O Hyundai HR 2022 é um caminhão leve vendido no mercado brasileiro com preço sugerido inicial de R$ 133.990 e oferecido em duas versões, com chassi e cabine para receber diversas carrocerias e baús.
Equipado com motor diesel 2.5 de 130 cv e 26 kgfm, o VUC (Veículo Urbano de Carga) da CAOA é isento de rodízio em São Paulo e de circulação em zonas proibidas para caminhões pelo país.
O Hyundai HR 2022 é um caminhão de dimensões bem reduzidas, mas grande capacidade de carga, tendo cabine basculante e avançada com espaço para três pessoas.
Confira em detalhes tudo sobre o Hyundai HR 2022!
Índice
Hyundai HR 2021 – detalhes
O Hyundai HR possui grandes faróis circulares com molduras pretas, além de repetidores de direção na parte superior e luzes diurnas incorporadas ao conjunto.
No para-choque, faróis de neblina embutidos. Chama atenção a ausência de grade na parte superior, embora haja uma pequena no protetor. A cabine tem puxadores verticais e vigia traseira.
Os retrovisores são grandes, assim como o para-brisa, enquanto as janelas possuem base curvada para facilitar a visibilidade. As rodas são de aço aro 15 polegadas e sem calotas, tendo estas pneus 195/70 R15.
Sob o chassi descoberto, sistema de escape completo, caixa de mudanças manual de seis marchas, eixo cardã, eixo rígido traseiro com suspensão por feixe de molas e amortecedores, bem como luzes móveis, bateria e estepe sob as longarinas em U.
No interior, o Hyundai HR 2022 tem painel que lembra o do Hyundai Tucson Flex, com cluster com velocímetro, nível de combustível e temperatura da água, além de pequeno display de hodômetro e alertas.
Os comandos circulares da ventilação ficam em posição vertical e há quatro difusores de ar. Há também espaço para um sistema de som de 2DIN, sendo que o rádio é de série apenas na versão mais cara. O volante é simples e sem comandos, mas possui ajuste em altura.
A alavanca de câmbio possui um porta-copos e há porta-luvas com espaço para pequenos objetos acima, na parte externa. O Hyundai HR 2022 tem vidros elétricos e travamento centralizado.
O banco do passageiro tem cinto de três pontos e há airbag, mas o terceiro passageiro tem cinto abdominal e fica sem bolsa inflável. Há também airbag para o condutor, itens obrigatórios pela legislação brasileira. O encosto do condutor é inteiriço, mas ambos os bancos rebatem.
Alças nas colunas A facilitam a entrada, enquanto uma luz interna ilumina toda a cabine. O Hyundai HR 2022 tem forração em tecido no teto e nas portas. Os bancos são revestidos em tecido mais macio.
Além do sistema de som, o ar-condicionado só aparece na versão mais equipada. O caminhão tem ainda para-barros nas rodas dianteiras e freios com ABS e EDB.
Hyundai HR 2022 – novidades
Não foi uma novidade específica para a linha 2021, mas ao longo de 2020 o Hyundai HR ganhou importantes equipamentos. Sua versão mais cara (antes ele era vendido em configuração única) passa a dispor de rádio com MP3, AM/FM e entradas USB e auxiliar, ajuste de altura de volante e o tão pedido ar-condicionado.
Para ter todos esses itens, a marca pede cerca de R$ 5 mil a mais em relação ao modelo de entrada.
Além disso, o Hyundai HR recebeu, no ano passado, uma pequena plástica no visual e entre as novidades estão o para-choque com uma aparência mais moderna, grade dianteira reestilizada e faróis com máscara negra.
Já no interior, o destaque do caminhão leve fica para os novos revestimentos dos bancos e no desenho do volante.
A maior novidade do caminhãozinho da Hyundai, porém, esta sob o capô, sendo mais potente do que o modelo atual: ao invés de 97 CV ele contará com um motor diesel de 130 CV de potência, enquanto a transmissão manual de cinco velocidades dará um lugar a um câmbio de seis marchas.
Atualmente, o HR é um dos utilitários mais vendidos do Brasil, superando inclusive o Fiat Ducato, um utilitário de marca mais tradicional e com centenas de concessionárias a mais do que a Hyundai.
No primeiro semestre de 2021, o HR acumulava 1.642 unidades vendidas, contra 1.188 do Ducato.
Sem maiores alterações em relação ao modelo anterior, o Hyundai HR 2022 continua sendo equipado com um bom motor turbo diesel 2.5 com 130 cv e 26 kgfm, além de transmissão manual de seis marchas e capacidade de carga total de 1.800 kg, gerando um peso bruto total (PBT) de 3.400 kg.
