Parte da linha de um dos modelos mais vendidos na história recente do mercado brasileiro, o Onix Premier entrega o que existe de melhor no pacote do hatch da Chevrolet.
Estamos falando de um bom nível de segurança, mais equipamentos de conforto e um bom conjunto mecânico com seu motor 1.0 turbo.
Mas será que tudo isso torna essa a melhor versão?
Confira tudo sobre o Onix Premier!
Onix Premier – equipamentos
Cores disponíveis (modelo 0km): Branco Summit (sólida, R$ 900); Preto Ouro Negro (metálica, sem custo adicional); Vermelho Carmim, Azul Seeker, Prata Switchblade e Cinza Satin Steel (metálicas, R$ 1.650).
Mesmo falando de uma única versão do Onix, vale citar que essa opção passou por mudanças importantes nos últimos anos. Infelizmente, parte disso significou ter um modelo menos equipado por aqui.
A linha 2023, por exemplo, veio sem a versão Premier 2. Com isso, a Premier se tornou a topo de linha e ganhou lanternas em LED, carregador wireless, estacionamento automático e sensor de ponto cego.
Por outro lado, o modelo não tem o ar-condicionado digital automático que vinha de série na configuração Premier 2. Nesse ano, ele aparecia apenas como opcional, por R$ 1.000.
Pouco tempo depois, outra perda: pela falta de semicondutores, o hatch perdia itens como Bluetooth, conexão Android Auto (com ou sem fio) e Apple CarPlay (sem fio), ficando apenas com a última, e por cabos.
Tudo isso foi normalizado na linha 2024, anunciada em abril de 2023. Nela, o Onix Premier voltou a ter conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio, Bluetooth, ar-condicionado digital, assistente de estacionamento e alerta de ponto cego.
Onix Premier 1.0 Turbo AT – motor 1.0 turbo de 116 cv e 16,3/16,8 kgfm de torque, com câmbio automático de 6 marchas.
SEGURANÇA: 6 Airbags (frontais, laterais e de cortina), acendimento automático dos faróis, alarme, alerta de frenagem de emergência, aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os passageiros, brake-light, cinto de segurança do motorista com ajuste de altura e 3 pontos para todos os ocupantes, controle de estabilidade e tração, faróis dianteiros tipo projetor, indicador de nível de vida de óleo, limpador e lavador elétrico do vidro traseiro, luzes diurnas em LED, repetidores de seta, regulagem de altura dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, Isofix e Top Tether, freios ABS com EBD e assistência de frenagem de urgência, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, entre outros.
VISUAL: adesivo de coluna na cor preta (exceto nos veículo na cor Preto Ouro Negro), espelhos retrovisores externos elétricos na cor do veículo, friso cromado no contorno inferior do vidro das portas, grade frontal com detalhe cromado, lanternas em LED, maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado, maçanetas internas cromadas, para-choques pintados na cor do veículo, rodas de liga leve aro 16 com design exclusivo, volante esportivo com revestimento premium, entre outros.
CONFORTO: ar-condicionado, assistente de partida em rampas, banco do motorista com regulagem de altura, câmera de ré, carregador sem fio, chave presencial, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, computador de bordo, console central com descansa-braço, banco traseiro bipartido e rebatível, piloto automático com limite de velocidade, volante multifuncional, desembaçador elétrico do vidro traseiro, direção elétrica progressiva, partida sem chave, luzes de cortesia no porta-luvas, porta-malas e para os passageiros, painel de instrumentos de 3,5 polegadas digital TFT, porta-revista na parte traseira do encosto do banco do passageiro, sistema de luz “leve-me” (acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas), tomada de força 12V no console central, trava elétrica das portas com acionamento na chave, vidros elétricos nas quatro portas com função “um toque”, entre outros.
SISTEMA DE SOM: Chevrolet MyLink com tela de 8 polegadas, Apple CarPlay via cabo, rádio AM/FM, entrada USB e 6 alto-falantes (2 tweeters, 2 dianteiros e 2 traseiros), além de entrada USB dupla para o banco traseiro (apenas carregamento).
OPCIONAL (apenas para os modelos até 2022)
- Premier 2 – alerta de ponto cego, lanternas em LED, ar-condicionado digital automático, carregador sem fio, estacionamento automático e bancos com revestimento híbrido.
Onix Premier – preços
Confira o preço do 0km, que continua absurdamente alto, bem como os valores dos modelos usados segundo a tabela Fipe:
- Onix Premier 1.0 Turbo AT 0km – R$ 112.890
- Onix Premier 1.0 Turbo AT 2023 – R$ 100.430
- Onix Premier 1.0 Turbo AT 2022 – R$ 94.164
- Onix Premier 1.0 Turbo AT 2021 – R$ 90.246
- Onix Premier 1.0 Turbo AT 2020 – R$ 85.213
Confira também a nossa avaliação do Onix Premier.
Onix Premier – motor
Desde seu lançamento, o Onix Premier sempre foi oferecido pela Chevrolet com o mesmo motor. Aliás, esse propulsor não é exclusivo da versão mais cara, aparecendo também em outras configurações.
Estamos falando do motor de 1,0 litro e 3 cilindros, transversal, turbo e com injeção multiponto, além das 4 válvulas por cilindro. Ele entrega 116/116 cv a 5.500 rpm e 16,3/16,8 kgfm a 2.000 rpm, respectivamente com gasolina e etanol.
Ele é ligado ao câmbio automático de seis marchas, com conversor de torque, transmissão que costuma apresentar uma certa lentidão em saídas, mas com boa performance em outras situações.
Onix Premier – desempenho
Num momento em que quase todos os hatches dessa categoria apresentam motores turbinados, veja como o Onix Premier se comporta na aceleração de 0 a 100 km/h e na velocidade máxima:
- Onix Premier 1.0 Turbo AT – 10,1 segundos e 187 km/h
Onix Premier – consumo
CONSUMO CIDADE
- Onix Premier 1.0 Turbo AT – 8,4 km/l com etanol e 11,8 km/l com gasolina
CONSUMO ESTRADA
- Onix Premier 1.0 Turbo AT – 10,4 km/l com etanol e 14,9 km/l com gasolina
Onix Premier – manutenção e revisão
O Onix Premier é vendido com 3 anos de garantia, assim como o restante da linha do hatch da Chevrolet. Para manter essa cobertura, a marca exige revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.
Confira os valores, que totalizam R$ 4.568 até os 60.000 km:
- 10.000 km ou 1 ano – R$ 468
- 20.000 km ou 2 anos – R$ 872
- 30.000 km ou 3 anos – R$ 712
- 40.000 km ou 4 anos – R$ 960
- 50.000 km ou 5 anos – R$ 684
- 60.000 km ou 6 anos – R$ 872
Onix Premier – ficha técnica
Motor |
1.0 Turbo |
Tipo | Dianteiro, transversal e flex |
Número de cilindros | 3 em linha |
Cilindrada em cm3 | 999 |
Válvulas | 12 |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto |
Potência Combinada | 116/116 @ 5.500 rpm |
Torque Combinado | 16,3/16,8 kgfm @ 2.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo | Automática de 6 marchas |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado / Tambor |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Eixo de torção |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve de 16 polegadas |
Pneus | 195/55 R16 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.163 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1.730 |
Altura (mm) | 1.476 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.551 |
Capacidades | |
Porta-malas (litros) | 275 |
Tanque (litros) | 44 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 375 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.113 |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,33 |
Fonte Chevrolet
Onix Premier – fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!