Hyundai Linha 2019 Veículos Comerciais

Hyundai HR 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)

Hyundai HR 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)
Hyundai HR 2019

O Hyundai HR 2019 é um caminhão leve vendido no mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 73.720 e oferecido em versão única, com chassi e cabine para receber diversas carrocerias e baús.

Equipado com motor diesel 2.5 de 130 cv e 26 kgfm, o VUC (Veículo Urbano de Carga) da CAOA é isento de rodízio em São Paulo e de circulação em zonas proibidas para caminhões pelo país.


Hyundai HR 2019 – história

Nascido em 1977 como H-100, o Hyundai HR também é conhecido no exterior como Porter, sendo um dos comerciais leves mais vendidos em todo o mundo.

Feito inicialmente na Coreia do Sul, o modelo teve a primeira geração chamada HD1000, sendo oferecida em versão picape e também van com até 12 lugares.


Em 1981, a produção do HD1000 se encerrou, assim como do Porter. Porém, em 1986, surge a segunda geração, que duraria 10 anos e chegaria também ao Brasil. Esse modelo era derivado do Mitsubishi Delica ou L300, igualmente vendido por aqui.

Chegou a ser fabricado com cabine dupla e também em versão van ou furgão. Ganhou um facelift em 1993, quando adotou faróis circulares e foi esse modelo que veio ao Brasil através de importação do grupo Garavelo. O motor diesel era o Mitsubishi 4D56 de 2.5 litros.

A terceira geração surgiu em 1996 e também foi importada ao Brasil. O pequeno caminhão tinha um visual com cabine mais arredondada e mantinha os faróis circulares, assim como os de neblina.

Tinha diversas versões, incluindo chassi com cabine, picape com caçamba de aço ou cabine dupla. Manteve o propulsor diesel 2.5 litros.

Em 2004, eis que surge a geração atual do HR, chamada Porter II. O caminhãozinho da Hyundai ganhou uma cabine mais moderna, além de chassi de longarinas reforçado. Com até 4,85 m de comprimento e 2,43 m ou 2,64 m de entre-eixos, o modelo tem capacidade para 1.800 kg de carga por aqui, fora motorista, combustível e acompanhante.

Esta quarta geração adotou dois motores, sendo um diesel 2.6 de 79 cv e 17 kgfm, enquanto o outro é o mais recente 2.5 Euro 5 com 130 cv e 26 kgfm.

O câmbio manual passou de cinco para seis marchas. Feito na Coreia do Sul, o Hyundai HR 2019 tem ainda dois irmãos na China, sendo um deles vendido pela JAC Motors. Este é o JAC X200, que também tem câmbio de seis marchas e mais torque que os rivais montados em Montevidéu, Uruguai, e Anápolis-GO.

Similar ao Kia K2500 (Bongo), que é feito no país vizinho, o HR é classificado como um VUC (Veículo Urbano de Cargas), tendo isenção de rodízio por conta de seu peso e tamanho, tendo um total de 3.400 kg de PBT, peso bruto total.

O JAC X200 virou V260 no Brasil. Ele é um concorrente direto de Kia Bongo (K2500) e do próprio Hyundai HR (líder do segmento de VUC). Com nível de emissão Proconve L7 (Euro 5), a motorização é 2.0 turbo diesel com 95 cv de potência e 26,4 kgfm de torque, disponível no modelo X200 lá da China.

Na gama da Hyundai CAOA, o Hyundai HR 2019 fica abaixo do conhecido caminhão Hyundai HD78, feito igualmente na cidade de Anápolis/GO e que será em breve substituído por um novo modelo em outubro deste ano.

Chamado Hyundai HD80, ele manterá a cabine do atual HD78, mas seu motor turbodiesel atenderá ao regulamento do Proconve P7 e também contará com freios equipados com assistência pneumática.

O Hyundai HD80 terá PBT (peso bruto total) de cerca de 8 toneladas, diferentemente do HD78, que tem 7,8 toneladas do peso bruto total. O caminhão maior que o HR dividirá a planta da CAOA com o próprio Hyundai HR, além dos utilitários esportivos de porte médio Hyundai Tucson e Hyundai ix35.

A capacidade total de planta goiana é de 86 mil unidades de veículos por ano, podendo chegar a 100 mil veículos com uma unidade de pintura. Mas, diante da crise, o nível de ociosidade é elevado no momento.

