Corolla Hybrid 2020-2023: veja tudo sobre ele

toyota corolla hybrid sedan 1

O Toyota Corolla Hybrid faz parte da gama do sedã desde 2020, contribuindo para os números imbatíveis do japonês quando o assunto é vender bem no mercado brasileiro.

Em 2022, por exemplo, o Corolla fechou o ano com 42.887 unidades comercializadas, o que corresponde a 74,83% do segmento em que atua. O segundo colocado foi o Chevrolet Cruze, com apenas 8.517 vendas no mesmo período.

E em 2023 a história se repete: nos dois primeiros meses, o Corolla já acumula 5.085 emplacamentos e 86,46% das vendas entre os sedãs médios. A diferença é tão grande que, no mesmo período, Civic e Cruze ainda não passaram de 200 unidades vendidas.

Mas o que essa versão pode contribuir para o sucesso do modelo da Toyota? Confira tudo sobre o Corolla Hybrid!

Corolla Hybrid – versões

Toyota Corolla Altis

Veja quais são as versões disponíveis do Corolla Hybrid no mercado brasileiro, desde seu lançamento até a linha atual:

  • Toyota Corolla Altis Hybrid (2020 a 2023)
  • Toyota Corolla Altis Premium Hybrid (2020 a 2023)

Cores disponíveis atualmente: Branco Polar, Cinza Celestial, Prata Supernova, Vermelho Granada, Preto Eclipse, Cinza Granito e Branco Lunar.

Veja também os detalhes do Corolla 2021.

Corolla Hybrid – equipamentos

toyota corolla altis hybrid avaliação na 26

Toyota Corolla Altis Hybrid – motor 1.8 de 98/101 cv e 14,5 kgfm + motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm, com potência combinada de 122 cv, transmissão CVT e tração dianteira.

ESTILO: acabamento interno com partes revestidas de couro e partes revestidas de material sintético na cor preta, faróis e lanternas de LED com acendimento automático, lanternas dianteiras com luzes diurnas, painel central em Black Piano, painel de instrumentos com tela TFT de 7 polegadas digital e colorida, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento na cor prata.

CONFORTO E CONVENIÊNCIA: ar-condicionado digital e automático, banco do motorista com regulagem manual de altura, distância e inclinação, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, espelho retrovisor interno eletrocrômico, espelhos retrovisores externos eletrorretráteis com indicador de direção e regulagem elétrica, indicador de direção econômica no painel de instrumentos (Hybrid System), iluminação nos botões de subida e descida dos vidros, modo de seleção de condução Power, central multimídia com tela sensível ao toque (de 8 a 10 polegadas), rádio AM/FM, função MP3, entrada USB e câmera de ré, chave presencial, partida por botão, volante com controles de áudio, computador de bordo e funções Toyota Safety Sense.

SEGURANÇA: 7 airbags (joelho, cortina, frontais e laterais), assistente de pré-colisão frontal com alerta sonoro e visual e, se necessário, frenagem automática, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, farol alto automático, faróis de neblina dianteiros de LED, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sinal de frenagem de emergência, sistema de alarme perimétrico e volumétrico, sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de assistência ao arranque em subida e sistema Isofix.

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid – motor 1.8 de 98/101 cv e 14,5 kgfm + motor elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm, com potência combinada de 122 cv, transmissão CVT e tração dianteira.

ESTILO: itens acima + acabamento cromado na moldura superior dos vidros externos, acabamento interno bege e marrom, rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento em preto brilhante e teto solar.

CONFORTO E CONVENIÊNCIA: itens acima + ar-condicionado dual zone, banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes: altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento, espelhos retrovisores externos automáticos, limpador do para-brisa intermitente com sensor de chuva e carregador por indução para celular.

Leia sobre o Corolla 2020 aqui.

Corolla Hybrid – preços

toyota corolla altis hybrid avaliação na 22

Confira os preços das duas versões do Corolla Hybrid, desde 2020 (de acordo com a tabela Fipe) até o modelo 0km (de acordo com o site da marca).

Um detalhe curioso é que, diferentemente do que as montadoras costumam fazer, o sedã ficou mais barato no início de 2023.

As variações ficaram próximas de R$ 3 mil, o que dá um belo desconto.

