O Tucson 2018 era vendido no mercado brasileiro numa situação curiosa: ao mesmo tempo, suas três gerações apareciam na concessionária. Isso incluía o ix35, segunda geração que deixamos para outra matéria.
Aqui vamos nos concentrar no modelo mais antigo, que resistiu exatamente até esse ano. Junto dele aparecia a novidade da marca, que tinha preços bem salgados para se distanciar dos irmãos.
Confira tudo sobre o Tucson 2018!
Tucson 2018 – versões
- Tucson GLS 2.0 AT (geração anterior)
- Tucson GL 1.6 Turbo AT
- Tucson GLS 1.6 Turbo AT
- Tucson Limited 1.6 Turbo AT
Tucson 2018 – equipamentos
Tucson GLS 2.0 AT (geração anterior) – motor 2.0 aspirado flex, de 142/146 cavalos de potência e 19/19,6 kgfm de torque, com câmbio automático de 4 marchas.
SEGURANÇA: airbag duplo, freios ABS, alarme, encosto de cabeça para todos os ocupantes, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, faróis de neblina, travas elétricas, sensores de estacionamento traseiros, entre outros.
CONFORTO: ar-condicionado automático, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, apoio de braço dianteiro e traseiro, volante com ajuste de altura, piloto automático, vidros elétricos, retrovisores elétricos com rebatimento elétrico, banco traseiro bipartido e rebatível, chave presencial, luzes no porta-malas e de teto traseira, rodas de liga leve aro 16 com pneus 235/60 R16, entre outros.
TECNOLOGIA: sistema de som com rádio, CD Player, USB e Bluetooth, sensor crepuscular, entre outros.
OPCIONAIS:
- Câmera de ré
- Bancos em couro
- Navegador GPS
- Central multimídia com DVD
Tucson GL 1.6 Turbo AT – motor 1.6 turbo de 177 cavalos de potência e 27 kgfm de torque, com câmbio automático de dupla embreagem e 7 marchas.
SEGURANÇA: seis airbags, controle de tração e estabilidade, retrovisores com desembaçador, freios ABS, câmera de ré, alarme, faróis duplos com regulagem de altura, faróis de neblina, retrovisores com repetidor de seta, controle automático de descida, Isofix, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de partida em rampas, sensores de estacionamento traseiros, encosto de cabeça para todos os ocupantes, desembaçador, entre outros.
CONFORTO: ar-condicionado automático dual zone com saída traseira, direção elétrica, chave presencial, bancos dianteiros com regulagens elétricas, volante com ajustes de altura e profundidade, bancos em couro, piloto automático, vidros elétricos, retrovisores elétricos com rebatimento elétrico, luzes no porta-malas, porta-luvas e interna, chave presencial, rodas de liga leve aro 18 com pneus 225/55, entre outros.
TECNOLOGIA: central multimídia com tela de 7 polegadas e conexão Android Auto, Apple CarPlay, USB e Bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, entre outros.
Tucson GLS 1.6 Turbo AT – motor 1.6 turbo de 177 cavalos de potência e 27 kgfm de torque, com câmbio automático de dupla embreagem e 7 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + teto solar panorâmico, luzes de condução diurna e lanternas em LED, computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas, acabamento cromado nas maçanetas e grade dianteira, luzes de cortesia nos espelhos externos, entre outros.
OPCIONAL:
- Pacote GLS II – acendimento automático de faróis, rack de teto, estepe de liga leve e farol baixo de LED direcional.
Tucson Limited 1.6 Turbo AT – motor 1.6 turbo de 177 cavalos de potência e 27 kgfm de torque, com câmbio automático de dupla embreagem e 7 marchas.
ITENS DE SÉRIE: itens acima + assistente de estacionamento, bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento, abertura do porta-malas por aproximação, faróis em LED com facho direcional para curvas, alerta de ponto cego e retrovisor interno eletrocrômico.
Veja também nossa página sobre o Tucson 2019.
Tucson 2018 – preços
- Tucson GLS 2.0 AT (geração anterior) – R$ 73.220
- Tucson GL 1.6 Turbo AT – R$ 108.583
- Tucson GLS 1.6 Turbo AT – R$ 115.234
- Tucson Limited 1.6 Turbo AT – R$ 123.439
Tucson 2018 – motor
Com duas gerações convivendo juntas nas lojas, o Tucson oferecia motores bem diferentes para cada uma delas. Como dito no início da matéria, a Hyundai ainda tinha o ix35 (segunda geração do Tucson) para os clientes brasileiros.
Falando sobre o modelo mais antigo, ele trazia debaixo do capô o motor de 2,0 litros transversal, aspirado naturalmente e com injeção multiponto, além de 4 cilindros em linha e 16 válvulas.
