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ford ecosport sp Comparativo aventureiro: EcoSport, Tracker e Pajero TR4




Vamos falar um pouco sobre as opções que o consumidor têm no Brasil para comprar um veículo aventureiro, mas que não custe uma fortuna. Este comparativo foi feito pela Agência Auto Informe, com os seguintes modelos: Ford EcoSport, Mitsubishi Pajero TR4 e Chevrolet Tracker. Os três modelos comparados tinham tração 4×4.

O Ford EcoSport é um crossover mais usado pelas pessoas como um carro alto pra andar dentro da cidade, especialmente por mulheres, que gostam da posição de dirigir, que dá uma visão mais ampla das ruas. Só que a versão 4×4 acaba ficando deixada de lado, pois a necessidade dessas pessoas não é de andar em estradas de terra e fazer um off-road. A Ford diz que a EcoSport 4WD representa apenas 4% das vendas do modelo. É claro que em modelos que vendem tão pouco, o lucro é bem maior, ou seja, pra Ford esses 4% devem representar uns 15% dos lucros, mas mesmo assim é pouco. A participação da EcoSport 4WD é de cerca de 150 unidades por mês, contra mais de 3.000 das EcoSport 4×2. O preço da EcoSport com tração integral é de 66.120 reais. Chega a ser mais caro que o Chevrolet Tracker, mas é mais barato que o Pajero TR4.

A Ford EcoSport 4WD não tem 4×4 reduzida. A única opção é apertar um botão no painel para acionar a tração integral, onde o sistema transfere 50% da força dianteira para o eixo traseiro. Não é o ideal para um off-road. Outra coisa: o EcoSport é montado sobre monobloco, o que dificulta a passagem por trilhas, tem pneu 205/65 R15 misto, 60 por 40, ou seja, 60% de uso urbano e 40% de uso em terrenos arenosos. Mas por outro lado o EcoSport 4WD é o único modelo do comparativo que traz airbags para motorista e passageiro, além de estribos laterais.

chevrolet tracker 1 Comparativo aventureiro: EcoSport, Tracker e Pajero TR4

O motor do modelo é o Duratec do Focus, 2.0 com 143 cavalos de potência. Já o Chevrolet Tracker é o único importado. O modelo vem da Argentina. Seu desenho é antigo, de 1997. Ele é feito sobre chassi, e tem tração 4×4 com acionamento através de alavanca de câmbio com reduzida, que o torna mais robusto para trilhas. O motor do Chevrolet Tracker é o mais fraco dos três, um 2.0 com 128 cavalos. Seus pneus são 235/60 R16 uso misto, 50% para uso urbano e o mesmo para uso em piso escorregadio, tanque de combustível de 66 litros e rodas de liga leve.

A versão do Chevrolet Tracker é única, sai por 59.990 reais, o menor valor deste comparativo, e já vêm com teto solar, ar-condicionado e dois anos de garantia.

Mitsubishi Pajero TR4 FLEX 1 Comparativo aventureiro: EcoSport, Tracker e Pajero TR4

Já o Pajero TR4 é feito em Goiás e é o mais moderno. Tem inclusive motor Flex, 2.0 16v com 133 cavalos. O Pajero TR4 também é o único que tem transmissão automática com tração 4×4 e reduzida, barra estabilizadora traseira , freios ABS com controle eletrônico de distribuição da força de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro. O modelo é o menor da comparação. Seu preço é de 71.690 reais na versão manual e 76.590 reais na versão automática.

dados ecosport tracker e tr4 Comparativo aventureiro: EcoSport, Tracker e Pajero TR4


  • http://recall MG

    É isso aí Gustavo, falou tudo. Se for 4×4 o melhor é o TR4. Se for para a cidade e tiver que ser mais barato: EcoSport. Muita gente fala mal do EcoSport, mas eu acho muito bacana. Ele foi projetado justamente para a cidade. Todo mundo que compra um ecosport sabe que não está comprando um jipe. Por isso que continua vendendo tanto.

  • gustavo

    Nesse caso vai do seu bolso, mas uma tracker não vale a pena nunca!!! é Feia, antiquada!!

    O ecosport não foi feita pra vender mesmo nesse nicho, claro que uns milhões a mais é sempre bem vindo, portanto essa versão existe, mas ele é mesmo pro cara que quer um SUV de baixo valor, a partir de 40 e poucos mil!!

    A melor escolha seria a TR4 no caso das 4×4!

    Se for pelo preço, pega uma eco 4×2 e pronto!

  • nelson

    O tracker é uma excelente opção, porém antiquado, o ecosport, não é um carro para dificeis trilhas, e concerteza dependendo do bolso o TR4 é a melhor opção!!

  • king diamond

    bom, p/ quem quer um jipinho de verdade, com reduzida e tudo, vá de TR4…. apesar de ser + caro

  • Claudio Nunes

    :laugh:Muito esclarecedor este comaparativo, Parabéns!, Acrescento que o trakcer alé do motor mais fraco só está disponível à gasolina, não é e nem tem planos de ser flexivel, e ainda retiraram a opção à diesel existente na primeira edição que vendeu tão pouco que foi abandonada à principio, depois com o sucesso da ECO, reavaliaram e retomaram agora, é um carro completinho e ainda bem atraente para os aventureiros. Há, posso dicordar que é preferidos mais pelas mulheres?
    Tenho que encher a bola da TR 4, pois foi a minha escolhida, pois além de ser mais eficiente acertaram em cheio na motorização flex, ví até um leitor dizer que seria interessante diesel, mas convenhamos, diese á $ 1,70 aproximadamente e alcool à $0,95 e fazendo praticamente a mesma quilometragem com um litro deixa de ser atrativo.

  • Claudio Nunes

    :D refazendo a frase: Há, posso discordar que a ECO é mais preferida das mulheres?

