Kwid elétrico 2023: objetivo de ser o mais barato da categoria

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O mundo automotivo está mudando, especialmente com a chegada de mais modelos elétricos a quase todos os países. Por aqui, um dos principais é o Renault Kwid elétrico, que desembarcou em 2022 para ser o mais barato da categoria.

Isso foi possível com seu preço inicial de R$ 142.990, o que para a surpresa de quase ninguém, começou a subir logo depois. Um dos motivos é sua briga com o CAOA Chery iCar, outro elétrico de baixo custo no Brasil.

Mas o que o modelo francês pode oferecer para quem quer entrar nesse segmento? Será que vale a pena pagar os quase R$ 150 mil pedidos atualmente para colocá-lo na garagem?

Confira tudo sobre o Kwid elétrico!

Kwid elétrico – versões

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  • Kwid E-Tech 2023

Cores disponíveis: Branco Polar (sem custo adicional), Prata Diamond (R$ 1.500) e Verde Noronha (R$ 3.000).

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Kwid elétrico – equipamentos

 

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Kwid E-Tech Intense 2023 – motor elétrico de 65 cv e 11,5 kgfm de torque, com transmissão automática (uma marcha à frente, neutro e uma à ré).

CONFORTO: limpador do vidro traseiro, banco traseiro rebatível, ar-condicionado manual, apoios de cabeça traseiros com ajuste de altura, banco com bolso traseiro, vidros elétricos dianteiros e traseiros, retrovisores com regulagem elétrica, painel de instrumentos com mostradores digitais e desembaçador do vidro traseiro.

COMUNICAÇÃO: central MEDIA Evolution com tela de 7 polegadas e conexão Android Auto e Apple Carplay, Bluetooth, entradas USB e auxiliar, reconhecimento de voz e outros.

SEGURANÇA: 6 airbags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina), alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança de todos os ocupantes, monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), limitador de velocidade, repetidores laterais de seta, assistente de frenagem de emergência, sistema CAR – travamento automático a 6 km/h, assistente de partida em rampas, desativação do airbag do passageiro, 2 Isofix, controle de estabilidade, freio ABS, luzes de circulação diurna em LED (DRL), travamento central das portas, cintos de segurança dianteiros e traseiros de 3 pontos, entre outros.

DIRIGIBILIDADE: função Eco, direção elétrica, câmera de ré, carregamento rápido e tração energética da bateria – 26 kWh.

DESIGN: bancos em tecido com TEP, rodas de aro de 14 polegadas, retrovisor preto brilhante.

Kwid elétrico – preços

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Confira o preço do Kwid elétrico:

  • Kwid E-Tech 2023 – R$ 149.990

Olhando apenas para sua etiqueta de preço numa concessionária, você e a maioria dos brasileiros vão se assustar com o valor pedido. Mas aqui precisamos fazer algumas considerações.

A primeira é que o valor seria ainda maior se não fossem as isenções de um carro elétrico. Com elas, o Kwid E-Tech (que é importado) não paga os 35% que os modelos a combustão precisam adicionar na conta.

Além disso, ele fica dentro da menor alíquota de IPI que temos em nosso mercado (atualmente de 5,7%), assim como qualquer outro popular que pese menos de 1.400 kg e tenha um bom consumo energético.

Mesmo assim, estamos falando de um carro que já chegou acima dos R$ 140 mil e hoje beira os R$ 150 mil. Seus principais rivais são o CAOA Chery iCar, que também custa R$ 149.990 e o JAC E-JS1, que sai por R$ 145.900.

Na Europa, os incentivos para a compra de modelos elétricos funcionam melhor para quem quer entrar nesse segmento ou não tem tanto dinheiro para gastar. Aqui as coisas funcionam de forma diferente, e colocar um modelo assim na garagem ainda é para poucos.

Kwid elétrico – motor

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Falando sobre o motor do Kwid E-Tech, a primeira boa notícia é que ele veio mais forte que seu primo europeu, o Dacia Spring. Enquanto por lá ele entrega 45 cv e 12,6 kgfm, aqui nós temos 65 cv e 11,5 kgfm de torque.

Isso é o equivalente a 48 kW de potência, algo realmente necessário se levarmos em conta nossa topografia. O fato é que o Kwid elétrico já chegaria em desvantagem contra os rivais se viesse com menos potência.

Outro ponto positivo do carrinho da Renault é sua função Eco, que faz uso do sistema de regeneração nas frenagens para alimentar as baterias, otimizando em 9% o consumo de energia.

