Diesel vai ser mais usado que gasolina em 2020, segundo ExxonMobil

13/03/2013

oleo diesel

O diesel aqui no Brasil está restrito ao mundo dos caminhões, ônibus, utilitários 4×4 e outros veículos comerciais e industriais. Os automóveis continuam presos à gasolina e ao ecológico etanol. No entanto, no resto do mundo, o óleo combustível é largamente consumido. A petrolífera ExxonMobil prevê que em 2020, o diesel vai superar a gasolina na maioria dos quase 3 bilhões de veículos em circulação na Terra. O motivo é a vantagem em relação à gasolina no que diz respeito à economia de combustível e redução das emissões.

Na maioria dos países da Europa, o diesel é mais vendido do que a gasolina e já está se expandindo para o mercado norte-americano, onde a pressão por níveis mais baixos de CO2 praticamente exige maior presença do óleo do que o etanol, visto que este último sofre pressões de ambientalistas por causa da produção de alimentos. Para 2040, a empresa prevê que metade do mercado será de veículos elétricos e híbridos.









  • yuri calmon

    Precisamos rever nossas Leis !!!!B)

    • AniBALL1975

      O dia que resolverem liberar diesel , aqui no Brasil provavelmente os carros ja estarão voando ou com um novo combustível …

    • Hoosier 559

      Aqui em nosso país, a lei impede que o cidadão comum ande com carros pequenos movidos à Diesel, mas permite que o bacana de Hilux ande com economia queimando o dito combustível…

  • PONCIO PILATOS

    nossa, que Deus nos acuda…
    penso nos ônibus aqui de Brasília, todos desregulados e soltando tubos de fumaça preta, assim como são a maioria das caminhonetas, por causa da absoluta ausência de fiscalização dos agentes públicos.
    Vejo com certa ressalva, quando mais, até hoje nosso diesel, é o que mais usa chumbo no mundo… uuuuufa.

    • Sias

      Nosso diesel deu um bom salto de melhora, tanto que os novos motores são compativeis com a norma Euro5. É muito difícil ver um motor novo, eletrônico, soltando fumaça.

      • PONCIO PILATOS

        É, mas a quantidade de caminhões e onibus velhos é infinita, e tendo em vista que nunca saem de circulação, pois são "recicláveis" e sempre empurrados pras cidades mais pobres… já viu né.

        • Sias

          Mas daí falta é fiscalização, já que liberando ou não o diesel eles vão continuar nas ruas.

        • thales_sr

          Bom, considerando que esses onibus "não vão parar nunca", o combustível menos poluente já ajudaria.
          E carros pequenos sairiam com motores bastante modernos (ninguém produz motor diesel pequeno com tecnologia antiga mais), então esse problema de fuligem nos carros pequenos não existiria…

          O problema mesmo, é o que fazer com a gasolina, que obrigatoriamente é produzida?

      • JPaulo10

        Sias, mas nossos motores diesel estão tecnologicamente anos-luz atrás dos europeus. Pensei que o motor da Frontier (espanhol), em consonância com as normas do Proconve6 fosse atual, mas li que já é um motor ultrapassado na Europa, que a fábrica espanhola manda para cá o que não serve mais para o Velho Mundo.
        As montadoras dizem que não atualizam seus motores por causa do diesel que temos. Mas como ficam elas agora com esse S50?

        • Sias

          A Frontier não foi atualizada.

          O diesel agora é o S10, só na BR, e sim, temos motores do mesmo nivel que a Euro5 (pra nós Proconve7). Os novos motores só podem ser abastecidos com S10 e em alguns casos eles tem que usar o Arla32 (para os que tem SCR). Só que claro, não são todos, mas caminhões e ônibus só saem na P7.
          http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/pr

          • Edson Roberto

            Nesse momento, se eu tivesse uma picape diesel iria desejar ter a "poluente". Pode ser um pensamento bem do egoista, mas não gostaria de ficar na mão por falta de postos com esse combustivel (S10), já que mesmo em SP dificilmente se encontra esse combustivel em bairros, somente nos grandes centros e ainda, é bem caro (R$2,50).