Com ele, o SUV entregava 142 cavalos com etanol e 146 cavalos na gasolina, a 6.000 rpm, além de 19/19,6 kgfm de torque, respectivamente, a 4.500 rpm. O câmbio automático tinha apenas 4 marchas.
Já a nova geração do Tucson tinha um conjunto bem mais moderno, com o propulsor 1.6 Gamma. Ele tinha disposição transversal, turbocompressor e injeção direta, mas também com 4 cilindros e 16 válvulas.
O resultado, lembrando que aqui o utilitário bebe apenas gasolina, era 177 cavalos a 5.500 rpm e 27 kgfm de torque a 1.500 rpm. O câmbio automático tinha 7 marchas e embreagem dupla a seco.
Tucson 2018 – desempenho
Confira como cada geração do Tucson se comporta quando falamos sobre sua aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima:
- Tucson 2.0 AT (geração anterior) – 11,3 segundos e 174 km/h
- Tucson 1.6 Turbo AT – 9,1 segundos e 201 km/h
Tucson 2018 – consumo
A distância entre o Tucson antigo e a nova geração, apresentada em 2018, era grande no desempenho. Será que o mesmo acontece quando falamos sobre o consumo desses SUVs? Confira:
CONSUMO CIDADE
- Tucson 2.0 AT (geração anterior) – 5 km/l com etanol e 7,1 km/l com gasolina
- Tucson 1.6 Turbo AT – 9,8 km/l com gasolina
CONSUMO ESTRADA
- Tucson 2.0 AT (geração anterior) – 5,9 km/l com etanol e 8,3 km/l com gasolina
- Tucson 1.6 Turbo AT – 11,8 km/l com gasolina
Tucson 2018 – manutenção e revisão
Todos os modelos do Tucson 2018 eram vendidos pela Hyundai com a ótima garantia de 5 anos, incluindo a geração mais antiga. Aliás, esse sempre foi um diferencial da marca em nosso mercado.
Para manter essa cobertura, veja os valores exigidos em cada revisão, feitas no intervalo de 10.000 km ou 12 meses, o que ocorresse primeiro:
Revisão | Custo | Custo |
Quilometragem | Tucson 2.0 | Tucson 1.6 Turbo |
10.000 km | R$ 559,59 | R$ 517,38 |
20.000 km | R$ 783,22 | R$ 797,72 |
30.000 km | R$ 707,14 | R$ 894,15 |
40.000 km | R$ 1.620,42 | R$ 797,72 |
50.000 km | R$ 773,08 | R$ 517,38 |
60.000 km | R$ 930,77 | R$ 1.174,49 |
Total | R$ 5.374,22 | R$ 4.698,84 |
Tucson 2018 – ficha técnica
Motor |
Tucson 2.0 |
Tucson 1.6 Turbo |
Tipo |
Dianteiro, transversal e flex |
Dianteiro, transversal, turbo e gasolina |
Número de cilindros |
4 em linha |
4 em linha |
Cilindrada em cm3 |
1.975 |
1.591 |
Válvulas |
16 |
16 |
Taxa de compressão |
10,3:1 |
10:1 |
Injeção eletrônica de combustível |
Multiponto |
Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) |
142/146 cv @ 6.000 rpm |
177 cv @ 5.500 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) |
19/19,6 kgfm @ 4.500 rpm |
27 kgfm @ 1.500 rpm |
Transmissão |
||
Tipo |
Automático de 4 marchas |
Automática de 7 marchas |
Tração |
||
Tipo |
Dianteira |
Dianteira |
Freios |
||
Tipo |
Disco ventilado / Disco sólido |
Disco ventilado / Disco sólido |
Direção |
||
Tipo |
Hidráulica |
Elétrica |
Suspensão |
||
Dianteira |
McPherson, independente |
McPherson, independente |
Traseira |
Independente, braços sobrepostos |
Independente, multibraço |
Rodas e Pneus |
||
Rodas |
16 polegadas |
18 polegadas |
Pneus |
235/60 R16 |
225/55 R18 |
Dimensões |
||
Comprimento total (mm) |
4.325 |
4.475 |
Largura sem retrovisores (mm) |
1.795 |
1.850 |
Altura (mm) |
1.680 |
1.660 |
Distância entre os eixos (mm) |
2.630 |
2.670 |
Capacidades |
||
Porta-malas (litros) |
528 |
513 |
Tanque (litros) |
65 |
62 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) |
588 |
486 |
Peso em ordem de marcha (kg) |
1.550 |
1.624 |
Altura do solo (mm) |
195 |
172 |
Tucson 2018 – fotos
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