Celta 2005: aumento expressivo na quantidade de versões

celta super 2005 equipado 1

O Celta 2005 chegou ao mercado com várias novidades, dentre elas o aumento expressivo na quantidade de versões oferecidas.

Antes, o modelo era oferecido apenas em quatro versões, 1.0 e 1.4, com duas ou quatro portas.

Na linha 2005, a oferta foi ampliada para nada menos que 12 versões.

O aumento também ocorreu nas linhas dos modelos Corsa e Classic do mesmo ano. Os três modelos juntos saltaram de ter 11 para apresentar 33 opções diferentes.

Leia também nosso dossiê completo sobre todos os anos do Chevrolet Celta.

Celta 2005 – versões

  • Celta Life 2005
  • Celta Spirit 2005
  • Celta Super 2005
  • Celta Off-Road 2005

Celta 2005 – detalhes das versões

celta life 2005 1

Os detalhes da linha 2005 do Celta começam pelas versões:

O Celta Life 2005 era a versão de entrada, o Celta Spirit 2005 era o modelo intermediário e o Celta Super 2005 era o modelo topo de linha. Topo sim, sofisticado, não.

Todos os três modelos podiam ter motor 1.0 ou 1.4 e também vir com duas ou quatro portas.

Em todas as versões, o ar-condicionado é um equipamento opcional. No visual, a diferença da versão Life é que ela tem parachoques sem pintura, sendo que os modelos Spirit e Super vinham com parachoques pintados na cor da carroceria.

Além dos parachoques mais bonitos, essas duas versões tinham desembaçador e limpador do vidro traseiro, temporizador do limpador do parabrisa e conta-giros no painel.

O acabamento dos bancos era diferente em cada uma das três versões.

Veja também os detalhes do Celta 2008.

Celta Off-Road era novidade

celta off road 1

No ano de 2005 o Celta Off-Road foi introduzido como uma nova “versão”. Falamos versão entre aspas pois ela era criada dentro da concessionária.

Você podia escolher um Celta Super Off-Road, ou seja, um Celta Super com o pacote Off-Road, que seria instalado ali na loja da sua cidade.

A vantagem dessa versão Off-Road era entregar ao comprador uma versão com aparência de fora de estrada, mas sem os elevados custos que uma versão dessa normalmente teria. E com a garantia total da fábrica.

Era um carro básico destinado a um público que nunca iria colocar o carrinho em um atoleiro de verdade.

O Celta Off-Road chegava ao mercado neste ano, sendo uma versão com alguns itens estéticos diferentes, mas sem pneus mais altos ou suspensão mais robusta.

celta off road 2

O kit básico era composto de quebra-matos dianteiro e traseiro, estribos laterais, rack no teto e adesivos laterais.

O Kit Off-Road para o Celta podia ser instalado em qualquer Celta não só do ano 2005, mas desde o seu ano de lançamento, 2000. O preço do kit era de R$ 2.900.

A Chevrolet disponibilizada vários itens adicionais de personalização nas concessionárias, não só para o Celta Off-Road, mas também para toda a linha Celta 2005:

Adesivo das colunas das portas, adesivos refletivos, vidros elétricos, ponteira do escape esportiva, alarme com controle remoto, alto-falantes dianteiros e traseiros, lanterna esportiva fumê, travas elétricas, CD Player Chevrolet by Kenwood KDC4019, roda esportiva aro 13 ou 14, protetor de soleira das portas, aquecedor de ar, painel com conta-giros, brake-light, antena do teto, aerofólio, frisos laterais e kit de direção hidráulica.

celta super 2005 1

Veja tudo sobre o Celta 2010.

Celta 2005 – equipamentos

A versão básica Celta Life 2005 era equipada com os itens mais básicos que você possa imaginar. O modelo tinha ajuste de altura dos cintos dianteiros, imobilizador, calotas integrais, retrovisores externos com controle manual interno, vidros verdes e barras de proteção contra impactos laterais nas portas.

O Celta Spirit 2005 adicionava os para-choques na cor do veículo, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, chapa de proteção do motor, ar quente, pára-brisa degradê e temporizador do limpador traseiro.

Já o Celta Super 2005 ganhava, além dos equipamentos do modelo Spirit, acabamento interno diferenciado com tecidos exclusivos, apliques de tecido nos painéis das portas, detalhes do painel e maçanetas internas das portas na cor prata e conta-giros.

