Quadriciclo Honda TRX 420: utilitário 4×4 da marca japonesa

Quadriciclo Honda
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O quadriciclo Honda é o modelo TRX 420 FourTrax, sendo a única opção da marca japonesa para o mercado brasileiro, também sendo um veículo diferenciado para uso no dia a dia e também em serviços específicos.

Veículo utilitário com capacidade off road e também dotado de tração 4×4, sendo muito usado no meio rural para agricultura de precisão, assim como em sítios, chácaras e locais onde se precisa de um veículo robusto.

O quadriciclo Honda é um ATV (All-Terrain Vehicle) e tem motor monocilíndrico de 4 tempos exclusivo para sua utilização, além de câmbio de cinco marchas e inclusive marcha a ré.

Com espaço para duas pessoas, o quadriciclo Honda é um produto, com várias funcionalidades e também é usado para lazer em áreas fechadas ou em praias, assim como para patrulhamento policial específico.

Produzido em Manaus, o TRX 420 FourTrax é um veículo, com restrições de uso, limitações legais e também um modo próprio de condução, que precisam ser observadas para quem cogita ter um veículo.

Quadriciclo Honda – detalhes

Quadriciclo Honda
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O quadriciclo Honda tem um visual robusto, dotado de pneus todo-terreno com cravos bem definidos, com medidas AT 24 x 8-12 na frente e AT 24 x 10-11 atrás, sendo as rodas feitas em aço com 12 polegadas na frente e 11 polegadas atrás.

A frente é bem robusta e conta com faróis retangulares, assim como grade do radiador e um bumper de proteção inferior, além de barras de aço laterais e também centrais.

Sobre a frente, o FourTrax dispõe de um suporte largo de aço para transporte de carga, tendo sob ele uma tampa para acesso ao fluido de freio e ao radiador de água do motor.

Há uma moldura na base do guidão com nome do produto, assim como outra no guidão, que se diferencia muito dos usados em moto pelos comandos que carrega.

Ele porta um painel digital de display amarelo, com velocímetro, nível de combustível, hodômetro e luzes-espia, tendo ainda abaixo a chave de ignição.

O guidão não tem acelerador como de moto, mas uma pequena alavanca sob a manopla direita para aceleração, sendo assim para evitar que em uma inclinação elevada, o piloto não acelere com o peso do corpo.

Do outro lado, comandos de faróis, facho alto e baixo, corta-corrente e botão de partida, mas existindo repetidores de direção no TRX 420 FourTrax, porém o freio de mão esquerdo também serve como freio de estacionamento, sendo travado para isso.

Nos lados de carenagem central, que não é o tanque, há um bocal de abastecimento de gasolina no lado direito e a alavanca de mudança de tração 2WD para 4WD no esquerdo.

O banco é largo e confortável para duas pessoas, com as laterais do quadriciclo Honda tendo uma plataforma para apoio dos pés, com pedal freio traseiro no lado direito e indexado ao dianteiro e pedal de troca de marchas no esquerdo.

Com grandes para-lamas dianteiros e traseiros, o quadriciclo Honda tem ainda um segundo suporte para carga atrás, sobre a lanterna central traseira e moldura inferior, além de escape do lado esquerdo inferior.

Equipado com motor monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração líquida e 420 cm³, o quadriciclo Honda tem 26,9 cavalos e 3,4 kgfm, além de câmbio com embreagem automática e marcha ré.

A suspensão dianteira é multilink com freio a disco central de 190 mm com sistema CBS, além de diferencial dianteiro, enquanto a suspensão traseira tem uma balança central monoamortecida com diferencial e freios a tambor nas duas rodas com 160 mm.

O quadriciclo Honda tem dois amortecedores com molas na suspensão dianteira e a parte inferior do chassi é protegida por chapa de aço.

O Honda TRX 420 FourTrax pode ter acessórios como snorkel, mas a suspensão traseira conta com base para a adição de uma bola de engate para carretinha sem freio.

Veja o significado do símbolo e da marca da Honda.

Quadriciclo Honda – considerações legais

Quadriciclo Honda
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O quadriciclo Honda está restrito por lei a ser conduzido somente em áreas urbanas, mas devidamente emplacado para fins de fiscalização*, sendo proibida sua condução em estradas vicinais, onde deverá ser transportado em reboque ou na caçamba de uma picape, por exemplo.

Para conduzir, é necessário ter CNH B, pois não é considerado moto, devendo ser usado capacete fechado para condutor e passageiro.

Por ser instável tecnicamente, é importante que o condutor evite curvas fechadas ou ângulos muito elevados de inclinação ou aclive para evitar tombamentos ou capotamentos.

(*) As regras específicas para quadriciclos têm muitas variáveis no Contran, resolução 573. Para todos os casos, melhor consultar o Detran local sobre o emplacamento.

Quadriciclo Honda – equipamentos

Quadriciclo Honda
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Honda TRX 420 FourTrax – motor de 420 cm³ e câmbio de cinco marchas, mais embreagem automática, marcha ré, painel digital, dois faróis, dois suportes de carga, tração 4×2 ou 4×4, pneus todo-terreno e rodas de aço aro 12 polegadas na frente e 11 polegadas atrás.

Partida elétrica, freio de estacionamento, provisão para engate, acelerador por alavanca, freios combinados a disco de 190 m e a tambor com 160 mm, refrigeração líquida, entre outros.

Quadriciclo Honda – preço

honda trx 420 fourtrax 7

Honda TRX 420 FourTrax 2023 – R$ 48.070*

(*) Preço da tabela Fipe – fevereiro/2023

Quadriciclo Honda – motor

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O Honda TRX 420 FourTrax utiliza motor monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração líquida, tendo cabeçote com comando de válvulas no bloco (OHV) com duas válvulas por cilindro.

Com 3,3 litros de óleo lubrificante, o propulsor do quadriciclo Honda tem ainda câmbio cíclico de cinco marchas com ré, além de embreagem automática, facilitando a condução.

Ele entrega 26,9 cavalos a 7.250 rpm e 3,4 kgfm a 5.000 rpm, sendo de fácil manutenção.

Quadriciclo Honda – desempenho

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  • Honda TRX 420 FourTrax – 0 a 100 km/h – ND
  • Honda TRX 420 FourTrax – velocidade máxima – 145 km/h

Quadriciclo Honda – consumo

honda trx 420 fourtrax 3

  • Honda TRX 420 FourTrax – consumo urbano – 20 km/l
  • Honda TRX 420 FourTrax – consumo rodoviário – ND

Quadriciclo Honda – ficha técnica

Motor 420
Tipo
Número de cilindros 1 em linha
Cilindrada em cm3 420
Válvulas 2
Taxa de compressão 9,9:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 26,9 cv a 6.250 rpm (gasolina)
Torque máximo 3,40 kgfm a 5.000 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo 5 marchas + ré
Tração
Tipo 4×4
Partida
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Disco dianteiro de 190 mm e tambor traseiro com 160 mm
Suspensão
Dianteira Multilink
Traseira Eixo rígido
Rodas e Pneus
Rodas Aço aro 12 polegadas na frente e aço aro 11 polegadas atrás
Pneus AT 24 x 8-12 na frente e AT 24 x 10-11 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 2.104
Largura (mm) 1.205
Altura (mm) 1.174
Entre eixos (mm) 1.269
Capacidades
Bagageiro (L) ND
Tanque de combustível (L) 14,7
Carga (Kg) ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 267
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X