C4 Pallas (2007-2013): o sedã espaçoso e confortável

Citroën C4 Pallas
Citroën C4 Pallas

Cerca de um ano após o seu lançamento em outros mercados, o Citroën C4 Pallas fez a sua estreia no mercado brasileiro.

No começo de agosto de 2007, os brasileiros conheciam o novo representante da marca francesa para o segmento de sedãs médios, que teve como a dura missão enfrentar modelos como Honda Civic, Toyota Corolla e Ford Fusion.

O C4 Pallas era bem maior que os seus rivais, com 4,77 metros de comprimento, contra 4,48 m do Civic e 4,54 m do Corolla.

E o C4 Pallas até que conseguiu vender relativamente bem. Em 2008 (o seu primeiro ano cheio), ele se posicionou como o quarto mais vendido do segmento, com 17.945 unidades vendidas, atrás apenas dos tradicionais Honda Civic, Toyota Corolla e Chevrolet Vectra e a frente do Ford Fusion, Renault Megane, Nissan Sentra, Ford Focus Sedan, Volkswagen Bora, Volkswagen Jetta, Peugeot 307 Sedan e Fiat Linea.

Porém, a partir daí ele viu suas vendas caírem bastante. Fechou 2009 com 12.020 vendas, 2010 com 11.945, 2011 com 7.250, 2012 com 3.919 e 2013 com 2.489 exemplares comercializados, segundo os dados da Fenabrave.

Citroen C4 Pallas – confira detalhes dos problemas

Citroën C4 Pallas – novidades com o passar do tempo

Motor 2.0 litros vira flex em 2008

Em outubro de 2008, o motor do Citroën C4 Pallas passou a beber tanto etanol como gasolina. O propulsor 2.0 litros de quatro cilindros e 16 válvulas em sua versão flex foi desenvolvido pela equipe de engenharia da Citroën para o Mercosul e inclui fase de teste com mais de 300 mil quilômetros rodados.

Com isso, o 2.0 flex passou a entregar 143 cv com gasolina e 151 cv com etanol, e torque de 20,4 e 21,6 kgfm, respectivamente, a 4.000 rpm.

O C4 Pallas foi lançado nas versões de acabamento GLX e Exclusive, com preços de R$ 69.495 e R$ 74.995, respectivamente. Como opcional, ele podia receber airbags laterais e de cortina, faróis de xênon direcionais, assistente de frenagem de emergência, banco do motorista com ajustes elétricos, alarme, entre outros.

Linha 2009 com opção de câmbio manual

A Citroën lançou o C4 Pallas inicialmente somente com câmbio automático de quatro marchas. Porém, na linha 2009 o sedã médio passou a dispor da opção de câmbio manual de cinco marchas.

Ele era ofertado juntamente com o motor 2.0 flex de até 151 cv e 21,6 kgfm usado nas demais versões.

Na ocasião, o C4 Pallas manual foi anunciado com preço de R$ 61.420 para o modelo GLX e R$ 67.610 para o topo de linha Exclusive. A expectativa da marca é que ele respondesse por 30% do mix de vendas do sedã.

Linha 2010 com mudanças sutis

A linha 2010 do Citroën C4 Pallas chegou em junho do mesmo ano e trouxe pequenas mudanças. O carro passou a oferecer a nova opção de cor Gris Cendré (cinza) e perdeu o conta-giros sobre o volante, agora posicionado dentro do painel central.

Houve ainda a introdução de duas novas tomadas no painel, sendo uma USB e outra auxiliar para o sistema de som que já contava com MP3 player, CD player e conexão Bluetooth.

Preços reduzidos para desovar o estoque

Com o fim de linha se aproximando, a Citroën resolveu vender o C4 Pallas a preços promocionais. A versão GLX 2.0 com câmbio manual passou a ser ofertada por interessantes R$ 49.990. Com o câmbio automático, a cifra subia para R$ 52.990.

Já o Citroën C4 Pallas Exclusive, disponível na época somente com câmbio automático, podia ser encontrado por R$ 58 mil.

Fim de linha em 2013

Depois de pouco mais de seis anos, o Citroën C4 Pallas deixou de ser comercializado no mercado brasileiro. O fim de linha do sedã médio na planta de El Palomar, na Argentina, foi anunciado em maio de 2013.

Já o fim das vendas do C4 Pallas em nosso País aconteceu em junho do mesmo ano.

O C4 Pallas foi descontinuado para dar lugar ao atual Citroën C4 Lounge, que começou a ser vendido em setembro e se destacava pela opção do motor 1.6 THP de até 165 cavalos e 24,5 kgfm, acoplado a um câmbio automático de seis marchas, disponível na época na versão topo de linha.

