Honda Sedãs

Avaliação completa do Honda City DX

honda-city-dx-avaliacao-completa-auto-press-1 Avaliação completa do Honda City DX

A vida do Honda City estava tranquila em 2011. O modelo continuava o seu bom desempenho no mercado brasileiro alavancado pela introdução da versão de entrada DX, em agosto do ano passado. Mas o tsunami que atingiu o território japonês em março fez essa história mudar drasticamente. A princípio, a marca nipônica disse que o mercado brasileiro não seria afetado pelo desastre natural.



Entretanto, em maio, a Honda demitiu 400 funcionários de sua fábrica em Sumaré, no estado de São Paulo, e diminuiu a produção nacional alegando falta de peças provenientes de seus fornecedores. E, dentro da gama da fabricante, quem “pagou o pato” foi o City. O sedã compacto caiu de uma média de 2.700 unidades mensais para 1.700 – um decréscimo de 37%. Foi o carro da Honda que mais perdeu vendas com a crise.

Mesmo assim, apesar das adversidades, o City continua na frente do seu principal rival no acumulado do ano. Enquanto o Honda já conta com 17 mil exemplares vendidos, o Kia Cerato beira as 16 mil unidades. Entretanto, desde maio o sedã sul-coreano vence a disputa mensal com o carro japonês. Ainda na mesmo segmento, Volkswagen Polo sedã e Fiat Linea ficam distantes, ambos com uma média de pouco mais de mil carros comercializados por mês.

honda-city-dx-avaliacao-completa-auto-press-2 Avaliação completa do Honda City DX

A queda na comercialização do City foi expressiva, mas quem puxa as vendas continua sendo a versão DX. O modelo de entrada responde por 60% do mix de vendas do City e cumpre a proposta de ser a opção mais em conta dentre os sedãs da Honda. Vendido por R$ 53.620, ele vem com ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, trio elétrico e airbag duplo. Portanto, em relação à configuração intermediária LX, o City DX perde o rádio/CD/MP3 integrado ao painel e as bandejas sob o banco traseiro e fica R$ 2 mil mais barato.

De resto, a linha 2012 do sedã está igual à do ano passado. O visual se mantém inalterado, com os seus faróis angulados e grade pronunciada. O perfil não conta com grandes surpresas. Apenas um vinco forte na altura das maçanetas dá um aspecto mais encorpado para o sedã. A traseira é “altinha” e as lanternas com formato poligonal se encaixam bem no desenho do modelo.

honda-city-dx-avaliacao-completa-auto-press-3 Avaliação completa do Honda City DX

Na parte mecânica, o City continua com o mesmo conjunto desde o seu lançamento no Brasil, em 2009. Portanto, está lá o motor 1.5 16V com comando simples no cabeçote e abertura variável das válvulas. Com etanol no tanque, ele desenvolve 116 cv de potência a 6 mil rpm e 14,8 kgfm de torque a 4.800 rotações. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automática também com cinco velocidades – o que adiciona R$ 3.800 ao preço final.

honda-city-dx-avaliacao-completa-auto-press-4 Avaliação completa do Honda City DX

Ponto a ponto

Desempenho – Mesmo não tendo um motor muito grande – 1.5 litro –, o City tem um desempenho aceitável. O sistema i-Vtec, com abertura variável das válvulas, permite que ele desenvolva uma boa potência, de 116 cv. Com isso, o City se mostra um carro bem adaptado para o uso na cidade. As acelerações e retomadas ficam dentro do normal – o zero a 100 km/h é feito em pouco menos de 11 segundos. O câmbio automático de cinco marchas mostra um bom entrosamento com o motor, fazendo as trocas nas horas certas e com poucos solavancos. Nota 8.

Estabilidade – A Honda optou por um acerto mais rígido na suspensão de seu sedã compacto. Com isso, o City se comporta bem nas curvas, com pouca tendência de rolar. O lado negativo fica por conta da direção elétrica. Ela se mostra precisa em baixas velocidades, mas em altas ela fica muito leve, deixando o volante meio “bobo”. Nada, no entanto, que comprometa muito a segurança dos ocupantes. Nota 7.

Interatividade – A versão DX se mostra apenas correta neste aspecto. O painel de instrumentos é de boa visualização e os comandos são intuitivos. O ponto negativo fica para a transmissão automática, que não conta com opção de trocas manuais – apenas de limitar até a terceira, segunda ou primeira marcha. À noite, o City também peca por não ter iluminação nos comandos dos vidros elétricos. Nota 6.

honda-city-dx-avaliacao-completa-auto-press-5 Avaliação completa do Honda City DX

Consumo – De acordo com o Inmetro, o Honda City DX tem um consumo de 8 km/l com etanol em uso misto. Nota 7.

Conforto – Um dos bons atributos do City. A direção leve deixa a tarefa de manobrar o carro muito mais fácil, sendo possível virar o volante apenas com os dedos. A suspensão é bem calibrada. Apesar de ter acerto rígido e não ter nenhum grande arroubo tecnológico – McPherson na frente e eixo de torção atrás –, ela consegue absorver com eficiência as imperfeições das ruas. Nota 8.

Tecnologia – É um carro relativamente novo, tanto no mercado nacional – onde foi lançado em 2009 –, quanto no exterior, apresentado no ano anterior. Ele conta com um trem de força moderno, com destaque para o motor com comando variável de válvulas. Nota 7.

Habitabilidade – É um aspecto que o City se dá bem. O espaço interno é bom, também para os ocupantes dos bancos traseiros, graças ao bom entre-eixos de 2,55 metros. O porta-malas é outro destaque. Ele conta com 506 litros – é o maior bagageiro dos sedãs da Honda disponíveis no Brasil. A ergonomia é boa para o motorista, mas o apoio do pé poderia ser maior, principalmente para um carro que conta com transmissão automática. Nota 8.

Acabamento – É um dos pontos baixos do City. Com preços partindo de R$ 57.500 para a versão automática, é um carro que merecia ter um acabamento mais caprichado. O interior é todo revestido de plásticos rígidos e os revestimentos internos do porta-malas são bastante toscos. Na versão DX, os bancos são de tecido. Nota 5.