  • Will

    Eu penso assim: pra que pagar 70 mil reais num carro desse tipo? Com os mesmos 70 mil da pra andar de Civic, Corola, Vectra. Coloca mais 10 mil (não me venha com essa de nao ter dinheiro, pq quem tem 5 pode nao ter 10, mas quem tem 70 é claro q tem 80 mil) e leva um fusion. Ou pelo mesmo preço pega um importado mas nao zero. Não consigo entender como q tem pessoa q paga isso por um carro completamente fora de proposito. Agora, se são bonitos? São. O Eco é o mais bonito. Mas nao “valem” nem metade do preço q é cobrado.

    • PAULO

      DEPENDE DA NECESSIDADE DE CADA UM E DE SEU USO.
      SOU FAZENDEIRO E ANDO EM TERRA DURANTE MUITO TEMPO, VOU ANDAR DE FUSION SÓ POR QUE DÁ ESTATUS, CLARO QUE NÃO COLOCO MINHA CALÇA JEANS RASGADA , UMA BOTA, E SAIO PARA CUIDAR DOS MEUS 5000 GARROTES.
      QUE QUE VOCÊ ACHA ?

      PAULO

  • Du

    Por que a franquia do Tracker e do TR 4 são bem mais caras? Pra reduzir o preço do prêmio?

  • DIBAI

    a tecnologia empregada na transmissão do Eco 4X4 era pra esse carro custar bem mais caro ele tem suspensão independente e controle eletronico de tração de primeiro mundo, ja o tracker e tr4 uma transmissão e eixo rigido ultrapassado e se estivesse a mesma tecnologia do Eco seria bem mais caro pq com a altissima venda do 4X2 deu pra cortar os custos de importação “então eu vou de Eco

  • Devil

    [quote comment="34105"]Eu penso assim: pra que pagar 70 mil reais num carro desse tipo? Com os mesmos 70 mil da pra andar de Civic, Corola, Vectra. Coloca mais 10 mil (não me venha com essa de nao ter dinheiro, pq quem tem 5 pode nao ter 10, mas quem tem 70 é claro q tem 80 mil) e leva um fusion. Ou pelo mesmo preço pega um importado mas nao zero. Não consigo entender como q tem pessoa q paga isso por um carro completamente fora de proposito. Agora, se são bonitos? São. O Eco é o mais bonito. Mas nao “valem” nem metade do preço q é cobrado.[/quote]

    Você disse tudo. Concordo contigo.
    Pra comprar esses jipes caros e mal acabados, prefiro um sedã encorpado e confortável.

  • Robinho

    com a grana curta prefiro a Eco

    se tivesse mais grana a TR4

    e com a grana ou sem grana a tracker nunca é muito feia e antiquada

  • gustavo

    [quote comment="34105"]Eu penso assim: pra que pagar 70 mil reais num carro desse tipo? Com os mesmos 70 mil da pra andar de Civic, Corola, Vectra. Coloca mais 10 mil (não me venha com essa de nao ter dinheiro, pq quem tem 5 pode nao ter 10, mas quem tem 70 é claro q tem 80 mil) e leva um fusion. Ou pelo mesmo preço pega um importado mas nao zero. Não consigo entender como q tem pessoa q paga isso por um carro completamente fora de proposito. Agora, se são bonitos? São. O Eco é o mais bonito. Mas nao “valem” nem metade do preço q é cobrado.[/quote]

    Tudo é gosto, tem o cara que sonha em ter um jipe! Um SUV!

    Se fosse assim, só teriamos sedans na faixa de preço mais alta!
    Vamos pensar que o cara que tem 70 tem 80 eu concordo!
    E se ele tiver o dobro compra dois, um sedan e um SUV hehehe

    Eu particularmente adoraria ter um Civic e uma Hiluz sw4 na minha garagem, mas no momento, não posso ter nenhum, e se fosse escolher um, escolheria a hilux, outros o sedan. É o mercado!

  • GG

    [quote comment="34109"][quote comment="34105"]Eu penso assim: pra que pagar 70 mil reais num carro desse tipo? Com os mesmos 70 mil da pra andar de Civic, Corola, Vectra. Coloca mais 10 mil (não me venha com essa de nao ter dinheiro, pq quem tem 5 pode nao ter 10, mas quem tem 70 é claro q tem 80 mil) e leva um fusion. Ou pelo mesmo preço pega um importado mas nao zero. Não consigo entender como q tem pessoa q paga isso por um carro completamente fora de proposito. Agora, se são bonitos? São. O Eco é o mais bonito. Mas nao “valem” nem metade do preço q é cobrado.[/quote]

    Você disse tudo. Concordo contigo.
    Pra comprar esses jipes caros e mal acabados, prefiro um sedã encorpado e confortável.[/quote]

    na minha opiniao vc compra um TR4 e vem mais porta mala fora o porte iponente

  • Leo

    A melhor escolha é TR4 :!:

  • Cdjian

    O comparativo é mto bom mesmo, soh senti falta dos dados de Torque dos motores, atributo importante quando se fala na utilização de veiculos 4×4!!

    Djian-Car Auto Center
    Campinas – SP

  • cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet

    Se a Tracker fosse reestilizada e tivesse o mesmo motor do Vectra, ou mesmo do Corsa, e de preferência produzido no Brasil, seria um sucesso.

  • Paulo

    Com essa grana é quase um hyundai tucson, que é melhor que todos os ai citados. Tucson 2.0 ta 80mil e é bem mais carro que tracker, ecosport e pajero tr4

  • king diamond

    o problema da Eco é o acabamento que é uma merda!

  • José Carlos

    Nós brasileiros somos um bando de trouxas… Pagamos muito mais por muito menos, em comparação com os veículos fabricados e vendidos lá fora.
    Uma amigo meu comprou um Omega em 2.000 e pagou o equivalente em reais R$ 84.000,00 (dolar da época por volta de R$ 1,80), e hoje, o dolar no mesmo patamar o veículo custa por volta de R$ 150.000,00, ou seja, todos os carros foram além da conta. Assim, esses jipinhos michurucos são muito caros para o que apresentam, mas sem dúvida, concorcom com um dos leitores que disse: Se tem dinheiro e quer gastar vai logo de TR4, agora se for na economia, monta numa ECO. Tracker, o que que é isso? Nem pensar!

