Está pensando em comprar um Ford EcoSport 2008, de primeira geração? Fizemos esse post para tirar suas dúvidas sobre o modelo.
Muito Antes de estar na moda, a Ford inovou ao trazer o que chamamos hoje de SUV crossover, sobre a plataforma de um Hatch, no caso o Fiesta.
Ele foi líder do mercado no segmento que ela mesmo inventou por muito tempo, se você busca um carro mais alto, mas com manutenção simples e fácil revenda, certamente se deparou com a EcoSport.
Lançada em 2002, recebeu uma reestilização em 2007 e é sobre essa versão que vamos falar aqui.
EcoSport 2008 – Versões
Nesse ano tivemos as versões XL, XLS, XLT 4WD e Freestyle.
- XL (Versão mais básica): Vinha somente com o motor 1.6, ar condicionado e direção hidráulica, mas não contava com vidros elétricos na traseira, freios ABS, airbags ou rádio.
- XLS: Vinha com os mesmos opcionais da versão XL, mais rádio, vidros elétricos traseiros e retrovisores com ajuste elétrico.
- XLT: Contava com todos opcionais da XLS, mais rádio MyConnection com Bluetooth, Rodas de liga 15”, Airbag duplo, ABS, computador de bordo e mais alguns detalhes de acabamento.
- Freestyle (Versão de topo): Contava com todos opcionais da XLT mais alterações visuais nos bancos, volantes, rodas e faróis.
- 4WD (versão 4×4): Tinha todos opcionais da versão Freestyle, mais suspensão traseira independente do tipo Multlink, tração nas 4 rodas e acabamento diferenciado dos bancos.
Leia também sobre a EcoSport 2010.
EcoSport 2008 – Motores
Os motores ofertados eram:
1.6 Flex Zetec: Já velho conhecido, usado no Fiesta, que rendia 111 cv e 15,8 kgfm quando abastecido no Etanol, trazia um desempenho razoável, com velocidade final de cerca de 170 km/h e aceleração de 0-100km/h em 13,4s.
2.0 Duratec: Mesmo motor que equipava o Ford Focus, abastecido somente na gasolina até 2008 (não era Flex), rendia 143 cv e 18,2 kgfm, proporcionava uma velocidade final de 180 km/h e aceleração de 0-100 km/h em 10,2s.
EcoSport 2008 – Transmissão
Tanto as versões 1.6 quanto 2.0 contavam com transmissões manuais de 5 velocidades, enquanto a 2.0 tinha como opcional um câmbio automático de 4 velocidades, é um câmbio relativamente robusto, sem muito histórico de problemas, porém um pouco ultrapassado, com baixo desempenho e alto consumo, portanto prefira as versões manuais.
EcoSport 2008 – Consumo
Por se tratar de um carro alto, relativamente pesado, o consumo não é o ponto forte desse modelo, independentemente de ser 2.0 ou 1.6.
Nestes dois motores, o consumo será parecido, cerca de 8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada (ambos abastecidos na gasolina), o fato do motor 2.0 ser mais potente, faz com que seja necessário pisar menos, por isso o consumo similar ao 1.6.
EcoSport 2008 – Preços
Para facilitar a comparação, escolhemos o ano 2008, na região de São Paulo -SP e abaixo os preços das versões:
EcoSport 2008 XL 1.6 Manual: De R$ 27.000,00 a R$ 30.000,00
EcoSport 2008 XLS 1.6 Manual: De R$ 31.000,00 a R$ 37.000,00
EcoSport 2008 XLT 1.6 Manual: De R$ 33.000,00 a R$ 38.000,00
EcoSport 2008 Freestyle 1.6 Manual: De R$ 31.000,00 a R$ 36.000,00
EcoSport 2008 XLS 2.0 Manual: Não foram encontrados carros nessa configuração anunciados;
EcoSport 2008 XLS 2.0 Automática: De R$ 32.000,00 a R$ 36.000,00
EcoSport 2008 XLT 2.0 Manual: De R$ 32.000,00 a R$ 35.000,00
EcoSport 2008 XLT 2.0 Automática: De R$ 31.000,00 a R$ 38.000,00
EcoSport 2008 Freestyle 2.0 Manual: De R$ 32.000,00 a R$ 35.000,00
EcoSport 2008 Freestyle 2.0 Automática: De R$ 31.000,00 a R$ 37.000,00
EcoSport 2008 4WD 2.0 Manual: De R$ 30.000,00 a R$ 38.000,00
Pelos valores acima, já podemos concluir algumas coisas, entre elas que a versão XLT, XLS e Freestyle tem basicamente o mesmo preço.