Design – Mesmo com algum tempo de mercado brasileiro, é um visual que agrada aos olhos. O desenho moderno da dianteira, com os faróis angulados e a grade com três frisos se destaca e ajuda a dar uma ideia de requinte para o compacto. Não é um arroubo de design, mas fica longe de fazer feio. Nota 7.

Custo/Benefício – A Honda cobra R$ 53.620 pelo City na configuração DX com câmbio automático. Isso o deixa na média de rivais como Kia Cerato, por R$ 53.400, Volkswagen Polo sedã Comfortline 2.0, que sai de R$ 57.330 e Fiat Linea Essence, que parte de R$ 56.700 – todos com uma lista de equipamentos semelhante. O preço de R$ 3.880 para o câmbio automático também está na média da concorrência. Nota 7.

Total – O Honda City DX automático somou 70 pontos em 100 possíveis.

honda-city-dx-avaliacao-completa-auto-press-6 Avaliação completa do Honda City DX

Impressões ao dirigir – Além do primeiro olhar

Olhando de fora, o Honda City até consegue transmistir uma ideia de requinte. Mas só para quem está do lado de fora. O visual moderno é bastante atual e agrada bastante. Mas, na parte interna do carro, a Honda usa materiais pouco nobres para um carro que supera os R$ 50 mil – e que pode passar os R$ 70 mil na configuração mais completa. Os plásticos são todos rígidos e passam uma impressão de falta de esmero – lembra o acabamento de carros de segmentos mais baratos.

O espaço, no entanto, é bom. Tanto os ocupantes dos bancos dianteiros como dos traseiros se acomodam sem maiores problemas. Mesmo um quinto ocupante pode viajar de maneira confortável. O apelo para as famílias do City também fica claro na hora de abrir o porta-malas. Com 506 litros, ele é o maior que a Honda oferece entre seus sedãs.

honda-city-dx-avaliacao-completa-auto-press-7 Avaliação completa do Honda City DX

Na hora de se movimentar, o City se mostra um carro adequado para a cidade. O motor 1.5 com comando variável de válvulas é valente e move o compacto com boa agilidade. As acelerações e as retomadas são feitas com competência. Ponto também para a transmissão automática de cinco marchas. Ela é bem entrosada com o propulsor e muito bem escalonada. As trocas são feitas rapidamente, sem passar muitos trancos para os ocupantes.

A suspensão é outro ponto que agrada no compacto da marca japonesa. Com acerto mais duro, ela deixa o carro bastante esperto em curvas. Com isso, mesmo em curvas mais acentuadas, a carroceria pouco rola e o carro quase não tende a desgarrar. Nas retas, a direção elétrica muito leve acaba comprometendo a precisão, mas não chega a afetar a segurança.

honda-city-dx-avaliacao-completa-auto-press-8 Avaliação completa do Honda City DX

honda-city-dx-avaliacao-completa-auto-press-9 Avaliação completa do Honda City DX

Ficha técnica – Honda City DX 1.5 16V i-VTEC

Motor: Etanol e gasolina, transversal, 1.496 cm³, quatro cilindros em linha, 16 válvulas e comando simples no cabeçote e comando variável de válvulas. Injeção eletrônica a multiponto sequencial e acelerador eletrônico.

Transmissão: Automática com cinco marchas à frente e uma a ré. Não oferece controle de tração.

Potência: 115 cv com gasolina e 116 cv com etanol a 6 mil rpm.

Torque: 14,8 kgfm com gasolina e etanol a 4.800 rpm.

Diâmetro e curso: 73 mm x 89,4 mm. Taxa de compressão: 10,4:1.

Freios: Dianteiros e traseiros a discos sólidos. Não oferece ABS na versão.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Traseira por eixo de torção, com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Não oferece controle de estabilidade.

Carroceria: Sedã em monobloco quatro portas com 4,40 metros de comprimento, 1,69 metro de largura, 1,48 metro de altura e 2,55 metros de entre-eixos. Oferece duplo airbag frontal de série.

Peso: 1.137 kg.

Porta-malas: 506 litros.

Tanque: 42 litros.

Lançamento mundial: 2008

Lançamento no Brasil: 2009

Produção: Sumaré, São Paulo.

honda-city-dx-avaliacao-completa-auto-press-10 Avaliação completa do Honda City DX

Por Auto Press

4.0

  • jersaosp

    Até hoje não entendi qual é a desse carro pelo porte e pelo preço que se pedem nele… as coisas não batem porte x preço….

    • Se chama Honda. hehehe. Mas hoje em dia sou mais o Sentra ou Cerato. Quero só ver a dona JAC lançar o J5 e ver o que acontece. Entrei nele, e é mega lixoso…….. só quero ver o preço que vão fazer. Vindo do Sergio Habib vai ser bem carinho e vai virar um mega mico.

      • Victor Motter

        voce entrou no J5 ou no sentra / cerato??

        • No texto eu me refiro ao J5. O J5 tem os bancos meio baixo, interior super feio, detalhes e acabamento de péssimo gosto, motor fraqinho fraquinho. Até o Linea que eu considero um aperto só (como o New Fiesta) acho melhor que o J5 , mesmo a JAC tendo bem mais espaço, inclusive pra pessoas de tras. Esse J5 se lançar tem que ser por R$44mil pra brigar com Tiida Sedan, Astra Sedan, Polo Sedan, e olhe lá. Muito ruim mesmooo. Agora o J6 (entrei nele tambem) é muitooo bom,

      • clock31

        Meu pai tem um City e sempre achei loucura o que pagam por esse carro.
        Quando meu pai me apareceu com um, ja logo pensei… xiii… bom é meu Pai ele ta animado não vou falar nada pra não desanima-lo.

        Agora comecei a ficar com o carro, que tem 6 meses…

        Vou te falar que quanto mais dirijo mais entendo porque vende..
        O carro é muito bem acertado…
        Isolamento acústico, estabilidade, o carro nem treme NADA com 15.000km, o motor anda mais que muitos, MUITOS, 1.6, a direção é muito boa, o acabmento achei excelente (LX)…

        Dirijo um Cerato do meu amigo também que tem os mesmos 15.000km
        É mais bonito por dentro, vem com mais itens… mas perde pro City sim em conjunto…

        Quando ligamos o City realmente não da pra saber que o carro está ligado.

