O Mercedes-AMG G63 sempre conseguiu se destacar na linha da marca alemã, mesmo com tantos carros luxuosos e com desempenho impressionante na gama. E isso nos faz achar que o SUV deveria ter sua própria categoria.
Estamos falando de um utilitário de 2,5 toneladas, com motor V8 biturbo e que chega aos 100 km/h em apenas 4,5 segundos. Além disso, ele é um dos mais valentes no fora-de-estrada e ainda custa acima de R$ 2 milhões no mercado de usados.
Essas características fizeram com que muitos artistas, jogadores de futebol e qualquer outra pessoa endinheirada optassem pelo grandalhão como um de seus carros, especialmente se o objetivo for chamar atenção por onde passa.
Confira tudo sobre o Mercedes-AMG G63!
Mercedes-AMG G63 – versões
A versão atual foi relançada no Brasil em setembro de 2018, já como modelo 2019. Dentre as novidades, ele veio com motor 4.0 V8, menor que o anterior 5.5, mas com números superiores em potência e torque.
Além disso, ele chegou com a versão especial Edition 1 em seu lançamento, além de ter recebido a configuração Magno Edition alguns anos depois. Hoje, o SUV esportivo já está fora de linha por aqui.
Confira suas versões:
- Mercedes-AMG 4.0 V8 2019 a 2021
- Mercedes-AMG Edition 1 4.0 V8 2019
- Mercedes-AMG Magno Edition 4.0 V8 2021
Leia também tudo sobre os modelos de SUV da Mercedes no Brasil hoje.
Mercedes-AMG G63 – equipamentos
Mercedes-AMG 4.0 V8 – motor 4.0 V8 biturbo de 585 cv e 86,7 kgfm de torque, com câmbio automático de 9 marchas e tração integral.
SEGURANÇA: 6 airbags, freios ABS, alarme, câmera com visão 360 graus, controle de tração e estabilidade, faróis full-LED com refletores duplos e regulagem de altura, faróis e lanterna de neblina, DRL, estacionamento automático, controle automático de descida, alerta de colisão frontal, Isofix, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, frenagem automática de emergência, assistente de farol alto, diferencial central, tração integral, entre outros.
CONFORTO: ar-condicionado automático de 4 zonas, painel digital de 12,3 polegadas, direção elétrica, câmera frontal, bancos com aquecimento e elétricos com memória, volante com ajuste de altura e profundidade, bússola, bancos em couro, piloto automático adaptativo, sensor crepuscular, sensor de chuva, retrovisores com rebatimento elétrico, retrovisor fotocrômico, paddle-shift, chave presencial, botão de partida, start/stop, controle eletrônico de amortecimento, função roda-livre, freio de estacionamento elétrico, central multimídia de 12,3 polegadas com Android Auto, Apple CarPlay, Bluetooth, GPS e entrada USB, entre outros.
VISUAL: rodas de liga leve aro 22, volante, bancos e outros elementos AMG, entre outros.
Mercedes-AMG Edition 1 4.0 V8 – motor 4.0 V8 biturbo de 585 cv e 86,7 kgfm de torque, com câmbio automático de 9 marchas e tração integral.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + interior exclusivo com acabamento em preto e vermelho, bancos com massageador, aquecimento e ventilação com detalhes em vermelho, console em fibra de carbono Red Pepper, rodas exclusivas de 22 polegadas, entre outros.
Mercedes-AMG Magno Edition 4.0 V8 – motor 4.0 V8 biturbo de 585 cv e 86,7 kgfm de torque, com câmbio automático de 9 marchas e tração integral.
ITENS DE SÉRIE: itens do modelo convencional + visual escurecido no exterior e interior, como grade fosca exclusiva, para-choques, retrovisores e frisos em preto Magno, motor com cobertura em fibra de carbono, bancos em couro Nappa com função massagem, escapamento com saída lateral, rodas de 22 polegadas exclusivas, entre outros.
