*Destaque Linha 2020 Projeções Sedãs Volkswagen

Voyage 2021: preço, consumo, câmbio automático (detalhes e fotos)

Voyage 2021: preço, consumo, câmbio automático (detalhes e fotos)

Este é o Voyage 2021.


Por muitos anos, tanto o Volkswagen Gol como o Volkswagen Voyage conseguiram se posicionar como líderes em suas categorias. Porém, defasados diante dos novos concorrentes, os modelos compactos da marca alemã perderam terreno e passara a vender menos.

Para tentar conquistar de volta a preferência dos consumidores, o Volkswagen Voyage chegou no modelo 2020 com mudanças significativas no visual e até mesmo a opção de câmbio automático de seis marchas, algo inédito na linha. Até então, o Voyage contava somente com o pacato automatizado i-Motion de cinco velocidades (que nada mais era que uma transmissão manual robotizada).

E agora, o VW Voyage 2021 ganhou novos itens de segurança, que se tornaram obrigatórios no Brasil, além do quase automático aumento de preços.

Voyage – história

Em maio de 1981, nascia no mercado brasileiro o Voyage. O sedã compacto da Vokswagen era o segundo da família BX e era o primeiro sedã da marca alemã no país desde o finado VW 1600L de 1971.

Logo o modelo começou a ganhar a simpatia do consumidor brasileiro, tendo inicialmente duas portas e depois com quatro portas. O motor era 1.5 e tinha 4 marchas, mas em 1983, surgira o MD 270 1.6.

Dois anos depois, surgiam os famosos motores AP 1.6 e 1.8. Em 1987 recebeu facelift e pouco depois começou a ser exportado para os EUA, recebendo o nome de Fox, junto com a perua Parati, batizada de Fox Wagon.

Este tinha motor 1.6 com injeção eletrônica e mudanças no visual frontal. Com a Autolatina, o Voyage ganhou motor CHT 1.6 da Ford e perdeu o AP 1.6. Em 1991, o sedã passa por mais um facelift. Sempre feito em Taubaté, nesse ano teve unidades feitas na Anchieta.

Três anos depois, o modelo sai de cena para dar lugar ao argentino Polo Classic.

Os anos se passaram a saudade do Voyage tomou muita gente. Para alegria de quem esperou tanto, a Volkswagen trouxe de volta o modelo já na quinta geração do Gol, lembrando que o sedã nunca passou pelas gerações anteriores, exceto a primeira.

Em setembro de 2008, cerca de 14 anos depois, o modelo voltou ao mercado nacional e muito diferente do anterior. Agora motor e câmbio eram transversais e os AP ficaram na memória…

Voyage 2021: preço, consumo, câmbio automático (detalhes e fotos)

O sedã que um dia ostentou nomes diversos no exterior, incluindo o clássico Fox, agora não poderia se dar tanto ao luxo, voltando a ser o Voyage de sempre, o irmão mais próximo do Gol. O motor era EA111 1.0 ou 1.6, ambos com quatro cilindros e 8 válvulas.

O modelo ficou bem equilibrado e ganhou até câmbio automatizado. Na sexta geração, o Voyage mantinha pretensão de ser o único sedã compacto da marca e chegou mesmo a ter uma versão premium com bancos em Alcantara, um luxo que poucos carros caros possuem.

Nessa altura, o Voyage começou a andar no salto e parecia querer mais, mas então a Volkswagen mudou sua estratégia de produto por conta de outro sedã, o Volkswagen Virtus, que fica acima dele na linha da marca, e abaixo do Jetta.

Assim como o Gol, seu irmão de três volumes teve que ser reposicionado. Perdeu-se o luxo, o Alcantara e até a chance de ter motor EA211 1.6 16V. O sedã poderia ter ido bem longe e quem sabe até recebido um câmbio automático de verdade ao longo dos anos.

Mas depois que o Voyage recebeu um câmbio automático de verdade, isso melhorou um pouco suas vendas.

Voyage 2021: preço, consumo, câmbio automático (detalhes e fotos)

Voyage 2021 – detalhes e novidades

Assim como o Gol, o Voyage 2021 teve como únicas alterações na nova linha a adição dos obrigatórios itens de segurança, que são o cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, além do sistema Isofix de fixação de cadeirinhas infantis.

Além disso, seguindo a mesma receita do irmão hatch Gol, o Volkswagen Voyage continua com seu visual mais robusto, marcado pela dianteira com formato bem mais imponente. A diferença é que a parte frontal da carroceria com formato mais elevado casou melhor com a traseira alongada do sedã do que os dois-volumes do hatch.

A dianteira é praticamente a mesma da picape Saveiro. Em comparação com a linha anterior, o Voyage tem um capô mais elevado com vincos mais marcantes, faróis com formato maior e mais espichado e uma grade também maior, que traz filetes cromados nas versões topo de linha.