  • JOSE

    Pagar 70 mil num Eco Plástico, com um acabamento horrível. É um roubo! :evil2:

  • José Carlos

    Complementando meu raciocínio, o mesmo exemplo para o PASSAR VR6…
    Custava cerca de 45.000 dólares (x 1,80 = 81.000), e hoje pedem R$ 167.000,00 (cerca de 85.000 dólares). É brincadeira!
    Porque tanto?

  • ROMEU

    :?: Apreciadores de omega,civic,corola ,fusion e vectra, acho que voces estão na página errada, estilo de vida não se discute aqui, é simplesmente um comparativo.Eu com certeza seria deselegante em criticar tais carros, pois são magnificos em sua categorias. Sua opinião acrescenta pouco neste FÒRUM.

  • Raimundo

    Dibai, a tecnologia do tracao do Eco eh tao simples quanto do Tracker e TR4. Seu diferencial nao eh eletronico como no Pajero Full. Funciona mecanicamente por diferença de rotacao do eixo traseiro que ao variar muito transfere o torque para os eixo dianteiro atraves de multi-discos do diferencial. Pode-se bloquear o diferencial central via painel q eletricamente trava este passando a distribuir o torque por igual entre os eixos. Mecanicamente, eh uma solucao mais avançada mas nao mais cara. Um caixa de marchas com reducao eh melhor por aumentar força aplicada as rodas mas so serve em situacoes atipicas. Para quem nao precisa de valentia(so anda em trechos pouco acidentados e fica mais na cidade), o Eco eh melhor opcao. Ja para quem gosta de trilhas ou quer ter status, o TR4 eh melhor. Este ainda pode ter cambio automatico q se torna otimo na cidade.
    Agora, se eu tivesse muito dinheiro, as opcoes seriam na ordem de pode aquisitivo Pajero Full (diesel), Discovery 3 (diesel)e Porsche Cayenne.

  • Sereno

    Olá a todos.

    Sim, eu ficaria com uma tracke, como quase fiquei a pouco tempo atrás, mas acabei trocando o carro da minha esposa, ela estava precisando mais do que eu.

    Mas meu próximo pode ser sim uma tracker, pena mesmo é o modelo ser tão defasado e não ter um modelo diesel ou flex.

    Mas Eber, a tracker vem sim com airbag duplo de série, é só dar uma olhada no site da chevrolet pra vc confirmar.

    E pra quem diz que é melhor comprar um sedãn é porque ainda não teve o despertar pelos offrods.

    Sedãn eu sempre tive e estou de saco cheio. O único que eu pegaria hoje seria um civic si, o restante eu não quero, nem fusion, nem essa porcariada que temos por aí no mercado. Pena que o si está passando pelas casas do 100k, eita ágio desgraçado.

    A TR4 também é bem bacana, mas pra mim nem compara com uma tracker, quem ainda não andou, vá lá, faça um test driver e vcs vão ver que carro de homem é a tracker, TR4 e o “Off fake” da ford ficam pras mulheres.
    A TR4 pra peruas e a ford pra quem tá emergindo. Afinal de contas, essa ford é uma piada.

    :green:

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

    obrigado pela informação do airbag, Sereno. a Auto Informe pisou na bola nessa parte.

  • Vinicius Guimarães

    [quote comment="34105"]Eu penso assim: pra que pagar 70 mil reais num carro desse tipo? Com os mesmos 70 mil da pra andar de Civic, Corola, Vectra. Coloca mais 10 mil (não me venha com essa de nao ter dinheiro, pq quem tem 5 pode nao ter 10, mas quem tem 70 é claro q tem 80 mil) e leva um fusion. Ou pelo mesmo preço pega um importado mas nao zero. Não consigo entender como q tem pessoa q paga isso por um carro completamente fora de proposito. Agora, se são bonitos? São. O Eco é o mais bonito. Mas nao “valem” nem metade do preço q é cobrado.[/quote]

    Assim como alguns colegas, discordo dessa opinião. São carros com uma proposta totalmente diferente dos sedãs! Quem compra um Fusion, provavelmente não tem a intenção de colocá-lo em uma estrada de terra ou arriscar um off-road. São produtos para consumidores com perfis distintos. Da mesma forma, raramente um executivo irá eleger um Ecosport quando pretende optar pelo conforto e status ao rodar com seu automóvel.

  • Vinicius Guimarães

    Detalhe: qdo digo que PROVAVELMENTE um comprador de Fusion nao ira colocá-lo em trechos de terra é porque tenho exemplo dentro da familia de pessoa que, á época do lançamento do Vectra segunda geração, adquiriu um exemplar e o utilizava p ir p o sítio frequentemente. Obviamente, se arrependeu…

  • cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet

    [quote comment="34172"]Olá a todos.

    Sim, eu ficaria com uma tracke, como quase fiquei a pouco tempo atrás, mas acabei trocando o carro da minha esposa, ela estava precisando mais do que eu.

    Mas meu próximo pode ser sim uma tracker, pena mesmo é o modelo ser tão defasado e não ter um modelo diesel ou flex.

    Mas Eber, a tracker vem sim com airbag duplo de série, é só dar uma olhada no site da chevrolet pra vc confirmar.

    E pra quem diz que é melhor comprar um sedãn é porque ainda não teve o despertar pelos offrods.

    Sedãn eu sempre tive e estou de saco cheio. O único que eu pegaria hoje seria um civic si, o restante eu não quero, nem fusion, nem essa porcariada que temos por aí no mercado. Pena que o si está passando pelas casas do 100k, eita ágio desgraçado.

    A TR4 também é bem bacana, mas pra mim nem compara com uma tracker, quem ainda não andou, vá lá, faça um test driver e vcs vão ver que carro de homem é a tracker, TR4 e o “Off fake” da ford ficam pras mulheres.
    A TR4 pra peruas e a ford pra quem tá emergindo. Afinal de contas, essa ford é uma piada.