        Bom, eu ainda assim provavlemente iria de Cerato… mas acho que quem critica o City deveria gastar um tempo dirigindo…

        Segue a lista dos 1.6 que andam menos que o City:
        – Fiesta 1.6 2009 (Meu Carro)
        – Sandero 1.6 2011 (meu irmão)
        – Sandero Stepway (não ta amaciado, mas sei não se se solta muito mais)
        – Xsara Picasso
        – Focus 2009

        O Voyage e o Cerato acho que empatam.
        O City é mais economico, tem feito 11/12 cidade e 14/16 estrada (Gasolina)

        Enfim.. eu Não pagaria NUNCA 55k nesse carro.. mas entendo porque vende.

        Abs

        • Interessante. Mas tudo isso que voce falou do desempenho, a grande maioria dos compradores do City vão saber só depois de ter comprado. Já que na minha opnião eles compraram por ser um Honda, e nada mais que isso. Claro, ainda lembrando os puxa-saquismos da Quatro Patas, e a manutenção baratinha da Honda.

        • pablo

          Importante: qual Focus? Se for o 1.6 não anda mesmo. Aliás, não deveria existir Focus 1.6 já que é um carro de 1300kg.

        • Giovanni.

          Bem realmente tava pensando aqui sobre o que voce falou do City, para min pessoalmente o carro foi uma decepção : Em termos de estabilidade (após os 120 , sem falar de algumas curvas em que ele nao transmite segurança) e consumo ( com cambio automático ); Existem alguns pontos que voce ressaltou que sao realmente excelentes como o isolamento, acabamento mediano , anda relativamente bem pra um 1.5(muito embora o meu tenha vindo com um bônus Honda – uma suave batidinha de válvula). Mais se tem uma coisa que realmente me irrita é o fato dele ser bem rígido em comparação ao antecessor (um civic 2008) e milhas distante do meu xodó (corolla 2003), muito por conta do eixo de torçao as ruas tem um toque suave brasileirissimo.

          Ao pensar no meu city, passo o tempo imaginando quando trocar, acredito também que pelo conjunto se cobra muito caro por menos carro – quem diria o nosso famoso pós venda açogueiro; Entendo porque vende bastante – por ser da honda (nao que isso signifique muito) – e representou um tiro no pé do civic, vale a reflexão

          Abraços ;)

    • tonyecs

      Simples… brasileiro adora pagar pelo "status", mesmo com um carro cheio de plástico no painel, cujo preço justo deveria começar na faixa dos R$ 40 mil, assim como o new fiesta. Mas como estamos no Brasil…

    • W_Santos

      Jersao, esse carro tem um dos piores custo/beneficio da categoria. É ridiculo esse interior para um carro que pode chegar a 60ks. É um sedã compacto, vendido a preço de carro médio, sem comentários. Mas por aqui é assim, é banana comendo macaco, veja a Jac o que vem fazendo, e o povo bate palma, pois passa na tv e tem celebridade dizendo que é bom….

      O emblema da Honda custa uns 15ks desse carro, to fora.

      • rodrigorsr

        diria pior custo benefício do mercado.

    • Filipe_GTS

      Porte X Preço, que que isso tem a ver, carro não se vende por metro

      • jersaosp

        Não por conteúdo coisa que ele não tem! Se vc não entendeu a analogia, foi que ele custa o mesmo que sedas médios maiores que ele! E quanto maior o carro maior tem que ser o motor, o espaço… etc… logo um carro maior é mais caro!!

    • bandaxadibar

      Não troco meu Linea que tem o dobro de opcionais…..

    • _biolog_

      Eu entendo: fazem carros pequenos no conjunto mecanico parecerem médios. Hoje qualquer compacto é maior que um Santana ou Monza, por exemplo, que eram os médios (alguns dizam grandes… velhos tempos!) lá fora.

      O resultado são carros com bastante volume em altura e comprimento, mas estreitos e usando rodinhas pequenas e desproporcionais para o conjunto.

      Ao menos nisso a Fiat não fez feio com o Linea, pois de fato ele "passa" por médio por fora. Mecanicamente e internamente o papo até é outro (não tem a qualidade de construção do Focus, i30, Corolla, Civic, e até Bravo, pra ficar em casa), mas ao menos não fica parecendo que você está num carro indiano como é o caso do Cerato mais simples e City.

  • Motor 1.5… sem rádio… sem ABS… sem EBD… sem ESP… apenas dois airbags… sem bancos de couro…

    Como esse carro ainda vende tanto?

    • Giorgio

      Tem um H na grade.

      • JHerzévRN

        Se tivesse um H torto venderia muito mais, não é mesmo??

        • Guuvalenca

          Porque assim ele seria melhor do que jaguar, segundo a JD Power.

      • vini_B

        queria ver se fosse um chinês pelado se venderia assim.

        • Victor Motter

          nao iria vender por que iriam dizer .. "ah mais é chines"

      • tonyecs

        Brasileiro é mesmo um povo muito idiota, metido e burro… adora pagar pelo "status", mesmo com um carro cheio de plástico no painel, cujo preço justo deveria começar na faixa dos R$ 40 mil, assim como o new fiesta. Mas como estamos no Brasil…

        • bandaxadibar

          Não generalizaria com a sua frase "Brasileiro é mesmo um povo muito idiota, metido e burro"….não são todos que correspondem a esta sua colocação. O que acontece em nosso pais é que se pelo menos 50% das pessoas que compram carro, ao menos lessem este blog ou revistas, não iriam atráz do que os outros pensam ou o que os vendedores vem empurrando. Lembre-se, quem faz o mercado é o consumidor, portanto o que indica nos indicadores de vendas já nos diz que o povo brasileiro "PODE" comprar modelos 0km, porém baratos…..se ao menos o nosso governo investisse em tecnologia e desoneração da folha de pagamentos, teríamos os pacotes básicos contendo Airbag, ABS e outros itens de segurança. Eu corrigiria a sua frase dizendo "A politicagem que tranca o desenvolvimento do Brasil, retarda também a melhoria na industria automotiva nacional…

          • tonyecs

            Claro que não são todos, mas infelizemente a grande maioria é alienada e agora, com o crédito cada vez mais fácil, acabam comprando sem pensar, por impulso e, na grande maioria da vezes, para se exibir, sim, para o vizinho. Se pelo menos 50% da população lessem não somente esse blog, mas também lessem jornais, revistas e se preocupasse mais com a educação em primeiro lugar, muita coisa seria diferente hoje, inclusive o nível de exigência. O que fazem aqui com nós, brasileiros, não é culpa só do governo, mas de nós todos também. Os que têm essa percepção, infelizmente são a imensa maioria.

