O HR é um caminhão leve vendido no mercado brasileiro com preço sugerido inicial de R$ 159.990 e oferecido em duas versões, com chassi e cabine para receber diversas carrocerias e baús.
Equipado com motor diesel 2.5 de 130 cv e 26 kgfm, o VUC (Veículo Urbano de Carga) da CAOA é isento de rodízio em São Paulo e de circulação em zonas proibidas para caminhões pelo país.
Suas dimensões são bem reduzidas, mas tem grande capacidade de carga, tendo cabine basculante e avançada com espaço para três pessoas.
Confira em detalhes tudo sobre ele!
Novidades nos últimos anos
Não foi uma novidade específica para a linha atual, mas ao longo de 2020 o Hyundai HR ganhou importantes equipamentos.
Sua versão mais cara (antes ele era vendido em configuração única) passa a dispor de rádio com MP3, AM/FM e entradas USB e auxiliar, ajuste de altura de volante e o tão pedido ar-condicionado.
Para ter todos esses itens, a marca pede cerca de R$ 5 mil a mais em relação ao modelo de entrada.
Além disso, o Hyundai HR recebeu anteriormente uma pequena plástica no visual e entre as novidades estão o para-choque com uma aparência mais moderna, grade dianteira reestilizada e faróis com máscara negra.
todas as versões
- Hyundai HR DA10A 2.5
- Hyundai HR DA12A 2.5
O HR 2023 é vendido em duas versões, ambas com cabine simples já que a demanda de mercado não contempla mais a versão de cabine dupla.
Por seu porte, também não pode ter uma versão longa, pois acabaria saindo da categoria.
Equipamentos originais
Hyundai HR DA10A 2.5 2023 – motor diesel 2.5 de 130 cv e transmissão manual de seis marchas.
ITENS DE SÉRIE: vidros elétricos, travamento central elétrico, ventilação com aquecimento, bancos com apoio de cabeça integrados e cintos de três pontos, faróis de neblina, luzes diurnas, rodas de aço aro 15 polegadas, pneus 195/70 R15, freios ABS com EDB, airbag duplo frontal, cabine basculante, para-barro nas rodas dianteiras, chassi adaptado para receber implementos diversos, dois alto-falantes, direção hidráulica, painel com relógio digital, porta-copo, entre outros.
Hyundai HR DA12A 2.5 2023 – motor diesel 2.5 de 130 cv e transmissão manual de seis marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + rádio MP3, AM/FM, USB, Aux-in, ajuste de altura de volante e ar-condicionado.
Valores
- HR DA10A 2.5 – R$ 159.990
- HR DA12A 2.5 – R$ 164.990
Motor turbo diesel de 2.5 litros
O Hyundai HR é bem equipado com seu motor turbo diesel de 2,5 litros, 130 cavalos de potência e 26 kgfm de torque.
O conjunto tem ainda transmissão manual de seis marchas e capacidade de carga total de 1.800 kg, gerando um peso bruto total (PBT) de 3.400 kg.
Esse propulsor é o da série D4BB, um motor cuja origem remonta à Mitsubishi.
Com cabeçote em alumínio, mas bloco em ferro fundido e cárter em latão, o Hyundai D4BB possui sistema de injeção direta de combustível Common Rail, bem como turbina de geometria variável e intercooler.
O motor conta ainda com sistema EGR de recirculação de gases de escape, que não necessita de Arla 32, o aditivo usado no sistema SCR – Reversão Catalítica Seletiva – e por isso ele é classificado como de nível Euro 5 ou Proconve L7.
O propulsor tem grande força em baixa rotação e vem com uma caixa manual de seis marchas sem redução.
Performance
Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final
- Hyundai HR 2.5 2023 – 20 segundos e 140 km/h
Consumo
Cidade
- 9 km/litro de diesel
Estrada
- 8,8 km/litro de diesel
Manutenção e revisão Hyundai
Revisão | Custo | Custo |
Quilometragem | Preços 2.5 | Preços 2.5 (com A/C) |
10.000 km | R$ 1.066,24 (mão de obra gratuita) | R$ 1.066,24 (mão de obra gratuita) |
20.000 km | R$ 1.066,24 (+ mão de obra) | R$ 1.274,27 (+ mão de obra) |
30.000 km | R$ 1.231,17 (+ mão de obra) | R$ 1.231,17 (+ mão de obra) |
40.000 km | R$ 1.550,80 (+ mão de obra) | R$ 1.758,83 (+ mão de obra) |
50.000 km | R$ 2.139,72 (+ mão de obra) | R$ 2.139,72 (+ mão de obra) |
60.000 km | R$ 1.231,17 (+ mão de obra) | R$ 1.439,20 (+ mão de obra) |
Ficha com dados técnicos
Motor |
2.5 Diesel |
Tipo |
Dianteiro, Longitudinal, Biturbo e Diesel |
Número de cilindros |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
2500 |
Válvulas |
16 |
Taxa de compressão |
16,4:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) |
Diesel: 130 cv @ 3800 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) |
Diesel: 26,0 kgfm @ 1500 rpm |
Transmissão |
|
Tipo |
Manual 6 marchas |
Tração |
|
Tipo |
4x2 |
Freios |
|
Tipo |
Disco ventilado / Tambor |
Direção |
|
Tipo |
Hidráulica |
Suspensão |
|
Dianteira |
Braços triangulares, barra estabilizadora |
Traseira |
Eixo rígido, barra estabilizadora |
Rodas e Pneus |
|
Rodas |
Aço 15 polegadas |
Pneus |
195/70 R15 |
Dimensões |
|
Comprimento total (mm) |
4850 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1740 |
Altura (mm) |
1965 |
Distância entre os eixos (mm) |
2430 |
Capacidades |
|
Porta-malas (litros) |
ND |
Tanque (litros) |
65 |
Carga útil (kg) |
1800 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1600 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) |
ND |
História do HR
Nascido em 1977 como H-100, o Hyundai HR também é conhecido no exterior como Porter, sendo um dos comerciais leves mais vendidos em todo o mundo.
