O Toyota Corolla Hybrid faz parte da gama do sedã desde 2020, contribuindo para os números imbatíveis do japonês quando o assunto é vender bem no mercado brasileiro.
Em 2022, por exemplo, o Corolla fechou o ano com 42.887 unidades comercializadas, o que corresponde a 74,83% do segmento em que atua. O segundo colocado foi o Chevrolet Cruze, com apenas 8.517 vendas no mesmo período.
E em 2023 a história se repete: nos dois primeiros meses, o Corolla já acumula 5.085 emplacamentos e 86,46% das vendas entre os sedãs médios. A diferença é tão grande que, no mesmo período, Civic e Cruze ainda não passaram de 200 unidades vendidas.
Mas o que essa versão pode contribuir para o sucesso do modelo da Toyota? Confira tudo sobre o Corolla Hybrid!
Corolla Hybrid – versões
Veja quais são as versões disponíveis do Corolla Hybrid no mercado brasileiro, desde seu lançamento até a linha atual:
- Toyota Corolla Altis Hybrid (2020 a 2023)
- Toyota Corolla Altis Premium Hybrid (2020 a 2023)
Cores disponíveis atualmente: Branco Polar, Cinza Celestial, Prata Supernova, Vermelho Granada, Preto Eclipse, Cinza Granito e Branco Lunar.
Veja também os detalhes do Corolla 2021.
Corolla Hybrid – equipamentos
Toyota Corolla Altis Hybrid – motor 1.8 de 98/101 cv e 14,5 kgfm + motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm, com potência combinada de 122 cv, transmissão CVT e tração dianteira.
ESTILO: acabamento interno com partes revestidas de couro e partes revestidas de material sintético na cor preta, faróis e lanternas de LED com acendimento automático, lanternas dianteiras com luzes diurnas, painel central em Black Piano, painel de instrumentos com tela TFT de 7 polegadas digital e colorida, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento na cor prata.
CONFORTO E CONVENIÊNCIA: ar-condicionado digital e automático, banco do motorista com regulagem manual de altura, distância e inclinação, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, espelho retrovisor interno eletrocrômico, espelhos retrovisores externos eletrorretráteis com indicador de direção e regulagem elétrica, indicador de direção econômica no painel de instrumentos (Hybrid System), iluminação nos botões de subida e descida dos vidros, modo de seleção de condução Power, central multimídia com tela sensível ao toque (de 8 a 10 polegadas), rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e câmera de ré, chave presencial, partida por botão, volante com controles de áudio, computador de bordo e funções Toyota Safety Sense.
SEGURANÇA: 7 airbags (joelho, cortina, frontais e laterais), assistente de pré-colisão frontal com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, farol alto automático, faróis de neblina dianteiros de LED, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sinal de frenagem de emergência, sistema de alarme perimétrico e volumétrico, sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de assistência ao arranque em subida e sistema Isofix.
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid – motor 1.8 de 98/101 cv e 14,5 kgfm + motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm, com potência combinada de 122 cv, transmissão CVT e tração dianteira.
ESTILO: itens acima + acabamento cromado na moldura superior dos vidros externos, acabamento interno bege e marrom, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento em preto brilhante e teto solar.
CONFORTO E CONVENIÊNCIA: itens acima + ar-condicionado dual zone, banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes: altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento, espelhos retrovisores externos automáticos, limpador do para-brisa intermitente com sensor de chuva e carregador por indução para celular.
Leia sobre o Corolla 2020 aqui.
Corolla Hybrid – preços
Confira os preços das duas versões do Corolla Hybrid, desde 2020 (de acordo com a tabela Fipe) até o modelo 0km (de acordo com o site da marca).
Um detalhe curioso é que, diferentemente do que as montadoras costumam fazer, o sedã ficou mais barato no início de 2023.
As variações ficaram próximas de R$ 3 mil, o que dá um belo desconto.