        • andre

          comparar honda com ford kkkkkkkkkk acabou a discussão do forum

    • bittcorp

      Além disso, o interior do DX é horroroso.

      • vini_B

        todos os Hondas tem interiores mt bonitos e futuristas além de mt funcionais, o interior desse city dx pode ser até simples mais ainda ta bonito.

        • bittcorp

          Minha opinião é diferente da sua… acho o interior do DX horrível.

          • vini_B

            é eu acho o interior dele bonito, mais o interior do New fiesta e do Sonic é mais bonito ainda.

          • Mjscaruaru

            entra num celta, pra tu vê.

            • pablo

              Celta é carroça, não carro. Fora que custa a metade.

              • Mjscaruaru

                rs, pois é, como sempre andei de carro popular, quando vi o city do meu colega não achei esse nível tão ruim do qual o povo fala, só acho feio esse tampão, poderiam colocar um porta treco e uma tampinha pequena para um rádio normal.

                • pablo

                  É um carro de 56k. Se custasse 35k~40k tudo bem, seria ótimo, mas por esse preço pelo menos som e ABS tinha que ter. Além de um painel central um pouco mais bem acabado.

                  • bandaxadibar

                    O Linea mais barato tem ABS, AIRBAG, SOM e custa a mesma coisa…

        • MeekeeB

          De funcional esse interior só com botões tapa buraco não tem nada heim…

          • vini_B

            ñ estou falando da versão DX, e ñ é só do City e sim de todos os hondas, leia direito antes de escrever errado.

            • MeekeeB

              Ué, eu comentei sobre o carro da matéria, CITY DX, e você complementou assim:

              "o interior desse city dx pode ser até simples mais ainda ta bonito. "

              Escreva direito para não ser mal interpretado!

              • vini_B

                eu disse q o interior dele é bonito ñ disse ''funcional''. ;]
                entendeu agora, por isso q eu disse pra vc ler direito pq eu só ditei q o interior dele é bonito e apenas isso.
                ahh e desculpa ae q eu disse pra vc ler direito.

    • Wikle

      Honda pegou fama de "inquebrável". E as seguradoras concordam. O seguro do meu Polo 1.6 2006 está no mesmo valor de um City 0 Km. Ponto para a Honda, que mesmo a esse preço tem fila de espera, por que ela iria reduzir os preços?

      • Leandro1978

        Exatamente, se vende o que vende mesmo sendo tão caro, por que vão abaixar o preço? No caso dele, me parece que a oferta/demanda está estabilizada, o que mantém os preços. Certamente se a demanda caísse, os preços também sofreriam redução. Parece que é isto que o pessoal daqui não entende. Enquanto tiver demanda, podem espernear, ficar revoltados, xingarem, mas os preços não mudarão. E isto vale não só para o City, como para qualquer carro nacional. E há vários exemplos de que o mercado ainda vai demorar para mudar, por exemplo, o Sonata custando R$ 25.000 a mais que os concorrentes diretos, o QQ com ágio de R$ 2.000 (o que para ele significa quase 10%), o próprio City custando, pelo menos, R$ 10.000 a mais do que deveria…Enquanto tiver consumidor aceitando e banco bancando os empréstimos, o carro no Brasil continuará a ser caro.
        Quanto ao City, é um bom carro, mas, como já citei, na minha opinião deveria custar uns R$ 10.000 a menos. Assim como seus concorrentes verdadeiros como Polo sedan, Linea e New fiesta. Fora que esta versão DX nem deveria existir (tiraram rádio e bandeja para diminuir R$ 2.000), mas se é a que mais vende…

        • Carlos

          com R$ 2.000,00 eu coloco coisa melhor. Quisera eu ter a opção de tirar R$ 2.000,00 de todos os carros que tivessem som e bandeja.rs.

    • tiards

      É um bom carro, mas deveria custar bem menos, como todos os carros no braçil.

    • Evil_Kelevra

      E o Sentra 2.0 143cv com câmbio 6 marchas, ABS, EBD, Ar, Piloto automático, direção elétrica, Air Bag Duplo, CD Player MP3 com entrada aux MP3/Ipod POR R$49900,00 !!!!!!!!!:o:o

      Onde alguém compra um City ao invés de um Sentra??!!

      Meu Deus , será que brasileiro tem cérebro?!??!?!?!?:@:@

      • tiards

        Olha eu sou apaixonado pelo Sentra, aqui mesmo na região mais próxima não possui autorizada Nissan, ai o bicho pega….

  • MarcosMV

    Tem louco pra tudo.

    • artur_b_s

      Tem trouxa e desinformado pra tudo, né ? Acho que o único pais que um City custa mais que um Sentra é o Brasil, ridículo isso, junto com Sonata e os Pseudo-Off roads são os maiores "diplomas de trouxa" do mercado.

      Me deslculpem se pareci grosseiro, mas é que fico put# em saber como esses carros vendem tanto, não entendo. Vai ver é o Pseudo-status…

      • ccoala

        Ué, então compre um Sentra e seja feliz!

  • taargiles

    O Cerato está um degrau acima desse civic do 3º mundo.

    • Wikle

      Cerato não teve adaptação ao piso nacional. Com 1 ano de uso tanto o Cerato quanto o Soul começam a fazer muito (eu disse MUITO) barulho de suspensão.

    • Armando_Perez

      Sinceramente, a única coisa do cerato que se pode comparar com esse derivado de FIT, é o motor 1.6
      mas ele não é da mesma categoria do city, e um monte de gente insiste em comparar..

  • guiboracini2

    Total – O Honda City DX automático somou -3 pontos em 100 possíveis.

  • MM_

    Olha o nivel do painel desse carro. O que mais tem são tampas de botões e equipamentos ausentes. Sério, não pagaria mais do que 40 mil nesse carro

    • xps1530

      aqui brasil o burro so quero H .H tordo toyota ….foda

    • Vitão

      Minha dúvida é, se esse carro compartilha da mesma plataforma do FIT, então pq o painel dele é tão pobre…..