Feito inicialmente na Coreia do Sul, o modelo teve a primeira geração chamada HD1000, sendo oferecida em versão picape e também van com até 12 lugares.
Em 1981, a produção do HD1000 se encerrou, assim como a do Porter. Em 1986, porém, surge a segunda geração, que duraria 10 anos e chegaria também ao Brasil. Esse modelo era derivado do Mitsubishi Delica ou L300, igualmente vendido por aqui.
Chegou a ser fabricado com cabine dupla e também em versão van ou furgão. Ganhou um facelift em 1993, quando adotou faróis circulares e foi esse modelo que veio ao Brasil através de importação do grupo Garavelo. O motor diesel era o Mitsubishi 4D56 de 2.5 litros.
A terceira geração surgiu em 1996 e também foi importada ao Brasil. O pequeno caminhão tinha um visual com cabine mais arredondada e mantinha os faróis circulares, assim como os de neblina.
Tinha diversas versões, incluindo chassi com cabine, picape com caçamba de aço ou cabine dupla. Manteve o propulsor diesel 2.5 litros.
Em 2004, eis que surge a geração atual do HR, chamada Porter II. O caminhãozinho da Hyundai ganhou uma cabine mais moderna, além de chassi de longarinas reforçado.
Com até 4,85 m de comprimento e 2,43 m ou 2,64 m de entre-eixos, o modelo tem capacidade para 1.800 kg de carga por aqui, fora motorista, combustível e acompanhante.
Esta quarta geração adotou dois motores, sendo um diesel 2.6 de 79 cv e 17 kgfm, enquanto o outro é o mais recente 2.5 Euro 5 com 130 cv e 26 kgfm.
O câmbio manual passou de cinco para seis marchas. Feito na Coreia do Sul, o Hyundai HR 2023 tem ainda dois irmãos na China, sendo um deles vendido pela JAC Motors. Este é o JAC X200, que também tem câmbio de seis marchas e mais torque que os rivais montados em Montevidéu (Uruguai) e Anápolis-GO.
Similar ao Kia K2500 (Bongo), que é feito no país vizinho, o HR é classificado como um VUC (Veículo Urbano de Cargas), tendo isenção de rodízio por conta de seu peso e tamanho, que totalizam 3.400 kg de PBT (peso bruto total).
O JAC X200 virou V260 no Brasil. Ele é um concorrente direto de Kia Bongo (K2500) e do próprio Hyundai HR (líder do segmento de VUC). Com nível de emissão Proconve L7 (Euro 5), a motorização é 2.0 turbo diesel com 95 cv de potência e 26,4 kgfm de torque, disponível no modelo X200 lá da China.
Na gama da Hyundai CAOA (confira aqui Hyundai: a ditadura de cores da CAOA), o Hyundai HR 2023 fica abaixo do conhecido caminhão Hyundai HD80.
Esse modelo maior mantém a cabine do anterior HD78, mas seu motor turbodiesel atende ao regulamento do Proconve P7 e também conta com freios equipados com assistência pneumática.
O Hyundai HD80 tem PBT de cerca de 8 toneladas, diferentemente do HD78, que tinha 7,8 toneladas. O caminhão maior divide a planta da CAOA com o próprio Hyundai HR, além dos utilitários esportivos de porte médio Tucson e ix35.
A capacidade total de planta goiana é de 86 mil unidades de veículos por ano, podendo chegar a 100 mil veículos com uma unidade de pintura. Mas, diante da crise, o nível de ociosidade é elevado no momento.
No entanto, a planta da CAOA passou por mudanças para iniciar a produção de carros da Chery, mas isso não deve interferir na fabricação do Hyundai HR 2023, que é feito no local há bastante tempo.
Fotos
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