Há também um para-choque redesenhado, com uma nova tomada de ar na parte inferior central e faróis de neblina com formato trapezoidal em posição mais elevada. Para se adequar ao novo conjunto, os para-lamas dianteiros também foram redesenhados.

Nas laterais do Voyage nada mudou, com exceção das novas rodas de liga-leve e calotas. A traseira também segue inalterada.

O interior, por sua vez, passa a dispor de um novo painel de instrumentos com grafismo exclusivo. O painel permanece inalterado desde a linha 2019, quando o sedã compacto recebeu um redesenho no interior para seguir a modernidade dos concorrentes e acoplar as novas centrais multimídias com tela sensível ao toque.

A única novidade do Volkswagen Voyage na linha anterior 2020 foi a adição de um novo pacote de equipamentos opcionais, que foi vendido por tempo limitado. Trata-se do Urban Completo II – Limited Edition, também disponível para o Gol. Esse pacote tinha, entre outros itens, rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho exclusivo.

Porém, dá para notar a idade do projeto do Volkswagen Voyage 2021 de atual geração (11 anos) pelas portas com desenho que não casa com o painel e que apresenta algumas economias, como tampas nos nichos da manivela dos vidros e também nos pinos das travas. O espaço também não é um dos melhores.

É uma pena que o modelo não tem mais a companhia da perua Parati, tão emblemática em nosso país. Além disso, o futuro do Voyage é incerto, pois o Virtus oferece mais espaço, conforto e tecnologia, e cada vez mais parece não haver sentido para os dois modelos.

Leia também sobre o Voyage Comfortline e o antigo Voyage Sport.

Voyage 2021 – versões

  • Volkswagen Voyage 2021 1.0 MT
  • Volkswagen Voyage 2021 1.6 MT
  • Volkswagen Voyage 2021 1.6 AT

Voyage 2021 – equipamentos

Volkswagen Voyage 2021 1.0 e 1.6 MT: sai de fábrica com itens como airbags frontais, freios ABS com EBD, cintos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, Isofix, alerta de frenagem de emergência, aviso sonoro de faróis acesos, suporte para celular, banco do motorista com ajuste de altura, vidros dianteiros e travas elétricas, desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, ar-condicionado, banco traseiro rebatível, rodas de aço aro 14 com calotas, entre outros.

OPCIONAIS:

  • Urban Completo (R$ 3.360): “Keyless” – sistema de alarme com comando remoto, “Park Pilot” – sensor de estacionamento traseiro, 2 Luzes de leitura dianteiras e 2 luzes de leitura traseiras, Alças de segurança no teto, Chave tipo “canivete” com comando remoto, Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, Espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo, Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt-down no lado do passageiro, Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, Faróis de neblina, Lanternas traseiras escurecidas, Para-sol com espelho iluminado para motorista, Para-sol com espelho iluminado para passageiro, Pneus 195/55 R15, Rodas de liga leve 15″, Tampa do porta-malas com abertura elétrica, Travamento elétrico das portas e Vidros elétricos.
  • Interatividade “Composition Touch” (R$ 2.230): “I-System com Eco-Comfort” – computador de bordo, 4 alto-falantes e 2 tweeters, Sistema de som touchscreen “Composition Touch” com App-connect e Volante multifuncional com comando do sistema de som e “I-System”.
  • Interatividade “Media Plus” (R$ 1.120): 4 alto-falantes e 2 tweeters e Sistema infotainment “Media Plus” com bluetooth, MP3 e entradas USB, SD-card e AUX-IN.

Volkswagen Voyage 2021 1.6 AT: equipado de série com os mesmos equipamentos dos modelos manuais, além do motor 1.6 16V flex e câmbio automático.

OPCIONAIS: mesmos opcionais da versão acima.

Voyage 2021: preço, consumo, câmbio automático (detalhes e fotos)

Voyage 2021 – preços

  • Volkswagen Voyage 2021 1.0 MT: R$ 58.590
  • Volkswagen Voyage 2021 1.6 MT: R$ 63.090
  • Volkswagen Voyage 2021 1.6 AT: R$ 67.970

Voyage 2021 – motores

Sob o capô, o Volkswagen Voyage 2021 pode exibir motorizações diferentes de acordo com a versão. O modelo mais básico da linha é equipado com o mesmo propulsor das variantes de entrada do up!, Gol e Polo. Trata-se do 1.0 MPI flex de três cilindros e 12 válvulas.

Este motor é fabricado em alumínio e conta com comando duplo variável de válvulas, sistema de refrigeração independente para bloco e cabeçote e sistema de partida E-Flex que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina para partidas a frio com etanol.

São 75 cavalos com gasolina e 82 cv com etanol, a 6.250 rpm, e torque de 9,7 e 10,4 kgfm, respectivamente, a apenas 3.000 rpm. Ele trabalha no Voyage 2021 juntamente com o câmbio manual MQ-200 de cinco marchas.