As versões 1.6 e 2.0 também, assim como a mesma versão manual e automática tem custo similar entre si, a única versão que realmente destoa é a XL, muito mais barata que as demais, só que bem mais pelada.
EcoSport 2008 – Principais problemas e reclamações
- Arrefecimento: Problema crônico dos Ford EcoSport e Fiesta, principalmente nas versões 1.6, o reservatório de expansão costuma trincar e vazar todo o liquido, caso não perceba o vazamento ou insista em rodar com o carro, pode causar a queima da junta do cabeçote, e empenamento do mesmo, o valor do reparo pode passar dos R$ 2.000,00.
- Pneus: Os pneus originais (Pirelli Scorpion) têm um custo elevado, cerca de R$ 600,00 cada, então cuidado ao pegar um que já esteja gasto.
- Motor fraco: As versões 1.6 costumam apresentar reclamações em relação ao desempenho fraco, especialmente em ultrapassagens em alta velocidade.
- Estabilidade: Devido principalmente à distância do solo e a geometria do carro, ele possui um centro de massa muito alto, que faz com que seja instável em curvas, principalmente se encontrar algum desnível.
- Suspensão: Por ser um carro alto, os donos costumam ignorar buracos e lombadas, e isso reduz a vida útil da suspensão em especial os amortecedores, que não são baratos.
- Consumo: O consumo é elevado, especialmente considerando o baixo desempenho da versão 1.6.
- Acabamento e barulhos: O acabamento é todo em plástico e ruidoso, se você for um motorista que se incomoda com barulhos, fique atento.
- Embreagem: O carro é pesado para o motor 1.6, então acaba-se exigindo mais da embreagem ao se sair de morros, teste bem a ela antes de comprar.
EcoSport 2008 – Ficha técnica
Motorização | 1.6 | 2.0 | |
Combustível | Álcool | Gasolina | Gasolina |
Potência (cv) | 111 | 105 | 143 |
Torque (kgf.m) | 15,8 | 14,8 | 18,2 |
Velocidade Máxima (km/h) | 165 | 167 | 180 |
Tempo 0-100 (s) | 13,4 | 13,1 | 10,2 (versão manual) |
Consumo cidade (km/l) | 6 | 8 | 8 (versão manual) |
Consumo estrada (km/l) | 10 | 12 | 12 (versão manual) |
Injeção | Multiponto indireta | Multiponto indireta | |
Câmbio | Manual de 5 velocidades | Manual de 5 velocidades ou automático de 4 velocidades | |
Tração | Dianteira | Dianteira | |
Direção | Hidráulica | Hidráulica | |
Suspensão dianteira | Suspensão tipo McPherson | Suspensão tipo McPherson | |
Suspensão traseira | Suspensão tipo eixo de torção | Suspensão tipo eixo de torção | |
Freios | Disco ventilado e tambor(traseira) | Disco ventilado e tambor(traseira) | |
Pneus | 205/65 R15 | 205/65 R15 | |
Peso (kg) | 1206 | 1220 (versão manual) | |
Capacidade tanque (l) | 54 | 54 |
Conclusão
A EcoSport é uma boa escolha se você busca um carro alto por um preço acessível, possui manutenções baratas para o segmento, mas desempenho fraco nas versões 1.6.
Fique atento ao estado de conservação do veículo, pois apesar de não ser cara, a manutenção não é de carro popular.
Particularmente acho mais vantajosa a versão XLT ou a Freestyle pois já contam com Airbag e ABS, motorização 2.0 pois o consumo é praticamente o mesmo da 1.6, e o desempenho melhor e câmbio manual.
Apesar do automático não ser problemático, o reparo é caro, o desempenho é ruim e o consumo é elevado.
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