  • rcm88

    É isso que dá não investir em trens. Nunca teremos carros pequenos a diesel por causa da gigantesca frota de caminhões que devem ser subsidiados… Além disso tem o lobby a favor do álcool…

    Carros a diesel são muito superiores. Conseguem desempenho igual a carros à gasolina, porém com consumo muito melhor… Além de tudo, tem muito mais torque. A questão de serem turbos não importa. O que importa é que são beeem mais eficientes…

    Eu acho que quem tentar liberar carro a diesel no Brasil, ou popularizar carro elétrico, a petrobras manda matar… kkk

    • thales_sr

      Considerando que a petrobras anda tomando prejuízo ao vender combustível, ter carros elétricos só ajudaria a diminuir esse rombo no caixa da empresa. E ainda ajudaria a fortalecer a pressão por novas usinas, ramo em que a petrobras também está entrando. Então, acho que ela até apoiaria a idéia.

      • Edson Roberto

        Mas a briga de fato são com os usineiros para o alcool.

        Eu tenho um professor que defende esse interesse diretamente (foi até inclusive pauta do meu TCC de MBA) em que nitidamente o fogo maior é sempre relacionado ao alcool. Tudo no nosso País gira em torno de dar beneficios a esse bando. A Petrobrás desde já argumento que não é contra essa nova fonte de combustivel, pois sabe que, além de evitar a importação em excesso, conseguiria lidar com a concorrencia desse novo combustivel. (até porque está envolvida desde já nesse processo).

        Só que em todas as reuniões sempre "faltam" os cabeças para a definição e é por isso que nada sai do papel por momento. Mas já foi uma grande vitória existir carros hibridos sendo vendidos aqui (ainda que sejam bem caros) e logo mais serão os elétricos. Um problema que dessa vez quem vai contra são as empresas que controlam a eletricidade, é o fato de como isso seria gerado, uma vez que, para muitos, o uso seria noturno, mas é notavel que vários serviços profissionais iriam utilizar a eletricidade para abastecimento o dia todo. Considerando uma frota como temos hoje, isso seria um risco. De inicio a adaptação envolveria uma nova rede que sequer terias atualmente beneficios do governo para que isso ocorresse. Ou seja, iria ser um custo direto das concessionarias que como sempre, passariam esse valor ao consumidor final. (na conta de luz)

  • andresluzala

    Enquanto a meia dúzia de ladrões ainda mandarem no nosso Brasil, vamos continuar pagando R$ 3,19 o litro da gasolina e cada vez mais aumentos e mais aumentos neste combustível, pois o Diesel aqui no Brasil não é interessante pq o mesmo é subsidiado pelo governo, aí não dá pra "roubar" muito.

    • thales_sr

      Diesel não é mais subsidiado aqui no Brasil há um bom tempo…

      • Edson Roberto

        Olha, pode até ser…mas o governo quando vem com seus argumentos, sempre lembra que até hoje "dá beneficios" ao combustivel diesel…

  • tonimaroni1

    Amigos, temos 3 razões para o DIESEL não ser liberado para veiculos leves no Brasil que são duras de resolver: 1 o Brasil é importador do produto, ou seja não temos autosuficiencia, 2 Subsidio, ele é tributado em 23% contra 44% da gasolina. 3 Alto teor de enxofre e altamente poluente. Primeiro precisamos ser auto suficientes, depois o governo precisa parar de subsidiar o seu uso (vai encarecer fretes, elevar preços de mercadoria, gerar inflação e talz), e por fim produzir um diesel descente, construindo refinarias e investindo bilhões de reais em detrenimento da exploração do pré-sal. Ou seja esqueças, vai uma decada no minimo se começarmos a resolver esses problemas hoje.

    • Sias

      Chamam de subsídio, mas nao é. O governo deixa de arrecadar, não coloca dinheiro no Diesel para baixar o valor, então não vejo isto como subsídio.

      • jvc

        Jurídica, contabil e economicamente, o governo dar incentivo pecuniário ou retirar impostos é considerado subsídio do mesmo modo…

    • rcm88

      O Diesel não tem mais os mesmos níveis de enxofre de antigamente… Os carros a diesel são menos poluentes e mais eficientes que os carros a gasolina…

      • Edson Roberto

        Tudo isso seria lindo se esse mesmo tipo de diesel (S10) custasse exatamente o mesmo preço do diesel ruim (500ppm), mas ele passou a custar R$0,50 a mais o que é um custo consideravel por litro.

