Suporte para bicicleta no carro (2024): tipos e preços

suporte para bicicleta

Viajar de carro é uma ótima opção para muitas pessoas, especialmente durante as férias.

No entanto, nem sempre é prático usar o veículo para passear e explorar o local de destino. É aí que um suporte de bicicleta para carro pode ser útil para transportar as bicicletas.

As bicicletas são mais do que um meio de transporte, elas também proporcionam uma forma prazerosa de exercício físico que pode melhorar a saúde.

Embora seja possível levar uma bicicleta dentro do carro em alguns modelos, como monovolumes, perua ou hatchback, isso pode ser inviável porque só é possível levar uma unidade e ela ocupa espaço de bagagem e passageiros.

Por isso, um suporte externo é necessário para transportar duas ou mais bicicletas com segurança e praticidade.

Suporte para bicicleta – tipos e preços

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O suporte para bicicleta é um item importante para levar este tipo de veículo para outros lugares através do automóvel, podendo ainda ser levado em motorhomes e outros tipos de veículos autorizados.

Como a bicicleta é uma extensão do carro em muitos passeios, seu transporte seguro é fundamental, especialmente para que o veículo mantenha suas características e ofereça conforto e segurança.

Um suporte devidamente instalado, seguindo as recomendações e instruções do fabricante, não acarretará danos à pintura ou superfície da lataria do veículo.

Ele não provoca riscos ou amassados se devidamente instalado e se respeitar o peso máximo, não provocará avarias no suporte.

Permitindo resguardar o interior do veículo, assim como o conforto e o espaço para bagagem.

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No entanto, a desvantagem é o prejuízo à visibilidade e aerodinâmica, mas o transporte até o destino é uma vantagem enorme.

Outra vantagem é que pode levar até três bicicletas, mas pode-se adicionar um segundo suporte no teto para mais duas, chegando a cinco bicicletas no total, praticamente um para cada passageiro do carro.

O suporte para bicicleta também é coberto pelo seguro, porém, em caso de avarias, talvez o custo de acionar o seguro seja impraticável, sendo mais fácil e barato fazer o serviço por conta própria.

Basicamente existem três tipos de suporte para bicicleta e eles são conhecidos como transbike (porta-malas), suporte de teto e engate traseiro.

Os três tipos são oferecidos no mercado brasileiro e possuem certificação do Inmetro para serem vendidos e autorizados pelo Contran.

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No mercado, existem vários modelos desses tipos e com preços variados, sendo importante analisar o custo, a praticidade da instalação e se o mesmo atende suas necessidades.

Cada um dos tipos, com exceção do porta-malas, tem mais de um modelo e isso pode influenciar na hora de instalar ou transportar bicicleta.

Também é preciso considerar, além do preço e instalação, está altura, vantagens e a quantidade de bikes em casa.

A seguir, detalhes de cada um dos tipos e subtipos de suporte para bicicleta:

Suporte para bicicleta – de porta-malas

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Também conhecido como transbike, o suporte para bicicleta de porta-malas pode ser integrada à traseira de modelos como sedã, hatch, perua, minivan e SUV, por exemplo.

Trata-se de um sistema mais simples e versátil, que não necessita de adaptações no veículo e pode levar até três bicicletas na traseira do veículo.

Presas por três abraçadeiras móveis, as bicicletas ficam num suporte apoiado sobre a estrutura do veículo e o mesmo é dobrável, quando não em uso, sendo assim muito prático.

Ele suporte 45 kg de peso e tem uma faixa extra para garantir a segurança no transporte das bicicletas, resguardando assim as mesmas e também outros veículos na via.

No mercado de acessórios para veículos, o suporte de porta-malas para bicicletas tem duas versões, sendo uma para até duas bicicletas e outra para levar três bicicletas.

Os preços do primeiro modelo começam pouco acima dos R$ 100, podendo chegar a R$ 200, dependendo da marca.

Geralmente, este tipo de suporte é composto por duas barras em “U”, sendo uma delas para sustentar as bicicletas e a outra para apoiar na carroceria.

São oferecidos no kit quatro ou cinco cintas para amarração da bikes, quanto o equipamento for para duas bicicletas, tendo duas cintas a mais no modelo de três unidades.

Nesse último, o preço do acessório, vai de R$ 170 a R$ 290, sendo esses preços geralmente da marca Transbike, a mais popular do mercado.

A sueca Thule, tem preços bem mais elevados, custando em torno de R$ 1.700 para o suporte de três bicicletas.

Este equipamento vem com as abraçadeiras descritas, com os preços mais baixos sendo de versões apenas por cintas de amarração.

Suporte para bicicleta – de teto

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Outro suporte para bicicleta é o de teto, um modelo bem pátio também e bastante popular, porém, se exige alguns itens no carro.

Nesse caso, o ideal é ter duas barras longitudinais no teto, como num crossover, SUV ou perua, mas hatch de visual aventureiro também pode sustentar o acessório.

