Hyundai HR 2023: preço e todos os detalhes do caminhão

Hyundai HR 2019

O HR é um caminhão leve vendido no mercado brasileiro com preço sugerido inicial de R$ 159.990 e oferecido em duas versões, com chassi e cabine para receber diversas carrocerias e baús.

Equipado com motor diesel 2.5 de 130 cv e 26 kgfm, o VUC (Veículo Urbano de Carga) da CAOA é isento de rodízio em São Paulo e de circulação em zonas proibidas para caminhões pelo país.

Suas dimensões são bem reduzidas, mas tem grande capacidade de carga, tendo cabine basculante e avançada com espaço para três pessoas.

Confira em detalhes tudo sobre ele!

Novidades nos últimos anos

Não foi uma novidade específica para a linha atual, mas ao longo de 2020 o Hyundai HR ganhou importantes equipamentos.

Sua versão mais cara (antes ele era vendido em configuração única) passa a dispor de rádio com MP3, AM/FM e entradas USB e auxiliar, ajuste de altura de volante e o tão pedido ar-condicionado.

Para ter todos esses itens, a marca pede cerca de R$ 5 mil a mais em relação ao modelo de entrada.

Além disso, o Hyundai HR recebeu anteriormente uma pequena plástica no visual e entre as novidades estão o para-choque com uma aparência mais moderna, grade dianteira reestilizada e faróis com máscara negra.

todas as versões

  • Hyundai HR DA10A 2.5
  • Hyundai HR DA12A 2.5

O HR 2023 é vendido em duas versões, ambas com cabine simples já que a demanda de mercado não contempla mais a versão de cabine dupla.

Por seu porte, também não pode ter uma versão longa, pois acabaria saindo da categoria.

Hyundai HR motor

Equipamentos originais

Hyundai HR DA10A 2.5 2023 – motor diesel 2.5 de 130 cv e transmissão manual de seis marchas.

ITENS DE SÉRIE: vidros elétricos, travamento central elétrico, ventilação com aquecimento, bancos com apoio de cabeça integrados e cintos de três pontos, faróis de neblina, luzes diurnas, rodas de aço aro 15 polegadas, pneus 195/70 R15, freios ABS com EDB, airbag duplo frontal, cabine basculante, para-barro nas rodas dianteiras, chassi adaptado para receber implementos diversos, dois alto-falantes, direção hidráulica, painel com relógio digital, porta-copo, entre outros.

Hyundai HR DA12A 2.5 2023 – motor diesel 2.5 de 130 cv e transmissão manual de seis marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + rádio MP3, AM/FM, USB, Aux-in, ajuste de altura de volante e ar-condicionado.

Valores

  • HR DA10A 2.5 – R$ 159.990
  • HR DA12A 2.5 – R$ 164.990

Hyundai HR câmbio

Motor turbo diesel de 2.5 litros

O Hyundai HR é bem equipado com seu motor turbo diesel de 2,5 litros, 130 cavalos de potência e 26 kgfm de torque.

O conjunto tem ainda transmissão manual de seis marchas e capacidade de carga total de 1.800 kg, gerando um peso bruto total (PBT) de 3.400 kg.

Esse propulsor é o da série D4BB, um motor cuja origem remonta à Mitsubishi.

Com cabeçote em alumínio, mas bloco em ferro fundido e cárter em latão, o Hyundai D4BB possui sistema de injeção direta de combustível Common Rail, bem como turbina de geometria variável e intercooler.

O motor conta ainda com sistema EGR de recirculação de gases de escape, que não necessita de Arla 32, o aditivo usado no sistema SCR – Reversão Catalítica Seletiva – e por isso ele é classificado como de nível Euro 5 ou Proconve L7.

O propulsor tem grande força em baixa rotação e vem com uma caixa manual de seis marchas sem redução.

Performance

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Hyundai HR 2.5 2023 – 20 segundos e 140 km/h

Hyundai HR

Consumo

Cidade

  • 9 km/litro de diesel

Estrada 

  • 8,8 km/litro de diesel

Manutenção e revisão Hyundai

Revisão Custo Custo
Quilometragem Preços 2.5 Preços 2.5 (com A/C)
10.000 km R$ 1.066,24 (mão de obra gratuita) R$ 1.066,24 (mão de obra gratuita)
20.000 km R$ 1.066,24 (+ mão de obra) R$ 1.274,27 (+ mão de obra)
30.000 km R$ 1.231,17 (+ mão de obra) R$ 1.231,17 (+ mão de obra)
40.000 km R$ 1.550,80 (+ mão de obra) R$ 1.758,83 (+ mão de obra)
50.000 km R$ 2.139,72 (+ mão de obra) R$ 2.139,72 (+ mão de obra)
60.000 km R$ 1.231,17 (+ mão de obra) R$ 1.439,20 (+ mão de obra)

