Significado de nomes e símbolos de marcas: BMW

BMW logo novo

O que significa a sigla BMW?

Qual é o significado do nome e também do símbolo da BMW?

Bem, a sigla BMW é a abreviação de Fábrica de Motores da Baviera (Bayerische Motoren Werke).

Quer saber mais um pouco sobre a BMW? Falamos sobre a sua história abaixo.

História da BMW

A marca BMW foi criada em 7 de março de 1916, na Alemanha, com o objetivo de produzir motores de avião. Seus criadores foram os irmãos Karl Rath e Gustav Otto. Ela tem sede na cidade de Munique, que fica no sul da Alemanha, longe da cidade de Frankfurt e ainda mais longe de Berlim.

O objetivo da BMW de produzir motores de avião teve de ser deixado de lado por causa do Tratado de Versailles, que ditava que a Alemanha ficaria proibida por tempo indeterminado de constituir uma força aérea, por isso não só a BMW, mas todos os fabricantes de aviões ou peças para aviões tiveram que migrar para carros ou motos.

O símbolo da BMW representa uma hélice de avião girando juntamente com o símbolo da Baviera. A própria BMW afirmava isso, mas em descobertas recentes, a BMW alterou a sua versão sendo o azul/branco proveniente de uma antiga bandeira da Baviera.

Em 2020, a marca introduziu a maior mudança do seu logo em sua história de mais de 100 anos. Para se adequar às novas gerações, a montadora decidiu abandonar o fundo preto, deixando o símbolo vazado, e substituindo elementos e letras para o branco. Além disso, o desenho perdeu o efeito 3D.

Essa radical mudança deverá ser introduzida aos poucos nos modelos da marca, mas ela não divulgou quando isso começará.

Antes de a BMW produzir carros e motos, a produção era limitada apenas aos veículos de duas rodas. O primeiro carro a ter o símbolo estampado na carroceria foi feito no ano de 1928. A BMW é hoje na verdade um grupo de empresas, pois detém as marcas BMW, Rolls-Royce e MINI. Anteriormente a BMW chegou a ser dona da marca Land Rover, mas hoje a britânica está nas mãos da Tata.

E hoje a BMW é uma das mais famosas e rentáveis marcas de carros premium do mundo, presente em mais de 140 países. Seu valor de mercado é de mais de 50 bilhões de dólares, e apenas em 2015 a marca vendeu mais de 1.900.000 carros no mundo todo (confira também: Marcas globais de carros com mais seguidores no Instagram), ainda vendendo 330.000 carros da marca MINI e 3.700 carros da marca Rolls-Royce.

Dentre as motos, no mesmo ano, a BMW vendeu mais de 130.000 unidades.

Veja na nossa reportagem sobre o BMW X6, a história de um dos famosos modelos da empresa.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias BMW

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.