Golf 2010: Sportline, GT, Black Edition e MI 2.0, veja detalhes

Golf 2010
Golf 2010

O VW Golf 2010 é um hatch médio desejado por muitos, não à toa, esportividade, confiabilidade e estilo sempre acompanharam o modelo. Nesse texto vamos abordar as versões de 2010 e falar tudo sobre elas.

Trouxemos um relato do Golf de sétima geração, ou Mk7, agora vamos falar do seu antecessor, pelo menos aqui no Brasil, o Golf Mk4.5, na Europa ainda tivemos as gerações Mk5 e Mk6, que não vieram para o Brasil.

A geração Mk4.5 foi baseada na Mk4 (conhecido Golf Sapão), com algumas atualizações e melhorias.

Imagem: Golf Mk5 comercializado na Europa
Imagem: Golf Mk5 comercializado na Europa

Manteve a mesma estrutura do anterior, com a suspensão acertada, bom acabamento, câmbio preciso e suave e motorização robusta.

As alterações foram mais visuais: Faróis, para-choques, lanternas e grades foram as principais modificações estéticas.

Versões

No Golf 2010 tivemos as versões Sportline, GT, Black Edition e MI 2.0, todas com ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de liga e computador de bordo.

Vale lembrar que nesse ano não existiu a versão esportiva GTI, com o famoso motor 1.8 turbo de 193 cv.

Golf 2010
Golf 2010
  • Golf 2010 Sportline (versão mais básica): Vinha somente com o motor 1.6, rodas aro 16”, bancos de couro, opcionalmente podia vir com ABS, Airbag, teto solar, ar-condicionado digital e sensor de chuva.
  • Golf 2010 MI 2.0: Já com motorização 2.0, opção de câmbio automático Tiptronic de 6 marchas, rodas aro 15” e opcionalmente também com ABS, Airbag, teto solar, ar-condicionado digital e sensor de chuva.
  • Golf 2010 GT: Também com propulsor 2.0, ganhava alguns mimos, como soleira e grades com emblema “GT”, rodas aro 16”, máscara negra nos farois e lanternas, era basicamente a versão Sportiline com motor 2.0 e mudanças visuais. Airbags e ABS ainda eram opcionais, assim como nas demais versões.
  • Golf 2010 Black Edition: Com motor 2.0 e câmbio automático Tiptronic, tinha alterações visuais, vendido somente na cor preta, acabamento internos diferenciados, rodas aro 17”, escapamento com saída dupla cromada e emblemas “Black Edition”, vinha com todos opcionais, como ABS, Airbag duplo, CD player com Bluetooth, ar-condicionado digital só não possuía teto solar, sensor de chuva e retrovisor fotocrômico, basicamente, mas eram opcionais.

Motorização

Os motores ofertados no Golf 2010 eram:

1.6 Flex VHT: O motor de código EA111, 1.6 de 8v, 104 cv com álcool e 101 cv quando abastecido com gasolina e torque de 15,6 kgfm no álcool e 15,4 kgfm na gasolina, tem um desempenho aceitável, sempre acompanha câmbio manual de 5 velocidades. Promove aceleração de 0 a 100 km/h em 11,4 s e velocidade máxima de 188 km/h.

2.0 Flex: Código EA113, 2.0 8v, rende 120 cv no álcool e 116 cv na gasolina, com torque de 18,3kgfm no álcool e 17,3 kgfm na gasolina, tem um bom desempenho, é um motor robusto e pode acompanhar câmbio manual de 5 velocidades ou automático de 6 velocidades. Promove aceleração de 0 a 100 km/h em 9,6 s e velocidade máxima de 203 km/h.

Transmissão

O câmbio manual de 5 velocidades MQ200 do Golf 2010 é reconhecido pela robustez, engates suaves e marchas bem escalonadas, não possuí problemas crônicos e tem bom desempenho.