Confira os valores:
- Toyota Corolla Altis Hybrid – R$ 148.079 (2020) a R$ 180.990 (0km)
- Toyota Corolla Altis Premium Hybrid – R$ 149.137 (2020) a R$ 190.590 (0km)
Corolla Hybrid – motor
O Corolla Hybrid tem a grande vantagem da economia de combustível, apesar de entregar um desempenho muito abaixo da versão convencional e seu motor 2.0 de 177 cavalos.
No caso do modelo em questão, temos o motor dianteiro e transversal de 1,8 litro, com aspiração natural e injeção multiponto. Ele entrega 98 cv com gasolina e 101 cv com etanol, a 5.200 rpm, além de 14,5 kgfm de torque, a 3.600 rpm, com qualquer combustível.
O conjunto ainda conta com o motor elétrico de 72 cavalos e 16,6 kgfm de torque, o que resulta numa potência combinada de 122 cavalos. A Toyota não divulga o torque combinado.
O Corolla Hybrid ainda tem tração dianteira e a ótima transmissão CVT, já conhecida em sua linha.
Corolla Hybrid – desempenho
Veja o desempenho do sedã japonês nessa versão, tanto na aceleração de 0 a 100 km/h quanto na velocidade máxima:
- Corolla Hybrid 1.8 – 12 segundos e 170 km/h
Corolla Hybrid – consumo
Se estamos falando de um modelo híbrido, é claro que o principal interesse dos possíveis compradores estará no consumo urbano e rodoviário. Será que o Corolla Hybrid se sai bem nessa?
Confira os números, de acordo com os últimos testes do Inmetro:
CONSUMO CIDADE
- Corolla Hybrid 1.8 – 11,8 km/l com etanol e 17,9 km/l com gasolina
CONSUMO ESTRADA
- Corolla Hybrid 1.8 – 10,5 km/l com etanol e 15,4 km/l com gasolina
Corolla Hybrid – manutenção e revisão
A Toyota segue o padrão do mercado nas revisões do Corolla Hybrid, que tem paradas obrigatórias a cada 12 meses ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro.
A marca informa os valores até a 5ª revisão, totalizando R$ 4.246,90. Os valores começam abaixo de R$ 500, mas a revisão de 40.000 km, como sempre, é a mais cara, passando de R$ 1,3 mil.
Comparando com as outras versões do sedã, vemos que o modelo híbrido fica um pouco acima. Quando equipado com o motor 2.0 aspirado, o Corolla exige R$ 4.229,70 de seus proprietários até os 50.000 km, uma diferença de R$ 17,20.
Confira os valores das revisões do Corolla Hybrid:
- 10.000 km ou 12 meses – R$ 475,90
- 20.000 km ou 24 meses – R$ 906,00
- 30.000 km ou 36 meses – R$ 816,00
- 40.000 km ou 48 meses – R$ 1.326,00
- 50.000 km ou 60 meses – R$ 723,00
- 60.000 km ou 72 meses – não informado
Corolla Hybrid – ficha técnica
Motor |
1.8 híbrido |
Tipo | Dianteiro, transversal, híbrido e flex |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1.798 |
Válvulas | 16 |
Taxa de compressão | 13:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto |
Potência Combinada | 98/101 cv @ 5.200 rpm (motor elétrico: 72 cv) |
Torque Combinado | 14,5 kgfm @ 3.600 rpm (motor elétrico: 16,6 kgfm) |
Transmissão | |
Tipo | CVT |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Freios | |
Tipo | Disco ventilado / Disco sólido |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | Independente, McPherson |
Traseira | Independente, multibraço |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve de 17 polegadas |
Pneus | 225/45 R17 |
Dimensões | |
Comprimento total (mm) | 4.630 |
Largura sem retrovisores (mm) | 1.780 |
Altura (mm) | 1.455 |
Distância entre os eixos (mm) | 2.700 |
Capacidades | |
Porta-malas (litros) | 470 |
Tanque (litros) | 43 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 410 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.440 |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,28 |
Corolla Hybrid – fotos
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