Por falar nelas, o Kwid elétrico vem com baterias de íon-lítio de 27 kWh, chegando a 298 km de autonomia no ciclo urbano e 265 km no ciclo misto. Com uma tomada comum, ele leva 9 horas para carregar 70% da bateria (o equivalente a 190 km de alcance), mas com a carga rápida você faz o mesmo em apenas 40 minutos.

Kwid elétrico – desempenho

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Quando falamos sobre o desempenho do Kwid E-Tech, vale reforçar que o objetivo de modelos assim não é impressionar nas saídas ou na velocidade máxima. Afinal, ele é um carro urbano e compacto.

Mesmo assim, é possível ver a agilidade do motor elétrico, com números mais que suficientes para o dia a dia nos grandes centros urbanos (ou até para pegar estrada no final de semana).

Confira como o Kwid elétrico se sai quando falamos sobre sua aceleração e velocidade máxima:

  • Kwid E-Tech 2023 – 4,1 segundos (0 a 50 km/h), 14,6 segundos (0 a 100 km/h) e 130 km/h.

Kwid elétrico – consumo

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Ao contrário dos modelos convencionais, onde apenas citamos o número em km/l para ter uma ideia de seu consumo, aqui precisamos fazer uma conta um pouco diferente.

Em testes reais, o Kwid elétrico marcou até 12 kWh/100 km, o que o deixaria com uma autonomia próxima ao divulgado pela marca (265 km no ciclo misto). Mas como isso seria se o francês fosse movido a gasolina?

Os testes do Inmetro, em seu Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, fazem uma medição equivalente em km/l para carros elétricos. Confira o resultado para o Kwid E-Tech:

CONSUMO CIDADE

  • Kwid E-Tech 2023 – 52,7 km/l

CONSUMO ESTRADA

  • Kwid E-Tech 2023 – 39,6 km/l

Olhando para os números acima, podemos dizer que um carro elétrico é bem mais econômico que um modelo equivalente movido a combustão. Mas e quando comparamos o Kwid elétrico com seus rivais?

O Chery iCar tem consumo equivalente na cidade de 48,8 km/l, enquanto na estrada chega a 36,8 km/l. Já o JAC E-JS1 marca 40,9 km/l e 30,3 km/l, respectivamente, mostrando que o Kwid ganha dos dois em qualquer situação.

Kwid elétrico – manutenção e revisão

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Para compensar o preço salgado em sua compra, o Kwid elétrico procura apresentar valores bem chamativos quando falamos sobre seu custo de manutenção. E isso realmente pode fazer a diferença no longo prazo.

A Renault destacou, no lançamento do Kwid E-Tech, que o custo de rodagem após 60.000 km em 3 anos seria de apenas R$ 1,30 por km rodado. Isso fica bem próximo do que vemos em modelos populares 1.0, como o Chevrolet Onix.

Além disso, a francesa destacou que as três primeiras revisões teriam metade do valor pedido pelas mesmas paradas do Kwid convencional, o que você pode conferir na tabela abaixo.

Finalmente, após seu lançamento o Kwid E-Tech foi incluído no Renault On Demand, o programa de locação da marca. Na época, a marca pedia R$ 154.941, incluindo o valor de entrada e 48 parcelas de R$ 2.999.

Confira os valores de cada revisão do Kwid elétrico (com os valores do modelo a combustão para comparação):

  • 10.000 km – R$ 145,99 (R$ 489,71)
  • 20.000 km – R$ 185,66 (R$ 549,22)
  • 30.000 km – R$ 185,66 (R$ 549,22)
  • 40.000 km – R$ 904,39 (R$ 887,65)
  • 50.000 km – R$ 225,33 (R$ 608,73)
  • 60.000 km – R$ 225,33 (R$ 878,87)

Kwid elétrico – ficha técnica

Motor

Elétrico

Tipo

Elétrico

Número de cilindros

(não se aplica)

Cilindrada em cm3

(não se aplica)

Válvulas

(não se aplica)

Taxa de compressão

(não se aplica)

Injeção eletrônica de combustível

(não se aplica)

Potência Máxima

65 cv

Torque Máximo

11,5 kgfm

Transmissão

Tipo

Automático de 1 marcha

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

14 polegadas

Pneus

175/70 R14

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.734

Largura (mm)

1.579

Altura (mm)

1.500

Distância entre os eixos (mm)

2.423

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

323

Tanque (litros)

n/d

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

977

Capacidade do porta-malas (litros)

290

Kwid elétrico – fotos

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Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.