    • Daniel Araujo

      Rapaz o diesel nacional deu um salto de qualidade fantástico, ultrapassando em muito a nossa gasolina! Ha coisa de uns 3 anos atrás ainda tinhamos diesel de 2000ppm de enxofre, hoje já temos até de 10ppm(s10) e aumentou inclusive o índice antidetonante(cetano)… Enquanto nossa alcoolina ainda amarga altos 800ppm de enxofre, fazendo inclusive os motores TSI de origem audi/volkswagem perderem a função de injeção estratificada (o S de TSI vem de stratified).

      • Edson Roberto

        Na verdade, os atuais TSI conseguem lidar e usam a injeção estratificada. Os que não suportavam são os TFSI (Audi A3 e Passat de geração anterior ao atual), que geravam diversos problemas.

        Mas não se engane, a longo prazo (quando esses modelos chegarem aos seus 60000km) a camara de combustão estará carbonizada e ai quem compra deverá dar um trato no motor. E acredite, não será barato. Ou seja, quem ficar usando gasolina comum ou aditivada lá na frente sofrerá as consequencias se continuar com o modelo.

        PS: É um dos motivos que infelizmente ainda não comprei um carro com tal tecnologia, acho inaceitavel pagar o valor pedido por uma gasolina que deveriamos ter como adtivida ao menos (podium).

    • marcio233

      As refinarias nacionais já estão com teores de enxofre no diesel na casa dos 50 ppm, uma diminuição muito significativa nos teores antigos. Tanto o diesel como a gasolina estão passando por um tratamento para baixarem os seus teores de enxofre. Ainda não é 100% do produzido, mas está caminhando para ser quando estas plantas de redução estiverem na capacidade máxima.

  • kohlsgrün

    Pena que estamos no único país do mundo onde não poderemos participar disso.
    Sempre parece que as coisas boas são para os outros e nós vivemos no porão do mundo.
    Tanto lugar para nascer e nascemos aqui Brasil.kkk

    • LeandroLM

      Existem tantos lugares bem piores que aqui camarada, que voce não faz noção..você daria graças a Deus por viver aqui e ter a vida que você tem.

      • kohlsgrün

        Claro que sim, existe lugares muito melhores e também muito piores que não temos nem loção de como é a desgraça.
        Não leve tudo tão a sério, o "kkk" no final da minha frase já significa que falo num tom de deboche.

  • luizcrjr

    mas lembrem-se que a exxomobil é também petroleira. deviamos procurar outras fontes ao invés do combustivel fossil que é finito.

    • rcm88

      O petróleo nunca vai acabar… Primeiro que são descobertas cada dia mais e mais reservas de petróleo e tem muito mais a ser descoberto no fundo dos mares de todo mundo, no ártico, deserto do Saara e até na Amazônia… esses são só alguns exemplos. Segundo que, a longo prazo, a tendência é que os combustíveis fosseis sejam substituídos aos poucos por outras fontes de energia… Por enquanto o consumo continua crescendo, mas um dia começara a declinar…

      • rogerrosato

        Não é mais uma questão de ser finito ou não. Antes do petróleo acabar teremos de deixá-lo. Ter um planeta com 10 bilhões de habitantes (2050) e ainda por cima queimando combustíveis fosseis é simplesmente impraticável… a não ser que queiramos usar Marte como reserva.

        • Edson Roberto

          Ai depende…. se o petroleo é de origem de detrmentos da terra, concorda comigo que a cada dia isso tende a aumentar? Não consigo enxergar ter uma limitação onde nós mesmos geramos bem mais a cada dia.

          Mas entendi seu argmento em relação ao mesmo.

      • luizcrjr

        o ser humano deveria procurar outras fontes e parar de ser dependente principal do petroleo.

      • JPaulo10

        RCM88, o governo do Qatar está investindo pesadamente em outros ramos, porque afirma – com certeza – que o petróleo no OM acabará até 2030.