      Podia ser a mesma do FIT…..

  • Muita coragem desse povo comprar um carro nesse valor, é sem nada praticamente.
    Mais o lado bom e que esse carro foi o 1° lançamento que acompanhei aqui no NA,
    Me lembro como se fosse ontem, o povo indignado com o preço dele.
    Vi que hoje nada mudou.

  • JHerzévRN

    Ótimo carrinho mas deveria custar menos que isso, afinal ele é inferior ao Fit em tudo. Mas se for levar em consideração o segmento não está tão distante assim não, essa versão DX custa nas concessionárias 50k. O som não faz falta, com um valor muito menos se compra um aparelho muito melhor do que o original da Honda. O que fica devendo mesmo é o ABS, mas o Cerato de entrada também não vem com ABS e não vejo ninguém reclamando por aqui. O acabamento não é ruim, como foi dito na matéria, é apenas simples e sem luxos, como o do concorrente da Kia, que não é nenhum expoente em conforto a bordo. Mas é inferior ao do Fit na qualidade dos plásticos, que no hatch possuem uma textura muito mais agradável. Fica na mesma média de Cerato, apesar de o Kia ser um pouco mais espaçoso internamente e Linea(tão apertado quanto o City) mas é superior ao Polo Sedan. Quem anda achando um Cerato muito melhor que o City e que os outros certamente nunca dirigiu um da versão básica.
    Com já disse, deveria custar menos que o Fit, como acontece no resto do mundo, mas como no Brasil ter sedã é ter status, acabou ficando mais caro.

  • davi_auto

    Muito melhor um Cerato do que isso, tanto pelo design e também pelo custo x benefício. Se pelo menos fosse mais barato…

    Maldita Honda!

  • silasrana

    eu acho as versões DX, da honda, uma tremenda piada de mal gosto! O pior é que muita gente cai nela!
    .
    Mais uma vez digo, ninguém compra um City. A galera compra o Honda. Vende-se a marca, o carro vem de brinde.
    .
    São sim ótimos carros, tem uma mecânica excelente, porém, não chegam perto de custar o que valem (assim como n outros carros do marcado, mas algumas, como está, são mais evidentes.)

  • o_unico

    Carro pé de boi por esse preço…

  • AllekCorreia

    Nossa cara, nem rádio ele tem….
    É um pelado caro esse….

  • PauloFavaro

    Bom, só compra quem quer. Coloquei abaixo, duas opções superiores em divesos aspectos e na mesma faixa de preço. Quem acompanha um pouco outros mercados sabe que tanto Sentra como Cerato (Forte em alguns países) concorrem com carros como Civic, Corolla e Jetta. Embora eu ache o City um carro interessante também acho que não deveria custar mais de 45K, mas aí é o que eu acho.

    NISSAN SENTRA 2.0 16V FLEX 4P MANUAL 2011/2012: R$ 49.990,00 – Air Bag Duplo, Alarme, Ar condicionado, Ar quente, Banco do motorista com ajuste de altura, CD e MP3 Player, Computador de bordo, Controle automático de velocidade, Desembaçador traseiro, Direção hidráulica, Encosto de cabeça traseiro, Freio ABS, Rádio, Rádio e CD Player, Retrovisores elétricos, Travas elétricas, Vidros elétricos, Volante com regulagem de altura. Fonte: http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/novos

    KIA CERATO 1.6 E.221 SEDAN 16V GASOLINA 4P MANUAL 2011/2012: R$ 49.370,00 – Air Bag, Alarme, Ar condicionado, Ar quente, CD e MP3 Player, Computador de bordo, Direção hidráulica, Rádio e CD Player, Retrovisores elétricos, Rodas de liga leve, Travas elétricas, Vidros elétricos, Volante com regulagem de altura. Fonte: http://www.webmotors.com.br/webmotors/carro/novos

    Como disse anteriormente, só compra quem quer. O consumidor tem o dever e o poder da escolha.

    • Mora17

      FATO! Sentra é muito mais carro que o City e custa menos…

      sem sacanagem.. mas ao ver a foto do interior desse City Dx pensei que um voyage confortiline é muito mais negocio rs… ( o tbm caro new fiesta tem tbm muitoo mais qualidade!

  • MeekeeB

    Rapaz, que interior capado… até um Uno tem mais recursos… Cerato só compete em preço, porém em porte ele é maior que um City! Só o entre-eixos é 6 cm maior que o City.

  • isparkis

    Espaço interno bom? Até para motoristas mais baixos, depois de sentar no carro não sobra muito espaço pra cabeça. Para quem é mais alto, é puro sofrimento entrar no carro…

  • HandreiP

    esse carro eu acho feio demais e alem de feio é caro! Totalmente fora da casinha esse carro.

    • marcio233

      Bota a casinha Yogi!!!!

  • Macbook10

    Novamente, a compra mais burra do mercado..
    Sentra com todos os opcionais do City e motor bem mais potente por 50 mil..e muito mais carro..
    Novamente, soh compra quem eh burrooo!!

    • TopEngine

      e não falta burro no Brasil né meu caro..

    • Wikle

      É que o Sentra está perdendo em vendas até para o Tiida, e teve um rebaixamento de preços (cerca de R$ 5.000). Essa redução de preços pode até ser prenúncio de interrupção da importação oficial. Mas mesmo assim, seu ponto de vista está correto: Sentra é mais carro, e a preços de mercado é mais negócio.

      • Mjscaruaru

        Se o sentra fosse um bom negócio venderia muito, tem alguma coisa errado com o carro.

        • Wikle

          De errado o Sentra tem somente o seu design e a suspensão muito dura. De resto, nunca ouvi alguma reclamação de amigos que tem o carro.

        • pessimista2011

          Vou dar um exemplo contrário: se o Gol fosse mau negócio venderia pouco, então tem alguma coisa certa com o carro. Você concorda? Eu não…

          • mjprio

            Gol vende por alguns motivos:
            1) Frotistas; e
            2) O mesmo dilema do City, o pessoal compra porque é Volks. Então anda com um carro de volante torto(G4) repleto de plasticos, versão básica que deveria ser chamada de depenada, motor que pede arrego com 15 mil KM, etc, mas adora se amostrar pro vizinho "COMPREI UM VOLKS. DAS AUTO!!!!"

