Azera 2020 é o último da geração do sedã da Hyundai

hyundai all new azera

O Hyundai Azera 2020 é o último ano/modelo do sedã executivo da marca sul-coreana e que ainda é vendido pela CAOA, mesmo não tendo sido renovado no mercado nacional, assim como no exterior.

Recentemente, o Azera ganhou uma nova geração, que dificilmente chegará ao Brasil, dado esse segmento ser bem restrito e as vendas lentas, como se pode verificar com o Azera atual, à venda há dois anos.

O sedã era irmão do Kia Cadenza e também do Kia Optima, sendo assim associado ao mais recente Hyundai Sonata, tendo porte grande e com bom espaço interno, além de conforto e vários itens sofisticados.

Equipado com motor V6 3.0 de 261 cavalos e 31 kgfm, o Hyundai Azera 2020 tem transmissão automática de oito marchas, mas com tração dianteira.

Com preço de tabela Fipe de R$ 279.576, o Azera 2020 ainda pode ser comprado novo, com preço sugerido de R$ 290.020.

Azera 2020 – novidades

azera 2020 8

O Hyundai Azera 2020 chegou ao mercado em 2019, sendo a geração IG do sedã de luxo coreano, sendo ele feito sobre a plataforma Y7, antes da atualização que deu ao modelo uma frente com elementos em losangos em LED.

Quando chegou ao mercado, ele custava R$ 269.900, tendo como novidade o design elegante em versão única, com faróis duplos de LED, bem como luzes de LED em função neblina.

Com lanternas em LED unificadas sobre a tampa do porta-malas, enquanto o teto com acabamento preto tinha teto solar, enquanto as rodas de liga leve são de aro 19 polegadas.

Dentro, o painel tem um visual interessante, com cluster analógico, mas dispõe de tela de multimídia ao lado e com um interessante relógio analógico.

O interior premium é protegido por sete airbags, tendo ainda bancos com revestimento em couro, ar condicionado dual zone, controle de cruzeiro adaptativo, bancos dianteiros com ajuste elétrico para motorista e passageiro e sistema de som Infinity, por exemplo.

azera 2020 6

Ele tem ainda Start&Stop, projeção para Android Auto e CarPlay, sensor de chuva e crepuscular, faróis com ajustes de altura, volante em couro com aquecimento, aquecimento dos assentos dianteiros, sensor de ponto cego e alarme.

Também vem com partida por botão, monitoramento em 360 graus, entrada presencial, ionizador de ar, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e vidros climatizados, entre outros.

Com 4,930 m de comprimento e 2,845 m de entre eixos, o Azera 2020 peca por ter um porta-malas pequeno, com 446 litros, mas com um tanque de combustível necessário de 70 litros.

Tendo acabamento interno em tom claro dá um ar mais premium ao ambiente do Azera, que tem ainda saídas de ar no banco traseiro, com apoio de braço com porta-copos.

Equipado com motor V6 3.0, o Azera 2020 tem propulsor da família Lambda II, com injeção multiponto e bloco de alumínio, tendo 261 cavalos e 31 kgfm, ou seja, boa potência, mas pouco torque.

A caixa de transmissão automática tem oito marchas com trocas de marchas manuais na alavanca e paddle shifts, além de freio de estacionamento elétrico e Brake Hold.

Azera 2020 – versões

O Hyundai Azera 2020 é oferecido apenas em uma única versão, bem completa, sendo recheada de equipamentos de segurança, conforto e conectividade, tendo apenas opção de tons preto ou bege nos assentos.

No passado, o Azera chegou a ter duas versões, sendo elas GL e GLS, bem como opção de teto solar elétrico ou sem este item de comodidade e conforto.

  • Hyundai Azera V6 3.0 2020

Azera 2020 – equipamentos

Hyundai Azera V6 3.0 – Motor V6 3.0 e câmbio automático de oito marchas, para-choques na cor do carro, faróis de LED, luzes diurnas em LED, lanternas em LED, rodas de liga leve aro 19 polegadas, pneus 245/40 R19 e alarme.

Sensor de estacionamento, sensor de chuva, sensor de ponto cego, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores elétricos com desembaçador, travamento central elétrico, vidros elétricos com one touch e teto solar elétrico.

Bancos em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, bancos e volante com aquecimento, multimídia com tela de 8 polegadas, relógio analógico, projeção de Android Auto e CarPlay, câmera de ré, monitoramento em 360 graus e sistema de som premium Infinity.

Porta-copos, apoio de braços no banco traseiro, apoios de cabeça, cintos de segurança, Isofix, volante multifuncional com paddle shifts, direção elétrica, freio de estacionamento elétrico, freios a disco nas quatro rodas e controle de cruzeiro adaptativo.

Controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, freios com ABS e EDB, sete airbags, luzes de leitura em LED, para-sois com espelhos iluminados, ventilação dos bancos, alças no teto e banco traseiro com acesso ao porta-malas.

Azera 2020 – preços

  • Hyundai Azera 2020 – R$ 279.576

(*) Preço da tabela Fipe – outubro/2022.

Azera 2020 – motor

autowp.ru hyundai azera 5

O motor do Hyundai Azera 2020 é o Lambda II, uma família de propulsores V6 da Hyundai-Kia, que tem construção em alumínio com duplo comando de válvulas em cada cabeçote.

Acionados por corrente, os comandos possuem variadores de abertura e fechamento de válvulas, bem como quatro válvulas por cilindro.

Com injeção multiponto de combustível, bem como aspiração natural, o Lambda II tem lá fora uma versão com injeção direta (GDi), além de versões de volume maior, com 3.3, 3.5 e 3.8 litros.

No primeiro, existe opção multiponto e injeção direta, com os demais tendo multiponto (3.5) e injeção direta de combustível (3.8).

Com 2.999 cm³ e taxa de compressão de 11:1, o Lambda II GDi tem 261 cavalos a 6.400 rpm e 31 kgfm a 5.300 rpm.

Junto dele, o câmbio automático tem oito marchas e modos de troca de velocidades através da alavanca ou paddle shifts.

Azera 2020 – desempenho

O Hyundai Azera 2020 tem desempenho adequado para sua proposta, usando para isso um V6 3.0 com arquitetura clássica, tendo injeção multiponto, além de dois comandos e 24 válvulas.

Com transmissão automática de oito marchas, o Azera faz de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, com velocidade final de 235 km/h.

Tendo boa resposta ao acelerador, o Azera tem desempenho atraente para quem gosta de modelos mais puristas, de aspiração natural e com mudanças manuais para aproveitar mais da força do V6.

O ronco dos escapes é outro atrativo, assim como o som produzido pelo motor e perceptível ao conduzir o carro.

  • Hyundai Azera 2020 – 0 a 100 km/h – 7,9 segundos
  • Hyundai Azera 2020 – velocidade máxima – 235 km/h

Azera 2020 – consumo

O Hyundai Azera 2020 tem consumo elevado devido ao tamanho do motor e sua tecnologia clássica, com aspiração natural e alimentação indireta, refletindo diretamente nos resultados.

Na cidade, a média de consumo do Azera é de 8,2 km/l, o que não é tão surpreendente, sendo até certo ponto eficiente nesse caso, já que o câmbio de oito marchas mantém a rotação baixa, favorecendo o consumo.

Já na estrada, o consumo de 10,4 km/l reflete a força que o motor tem para puxar 1,6 tonelada de peso.

  • Hyundai Azera 2020 – urbano – 8,2 km/l
  • Hyundai Azera 2020 – rodoviário – 10,4 km/l

Azera 2020 – ficha técnica

Motor V6 3.0
Tipo
Número de cilindros 6 em V
Cilindrada em cm3 2999
Válvulas 4
Taxa de compressão 11:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 261 cv a 6.400 rpm (gasolina)
Torque máximo 31 kgfm a 5.300 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo Automática de 8 marchas
Tração
Tipo Dianteira
Direção
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson
Traseira Multilink
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 19 polegadas
Pneus 245/40 R19
Dimensões
Comprimento (mm) 4.930
Largura (mm) 1.865
Altura (mm) 1.480
Entre eixos (mm) 2.845
Capacidades
Porta-malas (L) 446
Tanque de combustível (L) 70
Carga (Kg) ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.622
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,28
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X