*Destaque Crossovers Kia Lançamentos Linha 2018/2019 Test Drive

Kia Sportage 2018/2019: detalhes, fotos, versões, motor, preços

Em quarta geração, o Kia Sportage 2018/2019 chega ao mercado nacional com um visual bem mais agressivo e sofisticado, sendo importado da Coreia do Sul.

Pouco maior que o anterior, o crossover fabricado na Coreia do Sul chega com preços sugeridos de R$ 112.990 (LX) e R$ 139.990 (EX).


Kia Sportage 2018/2019: detalhes, fotos, versões, motor, preços
Kia Sportage

Kia Sportage – história

O Kia Sportage surgiu em 1993 como o menor utilitário esportivo da marca sul-coreana, que foi desenvolvido com base no Mazda Bongo, uma van japonesa. Essa primeira geração do SUV foi interessante porque permitiu que a marca explorasse mais mercados com um veículo compacto, robusto e, acima de tudo, 4×4. Uma versão jipe com duas portas e parte do teto

Além da produção sul-coreana, o modelo foi produzido também pela Karmann em Ösnabruck, Alemanha. Por três anos, o famoso fabricante germânico atendeu a demanda do Sportage. Ele também foi produzido na Rússia.


Originalmente com 4,12 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,65 m de altura e 2,65 m de entre-eixos, o SUV da Kia era equipado com equipado com motor diesel 2.2 de 65 cv (aspirado) e 2.0 a gasolina de 128 cv, além de câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, bem como tração 4×2 ou 4×4.

No entanto, o Kia Sportage da primeira geração também foi fundamental para conquistar os consumidores brasileiros. O modelo chegou aqui em meados dos anos 90. O motor diesel 2.2 de 65 cv foi considerado fraco, mas era o veículo mais barato com esse combustível no mercado nacional.

Alguns anos depois, quando surgiu a versão Grand – que media 4,43 m de comprimento – o utilitário esportivo adotou um motor 2.0 turbo diesel com intercooler e 87 cv. O motor 2.0 de 128 cv continuou.

Dois anos antes de chegar a nova geração, o Kia Sportage foi retirado de linha e os estoques foram sendo diluídos no meio do caminho. Nessa época, por volta de 2002, a Kia Motors já estava sob o controle da Hyundai.

Uma sinergia estava a caminho e o produto não poderia continuar. Assim, em 2004, surge a segunda geração, agora feita em plataforma compartilhada com o conhecido Hyundai Tucson.

Esse novo carro era alguns centímetros menor que o Sportage Grand anterior e tinha entre-eixos igualmente menor, mas motor e câmbio passavam a ser transversais. O visual era parrudo, mas pouco simpático e não agradou tanto quanto o Tucson no Brasil.

Aqui, este Kia foi vendido com motores 2.0 Beta e V6 2.7 Delta. Lá fora teve motor diesel 2.0. Ele foi criticado pelos fãs do modelo em todo o mundo, pois havia perdido as capacidades off-road e era excessivamente maior. Ele também teve problemas de segurança, em especial o teto fraco em caso de capotamento.

Ainda assim, essa geração do Kia Sportage projetou o modelo em nível global, passando a ser feito na China, Malásia, Equador, Eslováquia, Rússia e Ucrânia, bem como a Coreia do Sul.

Em 2010, a Kia Motors lançou a terceira geração, que fez o modelo ficar mais atraente aos olhos do consumidor, especialmente no Brasil. Aqui, foi o primeiro a ganhar motor 2.0 Flex de até 167 cv. Com visual bem esportivo, ele era um pouco maior e mais espaçoso.

A gama de motores era bem generosa, ganhando (lá fora) motores 1.6 GDI e 2.0 T-GDI, além de 2.0 e 2.4, todos a gasolina. Com diesel, o Kia Sportage assumiu os motores 1.7 CRDi e 2.0 CRDi.

Desenhado por Peter Schreyer, ex-Audi, o SUV fez enorme sucesso até ser substituído pela quarta geração, com estilo “by Porsche”. Schreyer imprimiu um visual essencialmente alemão e com linhas que lembram muito os carros da marca esportiva.

Com faróis estilizados e elevados quase sobre o capô, o Kia Sportage 2018/2019 emprega também faróis de neblina em LED com quatro projetores individuais, criando assim um aspecto bem mais esportivo ao modelo.

Lanternas traseiras com assinatura em LED 3D também reforçam a esportividade das linhas.