    :green:[/quote]

    tudo bem que o tracker tem o melhor custo-benefício da categoria, mas não precisa pegar tão pesado com o tr4, que é um bom jipe, ao contrário do ecosport que nem jipe é

  • Letto

    Falta um detalhe nesta comparação!
    O preço das peças na hora da manutenção!
    Sem sombra de dúvidas a manutenção da Eco saira bem mais em conta, basta ver o preço da franquia das concorrentes, que é bem mais cara justamente pelo alto preço de reparação!
    Ai a Eco passa a ser uma boa escolha!
    Mas para quem ama jipe e fora de estrada, isso não conta. o que vale é a paixão e o gosto, ai vale até Toiota velha!rs…

  • Letto

    Porque não, o fato de ser monobloco apenas demonstra que a Eco é uma forma moderna de um jipe!

  • gustavo

    esreci hiluz ao invés de hilux, nem percebi hehehe

  • Leonardo

    [quote comment="34151"]Pagar 70 mil num Eco Plástico, com um acabamento horrível. É um roubo! :evil2:[/quote]
    Concordo! É muita grana para um fiesta disfarçado de crossover!

  • ROMEU

    :lamp:Muito bacana este espaço que autonotícias nos da, então quero fazer uma colocação pessoal; Acredito que a importância do primeiro carro da Mitsubishi o Pajeiro TR 4 motor flex. Todos sabem do tão falado aquecimento global, não sou ecologista mas o alcool é uma grande colaboração brasileira, só que encontra grandes barreiras mundiais, e tentam abocanhar esse mercado com alcool derivado de milho e beterraba, que não é nem de perto produtivo como a da nossa cana(oriunda da África). Então pensemos: Qual seria um mercado importante mundial para quebrar as resistências ?
    Claramente o japonês, ainda se levando em consideração que o primeiro tratado atento ao aquecimento global foi o de ” KIOTO “, o que demonstra sua abertura para possibilidades. Para que eu não saia muito do assunto TR 4, se os resultador do primeiro mundial 4×4 flex for positivo, essa iniciativa com certeza abrirá essa porta para o mundo ( 0 TR 4 é um grãozinho, mas muito importante para testes a nível mundial. ). Sei que o Ecoesporte e trakcer são bons, dependendo do uso que o proprietário destinarem a eles, e o que exponho não deve influênciar em nós brasileiros na compra, mas quero chamar a atenção para o TR 4, se eu estou certo ou não ” Só o tempo vai dizer…””.

  • Shiol

    Opa! Nenhum dos três, não acho legal o “Fiesta grande”, nem o beberrão metido a luxo e o TR4 tá muito caro! Mercado doido!

  • Mercenário

    é isso aí, bom mesmo é comprar um jipe Willis 1967 sem capota 3 marchas!!! Isso tudo aí é carro de viado!!!! :D

  • ROMEU

    Já que vcs são trilheiros mesmo não esquessam do “zequinha” :?:

  • Diogo

    [quote comment="34142"]Com essa grana é quase um hyundai tucson, que é melhor que todos os ai citados. Tucson 2.0 ta 80mil e é bem mais carro que tracker, ecosport e pajero tr4[/quote]

    Ou então a Sportage. Eles oferecem mais conforto e não são ruins no off road.

    Quanto a esses 3…acho q não existe 1 carro melhor….cada um tem seu público…
    Pra quem quer pegar uma trilha mais pesadinha e não tem grana, pega o tracker…se tiver mais grana pega o TR4.
    Agora o ECO 4×4 é pra quem vai no sítio todo fds e qdo chove a estradinha fica com um pouco de lama…hehehehehe :glass:

    Agora, sem noção esses kras que kerem comparar esses carros com os sedans…. :evil2:

  • LeO!

    Em matéria de desempenho, de “motivo para o qual existem”, a TR4 é melhor.. em design, EcoSport… e a Tracker é tosca². :laugh:

    :glass:

  • Claudio Nunes

    Caro Diogo, o índice de desvalorização dos carros maiores da Hyundai são muito altos, meu sogro tinha uma sportage à diesel e se assustou na hora da revenda. Li a respeito do carro e foram muitos elogios a não ser o consumo do modelo á gasolina que se o condutor estiver com o pé pesado não chega á 5 km/l ( ninguem instalaria GNV em um carro na garantia), se esses detalhes realmente não importarem é uma grande opção com dez mil á mais; Agora no caso da diesel, a distância de valores é muito grande e já fica na faixa de preço da Hylux que é um carro bem melhor e mais comercial.Quem não tem essa grana fica com TR4 ou similar.

  • GENERAL

    [quote comment="34266"][quote comment="34151"]Pagar 70 mil num Eco Plástico, com um acabamento horrível. É um roubo! :evil2:[/quote]
    Concordo! É muita grana para um fiesta disfarçado de crossover![/quote]
    Assino embaixo, só no brasil para comercializar um carro baseado em um popular por 35 mil dolares.

  • Bradok

    GENERAL Diz:
    20/08/07 às 12:14 **Citar este comentario**
    Pagar 70 mil num Eco Plástico, com um acabamento horrível. É um roubo!

    Concordo! É muita grana para um fiesta disfarçado de crossover!

    Assino embaixo, só no brasil para comercializar um carro baseado em um popular por 35 mil dolares.

    concordo plenamente… a indústria brasileira automotiva ainda esta engatinhando perto das europeias, e o custo do desenvolvimento nós teremos que pagar, ou escolher logo os importados para ver se as indústrias nacionais passam a respeitar o consumidor brasileiro, que nada mais é, do que testador de caro para a industria nacional

  • MARCIO

    Concordo com todos!