Caso não haja, é importante comprar um rack com duas barras transversais, já que estas não vêm no kit do suporte para bicicleta no teto.

Elas apoiarão a barra longitudinal central – podendo ser duas em caso de duas bicicletas – tendo nela dois braços articulados que possuem uma abraçadeira de cano da bicicleta.

Essa barra é como um trilho, onde se coloca os pneus da bicicleta, prendendo-a no suporte através do cano do quadro.

Um fator importante é que a altura do veículo será bastante ampliada, então, em garagens muito baixas, o ideal é tirar as bicicletas antes de entrar.

Dependendo do modelo, há também abraçadeiras para as rodas da bicicleta, com os preços variando de R$ 300 a R$ 1.800, dependendo da marca.

Prático, ele só demandará esforço para colocar as bicicletas sobre o veículo, que ainda poderá sofrer com ventos laterais.

Geralmente é o suporte mais divulgado pelas marcas de carros em seus SUVs no fora de estrada ou na praia.

Existe ainda a opção de um suporte preso por ventosas, mas este geralmente requer que se retire as rodas dianteiras, que assim precisarão ir ao porta-malas do veículo.

O preço desse kit fica em torno de R$ 300, sendo mais raro de encontrar no mercado.

Suporte para bicicleta – de engate

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Este último modelo de suporte para bicicleta serve somente para carros com engate para reboque, seja ele qual for, já servindo ao propósito.

Existem dois tipos de suporte que usam engate, sendo um em forma de “V”, apoiado na traseira do veículo e com o engate de reboque como base.

O outro é uma plataforma que se fixa no engate do reboque, do tipo bola. Preso apenas por este, a plataforma sustenta até três bicicletas presas por abraçadeiras em trilhos como de suportes de teto.

Cada trilho é geralmente composto de duas peças para apoiar as rodas e possui abraçadeiras para prender os pneus.

Ao centro, uma suporte possui mais três abraçadeiras ajustáveis para prender os canos dos quadros das bicicletas.

Como se trata de uma extensão do carro, esse suporte “plataforma” possui um para-choque com lanternas completas, incluindo repetidores de direção e luzes de ré.

A energia é proveniente do carro através da fonte de energia do engate, tendo ainda um espaço central para uma terceira placa com iluminação.

Trata-se de um engate bem interessante e prático, pois, é removível através de somente um parafuso e a conexão elétrica.

Contudo, o preço é bem salgado, variando de R$ 1.000 a R$ 1.500, com o suporte em “V” saindo de R$ 250 a R$ 550.

Suporte para bicicleta – legislação

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Qual suporte de bicicleta é permitido?

A legislação brasileira é específica sobre o transporte de bikes nos carros por meio de suporte para bicicleta, sendo esta a Resolução 349/2010 do CTB ou Código de Trânsito Brasileiro.

O texto indica como os motoristas devem transportar as bicicletas com segurança e sem arriscar ser multado, por isso, é importante comprar equipamentos certificados e instalá-los corretamente.

Resolução 349/2010 do CTB estabelece o seguinte:

Art. 1º Estabelecer critérios para o transporte eventual de cargas e de bicicletas nos veículos classificados na espécie automóvel, caminhonete, camioneta e utilitário.

Art. 2º O transporte de cargas e de bicicletas deve respeitar o peso máximo especificado para o veículo.

Art. 3º – A carga ou a bicicleta deverá estar acondicionada e afixada de modo que:

I- não coloque em perigo as pessoas nem cause danos a propriedades públicas ou privadas, e em especial, não se arraste pela via nem caia sobre esta;

II- não atrapalhe a visibilidade a frente do condutor nem comprometa a estabilidade ou condução do veículo;

III- não provoque ruído nem poeira;

IV- não oculte as luzes, incluídas as luzes de freio e os indicadores de direção e os dispositivos refletores; ressalvada, entretanto, a ocultação da lanterna de freio elevada (categoria S3);

V- não exceda a largura máxima do veículo;

VI- não ultrapasse as dimensões autorizadas para veículos estabelecidas na Resolução CONTRAN nº 210, de 13 de novembro de 2006, que estabelece os limites de pesos e dimensões para veículos que transitam por vias terrestres e dá outras providências, ou Resolução posterior que venha sucedê-la.

VII- todos os acessórios, tais como cabos, correntes, lonas, grades ou redes que sirvam para acondicionar, proteger e fixar a carga deverão estar devidamente ancorados e atender aos requisitos desta Resolução.

VIII- não se sobressaiam ou se projetem além do veículo pela frente.

Como se pode ver, é imprescindível que se atenda todas as regras citadas acima, pois, basta uma roda coloca numa posição que comprometa a visibilidade da lanterna, para o agente de trânsito efetuar a autuação.

No Art. 4º, a resolução diz que, caso os pontos acima não sejam atendidos, no caso de encobrimento total ou parcial da iluminação traseira, “será obrigatório o uso de régua de sinalização e segunda placa traseira de identificação”, fixada na régua.