            • Castle_Bravo

              Motor que pede arrego com 15 mil? se isso fosse verdade nenhum frotista ou taxista compraria!

              Fale o que quiser dos VWs mas os motores são duráveis sim, vendi meu Gol GIII com mais de 80 mil quilômetros as únicas coisas que troquei nele em todo este tempo foi a correia dentada e o filtro de ar, respeitando apenas as trocas de óleo, e o motor estava como novo.

              Velas, filtro de gasolina, cabos… tudo original, nem limpeza de bicos precisei fazer.

              • pablo

                O Motor do mk3 (G5) é diferente do mk2 (G2, G3 e G4).

                • mjprio

                  CORRETO!!!!

              • mjprio

                Castle bravo, seu gol G3, se não era 1.0 , tinha motor AP, este sim era durável. Agora os EA-111, você viu o que aconteceu!!!! E não sei onde você mora, mas aqui no Rio depois do Santana, a VW não emplacou mais carro nenhum. Aqui imperam os Corsa Sedan, Meriva , Siena, e alguns logan. O linea dado o preço , tambem está dando as caras. O 1.0 tanto 8 quanto 16 era o EA111. que na versão 16v tinha um cabeçote adaptado da AUDI, e deu muita dor de cabeça a seus proprietários!!!! cuidado EA 111 , não é AP. EA 113, é o motor AP 2000 com cabeçote de fluxo cruzado, usado nos Golf IV, Bora, Jetta , polo, etc..

        • Não, tem alguma coisa de errada é com a mentalidade do brasileiro: "ah, não é Toyota nem Honda".
          Acho que você não conhece um dos maiores males do brasileiro: a desinformação.

  • Dcyno

    A Honda ta festejando até hoje, só aqui no Brasil encontra otários pra pagar esse preço nessa coisa.

  • Tiago_Beneditto

    Esse carro é sem graça, Cerato da dez a zero nele.

  • GuilhermeTucson

    Não sei porque mais não vou com a cara desse carrinho, ele pode até dar o tal de "status" que o brasileiro adora, mais ele é muito sem sal, entre um desse top e um civic mais em conta não teria duvidas!

  • MajorAutomotivo

    Senti vergonha alheia.
    Vergonha pela montadora, que teve coragem de produzir um carro com um quadro negro no painel.
    Vergonha pelo consumidor, que aceita pagar um alto preço por esse "pé-de-boi".
    E tem gente que ainda acha o Logan um carro feio e caro.

  • Mjscaruaru

    O Sentra por 50k é muito bom, o problema é o retrovisor de 800 paus cada.

    • Mora17

      então.. mas esse mito do retrovisor com preço estrelar tbm já passou…

      vc paga na media 300 reais no retrovior ( mais pintura )

      e não tem mais o problema principal dos modelos pré 2010 que eram fixos… diminuindo assim o risco de uma quebra…

      pode pegar uma lista de peças e serviços que quiser e verá que o sentra num tem manutenção mais cara que city, nem new fiesta…

      é muitooooo mais carro , mas num tem um mkt agressivo para manipular a cabeça dos novos ricos procurando como se portar na sociedade que estão conhecendo…

  • Mak73

    Os carros da Honda fabricados aqui no Brasil tem o motor e câmbio importado do Japão,até ai tudo bem.
    Mas acontece que o dólar vem abaixando a cada mês e muita gente está comprando carros importados,até o governo está estudando a redução do IPI somente para as montadoras para poderem competir com os preços dos carros importados,até ai tudo bem.
    Para provar como essa Honda e as demais montadoras que importam peças de outros países são FDP,o dólar abaixo mas não reduzem os preços de seu carros!!!
    Mas quando o dólar dá um salto logo aumentam os preços dos seus carros dizendo…Ah o dólar tá alto,por isso os preços dos carros também tem que aumentar,pois muitas peças são importadas.
    No caso do combustível também é a mesma coisa,a safra da cana de açucar foi ruim os preços do alcool vai nas alturas.
    Mas quando tem super safra,não mudam em nada os preços,são dos uns FDP mesmo.

    • Smattana

      Resumindo, somos otários!

    • bittcorp

      A Honda produz mototes em Sumaré…

      • Mak73

        A maior parte do motor é fabricado e montado no Japão depois é trazido para o Brasil para colocar o cabeçote que é fabricado aqui.
        Informação confirmada pela Honda,caso esteja duvidando SAC 0800 017 12 13.
        As meninas do SAC não irão saber responder,e irão transferir a ligação para um responsável que irá confirmar que a maior parte dos motor são fabricados no Japão e um pequena parte fabricado aqui.

        • bittcorp

          Em sumaré é feita a usinagem e fundição de blocos e cabeçotes. O que vem do Japão são os componentes eletrônicos.

          • Mak73

            SAC 0800 017 12 13.

  • xps1530

    lixo,, fit bombado

  • blackSagaris

    Esse seria um carro de entrada feito para paises emergentes , mas aqui é sinonimo de "status".
    E o pior é a 4R dizendo que ele é melhor que o Cerato.

  • edsontak

    Engraçado todo mundo criticar, mas não tem opção no mercado claramente superior ao City na faixa de preço de entrada (53-57k)… Sentra? Quantos acham bonito? Ficou com fama de carro de "tiozão" e não tem rodas de ll na versão de entrada…. Cerato é bem interessante, bonito, equipado… mas não é flex ainda. Quando for, acho que será um conjunto vencedor. Linea…. pois é, Fiat neste segmento não inspira confiança…. quanto vai valer daqui a 3 anos e quantas versões e rebaixamento de preço vai haver? Polo não acho que concorre com o City….

    Não estou falando que não é caro (acho que o carro deveria ter ABS de série pelo menos), mas falar que é lixo e que tem um MONTE de opções melhores…. só se for em outros mercados, no nosso não!

    • MM_

      Sentra é MUITO mais bonito que o City, pelo menos pra mim.

      Nem precisa pensar muito, além de Cerato e Sentra, que são carros médios e concorrem com City só em preço, até o New Fiesta atropela o City.