O Hyundai HR 2022 tem de série direção hidráulica, freios ABS com EBD, airbag duplo, travas e vidros elétricos, rodas de aço aro 15 polegadas, entre outros.
Classificado no Brasil como VUC (Veículo Urbano de Carga), o modelo pode receber diversos tipos de carroceria e está isento de rodízio na cidade de São Paulo, o que é uma vantagem importante para empresas transportadoras e que façam entregas variadas.
Hyundai HR 2022 – versões
- Hyundai HR DA10A 2.5 2022
- Hyundai HR DA12A 2.5 2022
O Hyundai HR 2022 é vendido em duas versões, ambas com cabine simples já que a demanda de mercado não contempla mais a versão de cabine dupla.
Por seu porte, também não pode ter uma versão longa, pois acabaria saindo da categoria.
Hyundai HR 2022 – equipamentos
Hyundai HR DA10A 2.5 2022 – motor diesel 2.5 de 130 cv e transmissão manual de seis marchas.
ITENS DE SÉRIE: vidros elétricos, travamento central elétrico, ventilação com aquecimento, bancos com apoio de cabeça integrados e cintos de três pontos, faróis de neblina, luzes diurnas, rodas de aço aro 15 polegadas, pneus 195/70 R15, freios ABS com EDB, airbag duplo frontal, cabine basculante, para-barro nas rodas dianteiras, chassi adaptado para receber implementos diversos, dois alto-falantes, direção hidráulica, painel com relógio digital, porta-copo, entre outros.
Hyundai HR DA12A 2.5 2022 – motor diesel 2.5 de 130 cv e transmissão manual de seis marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + rádio MP3, AM/FM, USB, Aux-in, ajuste de altura de volante e ar-condicionado.
Hyundai HR 2022 – preços
- Hyundai HR DA10A 2.5 2022 – R$ 133.990
- Hyundai HR DA12A 2.5 2022 – R$ 139.990
O preço do Hyundai HR 2022 já foi mais competitivo, mas agora ele é mais caro que o Kia Bongo (K2500), que tem duas versões com preços entre R$ 126.990 e R$ 133.990. Já o chinês JAC V260 custa R$ 127.900.
Porém, esse modelo tem motor diesel 2.0 de 95 cv, bem abaixo dos 130 cv apresentados pelos irmãos coreanos. Com garantia de cinco anos, assim como os demais, exceto o JAC com seis, todos possuem limitações na cobertura de fábrica por serem veículos comerciais.
*Preço com base nas tabela das montadoras em agosto de 2021.
Hyundai HR 2022 – motor
O Hyundai HR 2022 é bem equipado com seu motor turbo diesel de 2,5 litros, 130 cavalos de potência e 26 kgfm de torque. O conjunto tem ainda transmissão manual de seis marchas e capacidade de carga total de 1.800 kg, gerando um peso bruto total (PBT) de 3.400 kg.
Esse propulsor é o da série D4BB, um motor cuja origem remonta à Mitsubishi.
Com cabeçote em alumínio, mas bloco em ferro fundido e cárter em latão, o Hyundai D4BB possui sistema de injeção direta de combustível Common Rail, bem como turbina de geometria variável e intercooler.
O motor conta ainda com sistema EGR de recirculação de gases de escape, que não necessita de Arla 32, o aditivo usado no sistema SCR – Reversão Catalítica Seletiva – e por isso ele é classificado como de nível Euro 5 ou Proconve L7.
O propulsor tem grande força em baixa rotação e vem com uma caixa manual de seis marchas sem redução.
Hyundai HR 2022 – desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final
- Hyundai HR 2.5 2022 – 20 segundos e 140 km/h
O Hyundai HR 2022 tem um bom desempenho para um VUC. Com peso de 1.600 kg e capacidade de carga de 1.800 kg, gerando um PBT de 3.400 kg, o caminhão leve tem aceleração aceitável para sua proposta, indo de 0 a 100 km/h em 20 segundos, além de alcançar 140 km/h.
Isso é suficiente, por exemplo, para subir uma serra com trechos longos em inclinação média, bem como manter uma velocidade de cruzeiro adequada na estrada, garantindo maior economia.
Nas retomadas, o veículo é lento, como já era de se esperar, mas basta aproveitar bem o giro mais alto e o câmbio de seis marchas para se obter uma resposta adequada.
