Tiggo 5X 2022: versões, motor, equipamento, preço

tiggo 5x pro 1

O Chery Tiggo 5X 2022 é um modelo importante da marca no Brasil, sendo seu representante com maior volume de vendas no disputado segmento dos SUVs.


Em 2020, ele recebeu atualizações em seu visual, que duram até hoje. Mas a grande novidade veio dois anos depois, quando a marca mudou seu modelo mais profundamente e passou a chamá-lo de Tiggo 5X Pro 2022.

Junto com ele, o anterior também continua sendo vendido, o que deve durar algum tempo. Por outro lado, o Tiggo 5X Pro se mostrou um verdadeiro sucesso de vendas ao ter 900 unidades comercializadas em 24 horas.

Confira todas as informações sobre o Tiggo 5X 2022!

Tiggo 5X 2022 – detalhes e novidades

Em fevereiro de 2020, o modelo chinês recebeu uma atualização visual para lhe dar mais força no mercado. Agora, o SUV tem o mesmo visual dos modelos vendidos em sua terra natal, com alterações nos faróis, lanternas, para-choque dianteiro e tampa do porta-malas.

Essas alterações incluíram um novo desenho em todas as peças citadas. Os faróis ficaram mais quadrados que os usados no modelo 2020, e a grade foi redesenhada para abrigar as luzes de rodagem diurna, que são em LED. Ou seja, o modelo deixou de usar os faróis de neblina.

Leia também sobre o Tiggo 2, Tiggo 3X, Tiggo 7 e o Tiggo 8.

As lanternas também foram atualizadas e agora são de LED, com a barra cromada as invadindo um pouco.

Por dentro, o Tiggo 5X 2022 recebeu equipamentos interessantes. O primeiro é a central multimídia de 9 polegadas, com conexão Android Auto e Apple Carplay. Além disso, sua versão única TXS recebeu a câmera de 360º.

tiggo 5x pro 2

Como todas as novidades, ela foi perdendo a força com o tempo. Vendo isso, a marca decidiu mudar ainda mais seu SUV mais vendido no Brasil. Em fevereiro de 2022, foi lançado o Tiggo 5X Pro 2022.

As mudanças começam pelo visual, pois sua dianteira ganhou faróis em LED, nova grade maior que a anterior, luzes diurnas em LED em novo formato e outros detalhes menores. Nas laterais, o destaque fica para as rodas de 18 polegadas.

A traseira mudou um pouco menos, pois manteve as mesmas lanternas do modelo anterior. Mesmo assim, a Chery colocou um novo complemento para o spoiler e alterou levemente o desenho do para-choque.

Mas o que realmente vai causar um impacto maior é o interior do novo Tiggo 5X Pro 2022. Buscando soluções em seus irmãos maiores (e mais modernos), quase tudo foi alterado para criar um novo ambiente.

As novidades incluem novo painel, multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, ar-condicionado de duas zonas, nova alavanca de câmbio, novo volante, materiais mais sofisticados, entre outros.

Finalmente, uma última mudança aparece na parte mecânica. Mesmo mantendo seu motor 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm de torque, o Tiggo 5X Pro recebeu melhorias pontuais no propulsor para deixá-lo mais eficiente.

Além disso, algo muito importante finalmente foi notado pela marca: a transmissão. O problemático câmbio de seis marchas e dupla embreagem foi trocado pelo mais suave e confiável CVT de nove marchas simuladas.

Tiggo 5X 2022 – versões

tiggo 5x pro 4

O Caoa Chery Tiggo 5X 2022 pode ser encontrado em uma versão de acabamento, a TXS. Antes disso, o chinês ainda contava com a opção de entrada T, que saiu do catálogo em abril de 2021.

Essa versão vai conviver, durante um tempo ainda não divulgado pela marca, com o novo Tiggo 5X Pro 2022, que também é oferecido em versão única.

Confira:

  • CAOA Chery Tiggo 5X TXS 2022
  • CAOA Chery Tiggo 5X Pro 2022

Tiggo 5X 2022 – equipamentos

Tiggo 5X TXS 2022

Segurança: equipado de série com airbags frontais para motorista e passageiro, airbags laterais e de cortina, freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, assistente de partida em rampas, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, monitoramento da pressão dos pneus, alarme antifurto periférico, freio de estacionamento com acionamento eletrônico, Isofix, repetidores de seta em LED nos retrovisores, faróis de neblina, lanternas traseiras, luz de freio e brake light em LED, câmera 360º, luzes diurnas e de posição em LED, entre outros.