  • Milena

    Em relação a desvalorização do TR4, perde-se muito quando pensamos em ficar com o carro por pouco tempo??? Como está a cotação do TR4 para uma troca futura? São sempre muito valorizados? Falando em combustíveis alternativos: è muita doideira colocar GNV nos modelos não flex?

  • PEREIRA

    É IMPOSSÍVEL ANDAR NO BANCO TRASEIRO DA TR4, DE RESTO É UM BOM VEÍCULO.

  • Cecilia

    Tenho algumas colocações:
    - Sou mulher e hoje, com 42 anos. Já tive Hylux (um ótimo carro) e despertei no meu marido a paixão pelos 4 X 4 – hoje ele tem uma Terracan Diesel. Discordo um bocado das citações tipo “Carro de mulher”. Já tive também 02 ecosport e concordo que é um carro para a cidade, que tem a vantagem de ser alto porém muito duro e barulhento. No ano passado, vendi meu eco e comprei um Fusion (nunca gostei de sedans), e recomendo a todos. Agora estou vendendo meu Fusion (pois meu filho está com 18 anos e preciso comprar também um carro para ele). Fiz a pouco um test-drive numa Tracker e fiquei apaixonada, óbvio que adoraria comprar um TR4, mas o foco agora é inteirar $$ para o carro do meu filho. O fato é que, após dirigir um Fusion (sei que estamos falando de coisas diferentes),na minha opinião, não dá mais para ter um Eco.
    Conto com ajuda de vocês para auxiliar a minha decisão se será de fato (ou não) um bom negócio!
    Grata e boa sorte a todos!

  • JP

    Por ser menor, acho o Tracker muito mais bonito do que o EcoPlástico (Claro q a TR4 é bem mais bonita), Tem tudo que é necessário para um On-Off Road (já que não vou competir com ele pois nesse caso compraria um Jeep mesmo, e velho), e é seguro. O único problema é a única opção por Gasolina. Se fosse flex seria perfeito (pra mim é claro).

  • http://www.mercadoaereo.com tiÕÕnofre

    Li todos os comentários, apreciei os muitos conhecimentos demonstrados e não pude deixar de observar o bom humor dessa turma. Realmente comparar TR4, TRACKER e ECO é coisa difícil até para crítico veterano, apesar de serem entre aspas concorrentes, cada qual tem seus fortes e seu fracos, como todos nós. A questão ao meu ver fica resumida a desejo, grana, coragem e cautela. Quem tem desejo e grana compra TR4, quem tem grana e coragem compra Tracker e quem tem grana e cautela entra na Eco. Perceberam né? a grana está presente nas 3 opções, sem grana não se compra nem uma lata velha puladeira chamada Niva. Então o importante é colocar a felicidade onde estivermos. Um abraço pra todos e sejamos felizes em quanto houver vida e vontade de viver.

  • RV

    Concordo plenamente! Não é a razão que justifica! Carro tem a ver com paixão, felicidade e vontade de viver.
    Se não fosse assim não haveria Ferraris, Land Rovers, Fusions…. e TR 4.

  • Danilo

    O TR4 é o melhor para trilha. Sem discussão. O Tracker fica como intermediário, nem tão bom para o asfalto, nem tão bom para a trilha. O Ecosport 4WD é excelente no asfalto, e, tem uma vantagem a ser analisada. O Sistema 4WD, atua por demanda, ou seja, o carro automaticamente transfere tração para as rodas de trás para estabilidade no asfalto (casos de areia etc…), sem nenhuma interferência do motorista (sistema da Mazda) mais moderno. Outra vantagem é o acionamento do 4×4 por botão no painel (fácil e rápido) para travar o 4×4 constante.Passa por terrenos arenosos, escorregadios , lamaçais, rampas sem problema. Para quem vai a sitios, e tem que encarar algumas estradas surpresa nos caminhos, vá de ECO tranquilamente. Mas para quem vai entrar em trilha, vá de TR4.

  • valter

    Boa noite a todos. Não desmerecendo os comentários prestados, para começar ,não dá para comparar Ecosport com Tracker e TR4.O ecosport não é suv nem jeep, é apenas um fiesta modificado e barulhento, ou seja , é um fiesta com elefantíase. A única comparação viável é entre a TR4 e o Tracker. O único com chassi é o Tracker (chassi escada de jeep de verdade) pois o TR4 é monobloco. Com relação aos comentários que o Tracker é antiquado, gostaria de saber se air bag duplo, freios com abs e ebd, teto solar elétrico, entre outros ítens é antiquado. Sobre o consumo, o Tracker é bem mais econômico do que o TR 4 (perguntem a quem tem os dois). Com relação ao conforto, de novo o Tracker ganha, pois é muito mais macio e confortável. O espaço do banco traseiro é maior no Tracker. O Tracker na verdade é o legítimo e verdadeiro 4 x4 com reduzida, ou seja, o valente SUZUKI GRAND-VITARA, cujas peças no mercado paralelo são fáceis de encontrar e não são muito caras ( vide as Suzucar, Japan Auto Parts da vida), sem contar que há peças genéricas.Perguntem aos donos de TR4 sobre os preços absurdos de peças de manutenção. Tive a oportunidade de fazer trilhas (tenho um Tracker) com carros de outras marcas, e em quase todas o Tracker superou os TR4. Na verdade o que o TR4 tem é muito marketing, pois a Mitsubishi é boa nisso. Finalmente o Tracker(ou na verdade o Suzuki Grand Vitara) aceita várias modificações como aumento da suspensão e troca dos pneus. Abçs.

    Válter

  • Christine

    Sou uma apaixonada pelos Off-roads. Tive 2 TROLLERS, UM JIPE FANTÁSTICO PARA QUEM GOSTA DE SE AVENTURAR FORA DO ASFALTO. Mas o Troller é pesado para a cidade, principalmente para quem enfrenta congestionamentos no dia-a-dia. Acabei de comprar uma Tracker, e estou muito satisfeita. O acabamento interno e os itens de séries são bem superiores ao do Eco…Já coloquei na estrada, e é claro que não teve o mesmo desempenho do Troller, mas não decepcionou. Concordo com o Valter: Um carro com Teto-solar, air bag duplo, freios abs…não pode ser considerado antiquado.