O motor enche rápido, mas mantém boa resposta em qualquer regime. Já o câmbio tem engates secos, mas precisos. A embreagem de acionamento hidráulico ajuda bastante no dia a dia urbano.
A direção hidráulica é leve o suficiente para permitir estacionar em vagas apertadas, graças também ao ângulo de giro bem grande, facilitando as manobras. No entanto, os freios são apenas suficientes, exigindo atenção com o veículo carregado, embora haja uma válvula niveladora de carga.
A suspensão tem um ajuste mais macio na frente, onde o conjunto tem braços triangulares com barra estabilizadora, bem como molas helicoidais e amortecedores.
Na traseira, a calibração é mais firme, mas ainda assim parece mais macia que a dianteira por conta dos feixes de molas semielípticas com eixo rígido, amortecedores e barra estabilizadora.
A estabilidade para um VUC é boa, mas com baús altos é necessário ter mais atenção em curvas muito fechadas. Na estrada, o veículo é suscetível aos ventos laterais, ainda mais com rodado traseiro simples, o que reduz a estabilidade.
Recomenda-se rodar na velocidade de 90 km/h, mas é possível alcançar 110 km/h sem prejuízo da dirigibilidade e segurança. Recomenda-se também usar bem as reduções e o freio-motor para poupar o sistema em descidas longas ou em serras.
Em trechos de estrada com muitas ondulações, é necessário reduzir a velocidade, assim como em vias de terra, dada a estabilidade do veículo, que vai depender naturalmente do implemento utilizado sobre o chassi de longarinas em U.
Quanto mais alto, mais sensível fica o Hyundai HR 2022, exigindo atenção redobrada do condutor. Mesmo totalmente carregado, o VUC garante um rendimento interessante.
Hyundai HR 2022 – consumo
Cidade
- Hyundai HR 2.5 2022 – 8,0 km/litro de diesel
Estrada
- Hyundai HR 2.5 2022 – 11,0 km/litro de diesel
Hyundai HR 2022 – manutenção e revisão
O custo total de revisões até 60.000 km é de R$ 7.059,75 para o Hyundai HR 2022 sem ar-condicionado (o modelo mais caro fica em R$ 7.592,20), o que é um pouco acima do esperado, tendo-se em consideração que o valor é sem mão de obra na maioria das revisões.
Isso prejudica bastante os clientes, que tem que pesquisar e muitas vezes pagar mais caro, dependendo da loja.
Para o modelo, a marca possui um serviço diferenciado, apto para veículos comerciais, dado o trabalho mais duro de sua operação.
A Hyundai substitui nas revisões óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro do ar-condicionado, filtro de combustível, anel de vedação do cárter, velas de ignição. Dependendo da revisão a ser feita (quilometragem), o tempo de serviço varia de 60 minutos a 204 minutos.
Os serviços de pós-venda da Hyundai-CAOA alcançaram a primeira posição no ranking de satisfação dos clientes da JD Power, apesar desse enorme inconveniente, tendo passado a Toyota pela primeira vez desde que o levantamento é feito no Brasil.
Outros serviços podem ser feitos, entre eles pintura, cristalização, funilaria e higienização. Com cinco anos de garantia, o Hyundai HR 2022 e os demais da marca tem cobertura 24 horas com assistência em todo o país.
Um conceito de pós-venda mais sofisticado é o CAOA Hyundai Service Premium, que permite maior comodidade dos clientes na espera pela revisão ou outros serviços, sempre feito em 60 minutos, entre eles balanceamento, alinhamento, reparos de freio e troca de óleo.
Revisão | Custo | Custo |
Quilometragem | Preços 2.5 | Preços 2.5 (com A/C) |
10.000 km | R$ 906,99 (mão de obra gratuita) | R$ 906,99 (mão de obra gratuita) |
20.000 km | R$ 906,99 (+ mão de obra) | R$ 1.093,25 (+ mão de obra) |
30.000 km | R$ 1.048,20 (+ mão de obra) | R$ 1.048,20 (+ mão de obra) |
40.000 km | R$ 1.323,58 (+ mão de obra) | R$ 1.509,84 (+ mão de obra) |
50.000 km | R$ 1.825,79 (+ mão de obra) | R$ 1.799,46 (+ mão de obra) |
60.000 km | R$ 1.048,20 (+ mão de obra) | R$ 1.234,46 (+ mão de obra) |
Hyundai HR 2022 – ficha técnica
Motor | 2.5 Diesel |
Tipo | Dianteiro, Longitudinal, Biturbo e Diesel |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 2500 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 16,4:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) | Diesel: 130 cv @ 3800 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) | Diesel: 26,0 kgfm @ 1500 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Manual 6 marchas |
Tração | |
Tipo | 4×2 |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado / Tambor |
Direção | |
Tipo | Hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | Braços triangulares, barra estabilizadora |
Traseira | Eixo rígido, barra estabilizadora |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Aço 15 polegadas |
Pneus | 195/70 R15 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4850 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1740 |
Altura (mm) | 1965 |
Distância entre os eixos (mm) | 2430 |
Capacidades | |
Porta-malas (litros) | ND |
Tanque (litros) | 65 |
Carga útil (kg) | 1800 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1600 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | ND |
Hyundai HR – história
Nascido em 1977 como H-100, o Hyundai HR também é conhecido no exterior como Porter, sendo um dos comerciais leves mais vendidos em todo o mundo.