Ficha com dados técnicos

Motor

2.5 Diesel

Tipo

Dianteiro, Longitudinal, Biturbo e Diesel

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

2500

Válvulas

16

Taxa de compressão

16,4:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Diesel: 130 cv @ 3800 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Diesel: 26,0 kgfm @ 1500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual 6 marchas

Tração

Tipo

4x2

Freios

Tipo

Disco ventilado / Tambor

Direção

Tipo

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

Braços triangulares, barra estabilizadora

Traseira

Eixo rígido, barra estabilizadora

Rodas e Pneus

Rodas

Aço 15 polegadas

Pneus

195/70 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4850

Largura sem retrovisores (mm)

1740

Altura (mm)

1965

Distância entre os eixos (mm)

2430

Capacidades

Porta-malas (litros)

ND

Tanque (litros)

65

Carga útil (kg)

1800

Peso em ordem de marcha (kg)

1600

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

História do HR

Nascido em 1977 como H-100, o Hyundai HR também é conhecido no exterior como Porter, sendo um dos comerciais leves mais vendidos em todo o mundo.

Feito inicialmente na Coreia do Sul, o modelo teve a primeira geração chamada HD1000 , sendo oferecida em versão picape e também van com até 12 lugares.

Em 1981, a produção do HD1000 se encerrou, assim como a do Porter. Em 1986, porém, surge a segunda geração, que duraria 10 anos e chegaria também ao Brasil. Esse modelo era derivado do Mitsubishi Delica ou L300, igualmente vendido por aqui.

Chegou a ser fabricado com cabine dupla e também em versão van ou furgão. Ganhou um facelift em 1993, quando adotou faróis circulares e foi esse modelo que veio ao Brasil através de importação do grupo Garavelo. O motor diesel era o Mitsubishi 4D56 de 2.5 litros.

A terceira geração surgiu em 1996 e também foi importada ao Brasil. O pequeno caminhão tinha um visual com cabine mais arredondada e mantinha os faróis circulares, assim como os de neblina.

Tinha diversas versões, incluindo chassi com cabine, picape com caçamba de aço ou cabine dupla. Manteve o propulsor diesel 2.5 litros.

Em 2004, eis que surge a geração atual do HR, chamada Porter II. O caminhãozinho da Hyundai ganhou uma cabine mais moderna, além de chassi de longarinas reforçado.

Com até 4,85 m de comprimento e 2,43 m ou 2,64 m de entre-eixos, o modelo tem capacidade para 1.800 kg de carga por aqui, fora motorista, combustível e acompanhante.

Esta quarta geração adotou dois motores, sendo um diesel 2.6 de 79 cv e 17 kgfm, enquanto o outro é o mais recente 2.5 Euro 5 com 130 cv e 26 kgfm.

O câmbio manual passou de cinco para seis marchas. Feito na Coreia do Sul, o Hyundai HR 2023 tem ainda dois irmãos na China, sendo um deles vendido pela JAC Motors. Este é o JAC X200, que também tem câmbio de seis marchas e mais torque que os rivais montados em Montevidéu (Uruguai) e Anápolis-GO.

Similar ao Kia K2500 (Bongo), que é feito no país vizinho, o HR é classificado como um VUC (Veículo Urbano de Cargas), tendo isenção de rodízio por conta de seu peso e tamanho, que totalizam 3.400 kg de PBT (peso bruto total).

O JAC X200 virou V260 no Brasil. Ele é um concorrente direto de Kia Bongo (K2500) e do próprio Hyundai HR (líder do segmento de VUC). Com nível de emissão Proconve L7 (Euro 5), a motorização é 2.0 turbo diesel com 95 cv de potência e 26,4 kgfm de torque, disponível no modelo X200 lá da China.

Na gama da Hyundai CAOA (confira aqui Hyundai: a ditadura de cores da CAOA), o Hyundai HR 2023 fica abaixo do conhecido caminhão Hyundai HD80.

Esse modelo maior mantém a cabine do anterior HD78, mas seu motor turbodiesel atende ao regulamento do Proconve P7 e também conta com freios equipados com assistência pneumática.

O Hyundai HD80 tem PBT de cerca de 8 toneladas, diferentemente do HD78, que tinha 7,8 toneladas. O caminhão maior divide a planta da CAOA com o próprio Hyundai HR, além dos utilitários esportivos de porte médio Tucson e ix35.

A capacidade total de planta goiana é de 86 mil unidades de veículos por ano, podendo chegar a 100 mil veículos com uma unidade de pintura. Mas, diante da crise, o nível de ociosidade é elevado no momento.

No entanto, a planta da CAOA passou por mudanças para iniciar a produção de carros da Chery, mas isso não deve interferir na fabricação do Hyundai HR 2023, que é feito no local há bastante tempo.

Fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias HR
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X