Já a variante intermediária da linha do Voyage 2021 traz o 1.6 8V MSI flex de quatro cilindros, encontrado também no Gol, Fox, SpaceFox e Saveiro. Ele oferece 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm, e 15,4 e 15,6 kgfm, respectivamente, a 2.500 rpm, e está acoplado à mesma transmissão manual MQ-200 de cinco velocidades.

A versão topo de linha traz o 1.6 16V MSI flex de quatro cilindros em combinação com o câmbio automático Aisin AQ160 6F de seis marchas com conversor de torque. Este mesmo aparato está disponível no Polo 1.6 AT e também no Virtus 1.6 AT, além do Gol 1.6 AT.

O motor traz 16 válvulas, bloco e cabeçote de alumínio, quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas variável na admissão e sistema E-Flex. Neste caso, são 110 cv com gasolina e 120 cv com etanol, a 5.750 rpm, e torque de 15,8 e 16,8 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm.

Voyage 2021 – desempenho

A Volkswagen informa que o novo Voyage 2021 1.0 manual consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos e tem velocidade máxima de 173 km/h. O Voyage 1.6 manual, por sua vez, cumpre a mesma prova de aceleração em 10,5 segundos e alcança velocidade máxima de 186 km/h.

Já o Voyage 2021 1.6 automático, que traz um motor mais potente e forte, alcança os 100 km/h em 10,2 segundos e máxima de 190 km/h.

Voyage 2021 – consumo

Volkswagen Voyage 2021 1.0 MT

  • Consumo cidade – 8,7 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,5 km/l com álcool e 15,4 km/l com gasolina

Volkswagen Voyage 2021 1.6 MT

  • Consumo cidade – 7,5 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 9,4 km/l com álcool e 13,3 km/l com gasolina

Volkswagen Voyage 2021 1.6 AT

  • Consumo cidade – 8 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina
  • Consumo estrada – 10,1 km/l com álcool e 14,3 km/l com gasolina

Voyage 2021 – manutenção e revisão

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.0

Preços 1.6

10.000 km

R$ 494,94

R$ 559,50

20.000 km

R$ 557,24

R$ 621,80

30.000 km

R$ 484,94

R$ 549,50

40.000 km

R$ 716,74

R$ 842,50

50.000 km

R$ 484,94

R$ 549,50

60.000 km

R$ 557,24

R$ 621,80

Voyage 2021 – ficha técnica

Motor1.0 12V MPI1.6 8V MSI1.6 16V MSI
TipoDianteiro, transversal e flexDianteiro, transversal e flexDianteiro, transversal e flex
Número de cilindros3 em linha4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm³9991.5981.598
Válvulas12816
Taxa de compressão11,5:112,1:111,5:1
Injeção eletronica de combustívelMultipontoMultipontoMultiponto
Potência máxima líquida (ABNT NBR 5484)Gasolina: 75 cv @ 6.250 rpm / Etanol: 82 cv @ 6.250 rpmGasolina: 101 cv @ 5.250 rpm / Etanol: 104 cv @ 5.250 rpmGasolina: 110 cv @ 5.750 rpm / Etanol: 120 cv @ 5.750 rpm
Torque máximo líquido (ABNT NBR 5484)Gasolina: 9,7 kgfm @ 3.000 rpm / Etanol: 10,4 kgfm @ 3.000 rpmGasolina: 15,4 kgfm @ 2.500 rpm / Etanol: 15,6 kgfm @ 2.500 rpmGasolina: 15,8 kgfm @ 4.000 rpm / Etanol: 16,8 kgfm @ 4.000 rpm
Transmissão
TipoManual de 5 marchasManual de 5 marchasAutomática de 6 marchas com conversor de torque
Freios
TipoDisco ventilado / tamborDisco ventilado / tamborDisco ventilado / tambor
Direção
TipoHidráulicaHidráulicaHidráulica
Suspensão
DianteiraMcPherson, independente com barra estabilizadoraMcPherson, independente com barra estabilizadoraMcPherson, independente com barra estabilizadora
TraseiraEixo de torçãoEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e pneus
RodasAço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadasAço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadasAço de 14 polegadas ou liga-leve de 15 polegadas
Pneus 185/65 R14 ou 195/55 R15 185/65 R14 ou 195/55 R15 185/65 R14 ou 195/55 R15
Dimensões (mm)
Comprimento total4.2184.218 4.218
Largura sem retrovisores1.6561.6561.656
Altura1.4631.4631.463
Distancia entre-eixos2.4662.4662.466
Capacidades
Porta-malas (litros)480480480
Tanque (litros)555555
Carga útil com 5 passageiros mais bagagem (kg)440440440
Peso em ordem de marcha (kg)9471.0291.058
Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)0,3170,3170,317

Voyage 2021 – fotos

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

                        Quem somos

                        O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                        Notícias por email