BMW E36: detalhes e história da terceira geração

bmw e36 ilustracao (1)
bmw e36 ilustracao (1)

O BMW E36 é uma das gerações mais admiradas do Série 3, o herdeiro do conhecido Neue Klasse alemão, chegou ao Brasil no começo dos anos 90, como um dos primeiros importados após a reabertura das importações.

O E36 teve uma gama enorme de versões, carrocerias, motorizações e se tornou tão popular, que virou sinônimo de carro de jogador de futebol e cantor sertanejo, sendo um carro quase obrigatório para os novos-ricos.

Além disso, o E36 em seu modelo 318 Ti Compact ampliou o acesso de muitos consumidores aos carros da BMW e ele chegou a ser usado como veículo de autoescola, tamanha a popularidade da marca alemã por aqui.

Do clássico sedã 325i à familiar 328i Touring, o BMW E36 teve aqui o modelo Cabriolet com até três versões de motor, assim como a carroceria cupê com duas portas, basicamente o sedã com menos portas.

Aqui, a BMW não se intimou e lançou até o 316i, com motor de apenas 102 cavalos, centrando atenção mais nas versões 325i com motor seis em linha com 192 cavalos.

BMW E36 – detalhes

bmw e36 1

O BMW E36 tinha um estilo mais fluido em relação à geração anterior, que tinha frente de inclinação negativa, dispondo o modelo da época com faróis duplos em lentes únicas, algo visto pela primeira vez no Série 3.

Com grade de duplo rim integrada ao para-choque num conjunto realmente harmonioso, com borrachão de proteção e faróis de neblina de tamanho grande, enquanto as lanternas traseiras eram compactas e bem delineadas.

Com lavadores de faróis, o BMW Série 3 E36 tinha ainda boa área envidraçada, linha de cintura baixa e suspensão igualmente de altura reduzida, assim como rodas de liga leve aro 15 polegadas, num equilíbrio estético ótimo, com direito a teto solar elétrico.

Dentro, um dos melhores painéis já desenhados, com cluster analógico, tem bons mostradores circulares, inclusive com econômetro e display de computador de bordo.

Tendo difusores de ar voltados para o motorista, o painel do E36 tinha ainda um volante de quatro raios com piloto automático em haste, além de um sistema de áudio com toca-fitas integrado, mais comandos de ar condicionado físicos ou digitais.

bmw e36 2

Havia ainda equalizador opcional e no ar condicionado automático, era possível programar um horário para seu funcionamento remoto, sendo na época, um dos carros mais modernos disponíveis no mercado.

No lado do passageiro, um porta-copos duplo retrátil lembrava o Porsche 911, enquanto o túnel alto guardava a caixa de transmissão e o cardã, já que a tração era naturalmente traseira, onde havia uma suspensão multilink.

Com espaço interno mediano, no entanto, o BMW E36 tinha ainda 435 litros no porta-malas, sendo mais que suficiente para sua proposta na época.

O E36 Cabriolet tinha 230 litros no porta-malas e sistema anticapotamento para proteger seus quatro ocupantes, enquanto o hatch Ti, que tinha porte menor, o bagageiro dispunha de 325 litros e igualmente duas portas. A perua tinha 370 litros até a altura das janelas.

BMW E36 – versões

  • BMW 316i
  • BMW 318i
  • BMW 318i Cabriolet
  • BMW 325i
  • BMW 325i Cabriolet
  • BMW 323i Sedan/Coupé/Touring
  • BMW 328i Sedan/Coupé/Touring
  • BMW 318 Ti Compact
  • BMW 318 Ti A Compact
bmw e36 ilustracao (2)
bmw e36 ilustracao (2)

O BMW E36 foi oferecido em diversas versões para atender às diferentes necessidades dos consumidores. Cada versão apresentava características e equipamentos específicos, proporcionando uma experiência única de condução. Abaixo, estão algumas das principais versões do BMW E36:

BMW 316i

O BMW 316i era a versão de entrada do E36, equipado com um motor M43 de 1.6 litro e 4 cilindros. Com uma potência de aproximadamente 102 cv, oferecia um desempenho satisfatório para o uso urbano. Essa versão contava com equipamentos básicos e era uma opção acessível para quem estava entrando no mundo da BMW.

