EcoSport 2008: leia tudo sobre ele

EcoSport 2008
EcoSport 2008

Está pensando em comprar um Ford EcoSport 2008, de primeira geração? Fizemos esse post para tirar suas dúvidas sobre o modelo.

Muito Antes de estar na moda, a Ford inovou ao trazer o que chamamos hoje de SUV crossover, sobre a plataforma de um Hatch, no caso o Fiesta.

Ele foi líder do mercado no segmento que ela mesmo inventou por muito tempo, se você busca um carro mais alto, mas com manutenção simples e fácil revenda, certamente se deparou com a EcoSport.

Lançada em 2002, recebeu uma reestilização em 2007 e é sobre essa versão que vamos falar aqui.

EcoSport 2008 – Versões

Nesse ano tivemos as versões XL, XLS, XLT 4WD e Freestyle.

  • XL (Versão mais básica): Vinha somente com o motor 1.6, ar condicionado e direção hidráulica, mas não contava com vidros elétricos na traseira, freios ABS, airbags ou rádio.
  • XLS: Vinha com os mesmos opcionais da versão XL, mais rádio, vidros elétricos traseiros e retrovisores com ajuste elétrico.
  • XLT: Contava com todos opcionais da XLS, mais rádio MyConnection com Bluetooth, Rodas de liga 15”, Airbag duplo, ABS, computador de bordo e mais alguns detalhes de acabamento.
  • Freestyle (Versão de topo): Contava com todos opcionais da XLT mais alterações visuais nos bancos, volantes, rodas e faróis.
  • 4WD (versão 4×4): Tinha todos opcionais da versão Freestyle, mais suspensão traseira independente do tipo Multlink, tração nas 4 rodas e acabamento diferenciado dos bancos.

Leia também sobre a EcoSport 2010.

EcoSport 2008 interior
EcoSport 2008 interior

EcoSport 2008 – Motores

Os motores ofertados eram:

1.6 Flex Zetec: Já velho conhecido, usado no Fiesta, que rendia 111 cv e 15,8 kgfm quando abastecido no Etanol, trazia um desempenho razoável, com velocidade final de cerca de 170 km/h e aceleração de 0-100km/h em 13,4s.

2.0 Duratec: Mesmo motor que equipava o Ford Focus, abastecido somente na gasolina até 2008 (não era Flex), rendia 143 cv e 18,2 kgfm, proporcionava uma velocidade final de 180 km/h e aceleração de 0-100 km/h em 10,2s.

EcoSport 2008 – Transmissão

Tanto as versões 1.6 quanto 2.0 contavam com transmissões manuais de 5 velocidades, enquanto a 2.0 tinha como opcional um câmbio automático de 4 velocidades, é um câmbio relativamente robusto, sem muito histórico de problemas, porém um pouco ultrapassado, com baixo desempenho e alto consumo, portanto prefira as versões manuais.

EcoSport 2008 – Consumo

Por se tratar de um carro alto, relativamente pesado, o consumo não é o ponto forte desse modelo, independentemente de ser 2.0 ou 1.6.

Nestes dois motores, o consumo será parecido, cerca de 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada (ambos abastecidos na gasolina), o fato do motor 2.0 ser mais potente, faz com que seja necessário pisar menos, por isso o consumo similar ao 1.6.

EcoSport 2008 – Preços

Para facilitar a comparação, escolhemos o ano 2008, na região de São Paulo -SP e abaixo os preços das versões:

EcoSport 2008 XL 1.6 Manual: De R$ 27.000,00 a R$ 30.000,00

EcoSport 2008 XLS 1.6 Manual: De R$ 31.000,00 a R$ 37.000,00

EcoSport 2008 XLT 1.6 Manual: De R$ 33.000,00 a R$ 38.000,00

EcoSport 2008 Freestyle 1.6 Manual: De R$ 31.000,00 a R$ 36.000,00

EcoSport 2008 XLS 2.0 Manual: Não foram encontrados carros nessa configuração anunciados;