  • Gillian

    Valter o seu comentário me fez decidir pelo traker, pois estava em dúvidas se comprava o tracker ou a tr4, obrigada

  • Peixe

    Turma….

    Uma sugestão para off-road. Comprar estas maravilhas, usadas… sairá pela metade do preço!

    Não dá para comparar carro de passeio e carro de trilha… quem gosta de trilha.. sabe o que é isto… CURTIÇÃO !! Entrar em um buraco, em uma lama e sair.. é sensacional !!!

    Dentre estas.. para mim tanto faz o Tracker ou TR4, mas Ecosport.. não é para off-road.

  • Roberto

    A melhor opção é o ecosport, porque é fabricado no Brasil, o Tracker é feito na Argentina e o TR4 é só propaganda é muito caro , e a maioria das pessoas que compram esses carros não são profissionais de Raly, por isso não vale a pena o tal TR4, as pessoas que se identificam com esses segmento não tem coragem de coloca-los na trilha, porque ao fazer isso o carro vai voltar todo arranhado e amassado.

  • Alan

    Olá amigos
    Estou querendo comprar uma TR4 de 2004 até 2006 ou uma tracker 2007, por serem usados gostaria de ver a opinião dos amigos para saber qual melhor opção com relação a custo beneficio ( valor das Peças e manutenção ). É carro pra andar pouco em cidade e de 2 em 2 meses ( média ) pegar estradas arenosas .

    obrigado a todos
    Fiquem com Deus

  • helmyjoan

    Olhem, se o Tracker fosse lançado este ano muita gente iria achar bonito. O problema é que ele herdou o design do Grand Vitara, um carro exepcionalmente resistente e bastante confortável, mas que ja cansou aos olhos, alem do mais efe foi muito bem bolado para off-road, pois a Suzuki é expert neste assunto. Quem tem um Vitarinha antigo não troca por nada!!!

    Uma coisa interessante é que no Grand Vitara, todas as partes eletronicas, fiação e ar condicionado ficam na parte superior do motor protegidas contra a agua e lama, e o ventilador do radiador tem um sistema que para de rodar ao entrar em contato com a agua para evitar que ele queime como acontece com qualquer carro normal. Pequenos detalhes que fazem muiiita diferença quando precisamos sair mesmo da estrada ou trafegar numa marginal Tietê em dia de chuva…Eu só não sei se a Tracker herdou esses benefícios do grand vitara.

    A TR4 é moderna, dinamica e bonitinha, um playground pra adultos, mas é muito apertada pra viajar com a familia e cara demais na manutenção. Tambem não tem a mesma dirigibilidade do Tracker no asfalto em compensasão é perfeita na areia e na lama. Esta ultima facelift estragou a originalidade do modelo com aqueles faroizinhos quadrados que ainda estavam bem modernos, mas apenas precisavam receber uma dupla-parabola pra se atualizar, detestei os novos farois redondos. Parabens ao motor flex que deveria ser adotado pelos concorrentes do comparativo.

    A Ecosport não é um 4×4 de verdade, o sistema de tração tem um prazo de vida útil maximo de 240000KM estando sujeito a dar pane do nada em caso de uso inadequado. Com um botão no painel se aciona um comando elétrico no E-ERBC que fecha o pacote de embreagens oferecendo tração 50/50%. SEMPRE que se entrar num terreno onde 4×4 é necessária, como areia, lama, subidas e descidas escorregadias, o sistema TEM QUE SER bloqueado ou o E-ERBC vai para o espaço. É aí que teremos vários relatos do Ecosport 4×4 pifando no meio de lugar nenhum (ou seja, temos que dirigir sequindo o manual de instruções do carro o tempo todo, apertando e desapertando o bloqueio de diferencial se não tchau!!). Comprar um carro pra correr um risco desses com sua familia é uma pessima opção!!!

    O tracker n conjunto da obra é o melhor carro, mas perde para o TR4 por causa do motor flex.
    O Ecosport deveria concorrer com as palio adventure e crossfox, é outra categoria de veículo, mesmo assim seria uma pessima opção devido as serias limitações e prazo de validade do sistema de tração.

  • helmyjoan

    Ops.. Compensação!

    Mais sobre o ecosport:

    O E-ERBC é um sistema vedado, sem manutenção que está definido para durar 240 mil km e depois ser trocado. Teoricamente, dura mais que o próprio motor antes de ser aberto. Mas coisas podem dar errado. Ao trafegar muito tempo com o sistema desbloqueado e havendo muita necessidade de tração na traseira, o silicone vai esquentando. Atingidos os 300 graus (isso mesmo 300), e você não tem um termômetro para ver isso, ele perde suas características de transmitir torque e pior que isso, os discos de sua embreagem, que são finos, vão entortar podendo travar o cardã inteiro. Sentiu né? Por isso eu avisei: terreno que exige 4×4 só bloqueado e você pode andar tranqüilamente a qualquer velocidade com ele assim. Bloqueio e desbloqueio podendo ser acionados até 100 km/h. Veio vindo na estrada de terra e tem um subidão, aperte o botão suba e depois aperte de novo para desbloquear. Simples assim.

    Para nós que conhecemos mais da coisa, se o pacote de embreagens travar, basta – tendo as ferramentas – soltar a primeira parte do cardã bi-partido e seguir em frente com tração dianteira. Mas para o usuário normal essa opção não existe.

    No lançamento a Ford fez questão de deixar claro que o Ecosport 4×4 não é um veículo para ser comparado com jipes nem utilizado nas trilhas complicadas que os jipes enfrentam. Portanto não há o que discutir se é ou não é jipe, se passa ou não passa: não é jipe e não passa, onde for exigido o uso da reduzida. A primeira parte que vai embora é o escapamento com um ângulo de saída baixo. Na verdade a Ford define 28 graus para entrada e 34 para saída. Estes 34 ou 35 são o mínimo aceitável dentro da categoria jipe. Teoricamente onde a frente passa a traseira passaria com folga, não fosse o reposicionamento do escapamento que roubou graus preciosos.