Conforto: tem ar-condicionado eletrônico manual com saída de ar traseira, banco do motorista com seis ajustes elétricos e regulagem elétrica da lombar, volante multifuncional com ajuste de altura, piloto automático, vidros elétricos nas quatro portas com função antiesmagamento, partida do motor por botão, destravamento das portas sem chave, travamento das portas à distância, retrovisores elétricos com aquecimento, banco traseiro bipartido e rebatível, entre outros

Tecnologia: tem seletor de modos de condução, computador de bordo com tela TFT colorida de 4,8 polegadas, sistema multimídia com tela sensível ao toque de nove polegadas, Android Auto e Apple Carplay, Bluetooth e comandos do ar-condicionado, câmera de ré com guias dinâmicas de direção, sistema de som com seis alto-falantes, faróis com acendimento automático, faróis com ajuste elétrico de altura, entre outros.

Visual e acabamento: oferece grade frontal com detalhes cromados, bagageiro no teto, aerofólio traseiro estilizado na cor do carro, acabamento do teto em tecido, console central com porta-copos e porta-objetos, console de teto com porta-óculos, descansa-braço entre os bancos dianteiros e traseiros, descanso de pé para o motorista, interruptor dos vidros iluminados, para-sois com espelho e iluminação embutida, volante de três raios revestido em couro, luz de cortesia nas soleiras de porta, bancos revestidos em couro, laterais de porta revestidas em couro, teto solar panorâmico com vidro fixo e cortina elétrica, alavanca de câmbio em couro, rodas de liga-leve de 18 polegadas, entre outros.

Novo Tiggo 5X Pro 2022

Segurança: seis airbags (frontais, laterais e de cortina), cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para os 5 ocupantes, indicador de cinto de segurança para motorista e passageiro, ISOFIX – fixação para cadeira de criança (na segunda fileira de bancos), freio à disco nas 4 rodas com ABS, distribuição eletrônica de frenagem, (EBD) e assistente de frenagem (BAS), monitor de pressão e temperatura dos pneus (TPMS), controle eletrônico de estabilidade (ESP), controle eletrônico de tração (TCS), alarme de velocidade e lembrete para descanso programáveis, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, alças de segurança, imobilizador eletrônico do motor e sistema de alarme.

Conforto: ar-condicionado Dual Zone com comandos em tela sensível ao toque, saída central de ar condicionado para os passageiros traseiros, direção elétrica, volante multifuncional com revestimento premium, ajuste manual de altura e profundidade, piloto automático, banco motorista com 6 ajustes elétricos e regulagem lombar, controle elétrico para os retrovisores, rebatimento elétrico dos retrovisores, vidros elétricos nas 4 portas com anti-esmagamento, abertura e fechamento remotos, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático dos faróis, faróis com função “follow me home” e “car find”, modos SPORT/ECO de condução, assistente de partida em rampa (HHC), assistente de descida (HDC), conexão USB (2 dianteiras e 1 traseira), sistema de som com 6 alto-falantes, porta óculos, luz de cortesia dianteira, traseira e porta malas, porta Malas com acabamento completo e assoalho reforçado e teto solar panorâmico (vidro fixo com cortina de abertura elétrica).

Tecnologia: sistema de chave presencial para travamento, destravamento das portas e partida do motor, abertura e fechamento das portas por aproximação (função programável), partida remota do motor (comando de climatização à distância – CCD), acionamento do motor por botão, alavanca de câmbio tipo Joystick, freio de estacionamento com acionamento eletrônico (EPB) e função AUTO HOLD, luz ambiente panorâmica com opção de cores, painel de instrumentos digital em tela colorida de LCD/TFT de 7″, multimídia de 10,25″ com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth, e configuração de diversas funções do veículo e câmeras de visão 360° HD.

Visual e acabamento: DRL – luz diurna de rodagem em LED, faróis (alto e baixo) em LED, faróis com ajuste elétrico de altura, espelhos retrovisores externos com seta integrada e desembaçador, para-choques, espelhos e maçanetas na cor do veículo, detalhes cromados, aerofólio traseiro, rack de teto longitudinal, lanterna traseira de neblina, rodas de liga leve aro 18″ com pneus 225/55 R18, acabamento interno na cor preta, bancos com revestimento premium na cor preta, bolsas porta revistas no encosto dos bancos dianteiros, porta objetos nas portas, console central dianteiro com porta copos, apoio de braço e porta objetos, banco traseiro bipartido (60/40), descansa braço traseiro com porta-copos e para-sóis com espelhos para motorista e passageiro.

tiggo 5x pro 6

Tiggo 5X 2022 – preços

Dá para dizer que o Tiggo 5X 2022 está com preços dentro da média do segmento, mas isso não significa que ele seja barato. Depois de perder sua versão de entrada, a TXS subiu bastante e deixou o SUV sem o anterior custo-benefício que ainda atraía muitos clientes.

Confira abaixo os preços:

  • CAOA Chery Tiggo 5X TXS 2022 – R$ 144.990
  • CAOA Chery Tiggo 5X Pro 2022 – R$ 154.990

Tiggo 5X 2022 – motor

O motor usado no Chery Tiggo 5X 2022 e também pelo Tiggo 5X Pro 2022 é um 1.5 litro turbo flex, dotado de quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável e coletor de admissão variável.