      • Mora17

        Sentra destroi o city só em

        tudo que tem dentro, e tudo que tem fora ( um sentra com rodas de liga 16 e não 15 como o city e couro sai por 54 mil, menos que um city lx )
        sobrou alguma coisa?

        new fiesta atropela mesmo… como eu ja disse em outro comentario… ele é feito para os eua e vem pra ca… o outro é feito para "mercados emergentes"e montado aqui.. qual é melhor? rs…

    • Nada de convincente. Meu Deus, você deve ter se baseado na QR ou Autoesporte! Só pode! Desde quando motor flex é vantagem? E rodas de liga? Beleza???? (muito relativo. para mim, sentra é bem mais bonito que o city, e mais sofisticado visualmente). Cara, se você quiser começar um comparativo de carro para carro, eu e a galera daqui responde. Porque você escreveu tanta coisa absurda que se eu fosse responder de uma vez fico aqui até de noite. Por favor, não pense assim, não é só pior para ti como é para todos nós. É sério, espero muito que você seja algum garoto de 15 anos (ou por aí), porque adulto pensando desse jeito é… Lastimável.

      • edsontak

        Você tem um Sentra?

  • PauloPGomes

    Pra mim, o City, continua sendo um Refugo de 3º Mundo!

  • TopEngine

    Feio, pelado, muito caro..

    não sei o que de ruim esse carro pode ter a mais,

  • Jeremy_Jam

    Um carro dessa categoria sem rádio é inaceitável.

    • ccoala

      Se é inaceitável, compre o LX!

      • Melhor comprar um rádio… E outro carro.

      • MM_

        LX automático por "módicos" R$ 62.000,00. . Sedanzinho de 3o mundo com pneu de Gol mil e sem freios ABS pelo preço de Sedans médios 2.0 16V completos.

        Só rindo mesmo.

  • douglasareado

    Lá na parte de Tecnologia diz que o Carro é Novo, Trem de Força moderno, Motor com Comando Variável e ganha Nota 7??
    (Sei que não é o NA que fez esse texto.)

    • pablo

      poderia ter turbo, injeção direta, comando variavel duplo. Por isso a nota 7.

  • bruno1905

    City é bem melhor que o Cerato. Na minha opinião ele é melhor além de ter porta-malas maior, ambos são bons em desempenho. E enquanto a Kia não muda seu pós-venda não terei. Quem tem um Honda e troca por um Kia, percebe a diferença, no preço das revisões, seguro, reposição de peças, além do tratamento. O Honda também se mostra mais adaptado ao solo ruim. Fora que é flex (não que seja vantagem em uso), mas na desvalorização se mostra a vantagem veja a diferença de desvalorização dos primeiros Focus a gasolina e flex. Outra coisa é o preço. O pessoal é se ilude muito. 53.620 é igual ao Cerato,lembrando que ambos não trazem ABS de série. O preço do som é mais que diluido no seguro, manutenção. Bom na minha opinião, eu levaria o Honda.

    • TopEngine

      O Cerato some na frente do City, até do 1.6 16v,

      o acabamento do Cerato é superior, o Cerato é um carro com linhas harmoniosas(diferente do City), além de se não me engano ter mais garantia…

      E Concessionária ? a Honda já não é a mesma de 2007 amigo, muita coisa piorou no atendimento, e preço de revisões varia muito de cidade em cidade, assim como a REPOSIÇÃO DE PEÇAS, argumentos inválidos o seu…

      Eu iria de Cerato se nem pensar, como eu disse, o City é caro, pelado e feio, tudo que um carro de ruim ele tem..

    • MM_

      Exatamente, o povo se ilude muito. Se preocupa com preço do retrovisor, mas leva um carro de mais de 50 mil sem um mísero rádio.

      As revisões do City são mais baratas pq é um carro mais barato, que concorre com New Fiesta, etc. Além disso, a diferença já é cobrada no ato da compra.

    • JHerzévRN

      Falou tudo, bruno1905. Falam tanto do fato do City ser "pelado" mas esquecem(ou fingem) que o Cerato, vendido pelo mesmo preço do Honda, é tão chulo quanto. Nem ABS tem, os bancos são frágeis e o acabamento é compatível com o City. O pós venda da Kia é um LIXO e os donos de Cerato que conheço estão odiando seus carros. Um deles é meu amigo e o outro um professor meu, que semana passada recomendou a todos os alunos da sala que não comprassem um Kia Motors porque não presta mesmo e que seu carro, um Cerato automático branco já teve o câmbio trocado 3 vezes pela Kia Total, concessionária daqui. Que a Kia trata os consumidores como lixo eu já sabia desde 2000 mas tem muitos que ainda são ludibriados e só se dão conta disso no primeiro problema que o carro dá. Os outros que defendem tanto o Cerato certamente quando saem do mundo virtual entram em seus Gols, Palios e cia.

      • pablo

        Bom, conheço os carros de alguns aqui, e posso te afirmar que tem quem defende o cerato mas tem Focus, Corolla e C3.

      • MM_

        Como se o carro que a pessoa tem tivesse algo a ver com isso. Meu carro está a anos luz de ambos, mas isso não me dá mais ou menos autoridade para opinar que um carro peladasso como o City é um lixo.

        Além disso seu professor é um sem noção. Ele deveria se colocar no lugar dele e dar aulas e não levar problemas pessoais para a sala.

    • Mjscaruaru

      Minha colega caiu num buraco e perdeu um peça de proteção de plastico que fica em baixo do seu Fit, a concessionaria aqui em Caruaru colocou a peça e não cobrou nada, isso mesmo, nada, nunca tinha visto isso, só a honda mesmo, até ela ficou abismada, acredito que ela nunca mais troca de montadora.

      • Sr_Andante

        Por isso que quem faz a marca são as pessoas e não o símbolo. Se você der sorte com os profissionais que representam sua marca, considere-se um escolhido.

  • John_Connor

    Perai ESSE CARRO NAO TEM RADIO!?!?!?!?!?!?

    até carros da antiga URSS TINHAM RADIO!!!!!!!

    OPA eu ouvi QUE ESSE CARRO CUSTA +OU- 50.0000!!!

    um carro desse preço é inaceitável não ter radio!!

    • pablo

      Com cambio automático exatos 56k amigo. Manual 52k. É inaceitável? É, para nós que temos conciencia. Mas pro bando de alienados que pensar que Honda é marca "chique" isso é um ótimo negócio.