EcoSport 2008 XLS 2.0 Automática: De R$ 32.000,00 a R$ 36.000,00

EcoSport 2008 XLT 2.0 Manual: De R$ 32.000,00 a R$ 35.000,00

EcoSport 2008 XLT 2.0 Automática: De R$ 31.000,00 a R$ 38.000,00

EcoSport 2008 Freestyle 2.0 Manual: De R$ 32.000,00 a R$ 35.000,00

EcoSport 2008 Freestyle 2.0 Automática: De R$ 31.000,00 a R$ 37.000,00

EcoSport 2008 4WD 2.0 Manual: De R$ 30.000,00 a R$ 38.000,00

Pelos valores acima, já podemos concluir algumas coisas, entre elas que a versão XLT, XLS e Freestyle tem basicamente o mesmo preço.

As versões 1.6 e 2.0 também, assim como a mesma versão manual e automática tem custo similar entre si, a única versão que realmente destoa é a XL, muito mais barata que as demais, só que bem mais pelada.

EcoSport 2008 – Principais problemas e reclamações

EcoSport 2008 motor
EcoSport 2008 motor
  • Arrefecimento: Problema crônico dos Ford EcoSport e Fiesta, principalmente nas versões 1.6, o reservatório de expansão costuma trincar e vazar todo o liquido, caso não perceba o vazamento ou insista em rodar com o carro, pode causar a queima da junta do cabeçote, e empenamento do mesmo, o valor do reparo pode passar dos R$ 2.000,00.
  • Pneus: Os pneus originais (Pirelli Scorpion) têm um custo elevado, cerca de R$ 600,00 cada, então cuidado ao pegar um que já esteja gasto.
  • Motor fraco: As versões 1.6 costumam apresentar reclamações em relação ao desempenho fraco, especialmente em ultrapassagens em alta velocidade.
  • Estabilidade: Devido principalmente à distância do solo e a geometria do carro, ele possui um centro de massa muito alto, que faz com que seja instável em curvas, principalmente se encontrar algum desnível.
  • Suspensão: Por ser um carro alto, os donos costumam ignorar buracos e lombadas, e isso reduz a vida útil da suspensão em especial os amortecedores, que não são baratos.
  • Consumo: O consumo é elevado, especialmente considerando o baixo desempenho da versão 1.6.
  • Acabamento e barulhos: O acabamento é todo em plástico e ruidoso, se você for um motorista que se incomoda com barulhos, fique atento.
  • Embreagem: O carro é pesado para o motor 1.6, então acaba-se exigindo mais da embreagem ao se sair de morros, teste bem a ela antes de comprar.

EcoSport 2008 – Ficha técnica

Motorização 1.6 2.0
Combustível Álcool Gasolina Gasolina
Potência (cv) 111 105 143
Torque (kgf.m) 15,8 14,8 18,2
Velocidade Máxima (km/h) 165 167 180
Tempo 0-100 (s) 13,4 13,1 10,2 (versão manual)
Consumo cidade (km/l) 6 8 8  (versão manual)
Consumo estrada (km/l) 10 12 12  (versão manual)
Injeção Multiponto indireta Multiponto indireta
Câmbio Manual de 5 velocidades Manual de 5 velocidades ou automático de 4 velocidades
Tração Dianteira Dianteira
Direção Hidráulica Hidráulica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson Suspensão tipo McPherson
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção Suspensão tipo eixo de torção
Freios Disco ventilado e tambor(traseira) Disco ventilado e tambor(traseira)
Pneus 205/65 R15 205/65 R15
Peso (kg) 1206 1220  (versão manual)
Capacidade tanque (l) 54 54

Conclusão

A EcoSport é uma boa escolha se você busca um carro alto por um preço acessível, possui manutenções baratas para o segmento, mas desempenho fraco nas versões 1.6.

Fique atento ao estado de conservação do veículo, pois apesar de não ser cara, a manutenção não é de carro popular.

Particularmente acho mais vantajosa a versão XLT ou a Freestyle pois já contam com Airbag e ABS, motorização 2.0 pois o consumo é praticamente o mesmo da 1.6, e o desempenho melhor e câmbio manual.

Apesar do automático não ser problemático, o reparo é caro, o desempenho é ruim e o consumo é elevado.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.