Citroën C4 Pallas – versões

A linha do Citroën C4 Pallas tinha somente duas versões de acabamento, independente do ano/modelo. Confira:

Citroën C4 Pallas GLX: configuração de entrada, que trazia de série itens como airbags frontais, freios com ABS, EBD e AFU, computador de bordo, perfumador de ambiente, ar-condicionado manual, vidros, travas e retrovisores elétricos, direção eletro-hidráulica progressiva, rodas de liga-leve de 16 polegadas e sistema de som com MP3 player, Bluetooth e seis alto-falantes.

O GLX contava também com volante multifuncional, piloto automático, banco traseiro bipartido, faróis com ajuste elétrico, Isofix, apoio de braço central dianteiro e traseiro, volante ajustável em altura e profundidade, porta-luvas refrigerado, entre outros.

Citroën C4 Pallas 21

Citroën C4 Pallas Exclusive: agregava faróis com acendimento automático, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bancos revestidos em couro, faróis de neblina, ar-condicionado automático digital de duas zonas, retrovisores externos com rebatimento elétrico, retrovisor interno eletrocrômico, entre outros.

Como opcional para o Exclusive, havia airbags laterais e de cortina, alarme, banco do motorista com regulagens elétricas, faróis de xenônio com facho direcional e controles de estabilidade e tração.

Citroën C4 Pallas – preços

Citroën C4 Pallas – motor, câmbio e desempenho

Desde o seu lançamento, em agosto de 2007, o Citroën C4 Pallas foi ofertado exclusivamente com o motor 2.0 litros de quatro cilindros e 16 válvulas, com comandos de válvulas variável. Em seu lançamento, este propulsor bebia somente gasolina, com potência máxima de 143 cavalos, entregues a 6.000 rpm, e torque máximo de 20,4 kgfm, disponível a 4.000 rpm.

Com transmissão automática de quatro velocidades (que dispunha de modo Sport para tornar as trocas de marcha mais ágeis), esta unidade 2.0 litros a gasolina era suficiente para levar o sedã com seus 1.409 quilos aos 100 km/h em 11,7 segundos e fazer alcançar velocidade máxima de 195 km/h.

Citroën C4 Pallas – consumo

Por conta do porte avantajado, o peso elevado e o conjunto mecânico não tão eficiente assim, o Citroën C4 Pallas não era um dos carros mais econômicos do segmento. Nem mesmo o modelo com transmissão manual era capaz de entregar bons números de consumo de combustível.

O sedã médio da marca francesa com caixa manual fazia 5 km/l na cidade e 7,9 km/l na estrada quando abastecido com etanol e 7 km/l e 11 km/l, respectivamente, com gasolina. Isso são os números divulgados pelo fabricante, que na maioria das vezes são bem otimistas.

Já com a transmissão automática, o C4 Pallas entregava médias de 4,8 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada com etanol e 6,7 km/l e 10,5 km/l, respectivamente, com gasolina.

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Citroën C4 Pallas – manutenção e revisões

No ano de seu lançamento, o Citroën C4 Pallas foi arduamente criticado pelos proprietários devido à manutenção com preços acima da média. Por conta disso, a marca tratou logo de oferecer um programa de revisões com preço fixo até os 60 mil km, que inclusive era oferecido até pouco tempo atrás.

Como exemplo, em 2009 a revisão dos 50 mil quilômetros do sedã médio podia ser paga em três parcelas de R$ 148.

Se você estiver planejando comprar um C4 Pallas, a recomendação é fugir do primeiro lote importado da Argentina, que contam com o 12º e o 13º algarismos do número de chassi formados pelo número 51 ou 52. Esses modelos, de acordo com pesquisas, podem apresentar falhas e superaquecimento do motor por conta de problemas nas juntas da tampa do cabeçote.

Fora isso, o câmbio automático de quatro marchas da geração que equipa o modelo da Citroën é conhecido pela sua imprecisão e possíveis travamentos.

Por fim, se você um dia deixar a bateria do C4 Pallas descarregar, saiba que será preciso chamar um guincho e encaminha-lo até uma oficina. Lá, os mecânicos irão efetuar o “telecarregamento”, devido ao “trancamento” das configurações do carro por conta do bloqueio da injeção e do código do transponder da chave.

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Citroën C4 Pallas – ficha técnica

Motor

2.0

Tipo

Dianteiro, transversal e flex

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm³

1.997

Válvulas

16

Taxa de compressão

10,8:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

151 cv a 6.250 rpm

Torque Máximo

21,6 kgfm a 3.000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e disco sólido (traseira)

Direção

Tipo

Eletro-hidráulica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Rodas de liga-leve de 16 polegadas

Pneus

215/55 R16

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.770

Largura (mm)

1.772

Altura (mm)

1.515

Distância entre os eixos (mm)

2.712

Capacidades

Capacidade de carga (kg)

427

Tanque (litros)

60

Peso vazio em ordem de marcha (kg)

1.398

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

Não divulgado

Citroën C4 Pallas – galeria de fotos

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Autor: Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.