Este é o Voyage 2022. Por muitos anos, tanto o Volkswagen Gol como o Volkswagen Voyage conseguiram se posicionar como líderes em suas categorias. Porém, defasados diante dos novos concorrentes, os modelos compactos da marca alemã perderam terreno e passara a vender menos.
Para tentar conquistar de volta a preferência dos consumidores, o Volkswagen Voyage chegou no modelo 2020 com mudanças significativas no visual e até mesmo a opção de câmbio automático de seis marchas, algo inédito na linha.
Até então, o Voyage contava somente com o pacato automatizado i-Motion de cinco velocidades (que nada mais era que uma transmissão manual robotizada).
E agora, o VW Voyage 2022, que já havia recebido novos itens de segurança obrigatórios no Brasil, ganhou ainda novos opcionais, além do quase automático aumento de preços.
Índice
Voyage 2022 – detalhes e novidades
Assim como o Gol, o Voyage 2022 recebeu uma nova composição em seus pacotes opcionais. A VW decidiu agrupar o pacote Interatividade Composition Touch no kit Urban, criando um opcional mais completo por R$ 6.620.
Além disso, o modelo segue com o kit Interatividade “Media Plus”, que custa R$ 1.300 e agrega um sistema de som mais básico, 4 alto-falantes e 2 tweeters.
Antes disso, o Gol teve como únicas alterações na nova linha a adição dos obrigatórios itens de segurança, que são o cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, além do sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis.
Além disso, seguindo a mesma receita do irmão hatch Gol, o Volkswagen Voyage continua com seu visual mais robusto, marcado pela dianteira com formato bem mais imponente. A diferença é que a parte frontal da carroceria com formato mais elevado casou melhor com a traseira alongada do sedã do que os dois-volumes do hatch.
A dianteira é praticamente a mesma da picape Saveiro. Em comparação com a linha anterior, o Voyage tem um capô mais elevado com vincos mais marcantes, faróis com formato maior e mais espichado e uma grade também maior, que traz filetes cromados nas versões topo de linha.
Há também um para-choque redesenhado, com uma nova tomada de ar na parte inferior central e faróis de neblina com formato trapezoidal em posição mais elevada. Para se adequar ao novo conjunto, os para-lamas dianteiros também foram redesenhados.
Nas laterais do Voyage nada mudou, com exceção das novas rodas de liga-leve e calotas. A traseira também segue inalterada.
O interior, por sua vez, passa a dispor de um novo painel de instrumentos com grafismo exclusivo. O painel permanece inalterado desde a linha 2019, quando o sedã compacto recebeu um redesenho no interior para seguir a modernidade dos concorrentes e acoplar as novas centrais multimídias com tela sensível ao toque.
A única novidade do Volkswagen Voyage na linha anterior 2020 foi a adição de um novo pacote de equipamentos opcionais, que foi vendido por tempo limitado. Trata-se do Urban Completo II – Limited Edition, também disponível para o Gol. Esse pacote tinha, entre outros itens, rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho exclusivo.
Porém, dá para notar a idade do projeto do Volkswagen Voyage 2022 de atual geração (12 anos) pelas portas com desenho que não casa com o painel e que apresenta algumas economias, como tampas nos nichos da manivela dos vidros e também nos pinos das travas. O espaço também não é um dos melhores.
É uma pena que o modelo não tem mais a companhia da perua Parati, tão emblemática em nosso país. Além disso, o futuro do Voyage é incerto, pois o Virtus oferece mais espaço, conforto e tecnologia, e cada vez mais parece não haver sentido para os dois modelos.
Leia também sobre o Voyage Comfortline e o antigo Voyage Sport.
Voyage 2022 – versões
- Volkswagen Voyage 2022 1.0 MT
- Volkswagen Voyage 2022 1.6 MT
- Volkswagen Voyage 2022 1.6 AT
Voyage 2022 – equipamentos
Volkswagen Voyage 2022 1.0 e 1.6 MT: sai de fábrica com itens como airbags frontais, freios ABS com EBD, cintos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, Isofix, alerta de frenagem de emergência, aviso sonoro de faróis acesos, suporte para celular, banco do motorista com ajuste de altura, vidros dianteiros e travas elétricas, desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, ar-condicionado, banco traseiro rebatível, rodas de aço aro 14 com calotas, entre outros.
OPCIONAIS:
- Pacote Urban Completo (R$ 6.620): “I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo, “Keyless” – sistema de alarme com comando remoto, 2 Luzes de leitura dianteiras e 2 luzes de leitura traseiras, 4 alto-falantes e 2 tweeters, Alças de segurança no teto, Chave tipo “canivete” com controle remoto, Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, Destravamento elétrico da tampa traseira com controle remoto, Espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, Espelhos retrovisores externos com ajustes elétricos e função tilt-down no lado do passageiro, Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, Faróis de neblina, Lanternas traseiras escurecidas, Para-sol com espelho iluminado para motorista, Para-sol com espelho iluminado para passageiro, Rodas de liga leve 15″ com Pneus 195/55 R15, Sensor de estacionamento traseiro, Sistema de som touchscreen “Composition Touch” com APP-Connect, Travamento elétrico das portas com controle remoto, Vidros elétricos dianteiros e traseiros e Volante multifuncional com comando do sistema de som e “I-System”.