A gama internacional de motores é muito parecida com a da geração anterior, mas aqui no Brasil, a importadora oficial decidiu manter no Kia Sportage o 2.0 Flex ao invés de adotar o 1.6 T-GDi de 177 cv, que chegou posteriormente no New Tucson.

Esse é elogiado também por seu nível de segurança elevado e pacote de equipamentos generoso.

Kia Sportage 2018/2019: detalhes, fotos, versões, motor, preços

Kia Sportage 2018/2019 – detalhes

Impulsionado por um motor Nu 2.0 Flex de 156/167 cv a 6.200 rpm e 18,8/20,2 kgfm, o Kia Sportage 2018/2019 vem com transmissão automática de seis velocidades e tração dianteira, mas agora com três modos de condução: Eco Drive, Normal e Sport.

No visual, chama atenção a frente musculosa e agressiva, que tem faróis em formato de bumerangue e projetores de LED na versão topo de linha EX. O capô com vincos pronunciados e o para-choque com quatro LEDs em função neblina de cada lado também chamam atenção.

A grade remodelada em estilo dente de tigre, também reforça o apelo visual do Kia Sportage 2018/2019.

Na traseira, o conjunto é robusto. As lanternas de LED são muito interessantes e reforçam a intenção de Kia de apresentar um produto mais sofisticado, de melhor aparência, não que o anterior fosse ruim, muito pelo contrário.

As rodas de liga leve aro 19 polegadas e o teto solar panorâmico também contribuem na boa impressão que o Novo Sportage passa.

A versão EX traz ainda alguns itens prateados, tais como as barras no teto e as maçanetas, além de pequenos frisos no para-choque. O spoiler na tampa traseira dá um toque mais esportivo. Retrovisores com repetidores de direção e frisos cromados nas janelas são outros destaques.

Por dentro, o Novo Kia Sportage apresenta um acabamento melhor, destacando-se o novo painel com detalhes em preto brilhante e materiais emborrachados estendendo-se pelas portas.

Na EX todo o ambiente é revestido em couro, tendo ainda bancos dianteiros elétricos, mas o traseiro apresenta um defeito: cinto de segurança de dois pontos para o quinto passageiro.

Um pecado grave em um carro que tem Isofix e um pacote de segurança invejável para seu preço.

Kia Sportage 2018/2019: detalhes, fotos, versões, motor, preços

Kia Sportage 2018/2019 – novidades

O Kia Sportage 2018/2019 tem conforto de sobra e ao volante mostra muito agilidade, pena que o propulsor não seja mais potente. No geral, agradou pela proposta. O desempenho é mediano, mas para quem não tem pretensões mais esportivas, o SUV da Kia atende bem.

O nível de conteúdo é muito bom, assim como acabamento e espaço para pessoas e bagagem.

A diferença entre as versões LX e EX em termos de equipamento é grande, tanto que 70% das vendas até agora estão centradas no topo de linha, de acordo com a Kia Motors.

Por conta do dólar e das cotas, a marca não terá uma oferta grande do modelo, cuja pretensão é vender 400 unidades/mês do Kia Sportage 2018/2019. Como um todo, a Kia espera emplacar entre 10 mil e 11 mil carros em 2016, cerca de 35% menos que em 2015.

No mercado nacional, o Kia Sportage 2018/2019 vendeu 2.875 unidades de janeiro a outubro, tendo emplacado 364 exemplares em outubro. A média de vendas fica em torno de 287 unidades, número bem abaixo da meta da empresa, que era vender 400 exemplares mensalmente.

O problema da marca no Brasil é a importação do modelo, que sofreu bastante com a sobretaxa de 30% de IPI para carros importados e a imposição de cotas para venda de carros de fora, o que fez as vendas da Kia despencarem muito no Brasil nos últimos cinco anos.

Por conta disso, o Kia Sportage 2018/2019 tem enfrentado dificuldades em emplacar mais por aqui. A saída seria a produção nacional e o grupo Gandini, representante oficial da marca no país, chegou a comprar um terreno da antiga empresa Marsicano na região de Itu-SP, onde fica a sede da empresa.

No entanto, há um detalhe jurídico que impede a produção de carros da Kia no país, pois durante os anos 90, a Asia Motors – então pertencente à Kia – se associou com empresários brasileiros para construção de uma fábrica e produção das vans Towner e Topic.

No processo, houve importação com benefícios fiscais de um grande lote de veículos, mas com a crise asiática, a marca entrou em dificuldades e os representantes locais não honraram o acordo com o governo, deixando de levantar a fábrica e não recolhendo os impostos devido.