  • Alceu Molina

    Prezados (as)

    Estive avaliando todos os prós e contras dos três modelos (Eco, TR4 e Tracker), com o propósito de indicar o que entendo ser o “melhor custo x benefício”. Para tanto, valorizei os seguintes ítens: 1. preço, 2. indicação e uso em condições de cidade e campo, 3. espaço interno para quatro pessoas, 4. consumo de combustível, 5. equipamentos disponíveis, 6. visual, 7. valor do seguro e franquia.

    Nestes termos, posso garantir que o modelo que melhor se apresentou, e que comprei foi o TRACKER. Gastei pouco mais do que R$ 62 mil e estou com um veículo que tem além dos ítens se série: banco de couro, teto solar, engate, vidro verde com película, som com leitor de cd/mp3/dvd, suporte para bagageiro de teto, e pintura com proteção. Outro fato é que disponho, caso necessário, de tração 4×4 e uma verdadeira 4×4 reduzida.

    Quanto ao modelo TR4 entendo ser uma excelente opção e um verdadeiro off road (mas que não será utilizada na sua totalidade por não ser essa a finalidade que pretendo). Acho, ainda, o preço salgado comparado com a ECO e a TRAKCER, e o espaço traseiro é simplismente sofrivel. Já a ECO realmente não me convense como uma opção off-road, e também é mais cara que a Tracker (principalmente se for colocar todos os opcionais que tenho nesse modelo).

    Portanto, entendo ser a Tracker o melhor modelo para uma família de até 4 pessoas, e que pretende fazer uso de um veículo que atenda às necessidades na cidade, no campo (para viagens em zonas rurais/fazenda/sítio ou chácara), e que aguente o “tranco” da maioria das nossas rodovias.

    Ah! quanto ao visual, entendo que se a Tracker fosse um recente lançamento, certamente estaria fazendo o maior sucesso. Neste específico, tenho a comentar que entendo ser esse mais um ítem favorável, pois demonstra-se ser um carro confiável, já comprovado, e a prova disso é exatamente a sobrevivência em um mercado na qual os modelos mudam a cada dia (nesse segmento prefiro ser mais tradicional e optar por algo que mostrou o por que veio).

  • Pedro

    Pessoal, tenho uma ECO 4WD 2006 e estou muito satisfeito. Decido por ela pois precisava de um carro versátil e que me atendesse razoavelmente bem na cidade, estrada e campo, e a ECO 4WD é o melhor dos 3 em termos de versatilidade: o carro vai bem na cidade e na estrada (o motor 2.0 16v de 147 cv da conta do recado – viajo a 150/160 km/h com ela tranquilamente), e responde bem na maioria das situações de (meu) uso fora de estrada. Mas é obvio que a proposta não é um carro pra trilhas pesadas: para isso há jipes verdadeiros (tenho um Willys 72 que uso pra fazer trilha e JAMAIS colocaria minha ECO pra bater nos mesmos lugares que coloco o jipão – alias, duvido que o consumidor médio coloque seu TR4 ou Tracker pra arrebentar em trilhas pesadas…).

    Decidi por não comprar o TR4 pois eu simplesmente não cabia com conforto no carro (tenho 1,89 de altura). Quanto ao Tracker, sinceramente achei o acabamento pior que da ECO, além de ser uma aposta em termos de desvalorização e revenda, andar beeem menos e gastar mais do que a ECO (o motor é nitidamente menos desenvolvido tecnologicamente).

    Aos que criticam a ECO, sugiro que andem no carro ao menos uma vez antes de opinar. Acho que muito do preconceito existente em relação ao carro vem da comparação com os modelos mais básicos (1.6 e o extinto 1.0 supercharger). Eu mesmo tinha e tive que dar o braço a torcer depois de testá-lo. A ECO 2.0 4WD é outro carro…

    Abraços!

    Ps.: Helmyjoan, como todo o respeito, acho pouco provável que o sistema de tração sob demanda da ECO de pau caso não seja sempre utilizado no modo bloqueado. O sistema foi desenvolvido (se não me engano pela Mazda) justamente para o uso na posição “sob demanda”, e recomendam o uso travado somente em casos extremos… não pretendo ficar com o carro ate os 240 mil km, mas se der pau antes disso posto aqui no forum novamente.

  • Sandra

    Estou em dúvida entre Eco 4×4(2004) e a TR4(2004),queria saber qual o consumo de combustível das duas, tanto na cidade,quanto na estrada.Qual tem maior mercado na hora da revenda?

  • Flavio

    Otimo teste gostei dos comparativos …
    Sandra fuja do ecosport vc vai se arrepender minha irmã tem um e com 20.000km travou anel do pistão o caro é praticamente descartavel tudo fica solto com o tempo o TR4 é uma boa opção porem acho mto caro e não tem teto solar a Tracker é bem completa porem mantem o design conservador do suzuki.. vai de gosto eu gosto do tracker o jipinho é valente e não decepciona minha irmã ja fez trilha com a eco dela e atolou tivemos que chamar reboque um saco… antes de comprar se esta na duvida vá ver pe ssoalmente as tres opções

  • Marcelo

    Mesmo achando que a GM vai pisar na bola e tirar a tracker de linha em 2009, não me preocuparia com desvalorização, não podemos esquecer que a tracker na verdade é um suzuki. E a experiência mostra que a desvalorização é pequena. Tem vitara 1993 sendo vendido a 22000,00!!!!