BMW 318i

O BMW 318i era outra versão popular do E36, equipado com um motor M43 de 1.8 litro e 4 cilindros. Com uma potência maior que a do 316i, oferecia um desempenho mais esportivo. Essa versão também contava com mais equipamentos de série, proporcionando maior conforto e conveniência aos ocupantes do veículo.

BMW 325i

O BMW 325i era uma versão de mais alto desempenho, equipada com um motor de 6 cilindros em linha M50 de 2.5 litros. Com uma potência de aproximadamente 192 cv, oferecia uma experiência de condução esportiva e empolgante. Essa versão contava com uma lista de equipamentos mais completa, incluindo itens de segurança e tecnologia.

Essas são apenas algumas das versões do BMW E36, que ofereceu uma gama diversificada de opções para atender às preferências dos consumidores. Cada versão tinha suas características distintas e contribuiu para o legado do modelo na indústria automotiva.

BMW E36 – equipamentos

bmw e36 7

BMW 316i – Motor 1.6 e câmbio manual, mais ar condicionado, direção hidráulica, faróis duplos, rodas de liga leve aro 15 polegadas, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, banco do motorista ajustável em altura, bancos em tecido, airbag duplo, freios ABS com EDB, discos nas quatro rodas, entre outros.

BMW 318i – Itens acima, mais motor 1.8 com câmbio manual ou automático e capota elétrica (Cabrio).

BMW 318 Ti – Itens acima, mais duas portas em carroceria hatchback.

BMW 325i – Itens acima, mais motor 2.5 e câmbio automático de 5 marchas, mais ar condicionado automático, bancos em couro, teto solar elétrico, volante e alavanca em couro, apoio de braço no banco traseiro, equalizador, capota elétrica (Cabrio), entre outros.

BMW 328i – Itens acima, mais motor 2.8 litros e capota elétrica (Cabrio).

BMW E36 – preços

bmw e36 8

  • BMW 316i 1995 – R$ 14.492
  • BMW 318i 1991 – R$ 14.528
  • BMW 318i Cabriolet 1991 – R$ 24.788
  • BMW 325i 1991 – R$ 17.784
  • BMW 325i Cabriolet 1993 – R$ 38.873
  • BMW 328i Touring 1996 – R$ 33.271
  • BMW 318 Ti Compact 1995 – R$ 25.161
  • BMW 318 Ti A Compact 1995 – R$ 28.031

(*) Preços da tabela Fipe – maio/2023.

BMW E36 – motores

bmw e36 6

O BMW E36 teve no Brasil pelo menos quatro motores diferentes, das séries M43 com 1.6 ou 1.8 litro e M42 1.8 16V, além dos motores de seis cilindros em linha com o M50 2.5, além do M52 2.8 litros.

O M43 tinha 8V e o 1.6 entregava 102 cavalos a 5.500 rpm e 15,3 kgfm a 3.900 rpm, enquanto o 1.8 litro – também com 8V – com 116 cavalos a 5.500 rpm e 17,1 kgfm a 3.900 rpm.

No caso do M42, o 1.8 tinha 16V e era exclusivo do 318 Ti Compact, com 116 cavalos a 6.000 rpm e 17,8 kgfm a 4.500 rpm.

Para os 325i e 328i, os motores M50 e M52 com seis em linha 2.5 de 192 cavalos a 5.900 rpm e 25 kgfm a 4.200 rpm, enquanto o 2.8 litros com 193 cavalos a 5.300 rpm e 28,6 kgfm a 3.950 rpm.

O câmbio era manual de cinco marchas, com opção automática de quatro marchas para 1.6 e 1.8, enquanto os 2.5 e 2.8 tinham caixa automática de cinco velocidades.

M43 1.6 ou 1.8 litro

O M43 era um motor de 4 cilindros em linha que oferecia boa economia de combustível e desempenho decente. Com sua capacidade de 1.6 ou 1.8 litro, esse motor proporcionava uma potência adequada para o dia a dia.