Confira os valores:

  • Toyota Corolla Altis Hybrid – R$ 148.079 (2020) a R$ 180.990 (0km)
  • Toyota Corolla Altis Premium Hybrid – R$ 149.137 (2020) a R$ 190.590 (0km)

Corolla Hybrid – motor

toyota corolla altis hybrid avaliação na 47

O Corolla Hybrid tem a grande vantagem da economia de combustível, apesar de entregar um desempenho muito abaixo da versão convencional e seu motor 2.0 de 177 cavalos.

No caso do modelo em questão, temos o motor dianteiro e transversal de 1,8 litro, com aspiração natural e injeção multiponto. Ele entrega 98 cv com gasolina e 101 cv com etanol, a 5.200 rpm, além de 14,5 kgfm de torque, a 3.600 rpm, com qualquer combustível.

O conjunto ainda conta com o motor elétrico de 72 cavalos e 16,6 kgfm de torque, o que resulta numa potência combinada de 122 cavalos. A Toyota não divulga o torque combinado.

O Corolla Hybrid ainda tem tração dianteira e a ótima transmissão CVT, já conhecida em sua linha.

Corolla Hybrid – desempenho

Veja o desempenho do sedã japonês nessa versão, tanto na aceleração de 0 a 100 km/h quanto na velocidade máxima:

  • Corolla Hybrid 1.8 – 12 segundos e 170 km/h

Corolla Hybrid – consumo

toyota corolla altis hybrid avaliação na 43

Se estamos falando de um modelo híbrido, é claro que o principal interesse dos possíveis compradores estará no consumo urbano e rodoviário. Será que o Corolla Hybrid se sai bem nessa?

Confira os números, de acordo com os últimos testes do Inmetro:

CONSUMO CIDADE

  • Corolla Hybrid 1.8 – 11,8 km/l com etanol e 17,9 km/l com gasolina

CONSUMO ESTRADA

  • Corolla Hybrid 1.8 – 10,5 km/l com etanol e 15,4 km/l com gasolina

Corolla Hybrid – manutenção e revisão

toyota corolla altis hybrid avaliação na 7

A Toyota segue o padrão do mercado nas revisões do Corolla Hybrid, que tem paradas obrigatórias a cada 12 meses ou 10.000 km, o que ocorrer primeiro.

A marca informa os valores até a 5ª revisão, totalizando R$ 4.246,90. Os valores começam abaixo de R$ 500, mas a revisão de 40.000 km, como sempre, é a mais cara, passando de R$ 1,3 mil.

Comparando com as outras versões do sedã, vemos que o modelo híbrido fica um pouco acima. Quando equipado com o motor 2.0 aspirado, o Corolla exige R$ 4.229,70 de seus proprietários até os 50.000 km, uma diferença de R$ 17,20.

Confira os valores das revisões do Corolla Hybrid:

  • 10.000 km ou 12 meses – R$ 475,90
  • 20.000 km ou 24 meses – R$ 906,00
  • 30.000 km ou 36 meses – R$ 816,00
  • 40.000 km ou 48 meses – R$ 1.326,00
  • 50.000 km ou 60 meses – R$ 723,00
  • 60.000 km ou 72 meses – não informado

Corolla Hybrid – ficha técnica

Motor

1.8 híbrido

Tipo Dianteiro, transversal, híbrido e flex
Número de cilindros 4 em linha
Cilindrada em cm3 1.798
Válvulas 16
Taxa de compressão 13:1
Injeção eletrônica de combustível Multiponto
Potência Combinada 98/101 cv @ 5.200 rpm (motor elétrico: 72 cv)
Torque Combinado 14,5 kgfm @ 3.600 rpm (motor elétrico: 16,6 kgfm)
Transmissão
Tipo CVT
Tração
Tipo Dianteira
Freios
Tipo Disco ventilado / Disco sólido
Direção
Tipo Elétrica
Suspensão
Dianteira Independente, McPherson
Traseira Independente, multibraço
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve de 17 polegadas
Pneus 225/45 R17
Dimensões
Comprimento total (mm) 4.630
Largura sem retrovisores (mm) 1.780
Altura (mm) 1.455
Distância entre os eixos (mm) 2.700
Capacidades
Porta-malas (litros) 470
Tanque (litros) 43
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) 410
Peso em ordem de marcha (kg) 1.440
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,28

Corolla Hybrid – fotos

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.