Após muitos anos, o débito da Asia Motors com o governo federal alcançou R$ 1 bilhão e já pode estar em torno de R$ 2 bilhões. Como estava sob o controle da Kia, o governo entendeu que a marca é responsável pelo débito da empresa falida.

Com esse impedimento legal, Gandini não pode sequer montar em CKD carros da Kia no país, sob o risco de ter que arcar com a dívida bilionária.

Como alternativa, a empresa decidiu investir na montagem em CKD no vizinho Uruguai, mas para o caminhão leve Kia Bongo, igualmente prejudicado pela política fiscal do governo. No entanto, o Sportage não pôde ser fabricado naquele país por causa do acordo automotivo entre os dois países, que dificultaria o envio de um volume maior anualmente.

Agora, a alternativa para que o Kia Sportage 2018/2019 chegue ao mercado brasileiro com condições melhores é o México, onde a Kia Motors construiu uma fábrica para abastecer o mercado americano e também alguns países latino-americanos, entre eles o Brasil.

Sem imposto de importação e sem incidência de IPI majorado, a estratégia agora é traze-lo de lá. Além dele, o Kia Rio também chegará por via latina.

Kia Sportage 2018/2019 – versões

  • Kia Sportage LX 2018
  • Kia Sportage EX 2018

Kia Sportage 2018/2019 – equipamentos

O Kia Sportage 2018/2019 na versão EX vem com controles de tração e estabilidade, alerta de tráfego lateral, aviso de ponto cego, câmera de ré (também no LX), assistentes de partida em rampa e descida, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, seis airbags, freios a disco nas quatro rodas e ABS com EDB.

No mais, o Kia Sportage 2018/2019 tem multimídia com DVD e navegador GPS, Bluetooth, volante multifuncional com paddle shifts, freio de estacionamento por pedal, retrovisores com rebatimento elétrico, persiana de teto elétrica, saídas de ar-condicionado na traseira, ar-condicionado dual zone, retrovisor eletrocrômico, pedais de aço inox, soleiras exclusivas e iluminação interna por LED.

O espaço geral é muito bom, tendo o banco do motorista ajuste lombar elétrico, por exemplo. O conforto foi ampliado para o banco traseiro, que agora oferece mais espaço para pernas, difusor de ar e garante viagens mais tranquilas com o ajuste do encosto.

O porta-malas do Kia Sportage 2018/2019 ficou maior e agora tem 868 litros, tendo também cobertura e estepe aro 19.

Kia Sportage 2018/2019 – preços

  • Kia Sportage LX 2018 – R$ 112.990
  • Kia Sportage EX 2018 – R$ 138.990

Kia Sportage 2018/2019 – motor

O Kia Sportage 2018/2019 utiliza basicamente o motor 2.0 Nu com tecnologia flex. O propulsor é construído todo em alumínio, tendo ainda duplo comandos de válvulas variável e injeção eletrônica de combustível indireta e com múltiplos injetores, além de pré-aquecimento do combustível para partida a frio.

Este propulsor motor 2.0 Nu entrega 156 cv com gasolina e 167 cv com etanol, ambos a 6.200 rpm e 18,8 kgfm na gasolina e 20,2 kgfm no etanol, ambos a 4.700 rpm. Os números são mediados e suficiente para uma performance apenas adequada.

A transmissão é somente automática com seis marchas, mas com três modos de condução: Eco Drive, Normal e Sport. A tração é apenas na dianteira. Com este conjunto, o Kia Sportage 2018/2019 vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos com máxima de 175 km/h.

Kia Sportage 2018/2019: detalhes, fotos, versões, motor, preços

Kia Sportage 2018/2019 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final 

  • Kia Sportage 2.0 2018 – 11 segundos e 175 km/h

Itu/SP – O evento de lançamento do Novo Sportage ocorreu na cidade-sede da Kia Motors do Brasil. Dirigimos a versão EX por trechos de ruas e estradas da região do Vale do Tietê.

O motor 2.0 Flex tem boa disposição, mas com 1.570 kg, o Sportage 2017 não é exatamente leve para favorecer uma performance melhor.

Por conta disso, o propulsor do Kia Sportage exige giros mais altos para uma tocada adequada, trocando as marchas acima de 3.000 rpm e, em caso de uma condução mais esportiva, trocas entre 4.000 e 5.000 rpm.

O câmbio tem mudanças suaves e tem relações de acordo com as pretensões do Nu 2.0.

