando exclusivamente a versão Power, atingindo 106 cv com álcool e 103 cv com gasolina. Faz em média 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada.

De acordo com a Volkswagen, o modelo faz até 14 km/l na média, seguindo os dados da fábrica, na cidade com álcool 7,8 km/l e com gasolina 11,7 km/l. Na estrada 11,2 km/l com álcool e com gasolina, 16,7 km/l.

volkswagen gol ecomotion 4

Um dos destaques é o “Modulo Suspensão Elevada” – disponível para a versão City 1.6 e para Power 1.6 e 1.8 – permitindo a elevação da altura do carro em relação ao solo em 27 mm, aumentando sua capacidade para encarar terrenos irregulares e estradas de terra.

O “Modulo Image”, permitia ao comprador do Gol City adquirir também para-choques na cor do veículo, rodas de aro 14’’, pneus 185/60 R14 e supercalotas aro 14’’.

Houve edições especiais como o Gol Copa, lançado em 2006 e teve 16.000 exemplares construídos, com destaque para a grade frontal pintada na cor preta em formato “V”.

Equipado com motor EA 11 Total Flex, com potência de 71 cv (álcool) e 68 cv (gasolina), junto ao câmbio de 5 marchas e tração dianteira, ele atinge velocidade máxima de 168 km/h e vai de 0 à 100 km/h em 12,5 segundos.

O Gol Rallye, lançado em 2007, trouxe uma pegada off-road. Tinha para-choques sem pintura e com faróis integrados, além de equipamento interno diferenciado, sendo considerado uma versão extremamente rara.

Equipado com motor EA 11 Total Flex 1.6, com potência de 103 cv (gasolina) e câmbio manual de 5 marchas e tração dianteira, ele atinge velocidade máxima de 184 km/h e vai de 0 à 100 km/h em 11,2 segundos.

volkswagen gol rallye 3

Baseado na carroceria da quarta geração, a Volkswagen lançou o Gol Titan, um carro urbano com suspensão mais elevada na qual consegue encarar com mais facilidade terrenos e pavimentos em condições inferiores, pneus mistos e pegada off-road.

Gol G4 – atributos

Os atributos que colocam o Gol à frente de seus concorrentes incluem o fato dele ser o único carro de entrada no Brasil com três anos de garantia integral para motor e câmbio, que permite o completo diagnóstico eletrônico, maior velocidade máxima de categorias entre os veículos 1.0 e maior tanque combustível da categoria.

Ainda tem banco do motorista com regulagem de altura, maior distância entre eixos (aproximadamente 2.468 mm), carroceria com 5 anos de garantia contra corrosão e foi submetido a crash-tests e testes severos de resistência e de durabilidade que o torna o mais seguro de sua categoria.

Muitos fatores contribuíram na facilidade da manutenção, o que torna o Gol imbatível frente à concorrência. No motor, tuchos hidráulicos que acionam as válvulas dispensam a regulagem.

Alternador e motor em partida podem ser testados pelo sistema de autodiagnostico e retirados sem a necessidade de “operações complexas”. A transmissão pode ser removida e instalada sem a necessidade de remoção das travessas de sustentação.

A regulagem da cambagem, da convergência e o alinhamento do carro podem ser feitos nos locais indicados para ajustes.

Em sua estrutura, por incrível que pareça, todos os vidros são colados com cola ultra resistente, garantindo maior reforço estrutural na carroceria, vedação total contra a entrada de água e maior segurança contra arrombamentos.

Gol G4 – mercado

Em 2012, foram vendidas aproximadamente 293.310 unidades do modelo, entre todos os modelos produzidos pela Volkswagen, o Gol está entre os 7 mais vendidos. O ranking inclui Passat, Golf, Jetta e Polo.

O modelo saiu de linha em 2014 e marcou o fim de uma era na indústria nacional brasileira. Derivado do Gol “Bolinha”, deixou de ser fabricado mesmo com condições de receber airbags e freio ABS de série.

Deu lugar ao up! e foi mantido no portfólio mesmo após a chegada da nova geração, o Gol G5. Depois veio o Gol G6. Quando se trata de Volkswagen Gol, mesmo fora de linha, continua sendo um carro valorizado. Apesar dos bons serviços prestados, infelizmente, não teve uma “despedida” como a velha senhorita, a Kombi.

O Gol é o carro mais querido do Brasil, além de bonito e muito robusto, a quarta geração ofereceu excelente relação custo-benefício, com manutenção acessível e vantagens em venda e revenda.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Gol

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.