Avaliações Citroen Hatches

Avaliação NA: Citroen DS4 1.6 THP

Avaliação NA: Citroen DS4 1.6 THP

 


OBS.: Como você deve ter visto publicado aqui no NA na última sexta-feira, o jornalista Hairton Ponciano Voz está agora encarregado de testes, comparativos e avaliações do nosso site. Esta avaliação do Citroen DS4 não foi feita por ele, pois foi um veículo que tínhamos recebido para avaliação antes da contratação do mesmo. Ela foi feita como era costume anteriormente. Esporadicamente ainda teremos alguma avaliação feita pelo Eber aqui, mas será exceção à regra. Por outro lado, sempre teremos pelo menos três ou quatro avaliações do Hairton publicadas todos os meses em nossas páginas. Esperamos que todos gostem das avaliações dele.

Algumas semanas atrás, publicamos aqui no NA a avaliação da Auto Press do Citroen DS4. Lá, o texto comentava que este é o modelo mais equilibrado da linha DS, e isso é mesmo verdade. Lançado depois do Citroen DS3 e do Citroen DS5, o Citroen DS4 continua sendo um modelo diferenciado e com mais luxo do que os modelos usuais da Citroen. Mas não é tão esportivo nem tão “nave espacial” quanto o DS5. E seu preço fica bem no meio dessa equação.

Com preço oficial de R$ 99.970, o Citroen DS4 é, tanto em tamanho quanto em proposta, um hatch médio de “luxo” para os padrões do mercado brasileiro, competindo com modelos de marcas mais respeitadas neste nicho, como Audi, BMW e Mercedes-Benz.


Avaliação NA: Citroen DS4 1.6 THP

É claro que existem muitos que dizem que um DS4 não se compara a um legítimo hatch alemão, e isso em certos sentidos é verdade, mas na real o que acaba acontecendo é que o comprador com R$ 100.000 para gastar acaba o considerando também, nada mais natural.

E se a pessoa não se deixa levar por um emblema mais sofisticado na grade e no chaveiro, e os custos adicionais que esta ostentação acarreta, ela ganha alguns itens de série que nos modelos alemães só existem (ou não) em configurações bem mais caras: o DS4 oferece faróis bi-xenon com acompanhamento em curva, head-up display, banco do motorista com massageador e rodas de 18 polegadas.

Avaliação NA: Citroen DS4 1.6 THP

Citroen DS4 – Impressões do interior e qualidade de acabamento

Para um hatch de segmento superior e preço na casa dos 100.000 reais, o Citroen DS4 agrada. Ele consegue entregar aspectos de acabamento e também itens de série que modelos das marcas consideradas de luxo não tem nesta faixa de preço.

Avaliação NA: Citroen DS4 1.6 THP

Apesar de requentar componentes de modelos bem mais baratos (como botões dos vidros elétricos e alavancas de C3), o que é usual em qualquer marca com linhas amplas e grande volume de produção, o DS4 tem detalhes exclusivos, como o painel com acabamento emborrachado, bonito. Vemos detalhes cromados ou em alumínio por toda a cabine. Particularmente não gostei da iluminação do quadro de instrumentos, que apesar de ter cinco opções de cores, não sai do branco nem do azul, este último um tanto saturado e feio.

E os bancos, apesar de muito bonitos e confortáveis, tem detalhes vermelhos que não são vistos com bons olhos por todos e irão cansar a vista do proprietário, com o tempo. Não existe teto solar, mas o parabrisa se estende quase até a cabeça do motorista, e os quebra-sóis ficam apoiados em peças que se movem, liberando mais área envidraçada se desejado.

Avaliação NA: Citroen DS4 1.6 THP

Na traseira, o espaço não é muito amplo, e os ocupantes tem de fazer um certo contorcionismo para livrar a cabeça da área logo acima, por conta da caída pronunciada do teto. Mas imaginamos que quem compra um DS4 não precisará usar o banco traseiro com muita frequência, privilegiando propositalmente o estilo em detrimento da praticidade.

Avaliação NA: Citroen DS4 1.6 THP

Citroen DS4 – Comportamento e consumo na cidade

O Citroen DS4 tem um bom comportamento em ambientes urbanos. Apesar de ter rodas de 18 polegadas com pneus de perfil baixo, e sua suspensão não ser muito macia, o conforto não é prejudicado, já que temos bancos bem confortáveis, detalhe que você vai lembrar que também percebemos nos outros modelos da linha DS.