M42 1.8 16V

O motor M42 era conhecido por sua configuração de 16 válvulas e seu desempenho mais robusto em relação ao M43. Com uma capacidade de 1.8 litro, esse motor proporcionava uma aceleração mais rápida e uma resposta mais esportiva ao acelerador.

M50 2.5 litros

O M50 era um motor de 6 cilindros em linha que oferecia uma potência mais elevada em relação aos modelos equipados com motores de 4 cilindros. Com uma capacidade de 2.5 litros, esse motor proporcionava um desempenho esportivo e uma condução mais emocionante.

M52 2.8 litros

O M52 era o motor mais potente do BMW E36, oferecendo uma capacidade de 2.8 litros e um desempenho excepcional. Com seus 6 cilindros em linha, esse motor proporcionava uma aceleração rápida, torque impressionante e uma velocidade máxima elevada.

Esses motores eram combinados com transmissões manuais de cinco marchas ou automáticas de quatro ou cinco marchas, dependendo da versão do modelo, proporcionando uma experiência de condução versátil e agradável.

Principais motores do BMW E36:

Motor Potência Torque
M43 1.6 litro 102 cv 145 Nm
M43 1.8 litro 115 cv 168 Nm
M50 2.5 litros 192 cv 245 Nm
M52 2.8 litros 193 cv 280 Nm

BMW E36 – desempenho

bmw e36 4

  • BMW 316i – 12,7 segundos e 195 km/h
  • BMW 318i – 11,3 segundos e 201 km/h
  • BMW 318 Ti – 9,9 segundos e 209 km/h
  • BMW 325i – 8,6 segundos e 231 km/h
  • BMW 328i – 9,1 segundos e 229 km/h

BMW E36 – consumo

bmw e36 5

  • BMW 316i – 9,5/11,0 km/l
  • BMW 318i – 8,0/10,5 km/l
  • BMW 318 Ti – 8,1/10,5 km/l
  • BMW 325i – 6,2/9,4 km/l
  • BMW 328i – 7,0/11,0 km/l

O legado do BMW E36

O BMW E36 deixou um grande legado na história da marca, sendo um dos modelos mais populares e admirados da série 3.

Seu design inovador, desempenho esportivo e gama de versões e motorizações tornaram o E36 um marco na indústria automotiva. Até hoje, o modelo é valorizado por colecionadores e entusiastas que apreciam sua história e evolução ao longo do tempo.

Com seu lançamento nos anos 90, o BMW E36 conquistou o público brasileiro com seu design fluido, faróis duplos em lentes únicas e linha de cintura baixa.

Além disso, o modelo oferecia um interior refinado, com painel analógico, volante de quatro raios e sistema de áudio com toca-fitas integrado. Esses elementos contribuíram para a reputação do E36 como um carro elegante e sofisticado.

Outro aspecto que tornou o BMW E36 tão especial foi seu desempenho. Com uma variedade de motores potentes, como o M52 2.8 litros, o E36 proporcionava uma experiência de condução esportiva e emocionante.

Sua aceleração e velocidade máxima impressionantes mostram a evolução do modelo ao longo dos anos, atendendo às necessidades dos consumidores que buscavam um carro com alto desempenho. O legado do BMW E36 continua vivo até hoje, com a marca BMW sendo reconhecida pela sofisticação e inovação que seus veículos oferecem.

bmw e36 ilustracao (3)
bmw e36 ilustracao (3)

Perguntas frequentes

Quais são as características e design do BMW E36?

O BMW E36 apresentava um design mais fluido em relação à geração anterior, incluindo faróis duplos em lentes únicas, grade de duplo rim integrada ao para-choque, lanternas traseiras compactas e linha de cintura baixa. O interior contava com um dos melhores painéis já desenhados, com cluster analógico, volante de quatro raios e sistema de áudio com toca-fitas integrado. O modelo também oferecia espaço interno mediano e um porta-malas de 435 litros.

Quais são as versões disponíveis do BMW E36?

O BMW E36 foi oferecido em diversas versões, incluindo o 316i, 318i, 318i Cabriolet, 325i, 325i Cabriolet, 323i Sedan/Coupé/Touring e 328i Sedan/Coupé/Touring. Cada uma dessas versões tinha características e equipamentos específicos, atendendo a diferentes necessidades dos consumidores.