Feito inicialmente na Coreia do Sul, o modelo teve a primeira geração chamada HD1000, sendo oferecida em versão picape e também van com até 12 lugares.
Em 1981, a produção do HD1000 se encerrou, assim como a do Porter. Em 1986, porém, surge a segunda geração, que duraria 10 anos e chegaria também ao Brasil. Esse modelo era derivado do Mitsubishi Delica ou L300, igualmente vendido por aqui.
Chegou a ser fabricado com cabine dupla e também em versão van ou furgão. Ganhou um facelift em 1993, quando adotou faróis circulares e foi esse modelo que veio ao Brasil através de importação do grupo Garavelo. O motor diesel era o Mitsubishi 4D56 de 2.5 litros.
A terceira geração surgiu em 1996 e também foi importada ao Brasil. O pequeno caminhão tinha um visual com cabine mais arredondada e mantinha os faróis circulares, assim como os de neblina.
Tinha diversas versões, incluindo chassi com cabine, picape com caçamba de aço ou cabine dupla. Manteve o propulsor diesel 2.5 litros.
Em 2004, eis que surge a geração atual do HR, chamada Porter II. O caminhãozinho da Hyundai ganhou uma cabine mais moderna, além de chassi de longarinas reforçado.
Com até 4,85 m de comprimento e 2,43 m ou 2,64 m de entre-eixos, o modelo tem capacidade para 1.800 kg de carga por aqui, fora motorista, combustível e acompanhante.
Esta quarta geração adotou dois motores, sendo um diesel 2.6 de 79 cv e 17 kgfm, enquanto o outro é o mais recente 2.5 Euro 5 com 130 cv e 26 kgfm.
O câmbio manual passou de cinco para seis marchas. Feito na Coreia do Sul, o Hyundai HR 2022 tem ainda dois irmãos na China, sendo um deles vendido pela JAC Motors. Este é o JAC X200, que também tem câmbio de seis marchas e mais torque que os rivais montados em Montevidéu (Uruguai) e Anápolis-GO.
Similar ao Kia K2500 (Bongo), que é feito no país vizinho, o HR é classificado como um VUC (Veículo Urbano de Cargas), tendo isenção de rodízio por conta de seu peso e tamanho, que totalizam 3.400 kg de PBT (peso bruto total).
O JAC X200 virou V260 no Brasil. Ele é um concorrente direto de Kia Bongo (K2500) e do próprio Hyundai HR (líder do segmento de VUC). Com nível de emissão Proconve L7 (Euro 5), a motorização é 2.0 turbo diesel com 95 cv de potência e 26,4 kgfm de torque, disponível no modelo X200 lá da China.
Na gama da Hyundai CAOA (confira aqui Hyundai: a ditadura de cores da CAOA), o Hyundai HR 2022 fica abaixo do conhecido caminhão Hyundai HD80.
Esse modelo maior mantém a cabine do anterior HD78, mas seu motor turbodiesel atende ao regulamento do Proconve P7 e também conta com freios equipados com assistência pneumática.
O Hyundai HD80 tem PBT de cerca de 8 toneladas, diferentemente do HD78, que tinha 7,8 toneladas. O caminhão maior divide a planta da CAOA com o próprio Hyundai HR, além dos utilitários esportivos de porte médio Tucson e ix35.
A capacidade total de planta goiana é de 86 mil unidades de veículos por ano, podendo chegar a 100 mil veículos com uma unidade de pintura. Mas, diante da crise, o nível de ociosidade é elevado no momento.
No entanto, a planta da CAOA passará por mudanças para iniciar a produção de carros da Chery, mas isso não deve interferir na fabricação do Hyundai HR 2022, que é feito no local há bastante tempo.