No entanto, a planta da CAOA passará por mudanças para iniciar a produção de carros da Chery, mas isso não deve interferir na fabricação do Hyundai HR 2019, que é feito no local há bastante tempo.

Hyundai HR 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)

Hyundai HR 2019 – detalhes

O Hyundai HR 2019 é um caminhão de dimensões bem reduzidas, mas grande capacidade de carga, tendo cabine basculante e avançada com espaço para três pessoas. Possui grandes faróis circulares com molduras pretas, além de repetidores de direção na parte superior e luzes diurnas incorporadas ao conjunto.

No para-choque, faróis de neblina embutidos. Chama atenção a ausência de grade na parte superior, embora haja uma pequena no protetor. A cabine tem puxadores verticais e vigia traseira.

Os retrovisores são grandes, assim como o para-brisa, enquanto as janelas possuem base curvada para facilitar a visibilidade. As rodas são de aço aro 15 polegadas e sem calotas, tendo estas pneus 195/70 R15.

Sob o chassi descoberto, sistema de escape completo, caixa de mudanças manual de seis marchas, eixo cardã, eixo rígido traseiro com suspensão por feixe de molas e amortecedores, bem como luzes móveis, bateria e estepe sob as longarinas em U.

No interior, o Hyundai HR 2019 tem painel que lembra o do Hyundai Tucson Flex, tendo cluster com velocímetro e níveis de combustível e temperatura da água, além de pequeno display de hodômetro e alertas.

Os comandos circulares da ventilação ficam em posição vertical e há quatro difusores de ar. Há também espaço para um sistema de som de 2DIN. O volante é simples e sem comandos, mas possui ajuste em altura.

A alavanca de câmbio possui um porta-copos e há porta-luvas com espaço para pequenos objetos acima, na parte externa. O Hyundai HR 2019 tem vidros elétricos e travamento centralizado.

O banco do passageiro tem cinto de três pontos e há airbag, mas o terceiro passageiro tem cinto abdominal e sem bolsa inflável. Há também airbag para o condutor, itens obrigatórios pela legislação brasileira. O encosto do condutor é inteiriço, mas ambos os bancos rebatem.

Alças nas colunas A facilitam a entrada, enquanto uma luz interna ilumina toda a cabine. O Hyundai HR 2019 tem forração em tecido no teto e nas portas. Os bancos são revestidos em tecido mais macio.

Sem sistema de som, pelo menos existem dois alto-falantes. Não há ar-condicionado, mas tem aquecimento. O caminhão tem ainda para-barros nas rodas dianteiras e freios com ABS e EDB.

Hyundai HR 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)

Hyundai HR 2019 – novidades

O Hyundai HR 2019 recebeu pequena plástica no visual e entre as novidade estão o para-choque com uma aparência mais moderna, enquanto a grade dianteira que foi reestilizada e os faróis agora contam com máscara negra.

Já no interior, o destaque do caminhão leve fica para os novos revestimentos dos bancos e no desenho do volante.

Porém a maior novidade do caminhãozinho da Hyundai esta sob o capô, o HR 2013 será muito mais potente do que o modelo atual, ao invés de 97 CV ele contará com um motor diesel de 130 CV de potência, já a transmissão manual de cinco velocidades dará um lugar a um câmbio de seis marchas.

Atualmente o HR é um dos utilitários mais vendido do Brasil, ele só perde para a Kombi e Fiat Ducato, que são utilitários de marcas mais tradicionais e com centenas de concessionárias a mais do que a Hyundai.

Sem maiores alterações em relação ao modelo anterior, o Hyundai HR 2019 continua sendo equipado com um bom motor turbo diesel 2.5 com 130 cv e 26 kgfm, além de transmissão manual de seis marchas e capacidade de carga total de 1.800 kg, gerando um peso bruto total (PBT) de 3.400 kg.

O Hyundai HR 2019 tem de série direção hidráulica, freios ABS com EBD, airbag duplo, travas e vidros elétricos, rodas de aço aro 15 polegadas, entre outros. Fica sem dúvida faltando o ar-condicionado.

Classificado no Brasil como VUC (Veículo Urbano de Carga), o modelo pode receber diversos tipos de carroceria e está isento de rodízio na cidade de São Paulo, o que é uma vantagem importante para empresas transportadoras e que façam entregas variadas.

Hyundai HR 2019 – versões

  • Hyundai HR 2.5 4×2 2019

O Hyundai HR 2019 é vendido apenas em versão única, já que a demanda de mercado não contempla mais a versão de cabine dupla.

