Gol Highline: topo de linha entre 2014 e 2018

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O Gol Highline foi uma versão topo de linha do hatch compacto da Volkswagen, vendido no mercado brasileiro entre os anos de 2014 e 2018, a opção do popular nacional enriqueceu sua oferta.

Disponível também nos irmãos VW Voyage, VW Fox e até a picape VW Saveiro, a versão Highline aqui é destacada no VW Gol, onde foi oferecida nas gerações G6 e G7.

No Gol Highline, a oferta de equipamentos de série e opcionais era maior, porém, esta opção não teve os motores mais potentes disponíveis no compacto durante sua vigência.

A oferta foi centrada no motor EA111 1.6 8V de até 104 cavalos e 15,6 kgfm, além de transmissão manual de cinco marchas ou automatizado da versão I-Motion.

Com conteúdo mais generoso, itens como ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, sistema de som com CD player, Bluetooth, rodas de liga leve, entre outros, eram oferecidos na versão.

Leia também: Gol Comfortline

Gol Highline – novidades

O Gol Highline seguiu a tendência da VW de nomear versões principais do hatch, iniciando com o Comfortline e seguido pela Trendline, ficando a Highline acima da primeira citada.

No fim, o Gol tinha as versões Trendline, Comfortline e Highline, com esta última tendo detalhes diferenciados, como frisos destacados, faróis de neblina, rodas de liga leve exclusivas e grade mais elaborada.

Retrovisores com repetidores de direção também destacavam a versão Highline, enquanto o interior tinha como valorização o acabamento em couro dos bancos, geralmente de dois tons.

Volante e alavanca em couro, pedais de alumínio, painel com aplique metalizado, suporte de celular e multimídia com câmera ré, assim como projeção para Android Auto e CarPlay.

Apesar da evolução em conteúdo, o motor do Gol Highline permaneceu o velho e confiável EA111 1.6 com cabeçote de 8V, sendo esse propulsor com 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos no etanol.

Gol Highline – equipamentos

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Volkswagen Gol Highline 1.6 manual – Motor 1.6 e câmbio manual de cinco marchas, mais para-choques na cor do carro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15 polegadas, pneus 195/55 R15 e alarme.

Vidros verdes, vidro traseiro térmico, para-brisa degradê, limpador e lavador traseiro, sensor de estacionamento, freios ABS com EDB, airbag duplo, bancos em couro, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro inteiriço, cintos de 3 pontos nas laterais e central subabdominal.

Ar condicionado, direção hidráulica, coluna de direção ajustável em altura, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores com ajustes elétricos, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, para-sois com espelhos iluminados e luzes de leitura.

Sistema de áudio com CD player, multimídia com tela de 5,8 polegadas, câmera de ré, Bluetooth, USB, SD, auxiliar, computador de bordo, iluminação no porta-malas, cobertura do bagageiro, abertura elétrica do porta-malas, entre outros.

Volkswagen Gol Highline 1.6 I-Motion – Itens acima, mais transmissão automatizada de cinco marchas com modo manual na alavanca e paddle shifts, assim como modo Sport.

Gol Highline – preços

O Gol Highline tem uma boa valorização no mercado de carros usados, sendo um modelo robusto e confiável, que garante um bom valor de revenda.

O hatch da VW custa em torno de R$ 40 mil no ano/modelo 2014, ou seja, um carro com mais de sete anos e com valor muito bom.

  • Volkswagen Gol Highline 1.6 manual 2014 – R$ 40.551
  • Volkswagen Gol Highline 1.6 I-Motion 2014 – R$ 40.837

(*) Preços da tabela Fipe – outubro/2022.

Gol Highline – motor

O Gol Highline tinha motor EA111 1.6 8V de quatro cilindros, que tinha cabeçote de duas válvulas e comando único sem variação de abertura e fechamento de válvulas.

Nesse caso, o torque era de 14,1 kgfm, passando depois para 14,3 kgfm e finalmente, na atualização VHT, o 1.6 saltou para 15,4 kgfm na gasolina e 15,6 kgfm no etanol, ambos a 2.500 rpm.

Mantendo os 1.598 cm³ originais, a potência continuou em 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos no etanol, ambos a 5.250 rpm.

 

Gol Highline – desempenho

  • Volkswagen Gol Highline 1.6 manual – 9,8 segundos e 190 km/h
  • Volkswagen Gol Highline 1.6 I-Motion – 10,4 segundos e 190 km/h

Gol Highline – consumo

  • olkswagen Gol Highline 1.6 manual – 7,3/9,4 km/l e 10,7/13,7 km/l
  • Volkswagen Gol Highline 1.6 I-Motion – 7,3/9,5 km/l e 10,7/13,7 km/l

Gol Highline – manutenção e revisão

O Gol Highline tem plano de manutenção de 10.000 km ou 12 meses entre os intervalos das revisões, tendo sido anteriormente de seis meses o tempo entre as trocas de óleo.

A mudança se deu quando a Volkswagen lançou o VW Polo, mudando assim todo o pós-venda da marca, se enquadrando assim ao padrão do mercado nacional.

O serviço consiste na inspeção de sistemas de freios, direção, suspensão, motor, câmbio e sistemas de segurança, passando assim para as trocas dos itens que constam nas revisões.

Gol Highline – ficha técnica

Motor 1.6
Tipo
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1598
Válvulas 2
Taxa de compressão 12,1:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 101/104 cv a 5.250 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo 15,4/15,6 kgfm a 2.500 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas ou automatizado de 5 marchas
Tração
Tipo Dianteira
Direção
Tipo Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson
Traseira Eixo de torção
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 15 polegadas
Pneus 195/55 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 3.897
Largura (mm) 1.656
Altura (mm) 1.464
Entre eixos (mm) 2.466
Capacidades
Porta-malas (L) 285
Tanque de combustível (L) 55
Carga (Kg) 400
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.026 (MT) 1.036 (AMT)
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,345

Gol Highline – fotos

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Categorias Gol

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X