- Pacote Interatividade “Media Plus” (R$ 1.300): 4 alto-falantes e 2 tweeters e Sistema infotainment “Media Plus” com bluetooth, MP3 e entradas USB, SD-card e AUX-IN.
Volkswagen Voyage 2022 1.6 AT: equipado de série com os mesmos equipamentos dos modelos manuais, além do motor 1.6 16V flex e câmbio automático.
OPCIONAIS: mesmos opcionais da versão acima.
Voyage 2022 – preços
- Volkswagen Voyage 2022 1.0 MT: R$ 69.740
- Volkswagen Voyage 2022 1.6 MT: R$ 74.460
- Volkswagen Voyage 2022 1.6 AT: R$ 81.140
Voyage 2022 – motores
Sob o capô, o Volkswagen Voyage 2022 pode exibir motorizações diferentes de acordo com a versão. O modelo mais básico da linha é equipado com o mesmo propulsor das variantes de entrada do up!, Gol e Polo. Trata-se do 1.0 MPI flex de três cilindros e 12 válvulas.
Este motor é fabricado em alumínio e conta com comando duplo variável de válvulas, sistema de refrigeração independente para bloco e cabeçote e sistema de partida E-Flex que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina para partidas a frio com etanol.
São 75 cavalos com gasolina e 82 cv com etanol, a 6.250 rpm, e torque de 9,7 e 10,4 kgfm, respectivamente, a apenas 3.000 rpm. Ele trabalha no Voyage 20221 juntamente com o câmbio manual MQ-200 de cinco marchas.
Já a variante intermediária da linha do Voyage 2022 traz o 1.6 8V MSI flex de quatro cilindros, encontrado também no Gol, Fox, SpaceFox e Saveiro. Ele oferece 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm, e 15,4 e 15,6 kgfm, respectivamente, a 2.500 rpm, e está acoplado à mesma transmissão manual MQ-200 de cinco velocidades.
A versão topo de linha traz o 1.6 16V MSI flex de quatro cilindros em combinação com o câmbio automático Aisin AQ160 6F de seis marchas com conversor de torque. Este mesmo aparato está disponível no Polo 1.6 AT e também no Virtus 1.6 AT, além do Gol 1.6 AT.
O motor traz 16 válvulas, bloco e cabeçote de alumínio, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas variável na admissão e sistema E-Flex. Neste caso, são 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 15,8 e 16,8 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm.
Voyage 2022 – desempenho
A Volkswagen informa que o novo Voyage 2022 1.0 manual consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos e tem velocidade máxima de 173 km/h. O Voyage 1.6 manual, por sua vez, cumpre a mesma prova de aceleração em 10,5 segundos e alcança velocidade máxima de 186 km/h.
Já o Voyage 2022 1.6 automático, que traz um motor mais potente e forte, alcança os 100 km/h em 10,2 segundos e máxima de 190 km/h.
Voyage 2022 – consumo
Volkswagen Voyage 2022 1.0 MT
- Consumo cidade – 8,7 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina
- Consumo estrada – 10,5 km/l com álcool e 15,4 km/l com gasolina
Volkswagen Voyage 2022 1.6 MT
- Consumo cidade – 7,5 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina
- Consumo estrada – 9,4 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina
Volkswagen Voyage 2022 1.6 AT
- Consumo cidade – 8 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina
- Consumo estrada – 10,1 km/l com álcool e 14,3 km/l com gasolina
Voyage 2022 – manutenção e revisão
Revisão | Custo | Custo |
Quilometragem | Preços 1.0 MPI | Preços 1.6 MSI |
10.000 km | R$ 541,92 | R$ 531,22 |
20.000 km | R$ 605,78 | R$ 605,32 |
30.000 km | R$ 531,68 | R$ 531,22 |
40.000 km | R$ 801,36 | R$ 774,72 |
50.000 km | R$ 531,68 | R$ 531,22 |
60.000 km | R$ 605,78 | R$ 605,32 |
Voyage 2022 – Ficha técnica
Motor | 1.0 12V MPI | 1.6 8V MSI | 1.6 16V MSI |
Tipo | Dianteiro, transversal e flex | Dianteiro, transversal e flex | Dianteiro, transversal e flex |
Número de cilindros | 3 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm³ | 999 | 1.598 | 1.598 |
Válvulas | 12 | 8 | 16 |
Taxa de compressão | 11,5:1 | 12,1:1 | 11,5:1 |
Injeção eletronica de combustível | Multiponto | Multiponto | Multiponto |
Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 75 cv @ 6.250 rpm / Etanol: 82 cv @ 6.250 rpm | Gasolina: 101 cv @ 5.250 rpm / Etanol: 104 cv @ 5.250 rpm | Gasolina: 110 cv @ 5.750 rpm / Etanol: 120 cv @ 5.750 rpm |