Sem opção mais completa, que poderia reunir sistema de áudio com CD/MP3/USB/Bluetooth, além de ar-condicionado, alarme, entre outros, o VUC se apresenta apenas para o trabalho duro, sem mais comodidades ao condutor e ajudantes. Por seu porte, também não pode ter uma versão longa, pois acabaria saindo da categoria.

Hyundai HR 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)

Hyundai HR 2019 – equipamentos

Hyundai HR 2019 – Motor diesel 2.5 de 130 cv e transmissão manual de seis marchas, mais vidros elétricos, travamento central elétrico, ventilação com aquecimento, bancos com apoio de cabeça integrados e cintos de três pontos, faróis de neblina, luzes diurnas, rodas de aço aro 15 polegadas, pneus 195/70 R15, freios ABS com EDB, airbag duplo frontal, cabine basculante, para-barro nas rodas dianteiras, chassi adaptado para receber implementos diversos, dois alto-falantes, direção hidráulica, painel com relógio digital, porta-copo, entre outros.

Faltam, no entanto, diversos equipamentos, entre eles ar-condicionado, alarme, retrovisores elétricos, sistema de áudio com Bluetooth, USB e auxiliar, suporte para celular ou navegador GPS, cinto de três pontos e apoio de cabeça para o passageiro do meio, rodas de liga leve, para-lama traseiro, entre outros.

Mesmo não sendo completo, o Hyundai HR 2019 é o preferido no mercado de VUC, sendo o líder de vendas na categoria.

Hyundai HR 2019 – preços

  • Hyundai HR 2.5 4×2 2019 – R$ 76.185*

O preço do Hyundai HR 2019 está bem competitivo, sendo pouca coisa menor que o Kia Bongo (K2500), que custa R$ 73.990. Além disso, o preço também está acima do chinês JAC V260, que custa R$ 69.990.

Porém, esse modelo tem motor diesel 2.0 de 95 cv, bem abaixo dos 130 cv apresentados pelos irmãos coreanos. Com garantia de cinco anos, assim como os demais, exceto o JAC com seis, todos possuem limitações na cobertura de fábrica por serem veículos comerciais.

*Preço com base na tabela Fipe em novembro de 2018.

Hyundai HR 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)

Hyundai HR 2019 – motor

O Hyundai HR 2019 continua sendo equipado com um bom motor turbo diesel 2.5 com 130 cv e 26 kgfm, além de transmissão manual de seis marchas e capacidade de carga total de 1.800 kg, gerando um peso bruto total (PBT) de 3.400 kg.

Esse propulsor é o da série D4BB, um motor cuja origem remota à Mitsubishi.

Com cabeçote em alumínio, mas bloco em ferro fundido e cárter em latão, o Hyundai D4BB possui sistema de injeção direta de combustível Common Rail, bem como turbina de geometria variável e intercooler.

O motor conta ainda com sistema EGR de recirculação de gases de escape, que não necessita de Arla 32, o aditivo usado no sistema SCR – Reversão Catalítica Seletiva – e por isso ele é classificado como de nível Euro 5 ou Proconve L7. O propulsor tem grande força em baixa rotação e vem com uma caixa manual de seis marchas sem redução.

Hyundai HR 2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

Hyundai HR 2.5 4×2 – 20,0 segundos e 140 km/h

O Hyundai HR 2019 tem um bom desempenho para um VUC. Com peso de 1.600 kg e capacidade de carga de 1.800 kg, gerando um PBT de 3.400 kg, o caminhão leve tem aceleração aceitável para sua proposta, indo de 0 a 100 km/h em 20 segundos, além de alcançar 140 km/h.

Isso é suficiente, por exemplo, para subir uma serra com trechos longos em inclinação média, bem como manter uma velocidade de cruzeiro adequada na estrada, garantindo maior economia.

Nas retomadas, o veículo é lento, como já era de se esperar, mas basta aproveitar bem o giro mais alto e o câmbio de seis marchas, para se obter uma resposta adequada.

O motor enche rápido, mas mantém boa resposta em qualquer regime. Já o câmbio tem engates mais secos, mas precisos. A embreagem de acionamento hidráulico ajuda bastante no dia a dia urbano.

Já a direção hidráulica é leve o suficiente para permitir estacionar em vagas apertadas, graças também ao ângulo de viragem bem grande, facilitando as manobras. No entanto, os freios são apenas suficientes, exigindo atenção com o veículo carregado, embora haja uma válvula niveladora de carga.

