Onde fica o codigo de segurança da CNH?

CNH nova 2022 1

A CNH, Carteira Nacional de Habilitação, mudou e está com um layout mais moderno e seguro, de modo a evitar fraudes e aumentar sua comunalidade com dispositivos eletrônicos de verificação e fiscalização.

Para haver essa integração do documento impresso com sua versão digital, existe um código de segurança na CNH, que possibilita consultar suas informações remotamente, por meio de um aplicativo dedicado na internet.

Esse código de segurança é o QR Code, que fica no verso do documento, sobre o painel timbrado, que permite ser identificado e lido por qualquer dispositivo digital com a tecnologia, mesmo câmeras de smartphones.

Originalmente o código de segurança da CNH seria uma forma da fiscalização de trânsito obter informações rápidas sobre a condição do motorista na abordagem.

O código de segurança também garante a originalidade do documento, evitando assim fraudes da CNH, com sua apresentação sendo feita por números antes de maio de 2017 e por QR Code após essa data.

Hoje, toda CNH emitida possui o código de segurança na forma de QR Code, pois, isso também permite que se possa autenticar a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação se houver troca de aparelho móvel, por exemplo.

cnh 2020

Essa é apenas uma das opções que o condutor pode escolher para fazer a mudança para o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, a CDT, hoje muita usada por condutores que assim evitam o transporte da documentação do motorista e também do veículo.

Dessa forma, o condutor pode ter acesso também à consulta de multas, pontuação da CNH e também alerta de recall, entre outros serviços da CDT.

Então, para ter acesso ao código de segurança da CNH, basta abrir o documento, que fica dobrado e protegido em uma capinha plástica transparente que, aliás, é enviada com o documento pelos Correios.

Guincho: carro não pode ser levado

No verso da CNH aberta, exatamente atrás da foto digitalizada do condutor, fica o referido código de segurança na forma de QR Code.

Já na parte inferior da CNH (modelo antigo, na foto acima) aberta, logo abaixo da data da emissão do documento, fica o código de segurança em sua forma numérica, caso haja alguma rasura do QR Code.

Na versão recente da CNH, o código de segurança numérico fica abaixo da assinatura do emissor.

 

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X