Porsche 911 – Defeitos e Problemas

porsche 911 carrera cabrio

É quase impossível se falar em alto desempenho e não lembrar da Porsche e o 911 é provavelmente o primeiro que vem em mente.

Com design único, versões de altíssima performance (e algumas mais “mansas”) o modelo faz história no cenário automotivo.

Mas afinal, essa lenda tem muitos defeitos? É loucura comprar uma unidade usada?

Fique de olho no nosso texto e descubra os principais problemas do modelo.

As primeiras unidades do 911 datam da década de 60, à época com um motor 6 cilindros com modestos 130 cv, mas que lhe rendiam uma aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 8s e velocidade máxima acima dos 200 km/h, números expressivos para a época.

Existem muitas versões, motores, gerações para relatar, então vamos focar nas unidades mais novas (de 2005 em diante).

A versão Coupe de 2024 com motor 3.0 de 6 cilindros, de 385 cv e 45,9 kgfm de torque, tem aceleração de 0 a 100 km/h em 4s e velocidade máxima de 293 km/h.

Já a GT3 com o motor 3.8 vem com insanos 476 cv e 45 kgfm de torque, que permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5s e velocidade máxima de 315 km/h.

Que a 911 anda muito você já sabe, então vamos aos defeitos:

Separador de óleo do motor defeituoso

Muitas vezes o problema é detectado com a análise via Scanner apropriado, mas os sinais são visíveis mesmo sem ele.

Fumaça no escapamento, consumo de óleo elevado e correção constante da injeção eletrônica que podem fazer acender a luz de injeção no painel de instrumentos.

Os sinais podem ser confundidos com problemas na turbina (menos frequente, porém muito mais caro para arrumar).

Turbina com problema

As unidades equipadas com turbo podem apresentar problemas na turbina, que nas unidades mais novas são complexas e caras, então fique de olho nos sinais.

Consumo elevado de óleo e fumaça azulada ao pisar com força no acelerador são sinais clássicos de problema no conjunto.

Vazamentos de óleo

Existem focos de vazamento de óleo de motor no 911, o mais comum deles é no selo que fica entre o motor e a transmissão.

Outro foco de vazamento é na tampa de válvulas, cuja vedação pode ressecar ou desgastar.

Vazamento de líquido do arrefecimento

O principal foco de vazamento é no reservatório de expansão, e muitas vezes o vazamento é minúsculo e não é percebido pelo proprietário.

O sensor do reservatório normalmente acusa o baixo nível, porém se passar batido o estrago é grande.

Dificilmente ao avaliar uma unidade usada o carro vai estar com o nível baixo, pois pode ter sido completado, mas caso compre uma, sempre monitore o consumo do fluído do arrefecimento (que deve ser zero).

Problemas no câmbio automatizado (PDK)

porsche 911 turbo s 1

O câmbio automatizado que equipa diversos anos do 911, chamado PDK, é irmão do DSG da VW, e compartilha algumas de suas características.

Unidades que apresentam marchas sendo retidas e eventualmente “patinando” indicam sinais de problema no conjunto.

Alguns problemas são resolvidos via atualização de software no câmbio, porém as vezes o problema é mecânico… Prepare o seu bolso.

Peças caras (obviamente)

As peças da Porsche são caras e é claro que você já sabia disso, por isso é imprescindível que compre uma unidade que esteja 100% conservada, em especial em peças de acabamento interno e externo.

Tipo de uso que o carro teve

As versões esportivas da 911 quase que certamente foram usadas em condições extremas, que geram desgaste acentuado de componentes mecânicos.

As vezes uma unidade com 10.000 km pode estar mais desgastada que uma de 40.000 km, carros usados em track day e/ou com alterações de performance sofrem muito mais.

É claro que a maioria dos proprietários (inclusive você que está lendo esse texto) querem um Porsche pra correr.

A questão é que as vezes o antigo dono usou o carro sem dó e agora que começou a dar sinais de problema ele quer passar pra um desavisado (você).

Procure carros com procedência e leve para um especialista avaliar.

Conclusão

911 gt3 manthey 3

O 911 é um carro voltado para um público seleto, que tem condições de comprar e manter o carro, se esse é o seu caso, vá em frente! Certamente será um dos carros mais divertidos que já dirigiu.

Os principais problemas das últimas gerações estão relacionados a vazamentos de óleo e água, alguns mais fáceis e outros mais difíceis de arrumar.

É um investimento alto para fazer na pressa e sem garantias, só compre carros de procedência e após avaliação de especialista.

Entender de carro não basta para avaliar um Porsche moderno, o profissional precisa conhecer o modelo, a quantidade de sensores e atuadores presentes é grande então um bom check-up só é possível com ajuda de um scanner apropriado e conhecimento para usa-lo.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.