O Celta Off-Road 2005 era uma versão com apenas detalhes estéticos externos, baseada em qualquer Celta que você quisesse. Era possível, por exemplo, comprar um Celta Life e o transformar em Off-Road na concessionária.

celta spirit 2005 1

Celta 2005 – preços

celta 2005 interior 1

Celta 2005 – motores

O Celta 2005 tinha motor 1.0 e 1.4.

O 1.0 era chamado de VHC (Very High Compression), e tinha 70 cavalos de potência a 6.400 rpm com 8,8 kgfm de torque a 3.000 rpm.

O resultado na prática era um desempenho bem interessante, graças ao seu câmbio bem curto, o que garantia agilidade no uso diário.

Celta 2005 – desempenho

O Celta 1.0 2005 chegava a uma velocidade máxima de 155 km/h, acelerando de 0-100 em 13,1 segundos.

Já o Celta 1.4 2005 era visto como um foguetinho na época. Tinha ótimos 85 cavalos de potência a 5.800 rpm com 11,8 kgfm de torque a 3.000 rpm.

O seu desempenho era empolgante, sem prejudicar no consumo. A velocidade máxima não é muito maior, fica em 161 km/h, e a aceleração de 0-100 acontece em 12,3 segundos.

celta super 2005 equipado 2

Celta 2005 – consumo

  • Celta 1.0 2005 – 13,3 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada
  • Celta 1.4 2004 – 11,7 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada

celta 2005 interior 2

Celta 2005 – ficha técnica

Chevrolet Celta Super 1.4 2005

Motor
Acionam. do comando: Correia dentada
Alimentação: Injeção multiponto
Aspiração: Natural
Cilindrada: 1389 cm³
Cilindros: 4 em linha
Código do motor: GM Família I
Comando de válvulas: Único no cabeçote
Curso do pistão: 73,4 mm
Diâmetro do cilindro: 77,6 mm
Disposição: Transversal
Tuchos: Hidráulicos
Válvulas por cilindro: 2

Transmissão
Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Câmbio: Manual
Código do câmbio: F15-5 CR
Marchas: 5
Tração: Dianteira

Dimensões
Altura: 1429 mm
Altura mínima do solo: 114 mm
Bitola dianteira: 1388 mm
Bitola traseira: 1388 mm
Carga útil: 435 kg
Comprimento: 3748 mm
Distância entre-eixos: 2443 mm
Largura: 1608 mm
Peso: 870 kg
Porta-malas: 260 litros
Tanque de combustível: 46 litros

Pneus
Dianteiros: 175/65 R14
Estepe: 175/65 R14
Traseiros: 175/65 R14

Direção
Assistência: Hidráulica

Suspensão
Dianteira: Indep. McPherson
Elemento elástico: Mola helicoidal
Traseira: Eixo de torção

Chevrolet Celta Super 1.0 2005

Motor
Acionam. do comando: Correia dentada
Alimentação: Injeção multiponto
Aspiração: Natural
Cilindrada: 999 cm³
Cilindros: 4 em linha
Código do motor: GM Família I
Comando de válvulas: Único no cabeçote
Curso do pistão: 62,9 mm
Diâmetro do cilindro: 71 mm
Disposição: Transversal
Instalação: Dianteiro
Peso/potência: 12,3 kg/cv
Potência máxima: 70 cv
Razão de compressão: 12,6:1
Regime potência máx.: 6400 rpm
Regime torque máx.: 3000 rpm
Torque especí�co: 8,8 kgfm/litro
Torque máximo: 8,8 kgfm
Válvulas por cilindro: 2

Transmissão
Acoplamento: Embreagem monodisco a seco
Câmbio: Manual
Código do câmbio: F17 Minus HR
Marchas: 5
Tração: Dianteira

Dimensões
Altura: 1429 mm
Bitola dianteira: 1387 mm
Bitola traseira: 1388 mm
Comprimento: 3748 mm
Distância entre-eixos: 2443 mm
Largura: 1608 mm
Peso: 864 kg
Porta-malas: 260 litros
Tanque de combustível: 46 litros

Pneus
Dianteiros: 165/70 R13
Estepe: 165/70 R13
Traseiros: 165/70 R13

Direção
Assistência: Não assistida
Diâmetro de giro: 10,1 m

Suspensão
Dianteira: Indep., McPherson
Elemento elástico: Mola helicoidal
Traseira: Eixo de torção

Freios
Dianteiros: Disco sólido
Traseiros: Tambor

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.