Esta unidade consegue desenvolver 147 cavalos de potência quando abastecida com gasolina ou 150 cv com etanol, a 5.500 rpm. Já o torque é de 21,4 kgfm com qualquer um dos combustíveis, disponível a partir de 1.750 giros.

Trata-se do mesmo motor usado no sedã compacto CAOA Chery Arrizo 5, mas com aprimoramentos para gerar 2 kgfm a mais de torque em uma faixa de rotação menor, visto que o crossover é 80 kg mais pesado que o irmão menor.

Junto ao propulsor está uma transmissão automatizada DCT de seis marchas e dupla embreagem produzida pela alemã Getrag, com opção de trocas de marcha manuais sequenciais pela alavanca no console central. A tração é sempre dianteira.

O crossover chinês dispõe ainda dos modos de condução Drive e Sport, que são alternáveis ao toque de um botão no console central.

tiggo 5x pro 3

Tiggo 5X 2022 – desempenho

A CAOA Chery informa que o novo Tiggo 5X 2022 consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos. Já a velocidade máxima é de 180 km/h.

Enquanto isso, o novo Tiggo 5X Pro 2022 chega aos 100 km/h em 10,3 segundos, com velocidade máxima de 193 km/h. Isso mostra que as atualizações em seu motor, junto com o novo câmbio, o tornaram mais rápido.

Tiggo 5X 2022 – consumo

Quando abastecido com etanol, o novo CAOA Chery Tiggo 5X pode entregar consumo de combustível de 6,7 km/l na cidade e 8 km/l na estrada. Já com gasolina, o modelo faz 9,8 km/l nos centros urbanos e 11,7 km/l no ciclo rodoviário.

Ele emite 0 g/km de CO2 com etanol e 126 g/km de CO2 quando abastecido com gasolina. Esses são os dados do Inmetro. Nos testes da instituição, o modelo ganhou nota “D” na comparação relativa na categoria e nota “C” na comparação absoluta geral.

O novo Tiggo 5X Pro tem um consumo com etanol de 6,9 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada, enquanto com gasolina ele faz 9,9 km/l e 11,5 km/l, respectivamente.

tiggo 5x pro 5

Tiggo 5X 2022 – revisões e manutenção

Assim como nos demais carros oferecidos pela marca chinesa no mercado nacional, o novo Tiggo 5X tem revisões com preços tabelados.

A primeira revisão deve ser realizada ao completar 10 mil quilômetros rodados ou 12 meses de uso. Ela custa R$ 551,19 e inclui filtro de combustível, filtro de óleo do motor, óleo para o motor 5W-30, arruela do bujão do cárter de óleo do motor, inspeção de 44 itens e mão de obra.

Já a segunda revisão, de 20.000 km ou 24 meses, tem preço de R$ 801,43 e contempla filtro de ar do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, óleo para o motor 5W-30, arruela do bujão do cárter de óleo do motor, filtro de ar de cabine, inspeção de 44 itens e mão de obra.

A terceira revisão, aos 30.000 km ou 36 meses, custa R$ 551,19 e inclui filtro de combustível, filtro de óleo do motor, óleo para motor 5W-30, arruela do bujão do cárter de óleo do motor, velas de ignição, inspeção de 48 itens e mão de obra.

Na quarta revisão, de 40.000 km ou 48 meses, o preço é de R$ 801,43 e contempla filtro de ar do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, óleo para o motor 5W-30, arruela do bujão do cárter de óleo do motor, filtro de ar de cabine, inspeção de 48 itens e mão de obra.

Aos 50.000 km ou 60 meses, o proprietário deve fazer a quinta revisão, com preço de R$ 551,19. Nela, há a troca de filtro de combustível, filtro de óleo do motor, óleo do motor 5W-30 e arruela do bujão do cárter de óleo do motor, a inspeção de 44 itens e a mão de obra.

Por fim, a revisão de 60.000 km ou 72 meses, o preço é de R$ 1.088,63. Ela inclui filtro de ar do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, óleo para o motor 5W-30, arruela do bujão do cárter de óleo do motor, filtro de ar de cabine, inspeção de 48 itens e mão de obra.

Vale ressaltar que no Caoa Chery Tiggo 5X, bem como no Arrizo 5 e no Tiggo 2, a garantia total é de três anos. Já para motor e câmbio, a marca fornece garantia de cinco anos.

A Caoa Chery dispõe ainda do serviço Caoa Chery Assistance, que inclui suporte de atendimento imediato, 24 horas por dia, sete dias por semana, em todo o território nacional. Ele é gratuito e pode ser acionado em caso de problemas com o carro.

