RAM 1500 – Defeitos e Problemas

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Já falamos sobre os problemas da RAM 2500, agora chegou a vez da RAM 1500.

Com motorzão, versões off-road, tecnologia embarcada e design agradável é uma opção interessante para quem busca uma picape de luxo.

Nosso texto de hoje vai apresentar os principais problemas e reclamações do modelo, para você que quer comprar uma, ou simplesmente quer saber mais sobre o modelo.

Foi anunciada no Brasil oficialmente em 2020 com o motor 5.7 V8 HEMI de 400 cv e 56,7 kgfm de torque, apresentando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,4s e velocidade máxima de 174km/h.

A versão TRX foi lançada com o motor 6.2 V8 com Supercharger, que rende 711 cv e insanos 89,8 kgfm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em ínfimos 4,5s

Mais rápida que boa parte dos esportivos vendidos no Brasil, pelo menos na aceleração.

Traz itens como central multimídia de 12 polegadas, sistema de som Harman-Kardon, teto solar panorâmico, retrovisor interno com câmera, assistente de estacionamento, câmera de 360 graus, farol full-LED e muito mais.

Ela é realmente monstruosa, no tamanho, na potência e no preço, então sempre vale a pena verificar os problemas do modelo. Abaixo listamos os principais:

Consumo elevado, é lógico

É aquele velho ditado, cavalo que anda, bebe… e no caso da RAM, bebe pra valer.

O consumo dela fica entre 4 e 5 km/l na cidade e 6 e 7 km/l na estrada, lembrando que ela é movida à gasolina.

Tudo bem que normalmente quem compra uma não liga pra consumo, mas mesmo assim, faça às contas e veja se realmente vale a pena.

Para encher os 98 litros do tanque vão mais de R$ 500,00 pra rodar menos de 500 km.

Baixa capacidade de carga

Apesar de muito potente e bem grande, a RAM 1500 só pode carregar até 610 kg na caçamba, menos que uma Strada.

O problema, entretanto, não ocorre com reboques, que podem chegar a até 5.000 kg.

Vazamentos de líquido do arrefecimento

Não é exatamente um problema crônico do modelo, mas alguns proprietários no Brasil e especialmente nos EUA relataram vazamentos do líquido do arrefecimento.

Os focos de vazamento são diversos, mas o mais recorrente nos fóruns americanos é na bomba d’água.

Como as unidades vendidas no Brasil são majoritariamente reparadas na concessionária, não ficaram claros o focos dos vazamentos delas.

Dimensões monstruosas atrapalham

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Eu sei que você gosta da RAM pelo tamanho e imponência, mas já pensou se ela cabe na sua garagem, se passa no portão da casa da sua namorada ou do condomínio da sua sogra?

Talvez você perca várias vagas, tenha que deixa-la na rua ou entrar pelo portão de serviços do condomínio, pense nisso.

Problemas no escapamento

Alguns vazamentos no sistema de escapamento são recorrentes em unidades vendidas nos Estados Unidos.

A principal causa de problemas é a ruptura dos parafusos de fixação do coletor de escape.

Problemas de lubrificação

O motor V8 5.7 Hemi é largamente aplicado nos EUA, então lá temos mais relatos de problemas que aqui, naturalmente.

Um desses relatos é o “Hemi Tick” que é um som emitido pelo motor quando os comandos de válvula estão desgastados por falhas de lubrificação.

Não da pra afirmar que esse problema será herdado pela RAM 1500, mas vale a pena ouvir com atenção o motor frio e em marcha lenta, qualquer barulho de batida, parecido com uma máquina de costura é sinal de alerta.

Recalls

A RAM 1500 teve alguns recalls em variados componentes, portanto verifique se a unidade que está comprando teve todos eles aplicados.

Peças muito caras

Bom, essa já é mais que esperada, as peças da RAM 1500 são caras, pois a picape é importada e com “baixa” quantidade de unidades vendidas, logo o resultado é esse.

Um Farol atinge brutais R$ 10.000,00 e uma lanterna passa dos R$ 4.000,00.

Existem diversos exemplos, basta procurar as peças que já precisou trocar no seu carro e comparar com a mesma de uma RAM.

Conclusão

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A RAM 1500 é uma picape forte, robusta e luxuosa, que é consolidada no mercado norte-americano, basicamente sendo o “Muscle Car” das picapes.

No Brasil ainda é muito nova para cravar como será seu comportamento no mercado, de qualquer forma são esperados os mesmos problemas de carros de luxo, que são basicamente os preços elevados das peças e falta de mão de obra especializada.

Tendo uma unidade bem cuidada e com todas as manutenções preventivas, não deve se ter problemas graves.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.