Os últimos anos não tem sido dos melhores da história para os sedãs nos EUA. Não só em termos de vendas, mas também em relação ao futuro, já que declarações como da Ford, por exemplo, que pretende cortar qualquer coisa que não seja crossover, SUV, picape e esportivo, marcaram um declínio do qual o segmento pode não se recuperar tão cedo.
O motivo é que os consumidores americanos (e no resto do mundo também) começaram a embarcar nos utilitários esportivos. E como as vendas de picapes sempre são elevadas e bem focadas nos states, os demais segmentos não tiveram muito para onde correr.
Se não bastasse a Ford, a GM veio com o fechamento de cinco fábricas e corte de produção de modelos dessa categoria, um dos quais incluído na lista abaixo. Ainda assim, os bravos sedãs lutaram bem em 2018 e no primeiro semestre de 2019, embora com duas futuras baixas entre os 10 combatentes mais fortes.
Nessa “guerra”, os japoneses dominam e prometem resistir até o último carro ante as sucessivas vitórias anuais dos utilitários esportivos no mercado americano. Então, na lista abaixo, eles aparecem como destaque no resultado parcial, contabilizado até 28 de dezembro.
- Nissan Altima: gerações, modelos, versões, equipamentos (e detalhes)
- Kia Optima: detalhes, gerações, motores (e equipamentos)
- Chevrolet Impala: detalhes, história, gerações (e motores)
Confira abaixo, os 10 sedãs mais vendidos nos EUA até setembro de 2019:

Índice
1) Toyota Camry
O sedã médio da Toyota recebeu mais de US$ 1 bilhão para continuar a lutar nos EUA e respondeu com a liderança do segmento, tendo vendido 256.456 unidades nos primeiros nove meses de 2019.
2) Honda Civic
O modelo da Honda foi atualizado recentemente em sua décima geração, o que o ajudou a ter uma leve alta nas vendas (0,2%), fechando os três primeiros trimestres com 255.484 unidades comercializadas.
3) Toyota Corolla
O best seller da Toyota não escapou de ser alvejado pelos SUVs no ano passado e caiu nas vendas, apesar do visual remodelado. Até setembro, foram 233.978 unidades vendidas.
4) Honda Accord
Recém-chegado ao Brasil, a nova geração do Accord também não foi capaz de suportar o avanço dos utilitários esportivos e nem mesmo a melhora das vendas do Civic, emplacando 204.463 unidades.
5) Nissan Altima
Com 4% de queda nas vendas em 2019, o Altima não conseguiu continuar brigando de igual pra igual com Accord e Camry, ficando com 159.969 unidades vendidas.
6) Nissan Sentra
Para resistir por mais tempo, a estratégia da Nissan foi manter o preço do Sentra lá embaixo, sendo o mais barato de seu segmento e por isso mantendo vendas em 148.150 unidades. Mesmo assim, o ano já apresentou uma queda de 10% para o modelo médio da Nissan.
7) Ford Fusion
Dentre os modelos que a Ford já decretou o fim, o Fusion será o que vai durar mais, sendo produzido até o final de 2021. O interessante é que, mesmo com a sentença dada, o modelo subiu em 7% suas vendas, ficando com 133.908 unidades.
8) Hyundai Elantra
Com visual renovado e o novo câmbio CVT, que melhorou e muito a eficiência, o sedã médio da Hyundai conseguiu emplacar 125.469 unidades.
9) Chevrolet Malibu
Diferente do Impala – cujo destino será igual ao do Cruze – o Malibu conseguiu escapar do corredor da morte, mas isso não significará um futuro tranquilo, já que seus emplacamentos caíram e ele fechou setembro de 2019 com 86.758 unidades no acumulado.
10) Kia Optima
O modelo da Kia é o último na lista dos 10 sedãs mais vendidos nos Estados Unidos até setembro de 2019. O Optima conseguiu emplacara 68.460 unidades, o que representa uma queda de 0,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.