O câmbio automático de 6 velocidades Tiptronic divide opiniões, ele possui alguns relatos de problemas no engate e alguns trancos, no geral é um câmbio robusto, então teste todas as posições do câmbio e se não apresentarem problemas, dá pra confiar.

Consumo

Na versão 1.6 do Golf 2010, o consumo urbano fica na faixa de 7 km/l no álcool e 9 km/l na gasolina, enquanto no uso rodoviário fica em cerca 9 km/l no álcool e 12 km/l na gasolina.

Já nas versões automáticas 2.0 o consumo urbano fica na faixa de 6 km/l no álcool e 8 km/l na gasolina, enquanto no uso rodoviário fica em cerca 7 km/l no álcool e 11 km/l na gasolina, nas versões manuais há ligeira melhora no consumo, ficando próximas das versões 1.6.

Preços

Veja os preços do Golf 2010. Para facilitar a comparação, escolhemos a região de São Paulo -SP e abaixo os preços das versões:

  • Sportline: De R$ 44.000,00 a R$ 50.000,00
  • MI 2.0: De R$ 44.000,00 a R$ 50.000,00
  • MI 2.0 Tiptronic: De R$ 44.000,00 a R$ 50.000,00
  • GT: De R$ 48.000,00 a R$ 53.000,00
  • GT Tiptronic: De R$ 46.000,00 a R$ 51.000,00
  • Black Edition Tiptronic: De R$ 48.000,00 a R$ 53.000,00

Os valores são bem próximos, por exemplo, a versão Black tem preços bem similares à versão GT e a Sportline tem o preço parecido com o MI 2.0, sendo a Sportline mais equipada e a MI com desempenho melhor.

Principais problemas e reclamações do Golf 2010

  • Tuchos: Na versão 1.6, houveram diversos relatos de tuchos batendo, que podem gerar a necessidade de troca deles e inclusive do comando de válvulas, fique atento a esse problema. A melhor forma de identificar é na primeira partida do dia, então uma ideia é pedir para o vendedor deixar o carro frio e você dar a partida quando for avaliar, o barulho é bem alto e se assemelha à uma máquina de costura ligada.
  • Peças plásticas de acabamento: Existem diversos relatos de peças descascando e quebrando, nos puxadores, painel e consoles, olhe cuidadosamente o acabamento do carro.
  • Seguro: Dependendo da sua região e perfil, os valores de seguro para esse carro podem ser exorbitantes, em grande parte devido a ser visado para roubo.
  • Câmbio automático: A versão Tiptronic tem alguns relatos de problema no acionamento e trocas de marcha.

 Ficha técnica

Motorização 1.6 2.0
Combustível Álcool Gasolina Álcool Gasolina
Potência (cv) 104 101 120 116
Torque (kgf.m) 15,6 15,4 18,3 17,3
Velocidade Máxima (km/h) 188 203
Tempo 0-100 (s) 11,4 9,6
Consumo cidade (km/l) 7 9 6 8
Consumo estrada (km/l) 9 12 7 11
Injeção Multiponto indireta Multiponto indireta
Câmbio Manual de 5 velocidades Manual de 5 velocidades ou automática de 6 velocidades
Tração Dianteira Dianteira
Direção Hidráulica Hidráulica
Suspensão dianteira Suspensão tipo McPherson Suspensão tipo McPherson
Suspensão traseira Suspensão tipo eixo de torção Suspensão tipo eixo de torção
Freios Disco ventilado e sólido(traseira) Disco ventilado e sólido(traseira)
Peso (kg) 1173 1212
Capacidade tanque (l) 55 55

Conclusão

O Golf é uma boa escolha de hatch médio, possui mecânica confiável e poucos problemas crônicos, porém com custo um pouco elevado e o seguro pode ser impeditivo, pode valer a pena olhar para os concorrentes Hyundai i30 e Ford Focus.

Eles apresentam desempenho até superior e custo de similar, igualmente (ou mais) completos. De qualquer forma, certamente o Golf vai te fazer feliz se pegar um exemplar em bom estado.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.