  • Leandro

    Falhas ou meias verdades do comparativo: O ECO esport têm tração 4X4 sobe demanda só é necessário acionar o botão no painel em situações extremas (um dos sistemas mais modernos já feitos), mas não possui reduzida. O design da TR4 também é antigo de 1998 (Pajero IO), o carro é monobloco assim como a ecosport e possui tração 4×4 integral “full time” com opção de bloqueio do diferencial central e reduzida, no entanto isto traz um consumo muito maior de combustível. A Tracker também vêm de série com Airbag duplo e ABS e não possui pneu misto 50% mas apenas para asfalto e é claro você não acha uma tracker por R$ 59.990,00, está sendo vendida com agio de até R$ 6.000,00.

  • RABUGENTO

    Estive lendo todos os comentários.
    Há dois meses meu filho trocou o Civic 2005 LXL, carro que não dá manutenção pelo menos enquanto é novo por um Tracker, mudando completamente de perfil.
    Fez isso depois que eu também tinha trocado meu Civic por uma Ranger CD, 3.0, 4×4, Diesel.
    Eu levei o Tracker até onde ele está por aproximadamente 800km. Comportou-se muito bem na estrada asfaltada.
    Meu filho usa para o trabalho e, nos finais de semana, para fazer algumas trilhas leves porque ainda não tem a experiencia de trilhas mais pesadas. O veículo comportou-se muito melhor do que o previsto.
    Pelo custo/benefício, acredito que o Tracker continuará tendo a boa aceitação que tem tido.
    Como disseram num comentário anterior, há lugares que estão pedindo 6 mil de ágio (eu não pagaria) e isso quer dizer que o jeep está sendo procurado.
    Há vários foruns de 4×4 e, em nenhum, vi algum comentário depreciativo ao GV/Tracker como chamam por lá.
    Ecosport não pode ser comparado com os verdadeiros 4×4. Já fiz diversas trilhas com a Ranger, estavam lá diversos tipos de veículos mas ninguém arriscou tentar levar um Ecosport
    Visitem este forum: http://www.4x4brasil.com.br
    Boa sorte a todos :)

  • ELAINE

    Pessoal, recentemente comprei um Tracker 08. Não tenho do que reclamar, o carro me dá segurança, é uma delícia de dirigir e o acabamento impecável (sou chata pacas!). Fora o custo-benefício que é fantástico!

    Será usado para trilha agora no final do ano, depois contarei o resultado.

    Abraço!

  • Marcos Junior

    PessoALL

    Tenho uma Eco XLS 2007/8. Faço trilhas de bike e uso o carro para chegar até as trilhas.

    Não é um carro preparado pra trilhas mas sim para terrenos onde um sedã não passaria. Estou satisfeito e o caro não me decepcionou até agora.

    Olhei outros veículos incluindo jipes de verdade como os Trollers poré, para mim, a relação custo benefício não se justificaria.

    A escolha tem de ser feita levando em consideração a utilização do veículo, secundáriamente o preço.

    Não adianta gastar pouco e comprar uma Eco pra atolar num lamaçal nem gastar muito e comprar um TR4 pra pegar estradinhas de terra batida!

    Falow

  • TANIA PORTO

    Elaine,

    Também sou muito exigente. Gostaria de saber se o preço varia de estado? Moro em Votória da Conquista(BA) não sei o valor da TRACKER mais o PAJERO TR4 FLEX, que eu estou apaixonada, custa R$ 76.000,00 e R$ 80.000,00. Dessa forma, estou muito em dúvida entre os dois carros.

    • Vicente Ganzelevitch

      Eu moro em Ubatuba, litotal norte de Sao Paulo e estou comprando uma TR4 por 67.000,00 em Sao Jose dos campos.

  • TANIA PORTO

    DIGO: VITÓRIA DA CONQUISTA. :blush: :blush:

  • rg

    Comprei um TRACKER. Depois de perquisar muito. O carro me surpreendeu, é bem mais economico do o TR4 e anda bem na terra. Apesar da sua aparencia do antigo da SUZUKI, o carro é bem completo. Eu recomendo. …SDS

  • JORGE

    [Comentario #47077 sera citado aqui]

    Valter,

    estou em dúvida entre comprar uma tracker e TR4 e seu comentário foi o mais técnico e oportuno. Gostaria de seu e-mail prara tirar algumas outras dúvidas.

    abs,

    Jorge

  • Lúcio Sales

    Por coincidência esses três carros eram exatamente os que eu comparava. Pretendo adquirir o TR4, mas não tenho nenhuma experiência em carros do tipo. Esses comentários ser-me-ão de grande valia, além, é claro, da importante pesquisa do Eber.

  • Vladimir

    [Comentario #47077 sera citado aqui]Agora vc. finalizou a discursão Valter, disse tudo, também não acredito muito em cambio automático para trilhas, pois em algumas situações ele falha deixando o motorista em situação difícil, como já tive oportunidade de experimentar em jipes automáticos.
    Abraços a todos.
    Vladimir

  • Dionizio Montisolli

    Para quem falou que a TR4 não presta arrisca colocar um fusion na lama?!

    uhahahauauhauahuhahuauauhauhuahuahuhahauhauhauuahuauauahu

  • Dionizio Montisolli

    uhahahahauahauhahuauauuaauuhauhuaua

    Aposto que vão se ferrar em estradas de terra!!

    auuauhauhauhau :teeth2: :teeth2: :eyess: :banana: :banana:

  • RILDO ANTONIO

    :batman:estou prestes a comprar um pajero tr4 2004 e uma boa opçao preciso saber o consumo do mesmo

  • RILDO ANTONIO Tte

    estou saindo dos modelos de carros populares e entrando no off roads vou ficar satifeito sim ou não

    • RILDO ANTONIO Tte

      :drinkk: quero saber se pajero tr4 é um bom veiculo para mulheres dirigir

  • Walter Leandro

    Gostaria de saber se alguem tem informações a respeito do comportamento do Tracker em subidas na cidade, bem como do Eco ou do TR4.

  • maria

    Sou oficial de justiça e ando o dia todo na cidade e em bibocas, as vezes na zona rural. Estou en dúvida entre a ecosport e a pajero tr4. Gostaria de saber qual seria minha melhor escolha.