A suspensão tem um ajuste mais macio na frente, onde o conjunto tem braços triangulares com barra estabilizadora, bem como molas helicoidais e amortecedores. Na traseira, a calibração é mais firme, mas ainda assim parece mais macia que a dianteira por conta dos feixes de molas semielípticas com eixo rígido, amortecedores e barra estabilizadora.

A estabilidade para um VUC é boa, mas com baús altos, é necessária atenção em curvas muito fechadas. Na estrada, o veículo é suscetível aos ventos laterais, ainda mais que o rodado traseiro é simples, o que reduz a estabilização do modelo.

Recomenda-se rodar na velocidade de 90 km/h, mas é possível alcançar 110 km/h sem prejuízo da dirigibilidade e segurança. Recomenda-se também usar bem as reduções e o freio-motor para poupar os freios em descidas longas ou em serras.

Em trechos de estrada com muitas ondulações, é necessário reduzir a velocidade, assim como em vias de terra, dada a estabilidade do veículo, que vai depender naturalmente do implemento utilizado sobre o chassi de longarinas em U.

Quanto mais alto, mais sensível fica o Hyundai HR 2019, exigindo atenção redobrada do condutor. Mesmo totalmente carregado, o VUC garante um rendimento interessante.

Hyundai HR 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)

Hyundai HR 2019 – consumo

Cidade

Hyundai HR 2.5 4×2 – 8,0 km/litro de diesel

Estrada 

Hyundai HR 2.5 4×2 – 11,0 km/litro de diesel

Hyundai HR 2019 – manutenção e revisão

O custo total de revisões até 60.000 km de R$ 4.820,73 para o Hyundai HR 2019, o que é um pouco abaixo do esperado, tendo-se em consideração que o valor é com mão de obra na maioria das revisões, o que prejudica bastante os clientes, que tem que pesquisar e muitas vezes pagar mais caro, dependendo da loja.

Para o modelo, a marca possui um serviço diferenciado, apto para veículos comerciais, dado o trabalho mais duro de sua operação.

A Hyundai substitui nas revisões óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro do ar-condicionado, filtro de combustível, anel de vedação do cárter, velas de ignição. Dependendo da revisão a ser feita (quilometragem), o tempo de serviço varia de 54 minutos a 72 minutos.

Os serviços de pós-venda da Hyundai-CAOA alcançaram a primeira posição no ranking de satisfação dos clientes da JD Power, apesar desse enorme inconveniente, tendo passado a Toyota pela primeira vez desde que o levantamento é feito no Brasil.

Outros serviços podem ser feitos, entre eles pintura, cristalização,  funilaria, higienização, entre outros. Com cinco anos de garantia, o Hyundai HR 2019 e os demais da marca tem cobertura 24 horas com assistência em todo o país.

Um conceito de pós-venda mais sofisticado é o CAOA Hyundai Service Premium, que permite maior comodidade dos clientes na espera pela revisão ou outros serviços, sempre feito em 60 minutos, entre eles balanceamento, alinhamento, reparos de freio e troca de óleo.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 2.5

10.000 km

R$ 615,86

20.000 km

R$ 615,86

30.000 km

R$ 717,99

40.000 km

R$ 855,53

50.000 km

R$ 1.297,50

60.000 km

R$ 717,99

Hyundai HR 2019 – ficha técnica

Motor

2.5 Diesel

Tipo

Dianteiro, Longitudinal, Biturbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

2500

Válvulas

16

Taxa de compressão

16,4:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Diesel: 130 cv @ 3800 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Diesel: 26,0 kgfm @ 1500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas

Tração

Tipo

4×2

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Braços triangulares, barra estabilizadora

Traseira

Eixo rígido, barra estabilizadora

Rodas e Pneus

Rodas

Aço 15 polegadas

Pneus

195/70 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4850

Largura sem retrovisores (mm)

1740

Altura (mm)

1965

Distância entre os eixos (mm)

2430

Capacidades

Porta-malas (litros)

ND

Tanque (litros)

65

Carga útil (kg)

1800

Peso em ordem de marcha (kg)

1600

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Hyundai HR 2019 – fotos

Hyundai HR 2019: preço, consumo, revisão, motor (e detalhes)
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Eliezer

    Top o caminhãozinho..

  • aristenes canhoto

    Aristenes: tenho uma HR 2.5 com 70.000 km, que está com a luz da injeção acendendo constantemente,por isso ela perde força.
    Gostaria que me envie uma dica como resolver este problema.

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