Mercedes-AMG G63 – preços
Nada fica dentro da normalidade quando falamos sobre o Mercedes-AMG G63, e isso também se aplica aos preços. Em 2019, uma unidade 0km podia ser comprada por pouco mais de R$ 1 milhão, mas esse valor está bem longe do que vemos hoje.
Vale destacar que isso acontece mesmo quando falamos de modelos usados, os únicos disponíveis atualmente depois que a Mercedes-Benz o retirou de linha.
Confira (e se assuste) com os valores da tabela Fipe:
- Mercedes-AMG G63 4.0 V8 2019 a 2021 – R$ 2.040.191 (2019) a R$ 2.225.241 (2021)
- Mercedes-AMG G63 Edition 1 4.0 V8 2019 – R$ 1.904.756
- Mercedes-AMG G63 Magno Edition 4.0 V8 2021 – R$ 2.409.828
Mercedes-AMG G63 – motor
Como tudo nesse modelo alemão, o conjunto mecânico também impressiona pelo tamanho e pela força. Ele é composto pelo motor longitudinal de 4,0 litros e 8 cilindros em V, com turbocompressor, injeção direta e duplo comando de válvulas.
Com tudo isso, entrega 585 cavalos a 6.000 rpm e 86,7 kgfm de torque a 2.500 rotações, sempre movido apenas a gasolina. Esse propulsor está ligado ao câmbio 9G-Tronic, com conversor de torque, e o conjunto ainda tem tração integral permanente.
Vale lembrar que o Mercedes-AMG G63 tem caixa de reduzida e bloqueio de diferencial, pois ele é feito para o uso off-road. É claro que poucos proprietários farão esse uso no dia a dia, mas o alemão é um dos mais valentes do mercado no fora-de-estrada.
Mercedes-AMG G63 – desempenho
Com os números citados acima, não é difícil imaginar que o Mercedes-AMG G63 terá um desempenho de superesportivo. E seus números de aceleração até os 100 km/h e velocidade máxima comprovam exatamente isso, confira:
- Mercedes-AMG G63 4.0 V8 – 4,5 segundos e 220 km/h (limitada eletronicamente)
Mercedes-AMG G63 – consumo
As idas ao posto de combustível são mais frequentes em qualquer carro V8 biturbo, e aqui não é diferente. Veja os números do grandalhão da Mercedes-Benz:
CONSUMO CIDADE
- Mercedes-AMG G63 4.0 V8 – 5,5 km/l
CONSUMO ESTRADA
- Mercedes-AMG G63 4.0 V8 – 6,8 km/l
Mercedes-AMG G63 – manutenção e revisão
O Mercedes-AMG G63 era vendido com garantia de 2 anos, então apenas os últimos modelos oferecidos por aqui estão dentro da garantia.
De qualquer forma, a marca não disponibiliza os valores de revisão do SUV em seu site, onde aparecem os preços apenas de outros carros da marca, como Classe A, Classe C e os SUVs menores.
Mercedes-AMG G63 – ficha técnica
Motor |
4.0 V8 |
Tipo | Dianteiro, longitudinal, biturbo e gasolina |
Número de cilindros | 8 em V |
Cilindrada em cm3 | 3.982 |
Válvulas | 32 |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Direta |
Potência Combinada | 585 cv @ 6.000 rpm |
Torque Combinado | 86,7 kgfm @ 2.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Automático de 9 marchas, com conversor de torque |
Tração | |
Tipo | Integral permanente |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado / Disco ventilado |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, com braços sobrepostos |
Traseira | Eixo rígido |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve de 22 polegadas |
Pneus | 275/50 R22 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.873 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1.984 |
Altura (mm) | 1.966 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.890 |
Capacidades | |
Porta-malas (litros) | 454 |
Tanque (litros) | 100 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 640 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.560 |
Altura mínima do solo (mm) | 241 |
Mercedes-AMG G63 – fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!