Quais são os motores disponíveis no BMW E36?

O BMW E36 contava com quatro motores diferentes no Brasil: M43 1.6 ou 1.8 litro, M42 1.8 16V e os motores de seis cilindros M50 2.5 e M52 2.8 litros. Cada motor oferecia diferentes níveis de potência, torque e desempenho, atendendo às preferências e necessidades dos consumidores.

Qual é o desempenho do BMW E36?

O desempenho do BMW E36 variava de acordo com a versão e motorização. Por exemplo, o BMW 316i tinha uma aceleração de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos e velocidade máxima de 195 km/h, enquanto o BMW 328i alcançava os 100 km/h em 9,1 segundos e tinha uma velocidade máxima de 229 km/h.

Qual é o consumo de combustível do BMW E36?

O consumo de combustível do BMW E36 variava de acordo com a versão e motorização. Por exemplo, o BMW 316i tinha um consumo médio de 9,5 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada, enquanto o BMW 328i tinha um consumo médio de 7,0 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada.

Quais são os equipamentos disponíveis no BMW E36?

O BMW E36 oferecia uma série de equipamentos de série e opcionais, que variavam de acordo com a versão. Alguns dos equipamentos disponíveis incluíam ar condicionado, direção hidráulica, faróis duplos, rodas de liga leve, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, airbag duplo, freios ABS, entre outros.

BMW E36 – ficha técnica

bmw e36 10

Motor 1.6 1.8 2.5 2.8
Tipo
Número de cilindros 4 em linha 4 em linha 6 em linha 6 em linha
Cilindrada em cm3 1596 1796 2494 2793
Válvulas 2 2/4 4 4
Taxa de compressão 9,7:1 9,7:1/10:1 10,5:1 10,2:1
Injeção eletrônica Indireta Indireta Indireta Indireta
Potência máxima 102 cv a 5.500 rpm (gasolina) 116/140 cv a 5.500/6.000 rpm (gasolina) 192 cv a 5.900 rpm (gasolina) 193 cv a 5.300 rpm (gasolina)
Torque máximo 15,3 kgfm a 3.900 rpm (gasolina) 17,1/17,8 kgfm a 3.900/4.500 rpm (gasolina) 25,0 kgfm a 4.200 rpm (gasolina) 28,6 kgfm a 3.950 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo Manual de 5 marchas Manual de 5 marchas ou automática de 4 marchas Manual de 5 marchas ou automática de 5 marchas Manual de 5 marchas ou automática de 5 marchas
Tração
Tipo Traseira Traseira Traseira Traseira
Direção
Tipo Hidráulica Hidráulica Hidráulica Hidráulica
Freios
Tipo Discos dianteiros e traseiros Discos dianteiros e traseiros Discos dianteiros e traseiros Discos dianteiros e traseiros
Suspensão
Dianteira McPherson McPherson McPherson McPherson
Traseira Multilink Multilink Multilink Multilink
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve 15 polegadas Liga leve 15 polegadas Liga leve 15 polegadas Liga leve 15 polegadas
Pneus 185/65 R15 185/65 R15 185/65 R15 185/65 R15
Dimensões
Comprimento (mm) 4.433 4.210/4.433 4.433 4.433
Largura (mm) 1.698 1.698 1.698 1.698
Altura (mm) 1.393 1.348/1.393 1.393 1.393
Entre eixos (mm) 2.700 2.700 2.700 2.700
Capacidades
Porta-malas (L) 435 230/325/435 230/435 230/370/435
Tanque de combustível (L) 65 52/65 65 65
Carga (Kg) 460 460 385 385
Peso em ordem de marcha (Kg) 1.190 1.205/1.295/1.395 (Cabrio) 1.365/1.450 (Cabrio) 1.365/1.450 (Cabrio)/1.517 (Touring)
Coeficiente aerodinâmico (cx) 0,29 0,29/0,32/0,35 (Cabrio) 0,32/0,35 (Cabrio) 0,32/0,35 (Cabrio)
google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X