Torque máximo líquido (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 9,7 kgfm @ 3.000 rpm / Etanol: 10,4 kgfm @ 3.000 rpm | Gasolina: 15,4 kgfm @ 2.500 rpm / Etanol: 15,6 kgfm @ 2.500 rpm | Gasolina: 15,8 kgfm @ 4.000 rpm / Etanol: 16,8 kgfm @ 4.000 rpm |
Transmissão | |||
Tipo | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas | Automática de 6 marchas com conversor de torque |
Freios | |||
Tipo | Disco ventilado / tambor | Disco ventilado / tambor | Disco ventilado / tambor |
Direção | |||
Tipo | Hidráulica | Hidráulica | Hidráulica |
Suspensão | |||
Dianteira | McPherson, independente com barra estabilizadora | McPherson, independente com barra estabilizadora | McPherson, independente com barra estabilizadora |
Traseira | Eixo de torção | Eixo de torção | Eixo de torção |
Rodas e pneus | |||
Rodas | Aço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadas | Aço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadas | Aço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadas |
Pneus | 185/65 R14 ou 195/55 R15 | 185/65 R14 ou 195/55 R15 | 185/65 R14 ou 195/55 R15 |
Dimensões (mm) | |||
Comprimento total | 4.218 | 4.218 | 4.218 |
Largura sem retrovisores | 1.656 | 1.656 | 1.656 |
Altura | 1.463 | 1.463 | 1.463 |
Distancia entre-eixos | 2.466 | 2.466 | 2.466 |
Capacidades | |||
Porta-malas (litros) | 480 | 480 | 480 |
Tanque (litros) | 55 | 55 | 55 |
Carga útil com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 440 | 440 | 440 |
Peso em ordem de marcha (kg) | 947 | 1.029 | 1.058 |
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) | 0,317 | 0,317 | 0,317 |
Voyage – história
Em maio de 1981, nascia no mercado brasileiro o Voyage. O sedã compacto da Vokswagen era o segundo da família BX e era o primeiro sedã da marca alemã no país desde o finado VW 1600L de 1971.
Logo o modelo começou a ganhar a simpatia do consumidor brasileiro, tendo inicialmente duas portas e depois com quatro portas. O motor era 1.5 e tinha 4 marchas, mas em 1983, surgira o MD 270 1.6.
Dois anos depois, surgiam os famosos motores AP 1.6 e 1.8. Em 1987 recebeu facelift e pouco depois começou a ser exportado para os EUA, recebendo o nome de Fox, junto com a perua Parati, batizada de Fox Wagon.
Este tinha motor 1.6 com injeção eletrônica e mudanças no visual frontal. Com a Autolatina, o Voyage ganhou motor CHT 1.6 da Ford e perdeu o AP 1.6. Em 1991, o sedã passa por mais um facelift. Sempre feito em Taubaté, nesse ano teve unidades feitas na Anchieta.
Três anos depois, o modelo sai de cena para dar lugar ao argentino Polo Classic.
Os anos se passaram a saudade do Voyage tomou muita gente. Para alegria de quem esperou tanto, a Volkswagen trouxe de volta o modelo já na quinta geração do Gol, lembrando que o sedã nunca passou pelas gerações anteriores, exceto a primeira.
Em setembro de 2008, cerca de 14 anos depois, o modelo voltou ao mercado nacional e muito diferente do anterior. Agora motor e câmbio eram transversais e os AP ficaram na memória…
O sedã que um dia ostentou nomes diversos no exterior, incluindo o clássico Fox, agora não poderia se dar tanto ao luxo, voltando a ser o Voyage de sempre, o irmão mais próximo do Gol. O motor era EA111 1.0 ou 1.6, ambos com quatro cilindros e 8 válvulas.
O modelo ficou bem equilibrado e ganhou até câmbio automatizado. Na sexta geração, o Voyage mantinha pretensão de ser o único sedã compacto da marca e chegou mesmo a ter uma versão premium com bancos em Alcantara, um luxo que poucos carros caros possuem.
Nessa altura, o Voyage começou a andar no salto e parecia querer mais, mas então a Volkswagen mudou sua estratégia de produto por conta de outro sedã, o Volkswagen Virtus, que fica acima dele na linha da marca, e abaixo do Jetta.
Assim como o Gol, seu irmão de três volumes teve que ser reposicionado. Perdeu-se o luxo, o Alcantara e até a chance de ter motor EA211 1.6 16V. O sedã poderia ter ido bem longe e quem sabe até recebido um câmbio automático de verdade ao longo dos anos.
Mas depois que o Voyage recebeu um câmbio automático de verdade, isso melhorou um pouco suas vendas.
Voyage 2022 – Fotos
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