        • rcm88

          Pode acabar por lá, por ser um país relativamente pequeno, com reservas pequenas e que já são exploradas há muito tempo. Só para ter ideia, o Brasil tem reservas e produção muito maiores que do Omã… A Venezuela se tornou o país com as maiores reservas do mundo a pouco tempo graças a novas descobertas… Colômbia está crescendo como produtor de petróleo, além de diversos outros países que não tinha nenhuma tradição nesse ramo…

          Petróleo não serve só para combustível. Tem 1001 utilidades, como plástico, piche, parafina, pneus e etc…
          Não. Nunca vai acabar. Isso é um mito que foi propagado na virada do século e q se fala cada vez menos como uma realidade.
          Mesma coisa com aquecimento Global. Daqui a aproximadamente 100 anos, o planeta vai começar a esfriar e entrar numa nova era glacial… O aquecimento provocado pelo homem é real, porém temporário… só 'ajudou' a retardar o processo de esfriamento.

          Mas concordo com quem diversifica a economia. A Venezuela, infelizmente, é um exemplo ruim. É um país com economia pouco diversificada… O governo Chavéz tinha como meta diversificar a economia, mas no final fez o contrário. A economia está mais dependente do petróleo do que nunca…

          É aquela história de que quem coloca todos os ovos no mesmo cesto pode ficar sem nada…

        • Edson Roberto

          JPaulo,
          Esse papo também ocorreu lá em 1979…. e olha quanto tempo depois estamos vendo essas noticias se repetirem mesmo com o aumento do consumo do combustivel…

  • rogerrosato

    Pode ser uma boa opção para Europa e Estados Unidos, mas aqui, liberar totalmente o consumo seria um imenso golpe na Petrobrás, que tem de importar o combustível, uma vez que consumimos mais do que produzimos dele. Nossa logística depende massivamente de diesel, logo nossa economia está diretamente atrelada ao preço desse combustível. Se investíssemos mais em ferrovias (principalmente eletrificadas, como na Europa) e hidrovias, provavelmente chegaríamos a autossuficiência de diesel bem mais rápido… mas é um longo caminho.

    • Edson Roberto

      Esse investimento teria de ir contra a reputação da malha viaria de caminhoes. Uma coisa é interligada a outra sendo que, haveria pressão por parte do governo e fabricantes.. mas essa é outra historia…

      Concordo com isso. O problema é deixar isso apenas na mão do estado cuidando como se fosse uma estrada sem manutenção. Depois, passam (como já existe hoje) o controle da linha de ferrovia para alguma empresa privada e passa a taxar por trafegar na mesma (e é caro, acredite).

  • Lord Krauser

    Enquanto isso, carros de passeio a diesel não entra na terra das bananas…

    =/

  • jersaosp

    apostamos na matriz errada… etanol invés de híbridos, elétricos e diesel, e pagaremos por bons logos anos por isso…

    • JPaulo10

      Pagamos hoje. Campos que poderiam render muito em commodities estão hoje tomados pela cana.

  • Pedro_Rocha

    Em todos esses anos nessa indústria vital, é a primeira vez que isso acontecerá.

  • FellipeBarreto

    Enquanto isso continuaremos dependentes da Gasolina e Etanol, produto de "fortuna" para o Governo e outros grandões da elite.

  • Freaky_Boss

    Lembrança do meu tempo de estudante de engenharia mecânica (ítem 01):

    1. o ciclo diesel, na termodinâmica por sí só, é mais eficiente do que o ciclo OTTO (gasolina). Dessa forma o normal é o diesel consumir menos mesmo!

    2. Quando vc refina 1L de petróleo, vc não consegue que todo o produto seja diesel. Dessa forma, a gasolina (ou outro subproduto) também tem que ser gerado na mesma cadeia. Além disso, no Brasil tem subsídio para o diesel, por conta da nossa BURRA "estratégia" de transporte, de levar tudo por caminhão. Assim, tem uma lógica econômica forte para o Brasil não ter carros a diesel. Refém de decisões do passado e também da característica do refino do petróleo em si.

    • thales_sr

      1. Além do ciclo diesel ser mais eficiente, o óleo diesel tem mais energia por massa do que a gasolina.