Já o Art. 5º dispõe que a fixação deve ser feita por equipamentos apropriados e que a altura máxima sobre as barras de teto do veículo é de 50 cm, assim como o comprimento do acessórios não deve ultrapassar a área do teto, seja comprimento e largura.

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No que diz respeito ao suporte para bicicleta em forma de engate, no caso, a distância não pode exceder 60% da distância entre-eixos do veículo, já considerando o balanço traseiro do carro.

O balanço traseiro é a distância entre o eixo e o para-choque, mas no caso do engate, deve considerar essa diferença na hora de colocar o suporte de engate.

Um exemplo é o Volkswagen T-Cross Highline, cujo entre-eixos tem 2,651 m e o balanço traseiro com o engate terá de ter 1,590 m.

Quanto maior o balanço traseiro, menor será a área disponível para a colocação de um suporte de engate, que geralmente ocupa mais espaço que o tradicional por barras, presas na traseira do carro. Abaixo, um desenho explicativo:

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Caso seja necessário colocar as bicicletas em longitudinal na caçamba de carga de uma picape, elas não poderão exceder o comprimento total com a tampa abaixada. O mesmo vale para motos e ainda que a placa fique encoberta, o transporte pode ser feito apenas durante o deslocamento com a carga.

Em caso de descumprimento das exigências acima, será lavrada autuação com multa de R$ 293,47, mais sete pontos na CNH e retenção do veículo.

Já o transporte irregular de bicicleta acarreta multa de R$ 195,23, além de cinco pontos e retenção do veículo.

Levar a bicicleta dentro do carro é mais perigoso, uma vez que não há um suporte para manter a bicicleta presa devidamente.

Suporte para bicicleta – cuidados

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O suporte de bicicleta precisa ser montado e desmontado corretamente, assim como ser limpo e ter as partes de desgaste natural trocadas com o tempo, sendo essas as abraçadeiras.

Esses itens são vendidos à parte no mercado, assim como as barras revestidas para sustentar as bicicletas no suporte traseiro.

O engate de reboque sustenta sem problemas a plataforma para até três bicicletas, mas ele precisa ter o conector de energia devidamente instalado e funcional para acender as luzes traseiras.

Nesse caso, em descumprimento da lei do engate, a multa é de natureza grave, com valor de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e o veículo pode ser retido.

Também se exige uma terceira placa, cujo valor varia de acordo com a região e empresas emplacadoras, sendo exigidos:

  1. CRV – Certificado de Registro de Veículo.
  2. Carteira de Identidade.
  3. CPF.
  4. Comprovante de Endereço.
  5. Laudo de Vistoria.

Perguntas Frequentes

Como instalar um suporte de bicicleta em um carro?

A instalação de um suporte de bicicleta em um carro pode variar dependendo do modelo e marca do suporte e do carro em questão.

É importante seguir as instruções do fabricante para garantir uma instalação segura e correta. Geralmente, os suportes de bicicleta para carros são fixados na traseira do veículo, no teto ou no engate.

Qual é o melhor suporte de bicicleta para carros?

Não há um suporte de bicicleta para carros que seja o melhor para todos os casos. A escolha do suporte ideal depende do modelo do carro, do tipo de bicicleta, da frequência de uso e do número de bicicletas que serão transportadas.

Como escolher o suporte de bicicleta certo para o meu carro?

Para escolher o suporte de bicicleta certo para o seu carro, é importante considerar alguns fatores, como o modelo do carro, o tipo de bicicleta, a frequência de uso e o número de bicicletas que serão transportadas.

É importante escolher um suporte que seja compatível com o seu carro e que tenha capacidade de suportar o peso da sua bicicleta. Consulte as especificações do fabricante e as opiniões de outros usuários antes de fazer a sua escolha.

Quais são os tipos de suportes de bicicleta para carros?

Existem vários tipos de suportes de bicicleta para carros, incluindo suportes de teto, suportes traseiros e suportes de engate. Os suportes de teto são ideais para carros com pouco espaço na traseira e para transportar várias bicicletas. Os suportes traseiros são mais fáceis de instalar e são ideais para carros com porta-malas amplo. Já os suportes de engate são mais seguros e estáveis, mas requerem a instalação de um engate no carro.

Como transportar bicicletas com segurança em um carro?

Para transportar bicicletas com segurança em um carro, é importante escolher um suporte de bicicleta que seja compatível com o seu carro e que tenha capacidade de suportar o peso da sua bicicleta. É importante instalar o suporte corretamente e verificar se a bicicleta está bem presa antes de iniciar a viagem.

É permitido transportar bicicletas em um carro?

Sim, é permitido transportar bicicletas em um carro, desde que o transporte seja feito de forma segura e dentro das normas de trânsito. É importante escolher um suporte de bicicleta que seja compatível com o seu carro e que tenha capacidade de suportar o peso da sua bicicleta.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X