No Caoa Chery Assistance, se o cliente estiver em uma distância maior que 50 km em relação à sua cidade, a marca providenciará o transporte local para ele e os demais ocupantes. Há também a disponibilidade de carro reserva por dois dias, caso o reparo do veículo numa concessionária autorizada exija mais de 48 horas.

Tiggo 5X 2022 – concorrentes

Por se tratar de um automóvel chinês, de uma marca sem muita história no mercado nacional, o Caoa Chery Tiggo 5X aposta na oferta de equipamentos para seduzir os consumidores.

Devido a isso, vale uma breve comparação com os principais concorrentes do modelo. Para tal, pegamos o Tiggo 5X TXS de R$ 144.990 e comparamos com seus rivais mais vendidos em versões a preços equivalentes. Confira:

Honda HR-V EX 1.8 CVT – R$ 124.500

Honda HR V 2019 6

Em sua versão intermediária, o aclamado HR-V tem motor 1.8 flex aspirado de 140 cv e câmbio CVT. Seu preço é de R$ 124.500 e, em questão de equipamentos, fica atrás do chinês.

Oferece airbags frontais e laterais, alarme, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, freio de estacionamento eletrônico, luzes diurnas e lanternas em LED, faróis de neblina, trio elétrico, ar-condicionado digital, câmera de ré, piloto automático, volante multifuncional em couro, sistema de som com tela LCD de cinco polegadas, entre outros.

Hyundai Creta Limited 1.0 Turbo – R$ 131.490

novo hyundai creta 2022 1 1

Outro modelo desta lista é o Creta, que em sua versão Limited vem com o motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm de torque ligado ao câmbio automático de seis marchas. É exatamente o mesmo conjunto do HB20.

Além do novo visual, a lista de equipamentos ficou bem mais recheada com a reestilização. Essa versão vem com seis airbags, rodas de 17 polegadas diamantadas, multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, partida por botão, carregador wireless, entre outros.

É um SUV que vende muito mais que o Tiggo 5X, então ainda oferece um mercado melhor para uma posterior venda. O problema, para alguns, realmente será o visual.

Jeep Renegade Longitude 1.3 Turbo AT – R$ 138.990

 

No caso do Renegade, a versão que mais se aproxima é a Longitude com motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, aliado ao câmbio automático de seis marchas. Em sua recente renovação, ele ficou bem mais completo e quase imbatível em seu segmento.

Ele sai de fábrica com câmera de ré, sensor de estacionamento, controle de tração e estabilidade, piloto automático, detector de fadiga, rodas de 18 polegadas, ar-condicionado digital dual zone, faróis full LED, lanternas e faróis de neblina em LED e seis airbags.

Vem ainda com monitoramento de pressão dos pneus, volante e bancos em couro, multimídia de 8,4 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, start/stop, direção elétrica, DRL em LED, entre outros.

Nissan Kicks Advance Pack Plus 1.6 CVT – R$ 130.590

nissan kicks 2022 6

Em sua versão Advance Pack Plus, o Nissan Kicks oferece uma boa lista de equipamentos. Porém, traz um motor 1.6 litro flex aspirado de só 114 cv, combinado a uma transmissão automática do tipo CVT.

Ele tem airbags frontais, laterais e de cortina, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, ar-condicionado manual, bancos em couro, chave presencial, partida por botão, volante multifuncional em couro, central multimídia com tela de sete polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, rodas aro 17, sensor de estacionamento, câmera de ré, entre outros.

Tiggo 5X 2022 – ficha técnica

Motor

1.5 Turbo Flex

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.499

Válvulas

16 (4 por cilindro)

Taxa de compressão

9,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

147 cv com gasolina e 150 cv com etanol a 5.500 rpm

Torque Máximo

21,4 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão

Tipo

Automatizado de seis marchas com embreagem dupla a seco

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Independente, multibraço, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 17 ou 18 polegadas

Pneus

215/60 R17 ou 225/55 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.338

Largura (mm)

1.830

Altura (mm)

1.645

Distância entre os eixos (mm)

2.630

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

384

Tanque (litros)

57

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.424

Coeficiente de arrasto (Cx)

ND

Tiggo 5X Pro 2022 – ficha técnica

Motor

1.5 Turbo Flex

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.499

Válvulas

16 (4 por cilindro)

Taxa de compressão

9,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

147 cv com gasolina e 150 cv com etanol a 5.500 rpm

Torque Máximo

21,4 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão

Tipo

CVT de 9 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson, com molas helicoidais

Traseira

Independente, multibraço, com molas helicoidais

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 18 polegadas

Pneus

225/55 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.338

Largura (mm)

1.830

Altura (mm)

1.645

Distância entre os eixos (mm)

2.631

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

337

Tanque (litros)

51

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.452

Coeficiente de arrasto (Cx)

ND

Tiggo 5X 2022 – fotos

Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.