Kia Sportage 2018/2019: detalhes, fotos, versões, motor, preços

São 156 cv com gasolina ou 167 cv com etanol. O torque é pouco no derivado de petróleo, enquanto no vegetal, é apenas mediano. Surgindo a 4.700 rpm, elevam não só giro e ruído, mas também o consumo. A verdade é que não dá para fazer milagres.

Essa é a proposta que ainda existe no segmento do Kia Sportage, onde boa parte dos rivais já partiu para turbo e injeção direta.

Apesar disso, o crossover sul-coreano se mostrou adequado no meio urbano, tendo suspensão bastante confortável, filtrando bem buracos, pedaços de asfalto e outras imperfeições.

Na estrada, o Nu 2.0 Flex do Kia Sportage sentiu um pouco mais em ultrapassagens e retomadas, mantendo giro acima de 4.000 rpm e alcançando picos acima de 5.000 rpm.

Kia Sportage 2018/2019: detalhes, fotos, versões, motor, preços

Mas, moderando-se o pé, o ponteiro marca 2.200 rpm a 110 km/h. Em cruzeiro, o Sportage 2017 se mostrou adequado, mas em condução esportiva, não tem como ir muito além. No modo Sport, o giro fica acima de 4.000 rpm, mas sem disposição maior do motor, não apresenta o resultado esperado.

No Eco Drive, a força do Kia Sportage se esvai rapidamente, sem mais indicado para cruzeiro em estradas mais planas.

O nível de ruído interno, por outro lado é bom, mesmo com o propulsor gritando lá no cofre. A suspensão oferece um bom equilíbrio, ainda mais com Multilink atrás. Mesmo sendo aro 19 polegadas, os pneus 245/45 se mostram bem adequados à proposta do carro e não passam a impressão de dureza.

Ainda assim, o conjunto do Kia Sportage como um todo tem recursos de segurança adicionais na EX. Os freios são suficientes e bem progressivos, assim como a direção elétrica, que reforça a boa impressão ao dirigir.

Kia Sportage 2018/2019 – consumo

Cidade

  • Kia Sportage 2.0 2018 – 6,0 km/litro no etanol e 8,7 km/litro na gasolina

Estrada

  • Kia Sportage 2.0 2018 – 7,5 km/litro no etanol e 11,0 km/litro na gasolina

Kia Sportage 2018/2019: detalhes, fotos, versões, motor, preços

Kia Sportage 2018/2019 – manutenção e revisão

Junto com o lançamento do Novo Sportage, a Kia decidiu finalmente divulgar preços fixos de revisões, começando pelo utilitário esportivo.

Nesse caso, as revisões com mão de obra são feitas a cada 10.000 km, custando assim R$ 224,64 (10.000), R$ 636,00 (20.000), R$ 449,64 (30.000) e R$ 1.035,47 (40.000). Ou seja, as quatro primeiras paradas para manutenção somam R$ 2.345,45. Outros modelos terão seus valores divulgados mais adiante.

A Kia Motors recomenda que a primeira revisão deve ser feita com 10.000 km e depois a cada 10.000 km. Em caso de uso severo do veículo ou menos de 5.000 km em 6 meses, a marca indica que seja feita troca de óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar e demais lubrificantes, além de alinhamento e balanceamento de rodas na rede autorizada.

A tolerância para as revisões do Kia Sportage é de 500 km a menos ou a mais do previsto para manutenção.

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 2.0

10.000 km

R$ 224,64

20.000 km

R$ 636,00

30.000 km

R$ 449,64

40.000 km

R$ 1.035,47

50.000 km

R$ 636,00

60.000 km 

 R$ 449,64

Kia Sportage 2018/2019 – ficha técnica

Motor

2.0 Nu

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1999

Válvulas

16

Taxa de compressão

12:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 156 cv @ 6200 rpm / Etanol: 167 cv @ 6200 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) 

Gasolina: 18,8 kgfm @ 4700 rpm / Etanol: 20,2 kgfm @ 4700 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 6 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora, pneumática

Traseira

Multilink, pneumática

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 19 polegadas

Pneus

245/45 R19

Dimensões

Comprimento total (mm)

4480

Largura sem retrovisores (mm)

1855

Altura (mm)

1655

Distância entre os eixos (mm)

2670

Capacidades

Porta-malas (litros)

503

Tanque (litros)

62

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

480

Peso em ordem de marcha (kg)

1570

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,33

Kia Sportage 2018/2019 – fotos

Viagem a convite da Kia Motors do Brasil.

Kia Sportage 2018/2019: detalhes, fotos, versões, motor, preços
Nota média 5 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email