Kia Sportage – Defeitos e Problemas

kia sportage 2015 5

O Sportage nasceu como um carro com pegada off-road, mas foi se transformando em um SUV urbano, tem relativo sucesso no Brasil e estreou sua quinta geração recentemente.

Essa é bem mais sofisticada que as primeiras gerações, que atualmente podem ser encontradas por valores acessíveis. Se você está pensando em comprar um, fizemos um resumo dos pontos mais críticos dos carro.

O modelo estreou no Brasil na década de 90, porém são raras as unidades à venda e em bom estado de sua primeira geração, sendo que a segunda geração (2004-2009) emplacou bem mais, era vendida na motorização 2.0 aspirada com 142 cv e câmbio manual ou na versão V6 2.7 de 173 cv acoplado a um câmbio automático de 4 velocidades.

A terceira geração (2010-2015) era equipada somente com o motor 2.0, que rapidamente virou flex e rendia 178 cv no etanol, ainda com opções de câmbio manual ou automático, esse com 6 marchas agora, ar-condicionado dual-zone, chave presencial para acesso e partida do motor, câmera traseira e dez airbags eram mimos presentes na Sportage, assim como teto solar nas versões de topo.

A quarta geração (2015-2022) recebe o mesmo motor 2.0, agora um pouco mais fraco e o câmbio foi mantido o mesmo, trazendo monitor de ponto cego, alerta de mudança de faixa, carregador sem fio, ganchos ISOFIX e teto solar panorâmico como novidades. A quinta geração estreou em 2022 repaginando completamente o carro.

Abaixo estão os principais problemas e reclamações do modelo:

Problemas no ar-condicionado, que para de gelar

A Sportage de terceira geração apresenta problemas no ar-condicionado, que para de gelar, o principal causador do problema é o compressor, que mesmo após trocado, algumas vezes queima novamente. A peça custa mais de R$ 2.000,00, portanto verifique se o ar-condicionado funciona perfeitamente na unidade que estiver comprando.

Rede pequena de concessionárias

A Kia não é tão presente quanto algumas outras montadoras, isso pode ser um problema se seu carro estiver na garantia, tendo que leva-lo para revisões em cidades que não são a sua, eventualmente um pouco longe. Caso o carro já esteja fora da garantia o problema é menos grave, mas ainda pode dificultar a compra de peças originais.

Barulho nos acabamentos

kia sportage 2015 3

Os acabamentos plásticos, em especial o painel, apresentam barulhos na rodagem, teste o carro em uma rua esburacada, especialmente se o carro tiver uma quilometragem alta. Outro foco recorrente de barulho é na tampa do porta-malas.

Consumo alto

O motor 2.0 aspirado, presente na maioria das Sportages, tem um consumo elevado sendo que as médias apresentadas são normalmente menores que 7 km/l na cidade e 9 km/l na rodovia, quando utilizado no etanol, na gasolina as médias são menores que 11 km/l na rodovia e 9 km/l na cidade.

Volante descasca

O acabamento do volante não tem uma boa durabilidade e descasca mesmo quando ainda novo, possivelmente se a unidade que estiver comprando for usada e o acabamento estiver bom ele já foi restaurado, então fique atento à qualidade do serviço.

Sol ofusca a central multimídia

Na Sportage de terceira geração o sol ofusca a tela da multimídia e dificulta a visualização dos textos.

Desvalorização alta

As unidades mais novas sofrem uma desvalorização acentuada, com relatos de ofertas de 25% porcento abaixo da FIPE na hora da troca, então vale a pena considerar isso no momento da compra.

Manutenção cara

Apesar de ter um conjunto robusto e que não dá muito problema, quando isso acontece é bem caro para arrumar, com os 4 amortecedores custando na faixa de  R$ 3000,00, os faróis se forem de LED custam mais de R$ 2.500 cada, para-choque com grades R$ 4.000,00.

Recalls importantes

  • Unidades produzidas entre 25/8/2010 e 4/4/2011 tiveram chamado de recall pois, segundo a montadora, constatou-se que as luzes de freio podem não acender quando o pedal do freio for pressionado sob o risco de incapacidade de desativar o piloto automático, funcionamento intermitente do botão de partida/parada do motor, acendimento da luz indicadora “ESC” no painel de controle e, ainda, pode restar dificultada a movimentação da alavanca de transmissão.
  • Unidades produzidas entre 14/11/2013 e 10/11/2015 tiveram chamado de recall pois, segundo a montadora, a caixa multifusível, em caso de corrente excessiva sistema do ABS, sistema do ESC e sistema de controle de tração, poderá apresentar uma demora na ruptura dos fusíveis de proteção, com possíveis danos nos componentes elétricos da caixa de fusíveis do compartimento do motor, ocasionando a inoperância destes sistemas.

Conclusão

kia sportage 2015 2

O Sportage é uma boa pedida para quem procura um SUV com preço atrativo, diversos opcionais, motorização robusta e sem graves defeitos crônicos, apesar de apresentar uma certa dificuldade na revenda e consequentemente um valor de mercado mais baixo, pode ser vantajosa para quem está comprando e no momento da venda tem que ter em mente que provavelmente não pegara um valor próximo da FIPE.

Outro porém está no seu consumo elevado, superior a concorrentes mais modernos e com motorização turbo, por exemplo, mas o preço de aquisição mais baixo pode compensar esse consumo elevado, dependendo do uso que o carro terá.

Assim como qualquer carro, é primordial comprar uma unidade conservada e de preferência com histórico de manutenções e notas fiscais dos serviços realizados, afinal, mesmo o mais robusto dos carros pode sofrer na mão de um dono relaxado.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



c12OrqyAeQ65CANuSaRgcOXX3cvWvBvO3VrU zKQNKMIjAIN28coKUHnlTgz76QZ90
Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.