Haval H6 HEV2 2024: Visual interessante, interior tecnológico, e desempenho razoável

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Seguindo a onda de carros elétricos, híbridos e montadoras chinesas no Brasil, a GWM trouxe o Haval H6, seu SUV de porte grande, design arrojado e preço convidativo.

Disponível nas versões GT, HEV2 e PHEV34, com diferenças de preço significativas entre elas, a HEV2 é de entrada.

Fique de olho nos detalhes do Haval H6 HEV2.

Partindo de R$ 214.000,00 a versão HEV2 vem de série com:

Abertura do porta-malas com sistema “free-hands”, sensor de chuva, teto solar panorâmico elétrico, bancos revestidos em couro ecológico, bancos dianteiros com ajuste elétrico e ventilação, volante multifuncional revestido em couro, retrovisor interno antiofuscante automático, ar Condicionado “dual zone”, 6 airbags, ABS, controle de tração e estabilidade, sensores de estacionamento, câmera 360°, frenagem autônoma, piloto automático adaptativo, assistente de mudança e manutenção de faixa, multimídia de 12,3” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, 4G, 8 alto-falantes, cluster digital de 10,25”, carregador de celular e mais.

Conjunto acelera bem, mas morre em alta

Dos três irmão, o H6 HEV2 é o mais lento, mas nem por isso é moroso, muito pelo contrário.

O motor turbo 1.5 com injeção direta, somado ao conjunto eletrificado, rendem ótimos 243 cv e 54 kgfm de torque, que poderia significar um ótimo desempenho, mas não é bem assim.

Com seus 1.700 kg, o H6 acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 8s, mas tem sua velocidade máxima de 175 km/h, igual ao de um Honda City, por exemplo.

A Tiguan 350 TSI, quando ainda entregava todo seu potencial, com seus 1.785 kg, 220 cv e 35,7 kgfm de torque, entregava um 0 a 100 km/h em 6,8s e tinha velocidade máxima de 223 km/h.

Ou seja, mais pesada, menos potente e andava mais.

O Tiggo 8 Max Drive, somente com o motor 1.6 turbo, entrega 0 a 100 km/h na casa dos 9s e velocidade máxima de 180 km/h.

Mas você pode estar pensando, então o consumo deve ser excepcional, não é?

Bom… é bom, mas nem tanto.

Somente na gasolina, ele faz 13,8 km/l na cidade e 12 km/l na rodovia.

Na cidade são números maravilhosos para um SUV, na rodovia já não é tudo isso, apesar de ganhar de seus rivais não híbridos, não compensa a diferença de desempenho.

Interior tecnológico

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Apesar de agradável, tendo duas telas, o painel do H6 parece muita coisa, menos um carro, quase como uma mesa de escritório.

A forma como a tela que simula o cluster foi colocada, não remete a um painel automotivo, não tem molduras, somente um rebaixo e um encaixe.

O volante é bonito, lembra vagamente volante de pick-up grande, como a RAM, e tem botões multifuncionais, que permitem a interação com multimídia, controle de funções e do cockpit.

A multimídia se destaca do painel, sobrando bastante para cima, seguindo algumas tendências, tornam um pouco mais moderno o visual, sem precisar esticar o painel, mas não encaixa tão bem.

O console central é bastante trabalhado, com vários detalhes plásticos e em couro ecológico, e tem alguns botões de controle, a seletora do câmbio e o freio eletrônico de estacionamento.

O formato do painel é quase minimalista, com áreas lisas, costuras marcadas difusores de ar disfarçados.
As forrações de porta tem um desenho agradável, com diversos detalhes, acabamentos e um toque gostoso.

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O teto solar panorâmico é amplo, e agrada até aqueles que não gostam muito do acessório.

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Os bancos, em couro ecológico, são bonitos, não chamam muita atenção (e nem deveriam), ao contrários do BYD Song Plus.

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O porta-malas é amplo e não deve faltar espaço numa viagem em família.

Visual agrada

É impossível passar por um Haval H6 e não ouvir alguém comentar sobre seu visual, normalmente elogiando-o (especialemente a versão GT).

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Seu grande estaque está na lanterna traseira, que é unificada, com uma grande linha percorrendo toda a extensão da parte de trás do carro.

Tem um design de fato interessante, com as pontas, que chegam até a lateral, chanfradas, correm até logo depois da tampa do porta-malas, e fecham o ângulo até chegar à reta que às liga.

A tampa do porta-malas é um pouco abaulada, que passa a impressão que o carro está com a “traseira empinada”, esse é outro ponto que faz com que visual do H6 tenha personalidade.

As rodas pintadas de preto brilhante não chamam a atenção, eventualmente poderiam caprichar bem mais no design delas.

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O aerofólio salta um pouco da porção superior da tampa do porta-malas, mas sem exagero.

Visto de lado, o H6 traz esportividade, com vincos marcados, especialmente na porção inferior das portas, além de uma caixa de roda relativamente grande e teto levemente caído, que acaba no mencionado aerofólio.

Essas características tiram o aspecto “quadrado” que as SUVs passam.

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De frente, a GWM usou e abusou das linhas e entalhes cromados nas grades, que formam um efeito interessante, mas já visto em outros modelos asiáticos.

Os faróis são bonitos, sem grandes destaques.

O milha é recoberto por um acabamento preto, que tem desenho diferenciado, ligando-o à grade inferior, que também tem detalhes marcados, porém mais discretos.

O capô é amplo, com vincos marcados nas pontas, trazendo um pouco de imponência e esportividade para a frente.

Em tendência de alta nas vendas

Em 2023 já esteve entre os 17 SUVs mais emplacados, o que é um feito notável para um carro chinês, híbrido e novo no mercado.

Seria um grande acerto da GWM ou um sinal de novos ares soprando no nosso mercado? Só o tempo irá dizer.

No acumulado de 2024 já saltou para a décima quinta posição, com 3.843 unidades emplacadas esse ano.

À frente de Taos, Commander, SW4, Tiggo 8, ZR-V e mais.

Tem opcionais interessantes, bom desempenho e consumo urbano, e pode surpreender no mercado, se a GWM acertar a mão em alguns pontos.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.