O desempenho é bom acima da faixa inicial de rotações, quando a turbina ainda não está acionada. O motor 1.6 turbo não tem cavalaria nem torque muito expressivos, mas o peso intermediário do DS4 entre seus irmãos faz com que tenhamos uma pitada de esportividade na condução diária, diferente do DS5, que acaba sendo muito pesado para esse motor. O vigor não é tão grande quanto no DS3, mas isso seria de se esperar.

Um ponto negativo que notamos é a visibilidade traseira. Na hora de engatar uma ré e fazer manobras, a coluna C enorme atrapalha muito e o motorista fica sem saber o que está acontecendo lá atrás. O vidro traseiro pequeno também atrapalha neste sentido.

O consumo do DS4 foi bem mais parecido com o do DS5 do que com o do DS3. O hatch esportivo conseguiu 8,5 km/l na cidade, mas ele contava com câmbio manual. Já DS4 e DS5, com câmbio automático de seis marchas e peso superior, consomem bem mais. Se o DS5 marcou 5,9 km/l, o DS4 conseguiu 6,8 km/l, uma marca que não é péssima mas também não é muito adequada para um carro desse porte. Poderia ser melhor.

Citroen DS4 – Comportamento e consumo na estrada

Na estrada, percebemos um comportamento bem estável do DS4. Ele acelera rapidamente, mantém bons 2.100 giros andando a 100 km/h, e não apresentou problemas muito graves de vedação acústica. Aproveitando bem o baixo giro proporcionado pelo câmbio de seis marchas e utilizando o controlador de velocidade, as viagens ficam bem confortáveis.

E não canso de falar que boa parte deste conforto se deve aos bancos que acomodam o corpo muito bem. Aliás, por falar em bancos, sentimos falta de pelo menos alguma regulagem elétrica no banco do motorista. Modelos de marcas como BMW e Mercedes-Benz não tem este item, mas um Citroen poderia ter, afinal, é difícil um francês brigar frente a frente com tais marcas famosas pelo seu luxo e requinte.

A estabilidade é boa, graças aos pneus largos, com medida 225. Fazemos curvas até mesmo a 110 ou 120 km/h sem sentir qualquer inclinação excessiva ou cantar de pneus.

O consumo do Citroen DS4 na estrada ficou em 14,9 km/l. Surpreendentemente, foi uma marca melhor do que conseguimos com o DS3, de 14,2 km/l.

Citroen DS4 – Ficha técnica

Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.598 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e turbocompressor. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial.

Transmissão: Câmbio automático de seis marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle de tração.

Potência máxima: 165 cv a 6 mil rpm.

Torque máximo: 24,5 kgfm a 1.400 rpm.

Aceleração 0 a 100 km/h: 8,6 segundos.

Velocidade máxima: 212 km/h.

Diâmetro e curso: 77,0 mm X 85,8 mm. Taxa de compressão: 11,0:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo pseudo McPherson, com braços inferiores triangulares e barra estabilizadora. Traseira com travessa deformável com barra estabilizadora. Oferece controle de estabilidade.

Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. Oferece ABS com EBD.

Pneus: 225/45 R18.

Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,27 metros de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,53 metro de altura e 2,61 metros de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina.

Peso: 1.363 kg.

Capacidade do porta-malas: 359 litros.

Tanque de combustível: 60 litros.

Produção: Mulhouse, França.

Lançamento mundial: 2010.

Lançamento no Brasil: 2013

Itens de série: Airbags frontais, laterais e de cortina, apoios de cabeça com regulagem de altura, controle de estabilidade e tração, faróis bi-xenon com acendimento automático e acompanhamento em curva, luzes diurnas de led, cruise control, freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado dual zone, botão de partida, câmara de ré, computador de bordo, pedaleira de alumínio, trio elétrico, revestimento de couro, head-up display, bancos com ajuste elétrico, banco do motorista com massageador, rodas de liga leve de 18 polegadas e rádio/CD/MP3/Aux/Bluetooth/GPS.

Preço: R$ 99.965.

Fotos Fabio Aro

Avaliação NA: Citroen DS4 1.6 THP
Nota média 4 de 1 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email