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Avaliação NA – Chevrolet Sonic 3 – Comportamento e consumo na cidade

chevrolet-sonic-cidade Avaliação NA - Chevrolet Sonic 3 - Comportamento e consumo na cidade

O Sonic tem um motor 1.6 16v de até 120 cavalos, tanto em sua configuração hatch quanto sedã. Muito se falou na imprensa automotiva sobre este motor estar um pouco aquém do que seria adequado para o veículo. E realmente sentimos isso, mas apenas em alguns momentos específicos.



Ao sair da imobilidade e acelerar até umas 2.000 rotações, notamos sim uma certa falta de potência, mas isso é minimizado pelo câmbio automático com seis marchas, que consegue dar o seu melhor no sentido de elevar as rotações do motor mais rapidamente. Hoje sem dúvida não há mais espaço para câmbios automáticos de quatro marchas, como algumas marcas insistem em usar, como a Peugeot com seu recente 308.

Quando fizemos aquele teste de acelerar em uma subida, pudemos notar como o Sonic ganha rotação com rapidez. Mas, assim como aconteceu no caso do Cruze, com o Sonic vimos que o ruído do motor não é tão isolado da cabine, o câmbio automático faz com que o motor “grite” com vontade quando pisamos fundo.

E outro ponto em comum entre os dois modelos é que as trocas de marcha não são tão suaves, elas dão um pequeno tranco, isso parece ser uma característica dessa caixa da GM. Mas, voltando ao desempenho, que no caso de alguns é julgado como sendo ruim no Sonic, o que temos que fazer é comparar o modelo com seus concorrentes.

Concorrendo com o Sonic temos New Fiesta, JAC J5, City, etc. Algum desses modelos tem motor muito mais forte do que um Sonic? Não. A performance de todos eles está em um patamar semelhante, nivelado. Talvez o Honda City tenha desempenho pouca coisa superior, mas não muito. Vemos que o modelo foi colocado no mercado para se alinhar com esses outros modelos, pelo menos em performance.

Mas isso não significa que ele não tenha qualidades, claro que não. O Sonic tem um visual bem interessante na dianteira, um design agressivo, e isso agradará a muitos que querem um sedã compacto mas que não seja totalmente sem graça.

Se olharmos o Sonic apenas pelo seu visual agressivo na dianteira, concordamos que ele merecia um motor mais forte, mas é claro que ele não poderia ter o mesmo motor do Cruze, pois deixaria – mercadologicamente – de ser algo inferior ao seu irmão maior.

A suspensão do Sonic é firme, e os impactos causados por buracos nas ruas são mais fortes, até porque temos a ligação de uma suspensão firme com pneus de perfil não tão alto. O comportamento dele neste sentido é completamente diferente da dupla Cobalt e Spin, que são mais voltados para o conforto. Ele é mais parecido com o Cruze, entregando um pouco menos de conforto do que o sedã médio.

Sobre o consumo do Sonic, aferimos uma média de 7,5 km/l com álcool, sempre com o ar-condicionado ligado parte do tempo. No mesmo esquema, o consumo foi de 9,7 km/l com gasolina, um consumo que com certeza não faz do Sonic um modelo fadado a ser chamado de beberrão, como acontece com alguns modelos da Chevrolet.

 

4.0

  • vitimsl

    Achei legal o consumo… Carro automatico, com rodas 16 e ar condicionado, tá bem legal, mesmo sendo 1.6, considerendo "Brasil"…

    • simoloko

      O Cruze fez parecido com o Eber – alias: Cruze e Civic gastaram praticamente a mesma coisa, e foram mais econômicos do que o Volvo que ele testou.

  • Gabriel_Nint

    Excelente consumo pra esse carro, considerando que está sempre com ar ligado e com nosso álcool aguado.

  • Bruno Zerbinatti

    Em São Paulo estou conseguindo entre 5,0 km/l e 6,0 km/l, com Etanol. Sonic hatch, automático, com quase 1400 km rodados. Mas com gasolina eu fazia até mais de 10,0 km/l. Estou até considerando a ideia de só usar gasolina.

    A taxa de compressão do motor, aliás, é maior que 10:1. Daria até para usar gasolina Poduim/V-Power… Isso se eu fosse rico.

    Os trancos nas trocas de marcha do câmbio automático podem ser suavizados quando você domar o carro. A única coisa que me incomoda, neste ponto, é que o carro em subidas segura a marcha mais do que eu gostaria (na verdade, o carro faz o correto, a gente é que não gosta de fazer isso: dá impressão que o motor grita).

    O que mais gostei no câmbio automático, além das 6 marchas (!!), foi a segurança na estrada. Nas ultrapassagens era só pisar fundo que o carro reduzia uma marcha na medida pra ganhar potência, bem rápido. O torque é menor do que o de um Polo, mas 90% da força vem pouco acima dos 2000 RPM. É bem ágil.

    Além disso, a sexta como sobremarcha é espetacular. A quinta também pode funcionar assim. Na estrada com 100~120 km/h a rotação fica entre 2200 RPM e 2800 RPM. Nem ouço o barulho do motor (apenas da rolagem dos pneus, que pode incomodar).

    • andre_0102

      Legal, bom testemunho, (2200-2800~100-120)motor 1.6 moderno é outra coisa, faltou o consumo na estrada, considerando sua experiencia mais longa que o teste da NA, seria legal.

      • Bruno Zerbinatti

        Com gasolina eu não descia dos 12 km/l. Mas peguei a estrada com o carro antes de 500 km rodados. Percorri quase 200 km e a média não baixava dos 12 km/l.

    • DougSampaNA

      ok, roncador é meu fit 1.35 16v AT, mas depois que instalaram um upgrade no software da injeção na Honda, o bicho faz 7,3 com alcool dentro de Sampa, sendo menor em cilindrada e mais pesado que o sonic hatch…então acho que vc está de pé pesado e este motor pode fazer mais kms com alcool; e na estrada consigo de 10,5 a 10,8 no alcool..gritar todo motor 16v com cambio AT grita mesmo, mas aquele impulso de saída de farol que os ATs tem é uma delícia…Saudades do meu Classic AT…que arrancada…

      • Bruno Zerbinatti

        Na verdade eu estou bem calmo com o carro. O que complica é o anda-e-para do trânsito. Teria que manter uma velocidade constante por algum tempo pro carro aumentar a autonomia. Tanto é que quando eu consigo pegar uma via livre, ao zerar o mostrador de consumo ele imediatamente sobre pra 8km/l, quase 9 km/l. No álcool.

        (Sim, o mostrador mostra a média do percurso, e não o consumo instantâneo.)

    • Acelerando

      "A única coisa que me incomoda, neste ponto, é que o carro em subidas segura a marcha mais do que eu gostaria (na verdade, o carro faz o correto, a gente é que não gosta de fazer isso: dá impressão que o motor grita)." – Talvez não seja o correto não, pois no Sentra CVT a rotação diminui imediatamente após "estabilizar". Mas "segurar a marcha" é melhor do que no Focus que não se decide em que marcha ficar – fica trocando entre a terceira e a quarta nas subidas umas dez vezes.
      Sobre o barulho da rolagem dos pneus, o barulho é bem relativo, pois vc só ouvirá o mais alto. Talvez por não ouvir o motor vc ache que o pneu esteja fazendo bastante barulho.

      • Bruno Zerbinatti

        O câmbio do Sentra, por ser CVT, teoricamente só teria uma marcha (ou "marchas infinitas", como dizem). É melhor nesse aspecto.

        Quanto a segurar a marcha, com certeza é melhor do que ficar trocando. Mas é sim o correto – em qualquer subida, mesmo no câmbio manual. O motor vai gritar (o que não significa que ele esta com problemas), mas você vai ter potência. Vai gastar mais combustível, mas não vai ter de ficar trocando de marcha sempre (isso sim é danoso ao sistema como um todo). O Sonic é bem programado nesse aspecto, pra não ficar trocando de marcha deliberadamente. Nós, motoristas, é que não temos o costume de deixar o carro numa marcha menor pra poder aguentar a subida até o fim.

        (É só notar como motoristas de ônibus fazem: eles engatam uma marcha menor e vão com ela até o fim, com a rotação quase no limite.)

        O barulho incomoda por ser permanente e chato. O ronco do motor do Sonic é parecido com o do Cruze, apesar de os motores serem diferentes. Pra quem gosta, digamos que é mais gostoso ouvir o motor…

        De qualquer forma, qualquer barulho externo é engolido pelo bom som do carro. Com o volume em 12 e vidros fechados eu já não escuto nada de fora.

  • Felix_S

    Talvez o Sonic desaponte em alguns pontos…. mas acho que um pouco é excesso de expectativa. O carro só é "premium" no marketing das fábricas (compactos "premium"), pra poder aumentar a margem de lucro. Tirando isso, parece ser um bom carro (assim como o City, o New Fiesta), basta saber que é um pouco inferior aos sedãs médios.

    • andre_0102

      Concordo, qualidade no nível da concorrência, o problema é o preço e ponto, que assim como New Fiesta(está melhorando) e City está inflacionado, deveria estar no nível do C3, Punto…

    • marciors01

      Vejo o sonic inferior ao new fiesta em pontos importantes, em primeiro lugar por não oferecer nada além de dois airbags e abs, ignora seis airbags e esp, em segundo lugar os bancos são ruins, de carro popular, o new fiesta oferece bancos exemplares, melhores do que encontramos em alguns médios.
      Podemos ainda considerar que o new fiesta top oferece bancos de couro e seis airbags, o intermediário já oferece esp, bluetooth e sistema sync com comandos de voz.
      O new fiesta não tem este ranço de carro para paises emergentes, o sonic apesar de ser vendidos nos EUA tem estas economias que incomodam, como nos bancos, isolamento acústico e ao menos no nosso apenas abs e airbag duplo.

      • marciors01

        Porto, não adianta desfazer os equipamentos a mais que o fiesta oferece porque não cola, se fossem equipamentos oferecidos no sonic seriam muito importantes, como são oferecidos no new fiesta não fazem a menor diferença.
        Mas vamos por partes, o sonic básico custa 46k, o fiesta básico 43k mas não conta pois não tem abs ou airbag, então o modelo básico do sonic e o intermedirio do fiesta custam o mesmo, mas o fiesta ainda oferece melhor acabamento, mais silêncio, melhor torque em baixa, muito melhores bancos, oferece também o sistema sync com bluetooth que é muito interessante e esp, que é o grande diferencial, e custam O MESMO.
        O sonic toca custa 48.7k e o new fiesta top pode ser comprado por 50k, é o preço de mercado, este new fiesta top além do melhor acabamento, silêncio, melhor torque, melhores bancos, bluetooth com sistema sync e esp, coisas que nem o sonic top oferece, ainda tem os seis airbags e bancos de couro e de excelente qualidade e o controle de rampa.
        Câmbio automático não dou a menor importância, prefiro carros manuais, mas a partir do próximo ano além de possuir seis marchas será um automático de dupla embreagem, será mais um diferencial para o fiesta.
        Todas estas vantagens por algo como mil e trezentos reais mais caro, então afirmar que é muito mais caro e oferece muito pouco a mais é uma afirmação totalmente incompreensível.

      • Comentarista666

        Não. O NF não tem nem ab2 e abs na versão de entrada. É um legítimo pé-de-boi. Na versão intermediária aparecem os AB2 e ABS, mas apenas na TOP que aparecem os 7 airbags, que é a menos vendida, e mesmo assim, escorrega em detalhes como alças para apoiar as mãos e piloto automático. O Sonic tem um motor mais forte e mais moderno, tem muito mais espaço interno e sua versão de entrada é mais completa que a versão de entrada do New Fiesta. A versão top do New Fiesta é apenas para imagem, mas vende muito pouco.

        • Edson Roberto

          Qual a modernidade superior do motor do Sonic perante o Sigma da Ford?

          Se olhar, quem recebe bloco de aluminio é o Sigma. E inclusive, ambos rodam com uma ficha técnica parecida…. entretanto um oferta cambio automatico e o outro não. Ou seja, como pode-se dizer que o motor é tão moderno assim?

          • Comentarista666

            Não disse que era muito mais moderno, apenas mais moderno, por possuir cabeçote com duplo comando de válvulas continuamente variável(Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape e coletor de admissão variável, o que torna mais rápidas as respostas do motor, melhora o consumo, o desempenho e polui menos.

  • RafaPinheiro

    Consumo muito bom na gasolina considerando ainda que esse motor ainda não foi amaciado e que a cidade onde o Eber mora é uma região bem montanhosa. Espero que esse motor equipe o onix tambem.

  • marcelo_ricardo

    Não sinto esses trancos no Cruze, acho que é questão de costume até pegar o jeito.

    • vitimsl

      Engraçado mesmo isso.. Andei no Cruze uma unica vez (test-drive) e tambem nao notei nada de errado com o cambio, só achei as trocas no manual um pouco lentas. Tranco, nao senti nenhum.

      • Guerra

        Meu colega de trabalho aqui na empresa tem um cruze LT Aut. comprou logo no lançamento. O carro dava sim trancos no cambio principalmente na redução de 2a para 3a marcha. Como saimos com o pessoal da empresa para almoçar toda semana, eu como passageiro andando no carro sentia os trancos. Acontece que ele ao ligar na css para relatar o problema foi informado que isso era simples de resolver, bastava uma atualização do software do cambio. Dito e feito, em menos de 5 minutos e apenas conectando um cabo no carro o software foi atualizado e o problema sumiu. O cambio ficou suave de tudo.

        Acredito que algumas pessoas dizem que o Cruze da trancos pois devem ter dirigido as primeiras unidades em test drive que ainda não haviam recebido essa atualização do cambio como aconteceu com a unidade do meu colega. Ao que ele me disse, o software corrige algo relacionado a pressão do câmbio (sei lá, foi o que ele me disse).

        Update de software para melhorar o cambio…. é os tempos mudam. :)

        • vitimsl

          E como… bom saber dessa atualização, pois cambio at de 6 marchas dando tranco é osso!

          • epicentro01

            Comprei o meu em Março e já veio "sem tranco"….rsrsrs. Realmente o problema deve ter ocorrido nas primeiras unidades.

            • simoloko

              O meu dava um tranquinho quando nas frenagens para lombadas. Mas isto sumiu e hoje não dá pra sentir nem trocar marchas. Melhor do que o Civic!

  • LuccasVillela

    Preferia esse motor na Spin do que o 1.8 8V :/ Não rola!

    • KTA

      Pois é. Se esse motor de 1.6 de 120cv é meio lerdo no Sonic imagina o 1.8 de 108 cv na Spin que é muito mais pesada. Mas rola um boato que esse motor do Sonic será fabricado no Brasil ano que vem. Então, quem sabe se a GM põe na Spin, principalmente na de sete lugares…

      • RafaPinheiro

        Vamos esperar o eber mas na minha opinião esse motor 1.8 torcudo que equipa a spin vai ser suficiente para o carro na cidade ansioso para ver como vai se comportar o moderno cambio de 6 marchas com esse motor mais antigo. o que eu acho um pecado é a versão de 7 lugares não ter um motor mais forte, pelo menos a ltz 7 lugares merecia o motor ecotec 1.8 do cruze

  • Readgis
    • fredklamt

      É ao invés do Cruze "Sport", este é o concorrente de Focus, 308 e cia…mas aí a GM teria de fazer outra gambiarra, como foi o último Vectra, para ter um sedan médio. O Insignia é outra categoria.

      • _Hofmann_

        Na verdade não precisaria de gambiarra nenhuma, pois já existe a versão sedan do atual Opel Astra sendo vendida na Europa.

    • odirrr

      Acho que faria sentido uma foto do Astra numa matéria relacionada ao Cruze.

      Nessa deveria ser uma do Corsa.

      • Stark

        É porquê nessa faixa dos 50k tinhamos há até pouco tempo atrás o Vectra que era inspirado no Astra H Europeu e era um Sedã-Médio, daí a GMB trouxe o Sonic que é um compacto pelo mesmo 50~55k.

        Daqui alguns dias teremos sub-compactos à 50k!

      • Readgis

        Cruze no lugar do Vecstra
        Sonic no lugar do Astra.
        Foto do Opel Astra 2012.

        • odirrr

          Isso é muito relativo.

          O Astra que tínhamos era uma versão absurdamente defasada, que se mantinha com preço abaixo dos outros médios só por isso.
          É a mesma coisa que falar que o New Fiesta substituiu o "Old Focus", já que teve um tempo que a Ford vendia as 2 gerações do Focus, inclusive com a Old concorrendo diretamente com o Astra.

          Essas concorrências esdrúxulas nós vemos por conta dos atrasos que vemos no Brasil. Se estivéssemos sempre atualizados, o Astra continuaria competindo nos médios normalmente, contra Golf, Focus, Bravo, no lugar do Cruze…

          O Vectra na Europa foi substituído pelo Insignia, subindo de categoria já que este não é mais sedâ médio, vaga ocupada pelo Astra Sedã, que aliás tem a mesma estrutura do Cruze.

          • simoloko

            Cruze e atual Astra europeus são os mesmos carros – percebe-se que o novo Astra sedã tem a mesma curvatura de teto do Cruze, mesma suspensão, mesma plataforma, etc… só, infelizmente, não têm o mesmo motor – o do nosso Cruze é o motor lançado em 2004 na Europa, que era do Astra europeu (Vectra e Vectra GT nacionais), já que o atual Astra tem o motor 1.4 turbo que equipa o Cruze americano (além das versões a diesel).

            A diferença, além da carroceria, vai para o interior: Acabamento do Astra dá de dez em qualquer Cruze no mundo inteiro!!!!!

            • marciors01

              Então não são o mesmo carro, utilizar a mesma plataforma não faz dois carros serem iguais, palio, idea e punto utilizam a mesma plataforma. Se o astra tem uma carroceria mais bonita, interior muito mais bonito e bem acabado, melhor isolamento acústico e melhor motor então é completamente diferente, um carro muito melhor.

    • DougSampaNA

      MAS NÓS SOMOS BRASIL, este carro da foto jamais conseguiria rodar aqui! Nossos carros tem que ser reforçados! Nossos carros tem que ter mecanica resistente! Turbo?Nem Pensar! Nossos amortecedores tem que durar 50 mil kms e temos que trocar nosso óleo de 5 em 5 mil kms RELIGIOSAMENTE! Carro PRA BRASILEIRO tem que ser emer(da)gente!

      Super hiper Irnonic Mode ONNNN!!!!!!
      Isso aqui é um país de fabricante estrangeiro ordinário…qunado faz coisa que presta cobra preço impagável!

  • RicardoSuroieck

    Quando vi a foto achei que era sobre comportamento na Estrada, mas depois me lembrei que o Eber mora em uma pacata cidade de Minas, rs. ;)
    PS: Aliás, sorte dele. Qualidade de vida é algo essencial.

  • AutoIng

    Isolamento acústico ruim em Cruze e Sonic, câmbio de 6 marchas que dá tranco… Vão dizer que é pegar no pé, mas pra mim o que perdemos com a saída dos Opel não foi só no visual não. Eu já risquei a GM de minhas opções por aqui faz tempo e estou vendo que não vai ser agora que voltarei a considerá-la.

    • odirrr

      Mas motor e câmbio são os mesmos.

      Claro que lá tem outras opções ainda de motores (1.4 turbo, 2.0 turbo-diesel), mas os 1.6 e 1.8 ecotec, com esse câmbio, são os mesmos europeus.

    • RafaPinheiro

      Divido a mesma opinão que vc, pra quem dirigiu os chevrolet nos tempos de opel vai torcer um pouco o nariz para esses lançamentos. Fui numa consecionaria sabado passado com meu pai pois ele pretende trocar a mervia 1.8 dele pela spin ltz entrei no carro e me decepcionei com o espaço interno da spin ser menor que a da meriva dele, tanto em altura quanro em largura. esse sabado devo ir novamente para fazer um test drive na spin e aproveitar para entrar e fazer um test drive nesse sonic para ver se vale a pena vender meu astra mas vendo os videos do eber não to muito animado não.rs

    • MM_

      Sobre o cambio, eu tenho um e é muito bom.

      Se considerarmos ainda os concorrentes do Sonic:
      – New Fiesta: não tem cambio automatico
      – Punto: tem cambio de baixo custo feito para carro popular
      – C3 – cambio AL4. Dispensa apresentações.

      O único que salva é o City, que tem um bom cambio, que NÃO é melhor do que o do Sonic ou Cruze. Eu tenho um carro com esse cambio Honda desde 2009.

      • PortoWF

        verdade, o cambio é o diferencial do Sonic, só que tb os 6 AirBags, ESP, Controle de rampa eo SYNC ele não oferece em nenhuma versão.
        Mas é isso aí, cada um com seus prós e contras.

      • Edson Roberto

        Entretanto, o City pode chegar no preço do Civic intermediario.

        Nesse caso, o Sonic pode ser pensado com mais carinho, já que em relação a itens de serie eles são parecidos.

    • Comentarista666

      Nada do que você falou faz sentido:

      1° O Cruze não dá mais tranco, uma atualização no software resolveu completamente o problema, qualquer dúvida, faça um test drive ou fale com um proprietário.

      2° Sonic automático teve um consumo melhor que o New Fiesta com álcool e semelhante na gasolina, mas a diferença é que ele é automático e, naturalmente, deveria consumir um pouco mais.

      3° Comparando com seus concorrentes diretos, Sonic anda mais, tem mais espaço interno e acabamento na média. Então é uma boa opção. O ÚNICO com câmbio automático. Não dá para comparar muito com City, já que este custa muito mais e é extremamente pelado na versão de entrada. O City automático concorre tranquilamente com sedãs médios, em termos de preço.

      4° Que você não gosta de GM, todos nós sabemos, podem lançar qualquer carro que você sempre aparecerá para arrumar uma crítica, independentemente de ser infundada.

      5° Geralmente vejo você fazendo elogios aos carros da Fiat, acho meio estranho, mas tudo bem.

  • LeandroBalmant

    Hoje fui até uma concessionária GM, entrei em varios carros. O Sonic chamava bem a atenção tanto pela estética quanto pela cor vermelha que combinava com ele, mas seu interior era um pouco inferior como por exemplo a porta não tendo nenhum pedaço em tecido e pelos bancos bem estreitos como o Eber comentou.
    Tambem entrei na Spin, é um carro que cumpre sua proposta, mas os bancos da terceira fila não são confortaveis como os da Zafira tambem não são, ele é muito em pé e não ha lugar para por os pés. Mas gostamos dela e com certeza comprariamos uma.

    • Comentarista666

      Na região onde muitos colocam um tecido vagabundo(por cima do plástico rígido) foi utilizado um plástico macio, que é tão ou mais confortável que o tecido utilizado em seus concorrentes.

  • odirrr

    Para um automático tá bom mesmo.

    Provavelmente no manual suba para uns 8-8,5 no etanol, e uns 10,5-11 na gasola, o que o coloca pelo menos perto do New Fiesta, que é referência em consumo nessa categoria.

    • Stark

      É capaiz que nem suba e fique na mesma! O que tem de Automático hoje no mercado bebendo igual manual não é pouco, e isso é muito bom.

      Dá diferença no consumo é do Automático de 4 Marchas pra Manual de 5 ou 6.

      • simoloko

        Não: O que dá diferença é o CONVERSOR DE TORQUE que rouba potência e aumenta o consumo.

        • PortoWF

          essa é uma vantagem do "Automatizado",não rouba torque!

          • Edson Roberto

            Mas a forma de aproveitamento do automatizado nem sempre otimiza no consumo. Ele otimiza no uso e aproveitamento de potencia, mas a reclamação sobre o consumo é constante pelo motor explorar mais a potencia.

            Eu hoje faço com meu 2.0 automatico de 4 marchas, praticamente o que alguns automatizados.

            • PortoWF

              A otimização para consumo é o pé do motorista, automatizado no modo sequencial tem a tocada que o motorista quiser, ou seja é pra ter exatamente o mesmo consumo que um manual.

      • Comentarista666

        O manual terá um consumo um pouco melhor, qualquer carro manual tem consumo melhor que sua versão automática(se usarem o mesmo motor, obviamente.), inclusive, o próprio Cruze manual tem consumo melhor que sua versão automática(que usa esse mesmo câmbio de 6 marchas).

        • Edson Roberto

          O Jetta Flex, provou que no cambio automatico tem o consumo similar.

          • Comentarista666

            Não provou nada. Do que você está falando? Todas as avaliações de consumo de carros automáticos e manuais provam que o consumo do manual é visivelmente melhor, independentemente da fonte. Outra coisa, no clube do cruze tem um levantamento do consumo divulgado pelos donos e o mecânico apresentou média visivelmente melhor. O detalhe é que o Cruze usa esse mesmo câmbio, então é um exemplo perfeito para o Sonic. Jetta não provou nada… Evite fazer comentários curtos e sem sentido. Ainda que o Jetta tivesse tido um consumo idêntico, não provaria nada, pois seria uma exceção e não serviria de base. Outra coisa, a avaliação do Jetta foi muito boa para comparação com os outros sedãs médios. Motivos? 1- O carro era mecânico, o que naturalmente o faria ser mais esperto e mais econômico que sua versão automática(que compete com os outros sedãs médios avaliados). 2- A média de consumo foi alferida com o ar desligado, o que teria sim influência. A avaliação do Jetta acabou sendo pouco esclarecedora.

  • GNovas

    Um breve relato de um comprador do carro. Adianta existir o bendito e não ter um carro na concessionária? Eu sou de Salvador e paguei R$48.000,00 num Sonic Hatch LT ( tabela de R$46.000,00…). Já tem 1 mês e meio e nada do carro chegar. Pior, não tem previsão. Aqui em Salvador só vende o Sonic Sedan e com câmbio automático ( palavras do vendedor que é meu amigo). Fui informado que a GM só manda 14 carros pra concessionária por mês e que a demanda está muito maior (e a lista de espera só crescendo…)
    Vejo reviews, sites etc, e fico na espera do meu (de água na boca), que nunca chega. Melhor parte disso é que já deixei um cheque de R$1.500,00 lá pra garantir o carro. Ou deixa ou não fica na lista de espera.

    Lá na loja (Grande Bahia), quando tem, só tem o Sonic Hatch Ltz que não me interessa pelo valor alto (seria melhor pagar um pouco a mais e ter um cruze hatch).

    • victorcvs

      Por que vc pagou mais que na tabela!? R$2000,00 de ágio?

    • jonathan1985

      Poxa amigo, nao é ser crítico demais, mas já sendo…

      Você pagou DOIS MIL A MAIS que a tabela e ainda tão te cozinhando?
      Com todo o respeito mas, pagar ágio já é mancada, pagar para esperar dispensa comentários, desculpa pela opiniao…

      • ZamithJr

        Esse é o consumidor típico que faz a alegria das montadas….

      • PortoWF

        Desculpe mais ainda a sinceridade, mas, viram pq carro é caro no Brasil??!!!
        E isso pq o vendedor era amigo dele, imagina se não fosse.

    • Marcola

      Bahiano me desculpe. Mais o Brasil so está assim por causa de gente como você. Que faz a lerdera de pagar ágio e deixar a css montar em voce.

      • GNovas

        Queridos comentaristas. O carro ainda não foi comprado. O cheque está lá e posso muito bem levantar. Como vocês não são de Salvador não sabem o preço dos carros aqui e pelo que vejo, aqui se paga mais caro sempre. Pela brilhante lógica de vocês, estaria fadado a comprar um honda civic 97 ( que por sinal era um bom carro ), ou quem sabe um Chevette.
        O vendedor é meu amigo, contudo, apenas segue ordens dos donos. Ele não está autorizado a vender por menos, e saibam vocês, o preço aqui está R$50mil o LT hatch, "paguei" R$2.000,00 a menos.
        Repetindo, da mesma forma que posso levantar o cheque o carro poderá ter um abatimento no preço. Tinha um corsa 1,8 com 7 anos de uso..então…eu não sou o tipo que fica pouco tempo com um carro. Ainda estou em busca de um carro na faixa de R$50mil aqui em Salvador e o Sonic foi o melhor que o encontrei e que mais me agradou.
        Não falem o que não sabem.

  • BrunoMulsane

    Fiz um teste no new fiesta e sonic. Acheo o motor do ford bem melhor nas saidas, alem da suspensão e acabamento bem melhores. A única coisa que pesa no new fiesta é o espaço traseiro bem acanhado, de resto escolheria o new fiesta ao inves do sonic, sem sombra de dúvidas!

    • PortoWF

      sei não, o cambiozinho automatico é tentador!

    • Comentarista666

      Seu comentário não procede. O acabamento do New Fiesta é ligeiramente melhor que o do Sonic. A suspensão é questão de opinião, o Sonic tem um motor melhor e a versão manual anda mais que o NF. Isso sem falar no espaço traseiro ridículo do NF.

      • Edson Roberto

        Isso na sua opinião. Cada um aproveita a potencia de uma maneira. E se olhar a ficha técnica, verá que do Fiesta é similar ao do Sonic. Com a vantagem no Fiesta, de ser em aluminio e mais leve.

        • Comentarista666

          Não é opinião, mas a verdade. O Sonic anda mais que o New Fiesta e possui motor mais moderno, você fala do alumínio do motor do New Fiesta como se fosse uma coisa surpreendente, dá até um pouco de vergonha. O 1.6 do Sonic também tem cabeçote e cárter em alumínio, com a diferença do Dual CVVT e coletor de admissão variável. O motor do Sonic tem 90% do torque a 2200rpm, enquanto o New Fiesta tem 90% do torque apenas ao atingir 2500rpm. Resumindo… aos 2200 rpm o Sonic já tem 14,67kgfm ao passo que o New Fiesta só vai ter chegar a ter 14,58kgfm aos 2500rpm. Só para finalizar, o peso dos dois carros é idêntico. Então, é uma VERDADE que o Sonic mecânico anda mais que o New Fiesta, não é questão de opinião.

          • babudo

            Chevrolet só faz carros de m…rda incluive o sonic

  • hugogyn94

    Tem cambio automatico ?

    • RafaPinheiro

      Sim o de 6 marchas que equipa cruze e spin.

  • deeeenn

    Fiz teste drive no new fiesta, sonic e city sem dúvida, o melhor nessa categoria e o City.

    • simoloko

      City???

      Isto é aquele negócio: um "H" no volante que faz a diferença para quem vive de imagem…

      Cara, Fiesta dá um banho nos 2 – em segurança, engenharia, estabilidade, equipamentos de série, beleza…

      O Sonic só é melhor de mecânica (motor CCVT , mais potente e câmbio AT6 disponível) e espaço interno.

      O City só ganha em uma coisa: Pós venda (revisões, peças, atendimento, etc).

      • deeeenn

        Pois é cara esse "H" mesmo, que faz muita diferença quando voçe compra um carro nao só pela imagem, também pela qualidade do produto seja pre-venda, venda e pos-venda. Falando de seus itens citados:
        Segurança: 7 Airbags do New Fiesta é otimo, mas esse cambio ruim q da dificuldade de voçe passar as marchas, especificamente eu percebi dificuldade no ré, carro nao feito para as cidades de Brasil, mas tudo bem pelos airbags tá bom.
        Engenharia: Se tivesse chegado como o mesmo motor, que foi vendido nos EEUU, aceitava isso mas nao é assim amigao, nem cambio automatico chegou, e o sync ainda tem muitas falhas.
        Estabilidade: Ponto para O NEW FIESTA.
        Beleza: Do sonic o sedan nao e feio mas nao gosto e o hatch é bem feio. O New Fiesta Hatch é lindo, já o sedan encontro bem desproporcional. E o City na minha opiniao como vc diz da um banho neles(Opiniao pessoal).
        Espaço interno: Nossaaaaaaa, o New Fiesta leva uma zurra mesmo.
        Pos venda: como vc tem dito a Honda e infinamente superior, esse item na minha opiniao é muito importante, para no futuro nao levar nenhuma dor de cabeça.

        • Comentarista666

          Comparando com Sonic: O City é mais em tudo… mais caro, mais manco e mais pelado.

          • Edson Roberto

            Não concordo.

            O rapaz acabou de comentar a preferencia dele e talvez o atendimento pudesse ser diferencial (é a opinião dele). Adianta o cara ir até a GM e conforme o rapaz bahiano tem espera de mais de 1 mes para ele? E o City pode ter diferencial se esse ofertar itens que sejam parecidos com o Sonic.

            Eu digo que já fui muito maltratado na Toyota, mas dizem que foram muito bem atendidos. Fui em 4 CCS. Nunca teria um Toyota pelo menos até melhorarem o que esperam dos clientes. Pois não preciso me vestir para dizer que possuo situação financeira para realizar uma compra.

            Entretanto, não digo que o City seja a melhor escolha do ponto de vista de produto, mas é uma opção que consideram devido a necessidade ou até mesmo ter passado problemas por uma GM por exemplo.

            • Comentarista666

              Novamente não é uma questão de opinião. A minha afirmação foi extremamente objetiva. O City é mais caro? Sim, não há o que discutir. O City é mais manco? Sim, não há o que discutir. O City é mais pelado? Eu não preciso nem responder! Um carro bem mais caro que os concorrentes e que não tem ABS na versão de entrada… Uma vergonha.

      • PortoWF

        cara como que podem prefeir o City, o carro não tem nada e custa o olho da cara!

        • deeeenn

          Todos os carros em Brasil custam um olho da cara, kkkkkkkkkkkkk

          • Comentarista666

            E o City custa 2 olhos…(em relação a concorrência)

            • PortoWF

              as vezes custa até os 3 olhos!!!!
              HAUHAUHUAHUAHAUHAUHA

              É brincadeira tá…..

              • MM_

                Opa, 3 olhos? Aí sai bem caro mesmo. rs

    • Comentarista666

      O City é o mais pelado desde a versão de entrada, não tem nenhum diferencial, tem o motor mais fraco e também é muito mais caro. A versão de entrada não tem nem ABS, é uma vergonha esse carro. Outra coisa, a versão intermediária automática R$57.550, muito mais caro que seus concorrentes. Qualquer tipo de economia que se faça com a compra do City, já é descontada "com juros" no ato da compra. Principalmente para quem não pretende ficar muitos anos com o carro.

      • deeeenn

        Motor fraco? nao se deixe levar pelo 1.5 cara o torque dele é muito melhor q os concorrentes, isso ai faz muita diferença, só quem dirigiu um honda sabe o nivel dele. Mas e só a minha opiniao. Cada um tem que comprar o carro que goste, e pra isso vc tem que fazer um teste drive para fazer as comparaçoes, eu fiz e gostei mais do city, simples assim.

        • Comentarista666

          Não. Você é tão parcial e gosta tanto da Honda que não conseguiu nem avaliar os carros direito, também não conseguiu justificar ou expor méritos do City perante o Sonic. Com relação ao motor:

          City automático 1.5 –

          Torque = 14,8 kgfm a 4800rpm
          Potência = 116 cv a 6000rpm

          Sonic 1.6 automático –

          Torque = 16,3 kgfm a 4000rpm
          Potência = 120cv a 6000rpm

          Resumindo… O Sonic tem mais torque e mais potência que o City. O torque máximo é conseguido em menores rotações.

          • Edson Roberto

            Algo que me assusta no City é como ele desenvolve bem. Mesmo no automatico, a média de 0-100 é de 10,2~10,5 segundos. Entretanto do Sonic Sedan é de 11,5 segundos em média de testes.

            Considerando que o Sonic tem mais torque, atua em menor rotação ambos possuem comando variavel na admissão, algo me diz que o City tem uma ficha técnica que entrega mais torque em giro menor. E é nisso que talvez ele possa andar bem. Pois o Sonic entrega pouco torque em saida e seu cambio automatico não é dos mais rapidos. O do City também não, mas incrivelmente consegue ser mais rapido.

            • Comentarista666

              O City com 0-100 nessa faixa é manual, não automático. E novamente é questionável esse 0-100. A 4 rodas indicou o automático com 0-100 de 12,9s.

          • deeeenn

            Garotao, com certeza vc nao fez teste drive em nenhum dos dois carros, e nao tem nenhum dos dois, só pega o que encontra na internet, eu dirigi, encontrei o city superior ao sonic, só contei minha experiencia sou feliz com meu carro e para mim o mais importante é isso. Seja feliz com o seu, se vc tem né?. falouuuuuuuuuuuuuuu

            • Comentarista666

              Ô meu querido, não leve para o lado pessoal, geralmente, eu não tenho tempo de fazer testes com carros que não tenho interesse de comprar, trabalho muito tempo na frente do computador e aproveito esse espaço para discutir e relaxar. Tenho carro sim, sou feliz com ele, mas meu carro não vem ao caso aqui. Graças a deus nunca precisei andar em compactos, já que meu primeiro carro foi um Astra, numa época em que ele não era ultrapassado. Assim que tiver oportunidade, conhecerei pessoalmente e dirigirei esses carros, apenas por hobbie e para ter conhecimento prático deles. Não precisa me chamar de "garotão", já que não sou tão garoto assim.

              • deeeenn

                Pessoal?, nada a ver, comentarista666. Só discordo com suas opinioes teoricas e nada objetivas, como ja falei fiz teste drive conheci o carro e pra mim o city é superior. Vc dizer que é mais manco que o Sonic demostra que voçe só encontro essas informaçoes postadas na internet e colou, na pratica e dirigindo esses dois carros consegue perceber o diferencial e a superioridade do City, mais uma vez nada pessoal, e seja feliz com seu astra que de seda medio só tem o rotulo, hahahaha. Abraço ai garotao.

  • Antonio De Julio

    Esse painel de moto não desce nem com 10 litros de água pra empurrar

    • Comentarista666

      Questão de gosto, muitos acham bonito, e já existe um consenso de que é funcional e ergonômico.

  • Arthur_r

    Esse carro nao merece ser considero sedan premium, pois peca e mtu em pequenos detalhes. Devia custar uns 5K a menos pra valer o que oferece, mas dai ia ficar mtu perto do cobalt. Complicado gostar de carro e morar no Brasil :/

    • Comentarista666

      Todos os concorrentes deveriam custar menos também, sendo assim, a GM o colocou na faixa de preço da concorrência.

  • MM_

    Existe muita gente que compara Astra com Sonic, mas algumas coisas tem que ser entendidas.

    A GM lançou o Vectra B no Brasil e ele era um carro superior aos seus concorrentes. Lançou também o Astra hatch 2 portas e depois 4. Tinha assim um Sedan médio e um Hatch médio.

    Acontece que o Vectra foi substituído na Europa pelo Insignia e o carro cresceu bastante e ficou mais refinado. O Astra tbm ganhou uma nova geração, que também cresceu, ficando similar (em tamanho) a geração anterior do Vectra. A GM então lançou a geração nova do Astra europeu com o nome de Vectra e manteve a geração antiga com preço reduzido. Com o tempo o preço foi ficando cada vez menor e encostou no preço dos compactos "premium". De qualquer maneira acho que essa estratégia não deu muito certo, tendo em vista que o Vectra (que era Astra), nunca vendeu tão bem e muito menos o hatch (Vectra GT). A GM mudou então essa estratégia e está com as coisas voltando ao normal, ou seja, Cruze no lugar de médio e Sonic no lugar de compacto "premium".

    É a mesma coisa se a Renault, por exemplo, lançasse uma perua Fluence, alguém imagina que custaria o mesmo que a Megane GT hoje em dia?

    • Edson Roberto

      Só que aqui cabe um porém. Desde o Vectra C (Astra europeu) ele ganhou parte da segurança mas perdeu refinamento técnico. E apesar de ter ganho entre-eixos, era um carro inferior em acabamento e principalmente como um produto num geral. O Vectra B avançou e muito na tecnologia e principalmente no conforto. Coisa que no Vectra C perdeu e muito.

      Começando daí, víamos modelos compactos "premium" a partir de R$40000 (ou por volta desse valor) e esse veio bem mais caro, mas considerando ainda, o Fiesta rival direto. E considerando o que ele entrega, entrega muito pouco para justificar sua substituição perante o Astra. Ainda que o Astra não tenha feito o sucesso esperado pela Chevrolet, ela colocou um carro superior e simplesmente ficou sem carro superior.

      Ele deveria substituir o Corsa e no entanto, matou o Astra. E há essa confusão na linha da GM na minha opinião. O Astra Opel ou Cruze vendido aqui, deveriam ao menos nessa geração ainda ganhar o refinamento que um médio tinha no passado. Pois a suspensão era realmente boa.

  • marciomvo

    Se a média de 9.7 não faz do Sonic um beberrão, também está longe de ser considerado um carro de baixo consumo. Eu gostaria mesmo era de um confronto com os seus reais adversários: New Fiesta Hatch, Citroen C3, Peugeot 208 e Fiat Punto 1.6, de preferência, todos com câmbio manual, que seria a minha escolha de compra. Seria possível isso?

    • Comentarista666

      Quer algo para se comparar? Veja as avaliações desses carros citados, que estão aqui no NA. Vou poupar um pouquinho do seu tempo:

      *Consumo cidade

      New Fiesta sedã manual: 6,7km/l e 10,5km/l com álcool e gasolina, respectivamente.

      Honda City automático: 5,8km/l e 8,2km/l com álcool e gasolina, respectivamente.

      Sonic sedã automático: 7,5km/l e 9,7km/l com álcool e gasolina, respectivamente.

      OBS: Honda City e Sonic em suas versões manuais possuem um consumo um pouco melhor.

  • Ribepreto

    O Sonic LTZ vem sem o levantamento automatico dos vidros quando do acionamento do alarme, um absurdo de economia pelo preço que o carro custa.

  • Didi

    Porque o Cobalt não sai com o motor 1.6 do Sonic.Resolveria o problema do motor velho, teríamos valor de compra relativamente aceitável, potencia e pelo que entendi harmonia do motor com o cambio automático.

  • Neto

    Acabamos de trocar o FIT 2008 CVT pelo Sonic LT Automatico.
    O carrinho é sensacional, comfortavel, estavel e o cambio é MUITO BOM, nao fica devendo ao CVT.
    O motor podia ter um torque maior, mas é adequado ao carro e a concorrencia.
    A media de consumo é isso mesmo, aqui em SP 7.5 no ALC e 9 na GAS. Estrada fez 9 no ALC com carro cheio.
    Isso pq ainda estamos com 500km rodados so!
    Sinceramente, o unico que poderia concorrer com ele seria o New Fiesta h, tem tbm o C3 mas o City e FIt vao mudar no ano que vem.

  • Rommel

    Comprei o meu e não tenho do reclamar… consumo excelente, fazendo 9.5 km/l com pouco mais de 5 000 km rodados, na estrada fazendo entre 15/16 km/l

    • Powlino

      qual o modelo do seu? Minha mãe comprou o LTZ automático… e andou pesquisando e viu informações de consumo em 7 km/l na cidade.

  • isi

    o sonic tem alguns problemas ja constatados e sem solução ate o momento.
    1 vibração com ar condicionado ligado
    2-direção hidraulica faz um miado quando esterça
    3-cambio automatico da pequenos trancos em redução de marcha. e se pegar um transito intenso ,esses pequenos trancos ficam mais evidentes. Meu carro esta com mais de 6.000mkm e até agora nao existe nada a fazer ,muityo menos pela GM.

  • Jonas

    Pessimo carro, caro e para revenda fica dificil, o motor ficou a desejar e faz um barulho horrivel no seu interior.
    Não recomendo pois pelo preço compras um carro muito melhor.
    O material é muito inferior aos dos concorrentes, e para piorar bebe muito, só sendo dono de posto de gasolina.
    nota 5.

  • wilson

    Tenho um sonic sedam ltz seu consumo na estrada e de 12 km sobre o vidro não subir ao ligar o alarme também não gostei , mas fiquei sabendo que devido ser um carro exportado tem pais que não libera veiculo com essa opção. mas acho o carro muito bom . Recomendo

  • Renata

    Acabei de comprar um Sonic hatch ltz automático, o meu carro está fazendo apenas 4,8 km por litro de gasolina, porém ainda estou com 100 km rodados, é normal consumir tanto no primeiro tanque, estou assustada,

    • Henrique Assakura

      comprei um sonic sedam ltz e fiquei decepcionado com o consumo!
      tres tanques pra fazer a media na gasolina e nao fez mais de 5/km litro.
      agora estou fazendo a media no alcool pra ver…e olha q o vendedor me disse q a media dele era 7,5 km litro no alcool!!
      o engraçado é q perguntei pra duas pessoas q tem um carro desses e me disseram q o carro é economico,faz 8,5 9 km litro na gasolina(consumo urbano)

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