  • douglasareado

    Se o KIA Cerato tivesse 3 Apoios de Cabeça + Cintos de Três pontos para TODOS! (como Civic, Corolla…) um Motor 2.0 e ABS e AirBag de série na versão mais barata, com certeza seria um verdadeiro Sedã-Médio e ninguem ia ficar comparando com City (que não é Sedã-Médio). Aliás, não sei porquê alguns falam tão mal assim do City. Assim de cara não vejo um problema nesse carro.

    • lbonventi

      A maioria nao diz que o carro e ruim, mas que seu preço nao é condizente com o que ele entrega. E Cerato concorre com Civic em outros países, porque nao no Brasil?

      • douglasareado

        Disse certo:
        Em Outros Países!

        Pra mim Kia Cerato não é Páreo para Civic. Prezo muito pela segurança de um Carro, e não teria Kia Cerato por causa disso. Malibu e Captiva não tem também Encostos de Cabeça para todos, mas são carros maiores, e quem vai no meio deles têm mais segurança.

    • Armando_Perez

      a categoria que o carro pertence não se define somente pela motorização.
      e a questão do ABS e airbag, é só esperar 2014 pra ver.
      Concordo que falta um motor 2.0 nele.
      O city pra mim é o mascote do LUCRO BRASIL.

  • skulla7x

    Como dizia um amigo meu… Honda "Shit" , nada contra o carro, mas o preço… é chamar de palhaço na cara dura.

    • douglasareado

      Temos carros de todos preços e tipos, e palhaço não é a montadora e nem quem compra.
      Um exemplo é o Nokia N8 que custa R$999,00 e tem muito mais funções que iPhone 4 (R$2.000,00). E não é a apple que faz os clientes de palhaço, mas se o preço tá caro, é porque o aparelho vende muito (tem quem compre). O Mesmo acontece com os carros.

  • mandabala

    Esse interior é broxante. Economize um pouco e tire um civic zero ou compre um usado.

    • douglasareado

      Hoje encontra Civic LXS Zero por R$59.900 !!!
      E acho que toda linha Civic já vem com AirBag e ABS de Série (não cito Trio, Direção e Ar por que é obvio que num carro de 60 mil tem né)

  • jnasser

    O pior de tudo…. é o comercial….

    Pra quem tá indo bem….. fazendo hora extra pra pagar o carro…. produzindo relatórios fantásticos para os seus chefes (imagino a gatinha do Sandero falando "uau!" pro relatório)….. acho que quem comprou um City deveria se sentir ofendido por um comercial tão besta……

    • Mora17

      Uau! ahsuahsuahsuahsu

  • Sr_Andante

    57.500 aut para um veículo que vem cheio de plásticos de baixa qualidade. Tenho que repetir as palavras do próprio N.A.: "Hoda City : Vem cá, eu te conheço?"

  • MajorAutomotivo

    Toda vez que eu vejo a penúltima foto eu não me conformo e fico sem entender como uma pessoa compra esse carro.
    Sendo irônico, agora: a Honda deveria colocar um "H" estampado naquele plástico ou o plastico deveria ter um adesivo imitando um display digital para deixar o interior do carro com ares de requinte.

  • duhehe

    Não concordo com a parte que o carro é estável, já tive um e vendi porque o carro é uma porcaria ..
    Na cidade ele é bom, mas na pista a partir de 120km/h ele não presta… na hora da ultrapassagem é pé na tabua se quiser com muito esforço fazer a ultrapassagem…

    Em trechos de serra ou curvas mais fechadas ele simplesmente "se perde" na curva… lixo .. e o meu tinha a roda 16''.. magina com a roda menor…. estabilidade de carrinho de feira ..

  • BrunoMulsane

    Tive a oportunidade de fazer um teste drive no city. Bom, dei somente uma volta no quarteirão, nem quis ir alem disso. Sério, esse carro deveria competir com voyage, siena e compania. Acabamento muito pobre para o preço do carro. Não sei como eles dizem na reportagem que ele possui bom desempenho, pois na vida real, meu focus 1.8 2003 parece um dragster perto do city. Bom, na concessionária ford entrei em um new fiesta. Poxa, não sei como reclamam do preço do new fiesta e não dizem nada do city. No ford, parece categoria superior. Painel maravilhoso, todo emborrachado e completo. Se quiserem um sedan pequeno, passem na ford e entrem no fiesta. Certeza que a escolha recairá sobre o fiesta.

  • douglasareado

    Acho melhor juntar um pouquinho e comprar um Civic LXS que já pode ser encontrado por R$59.900

  • Passarimbsb

    As vendas caíram muito por causa do e-mail com o valor dele no méxico, que creio eu, rodou no Brasil inteiro :D

  • CARnivoroBH

    MUITO CARO!! Um dos preços mais abusivos do nosso Mercado (Que já é abusivo)…. Se Este carro custasse R$ 10 mil a menos já seria CARO…

  • C_Amorim

    Hj tenho interesse de comprar um carro desta categoria, e minha preferência esta sendo entre o Cerato e o New Fiesta, acho melhores do que o City!!!

  • granrs78

    Figo indignado com esses testes da auto press, pois onde já se viu comparar Cerato, que é um sedan médio com esse sedan compacto da Honda? Isso sem falar do preço que está nas alturas, e também que a queda nas vendas não tem nada a ver com o tsunami no Japão, pois é só vc ir em qualquer concessionaria Honda para ver que tem City a pronta entrega, então a verdade é que os consumidores começaram a ver que o City é muito caro pelo que oferece e começaram a comprar outros carros com preço melhor e de outras categorias . Por favor, vamos corrigir isso aí né?!

  • Esse carro na minha opinião é o símbolo do Lucro Brasil e é um retrato vivo do consumidor automotivo brasileiro: não sabe fazer nada direito, a não ser ser enganado por um "falso status".
    E me fod# Brasil!!!!

  • Rudinei_Moura

    Precisava ser tão feio?

  • Marcio José

    Ele e lindo….Cerato é feio demais….kkkkk

  • Constando que o Honda City vem com aro 16 na medida original de fábrica 185/55R16, sendo ela uma medida difícil de ser encontrada. Na troca dos 4 pneus, a medida 195/55R16 pode ser utilizada, cabe no Honda City tranquilamente e é mais fácil de se encontrar no mercado.

  • JEQUI TEM NHONHAS..

    Ainda estou decidindo. E os Juros ZERO. O que acham?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend